SemperFi

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Regras para criação de GTs

Fórum dedicado aos Grupos Temáticos que estão em linha de montagem.

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Regras para criação de GTs

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Pessoal, não sei se todos o sabem, mas sou o moderador dos GTs. Então acho que devemos organizar a coisa. Acho que pra começar devemos ter algumas regras(Ô palavrinha chata), ou normas, para a criação de GTs.
A princípio, na minha opinião os GTs não deveriam ser criados na bagunça que era no outro fórum. E acho que devemos pensar tambem no prazo para a finalização dos GBs.
Como tudo o que é feito aqui no PlastiBrasil, as coisas devem ser discutidas pelos interessados nos GTs.
Então peço então que os interessados se manifestem, nos seguintes aspectos:

1- como criar um GT.
2- quais os tipos de GTS devemos ter. Essa parte é importante, para que não tenhamos eternos GTs temáticos em aviação ou militaria.
3- quais as áreas do modelismo teriam interessados em Gts.
4- prazos para inscrições, e para finalizações.

Vou deixar assim, por enquanto, para ver quais as opiniões que vão aparecer, para depois postar as minhas idéias. a partir daí poderemos chegar a um consenso.
Aguardo as opiniões.....
Obrigado a todos!
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por mvleonardo »

Grande Paulão, acho que seria legal ter um tópico de "apresentação" dos "cargos", pois eu não sabia que era você.
Eu, o Kyosanin e o NightRider estavamos discutindo desde "o outro fórum" sobre os detalhes do GT Pole Position e quando viemos pra cá continuamos o papo aqui ( http://goo.gl/4wwoa ), pelo jeito da conversa acho que nenhum de nós sabiamos que já tinha um encarregado, por isso antes de qualquer coisa peço desculpas por temos "atravessado" você, mas o fato é que chegamos em umas idéias bem legais sobre o formato.

Se você puder fazer a gentileza de dar uma olhadinha no que saiu dali, talvez seja um bom ponto de partida pois faz um tempinho que estamos nesses preparativos e acho que cabe bem ao que você esta propondo.

De novo, desculpa a nossa ignorância, senão teríamos te chamado pro "tricô"
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

mvleonardo escreveu:Grande Paulão, acho que seria legal ter um tópico de "apresentação" dos "cargos", pois eu não sabia que era você.
Eu, o Kyosanin e o NightRider estavamos discutindo desde "o outro fórum" sobre os detalhes do GT Pole Position e quando viemos pra cá continuamos o papo aqui ( http://goo.gl/4wwoa ), pelo jeito da conversa acho que nenhum de nós sabiamos que já tinha um encarregado, por isso antes de qualquer coisa peço desculpas por temos "atravessado" você, mas o fato é que chegamos em umas idéias bem legais sobre o formato.

Se você puder fazer a gentileza de dar uma olhadinha no que saiu dali, talvez seja um bom ponto de partida pois faz um tempinho que estamos nesses preparativos e acho que cabe bem ao que você esta propondo.

De novo, desculpa a nossa ignorância, senão teríamos te chamado pro "tricô"

Leo, não esquente. O GT em questão já está bem adiantado e pode tranquilamente ser levado adiante na área de Gts de veículos. Eu tenho várias opiniões para citar, trazidas dos vários GBs ou GTs que tive a oportunidade de coordenar em outros fóruns, mas preciso antes saber as opiniões dos outros, para que eu não pareça estar impondo regras. Até porque o que eu aprendi tem base, mas não é definitivo.
Enfim, gostaria que você, ou qualquer outro colega que participou da sugestão de criação do GT em questão fizesse a gentileza de transcrever as opiniões criadas em outros tópicos para cá, pois assim todos podem ler e opinar a respeito, num mesmo local.
Só mais um pedido: A cada sugestão de regra, seria interessante postar os motivos que levaram à criação de tal regra em específico.
Por Ex.: "os Gts devem permitir a entrada a qualquer momento, durante o prazo do GT, para que todos possam aproveitar o GT independentemente do momento, que as vezes não permite a inscrição imediata, na época da criação do GT, mas que mais adiante poderia ser favorável". Por favor, isso foi só um exemplo.
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por mvleonardo »

Então vamos lá:
Trazido para cá o debate entre os Foristas NighRider, Kadú, mvleonardo, Bozo, Erick_Fernandes, Kyosanin e fleite no Post sobre o GT Pole Position referido acima sobre as regras para se montar um GT (estavamos planejando aquele e agora a pedido do Paulão estendemos o debate):

Eis a posição até o instante dito pelo NightRider:

