Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Andre L B Ferro »

Olá pessoal!

Como estou em fase final no Hellcat, já abro este tópico da montagem de mais esse kit nesse GT, que espero completar com muitos aviões que levaram as cores da nossa FAB!

Imagem

Histórico:
O Aermacchi MB-326 é uma aeronave monomotora a jato para o treinamento militar desenvolvida pela companhia italiana Aermacchi, tendo seu primeiro vôo ocorrido em 10 de dezembro de 1957. Nesta época, vários modelos de caças supersônicos entravam em operação em todo mundo e a Aermacchi percebeu o potencial de mercado para uma aeronave de treinamento a jato para fazer a conversão operacional dos pilotos para os novos caças. Concorreu neste mercado com o Cessna T-37 e o BAC Jet Provost. Foram construídas no total 778 unidades do MB-326 para treze países.

Imagem

Fabricado sob licença na Austrália, Brasil e África do Sul, o MB-326 alcançou sucesso por seu baixo custo de produção e operação, sendo uma aeronave versátil, ágil e manobrável. Por estas qualidades, foram também desenvolvidas versões para ataque ao solo.

Entre os países que utilizaram a aeronave estão:

Africa do Sul: 62 unidades do Impala MkI mais 73 da versão Mk2.
Argentina: 8 unidades, mais 11 cedidos pelo Brasil para repor perdas de guerra.
Australia: 87 unidades para a Força Aérea mais 10 unidades na Marinha Real Australiana.
Brasil: 182 unidades do Xavante, mais 12 Impalas ex-Africa do Sul.
Emirados Arabes: 6 unidades.
Gana: 15 unidades.
Italia: 106 unidades, incluindo 15 de pré-série.
Paraguai: 9 unidades.
Togo: 6 unidades.
Tunisia: 16 unidades.
Zaire: 25 unidades.
Zâmbia: 23 Unidades.

Xavante
Junto com os processos de compra de uma nova aeronave supersônica, que viria a ser o Mirage III, havia a necessidade de selecionar uma aeronave de treinamento para a conversão operacional. Com recursos disponíveis e a vontade de desenvolver uma indústria aeronáutica no Brasil, a FAB procurou uma aeronave adequada e que oferecesse condições contratuais vantajosas que permitissem a sua construção no país. A escolha recaiu sobre o Aermacchi MB-326. Esta encomenda e a fabricação do Bandeirante possibilitaram o início da Embraer. A versão brasileira do MB-326GB foi denominada Embraer EMB-326 Xavante. Esta aeronave é denominada AT-26 pela FAB, indicando sua dupla função de ataque e treinamento.

Imagem

O Xavante entrou em operação em 1971 e continuaram em produção até 1981, sendo o primeiro avião a reação construído em série no Brasil. Um total de 166 aeronaves foram construídas pela Embraer para a Força Aérea Brasileira, sendo as demais exportadas para o Togo (6 unidades) e o Paraguai (10 unidades). Onze aeronaves usadas foram doadas para a Marinha da Argentina depois da Guerra das Flaklands para repor as perdas desta força no conflito.

Imagem

O número de aeronaves adquiridas permitiu equipar vários esquadrões de ataque da FAB, além de sua função na formação de pilotos. Com o tempo, o número de aeronaves disponíveis diminuiu, estando todas as restantes integradas ao 1º/4º Gav cuja função é ministrar o curso de líder de esquadrilha.

Desativação

No dia 2 de Dezembro de 2010 houve a desativação de dez aviões Xavantes pela FAB durante cerimônia presidida pelo Comandante da Aeronáutica (FAB), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.
Em abril de 2013 os últimos quatro Xavantes restantes no estoque da FAB serão retirados dos cursos de formação e trenamento conduzidos pelo Grupo Especial de Ensaios em Voo. E em setembro de 2013, a aeronave deve ser aposentada definitivamente pela FAB.
Após a aposentadoria do Xavante, o treinamento de pilotos será feito em aeronaves Northrop F-5.