1. Duração definida de 1 ano: parece que todos concordam;
2. Número minimo de inscritos e modelos: aqui existe indefinição. Acho que deve existir um número mínimo de participantes para abrir o GT e, por conseqüência, modelos. O problema é como equacionar isso com o final do GT se esse número diminuir e tiver participantes lá fazendo suas montagens com toda a dedicação e acabarão com "os pneus furados" como alguém disse. Acho que esses "pneus furados" serão inevitáveis. Penso que podemos definir um número mínimo de participantes para abrir o GT e correspondente número de modelos (exemplo hipotético: 10 participantes, 10 modelos). O número de participantes não poderá ser, em nenhum momento, inferior à metade dos isncritos iniciais (em nosso exemplo, seria 5). Daí vai a colaboração dos que já terminaram em montar um kit reserva para não deixar os que ainda não terminaram ficarem sem GT. Nos últimos 3 meses do prazo não vale a regra do mínimo de kits em andamento. Assim resolve a questão dos "retardatários", ou então exclui-se a necessidade de um número mínimo de montagens em andamento no final do prazo, por exemplo nos dois últimos meses. O que acham ?
3. Obrigatoriedade de atualização mensal, no mínimo. Aberto o GT, os inscritos devem ao menos apresentarem seus modelos nos primeiros 30 dias e depois seguir a atualização periódica. Que tal ?
4. Qualquer interessado pode ingressar no GT no curso dele, mas os prazos serão os mesmos para todos. Se eu entro desde o início terei 12 meses, se entrar depois disso meu prazo irá diminuir. Concordam ?
5. O participante poderá montar outro modelo, se tiver concluído o original. Isso por opção própria ou para ajudar os demais para o GT não terminar por falta de "quorum" mínimo. Acho que é essa a idéia...
6. A questão de selos e certificados ninguém se manifestou. Não sei se é bom (todos concordam) ou ruim (detestaram a idéia) - risos.
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8452
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 33 vezes

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por NightRider »

Boa noite, Paulão !

Como o Leo já disse estamos discutindo as regras básicas do GT "Pole Position" para colocarmos o mesmo em andamento.

Quando fiz o primeiro esboço reunindo as opiniões e sugestões, anotei ao final do post do ultimo dia 14:

"Estamos discutindo essas idéias aqui, mas não podemos esquecer que os GT´s devem ter um padrão e, portanto, acho que devemos consultar os demais. Penso em fechar um padrão que entendamos coerente e aí postar como esboço de regulamentação de GT´s, num outro tópico, para todos os interessados terem oportunidade de opinar"

A última versão das nossas regras, postada há pouco, é a seguinte

1. Duração definida de 1 ano - OK;
2. Número minimo de inscritos e modelos: acho que o melhor é fazermos uma votação para escolher o nº mínimo tanto de inscritos como de modelos. Acho quepodemos criar a regra de um nº mínimo de inscritos e igual de modelos para abertura e a metade desse nº (tanto para participantes como modelos). Assim, podemos votar em nº mínimo para abertura (6, 8 ou 10) e automaticamente o necessário para manter o GT aberto seria a metade desse nº inicial (ou seja, 3, 4 ou 5). Esse número mínimo não precisará ser respeitado nos ultimos 03 (três) meses do GT, para tentar proporcionar condições para que todos possam termionar no prazo. O que acham ?
3. Obrigatoriedade de atualização mensal, no mínimo. Aberto o GT, os inscritos devem ao menos apresentarem seus modelos nos primeiros 30 dias e depois seguir a atualização periódica - OK
4. Qualquer interessado pode ingressar no GT no curso dele, mas os prazos serão os mesmos para todos. Se eu entro desde o início terei 12 meses, se entrar depois disso meu prazo irá diminuir - OK
5. O participante poderá montar outro modelo, se tiver concluído o original. Isso por opção própria ou para ajudar os demais para o GT não terminar por falta de "quorum" mínimo - OK
6. A questão de selos e certificados também não houve manifestação uniforme. Acho que poderiamos votar se os inscritos querem ou não o uso de selo. Quanto ao certificado, acho que seria apenas uma "brincadeira" saudável, de incentivo para o modelista. Se me permitirem, providencio o envio à todos que participarem do GT.


Vou tentar explicar os motivos de cada colocação:

1. Consenso de que deve existir um prazo e que 1 ano é razoável para respeitar o ritmo médio dos participantes;
2. O número mínimo não ficou decidido. Eu entendo que seria suficiente 6, outros entendem que um maior número seria mais interesante. Pensamos em votar para apurar a idéia majoritária. O nº de montagens seria igual ao de participantes no início. Depois, com o GT em andamento, o nº mínimo seria a metade do de abertura Para os ultimos três meses, pensamos nãoexigir nº mínimo, para que os ultimos possam terminar dentro do prazo e não ocorrer o fechamento do tópico e prejudicar quem, por algum fator, acabou se atrasando;
3. Atualização mensal. O participante deverá, nos primeiros 30 dias, ao menos, apresentar o seu modelo. Houve consenso.
4. Qualquer interessado poderá ingressar no GT a qualquer tempo, mas o prazo do mesmo será o restante do GT, contado da entrada do novo membro. Também houve consenso;
5. Poderá o participante montar quantos kit´s quiser, seja por opção própria ou para evitar que o GT fique com o nº inferior ao mínimo. Também houve consenso;
6. A atribuição de selos será votada pois não houve concordância sobre sua utilização ou não. Quanto à certificados, sugeri ser uma "faculdade", do coordnadordo GT, aprovado pelo Conselho.

Estamos ansiosos não só por suas considerações como pelas considerações dos demais membros do forum, pois como somos o primeiro GT "normal" (o 00 é especial), acreditamos que o padrão dos GT´s poderá começar a ser definido por aqui.

Um abraço !
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6916
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 33 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por Sekiji »

A idéia de fazer um topico com a lista de moderadores, acredito que seja resolvido com um link! Na pagina inicial do fórum, lá no rodapé, tem um icone "Equipe do Fórum". Ali poderão ser encontrados todos os moderadores e suas respectivas categorias ;)

Com relação as regras, gostei de tudo que li! A unica coisa que acrescento a discussão é que obrigar a atualização "mensal" do tópico torna algo prazeroso em algo forçado. No outro fórum achava o cúmulo, por exemplo, ter 2 modelos inscritos e ter que obrigatoriamente abrir topico para os 2, e como vou atualizar mensalmente 2 modelos? Acho que forçar alguém a atualizar o topico dentro de um período de tempo fixo, faz a pessoa perder um pouco a alegria em montar, faz um hobby virar um trabalho... de prazo já basta nosso trabalho quotidiano :D
O que pode ser feito é o moderador do GT conversar com alguem que esteja atrasado e perguntar se está tudo bem, se a pessoa vai continuar e tal... é algo mais amigavel e bacana :mrgreen:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Mensagens: 1757
Registrado em: 04 Jun 2012, 20:01
Nome: Paulo Ricardo Pereira
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Sekiji escreveu:A idéia de fazer um topico com a lista de moderadores, acredito que seja resolvido com um link! Na pagina inicial do fórum, lá no rodapé, tem um icone "Equipe do Fórum". Ali poderão ser encontrados todos os moderadores e suas respectivas categorias ;)

Com relação as regras, gostei de tudo que li! A unica coisa que acrescento a discussão é que obrigar a atualização "mensal" do tópico torna algo prazeroso em algo forçado. No outro fórum achava o cúmulo, por exemplo, ter 2 modelos inscritos e ter que obrigatoriamente abrir topico para os 2, e como vou atualizar mensalmente 2 modelos? Acho que forçar alguém a atualizar o topico dentro de um período de tempo fixo, faz a pessoa perder um pouco a alegria em montar, faz um hobby virar um trabalho... de prazo já basta nosso trabalho quotidiano :D
O que pode ser feito é o moderador do GT conversar com alguem que esteja atrasado e perguntar se está tudo bem, se a pessoa vai continuar e tal... é algo mais amigavel e bacana :mrgreen:

Gostei do fato de já estarem surgindo idéias. só temos que ter cuidado, pois algumas das idéias apresentadas traduzem exatamente a maneira de criar e conduzir GTs do outro fórum, que convenhamos é autoritário e obriga o modelista a montar, mesmo que os afazeres o estejam impedindo, por algum tempo. Não se esqueçam da essência do plastimodelismo: É um Hobby! Ou seja, as montagens devem ser prazeirosas, nunca obrigatórias! Eu não vejo graça em montar um kit se não me divertir com isso.

Então, vou deixar fluir mais um pouco, antes de expor as minhas idéias, que já estão sendo modificadas em parte, pelas sugestões de vocês. aí eu acho que a coisa vai fugir da maneira que todos conhecem de fazer GTs(vinda do outro fórum) e partir para uma coisa mais interessante e democrática, Sem números mínimos, sem obrigações maiores do que se divertir montando.