Especificações Técnicas:
Descrição
Fabricante Aermacchi
Entrada em serviço 1962
Missão Treinamento e ataque
Tripulação 1 ou 2
Dimensões
Comprimento 10,65 m
Envergadura 10,84 m
Altura 3,72 m
Área alar 20,35 m²
Peso
Tara 2.474 kg
Peso bruto máximo 5.220 kg
Propulsão
Motores 1 x Viper 20 Mk 540
Performance
Velocidade máxima 870 km/h
Alcance bélico 650 km
Alcance 1.850 km
Teto máximo 14.325 m
Armamento
Metralhadoras, bombas leves, metralhadoras .50 em casulos (Xavante), lança-foguetes e disposição para câmeras de reconhecimento fotográfico
Fonte: Wikipedia
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Andre L B Ferro »

Vamos ao Kit:

Imagem
Fabricado pela Italeri, com possibilidade de versões Italiana, Australiana e Brasileira!

As versões possíveis:
Imagem

Dois sprues com as peças:
Imagem
Imagem

Sprue separado do canopy :
Imagem

Folha dos decais para as três versões:
Imagem

Detalhe da versão da FAB:
Imagem

"Manuel" de instruções:
Imagem
Imagem
Imagem

Esquema de pintura...
Imagem

Minha cópia onde 'estudei' as cores:
Imagem

é isso...
já começo essa montagem!
Até mais!
:tchau: :tchau:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Fernando »

Muito legal :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Já acompanhando :mrgreen:

Abs
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Kyosanin »

Haha!

Já tô aqui pra acompanhar.. esse é o único avião italiano que eu acho bonito!!
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Fernando »

Pô Kyosanin , não fala assim hehehehhe, eu acho o G.91 muito simpático :thumbup: ;) :mrgreen:
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Hartmann »

Fernando escreveu:Pô Kyosanin , não fala assim hehehehhe, eu acho o G.91 muito simpático :thumbup: ;) :mrgreen:
O M346 Master também acho bem bonito. E tem aviões da Segunda Guerra que acho muito bonitos, como o Macchi Folgore. :thumbup:
Imagem
Imagem

E temos o SIAI Marchetti SF260, que é bem bonito, de linhas agradáveis...
Imagem
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Hartmann »

Andre L B Ferro escreveu:Vamos ao Kit:

Dois sprues com as peças:
Imagem
Imagem
Ao menos na versão 1/72 ele foi moldado em cinza claro. :thumbup:
A versão 1/48, que estou montando, foi moldada em um laranja horroroso! :thumbdown:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Andre L B Ferro »

Fernando escreveu:Muito legal :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Já acompanhando :mrgreen:

Abs
Obrigado Fernando, Kyosanin e Hartmann!!
Eu tbm gosto do G-91! :thumbup: E do Macchi Saetta, da época da SGM! :thumbup: :thumbup:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Andre L B Ferro »

Hartmann escreveu: Ao menos na versão 1/72 ele foi moldado em cinza claro. :thumbup:
A versão 1/48, que estou montando, foi moldada em um laranja horroroso! :thumbdown:
Eu vi o seu lá, Hart! Não tinha uma corzinha melhor não?? Aquele laranja é mesmo tenebroso!!! :mrgreen:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: MB-326/AT-26 Xavante da FAB - 1:72 - Italeri

Mensagem por Hartmann »

Andre L B Ferro escreveu:
Fernando escreveu:Muito legal :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Já acompanhando :mrgreen:

Abs
Obrigado Fernando, Kyosanin e Hartmann!!
Eu tbm gosto do G-91! :thumbup: E do Macchi Saetta, da época da SGM! :thumbup: :thumbup:
De fato! O G-91 e o Macchi Saetta tinham seu charme!
Imagem
Imagem
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”