Um GT é algo sério. Eu acho que no momento em que foi criado, um determinado GT cria expectativas e planos em várias pessoas. E se algumas ficam pra tras no caminho, por compromissos pessoais, ou apenas por não conseguir resolver alguma questão de montagem, as outras não podem ter seus objetivos cancelados por isso. Então se ao final do GT apenas um kit for apresentado como concluído, esse deverá ser o motivo de orgulho de seu criador e de seus amigos, fisicos ou virtuais.
Enfim, na minha opinião, um GT apos ter sido criado, não pode ser eliminado por um hipotético quorum mínimo. e cabe aos moderadores gerais e aos cordenadores de cada GT a função de ajudar a cada modelista em dificuldades, sem no entanto obrigá-lo a nada. As vezes um conselho ou uma dica, na hora apropriada, fornece o incentivo que o modelista precisa para continuar seu trabalho. ;)

Claro que com essa idéia de não abortar GTs já iniciados, devemos ter regras mais uniformes para a criação de novos GTs, ou corremos o risco de ter trocentos GTs em andamento com um modelista em cada um.... :roll:

E vamos lá, pessoal. A coisa está saindo! :clap:
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Avatar do usuário
fleite
Super Membro
Mensagens: 1897
Registrado em: 11 Jun 2012, 17:21
Nome: Fernando Leite
Localização: Brasília
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por fleite »

Sekiji escreveu:A idéia de fazer um topico com a lista de moderadores, acredito que seja resolvido com um link! Na pagina inicial do fórum, lá no rodapé, tem um icone "Equipe do Fórum". Ali poderão ser encontrados todos os moderadores e suas respectivas categorias ;)

Com relação as regras, gostei de tudo que li! A unica coisa que acrescento a discussão é que obrigar a atualização "mensal" do tópico torna algo prazeroso em algo forçado. No outro fórum achava o cúmulo, por exemplo, ter 2 modelos inscritos e ter que obrigatoriamente abrir topico para os 2, e como vou atualizar mensalmente 2 modelos? Acho que forçar alguém a atualizar o topico dentro de um período de tempo fixo, faz a pessoa perder um pouco a alegria em montar, faz um hobby virar um trabalho... de prazo já basta nosso trabalho quotidiano :D
O que pode ser feito é o moderador do GT conversar com alguem que esteja atrasado e perguntar se está tudo bem, se a pessoa vai continuar e tal... é algo mais amigavel e bacana :mrgreen:
Eu concordo com o Sekiji.
Sou cheio de prazos para cumprir no trabalho com um chefe fungando no meu cangote.
Quando chegou em casa e monto só quero me divertir e sentir que o que estou fazendo é um hobby.
Gosto de tirar fotos para mostrar aqui pro pessoal do fórum e gosto de receber feedback daquilo que estou fazendo de errado ou certo, mas não gostaria de ver isso como uma obrigação.
Outra coisa, e talvez mais importante, todos nós temos compromissos profissionais e familiares. Tem horas que tudo da certo e consigo passar horas na bancada e tem semanas que não consigo montar por 5 minutos.
E outra, quando vi algumas montagens de GM indo para Trabalhos em Andamento no outro fórum, fiquei triste pelo autor. Achei meio vacilo!
Fernando Leite

Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Avatar do usuário
fleite
Super Membro
Mensagens: 1897
Registrado em: 11 Jun 2012, 17:21
Nome: Fernando Leite
Localização: Brasília
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por fleite »

Paulão - Tchwrma escreveu:
Enfim, na minha opinião, um GT apos ter sido criado, não pode ser eliminado por um hipotético quorum mínimo. e cabe aos moderadores gerais e aos cordenadores de cada GT a função de ajudar a cada modelista em dificuldades, sem no entanto obrigá-lo a nada. As vezes um conselho ou uma dica, na hora apropriada, fornece o incentivo que o modelista precisa para continuar seu trabalho. ;)

E vamos lá, pessoal. A coisa está saindo! :clap:
Muito bem colocado Paulão!
Transferir uma montagem para a área "O que estou Montando" só vai frustar o modelista! Ajudar que é bom... Necas!
Fernando Leite

Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6916
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 33 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Regras para criação de GTs

Mensagem por Sekiji »

fleite escreveu:
Paulão - Tchwrma escreveu:
Enfim, na minha opinião, um GT apos ter sido criado, não pode ser eliminado por um hipotético quorum mínimo. e cabe aos moderadores gerais e aos cordenadores de cada GT a função de ajudar a cada modelista em dificuldades, sem no entanto obrigá-lo a nada. As vezes um conselho ou uma dica, na hora apropriada, fornece o incentivo que o modelista precisa para continuar seu trabalho. ;)

E vamos lá, pessoal. A coisa está saindo! :clap:
Muito bem colocado Paulão!
Transferir uma montagem para a área "O que estou Montando" só vai frustar o modelista! Ajudar que é bom... Necas!
Eu fui um dos que teve um tópico movido para a area de montagem... estava com 2 kits inscritos, porém nunca conseguiria montar 2 ao mesmo tempo, abri os topicos pq fui obrigado, porém comecei a montagem de 1 e o outro ficou esperando, no fim meu segundo kit foi pra outra área. Ele agora está encostado, esse negocio me fez perder o T-grandão de montá-lo... quem sabe logo boto ele na linha de montagem rsrs
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Trancado

Voltar para “Grupos Temáticos em Andamento”