Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:


[Concluído]  MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por philip »

Imagem

Приветствия!

Estou começando minha montagem. (na verdade comecei no fim de semana, fui fotografando e só agora começo a criar o tópico :oops: )

Eu acho muito interessante essa máquina, então vamos ao Kit:

Essa é a boxart:
Imagem

Sprues:
Imagem

Imagem

(as imagens acima foram capturadas do site: http://s362974870.onlinehome.us/forums/ ... pic=223279)

é um Kit muito bem injetado, com linhas profundas, bom acabamento, inclusive possui alguns rebites em alto relevo na junção das asas com a fuselagem. :thumbup: ZERO rebarbas, com encaixes muito bons. fiz o teste de montagem da fuselagem, encaixou perfeitamente, mas infelizmente tife que usar um pouco de putty (como verão mais adiante) por cagada minha.
Esse é um kit que eu recomendo para quem está no início, é simples de montar, não possui muitas peças e o aspecto é muito bom.
Um ponto fraco dele é que o número de detalhamento é baixo, mas os que existem são muito bem delineados.


Quanto à história do MiG, eu postei há muito tempo atrás uma série de videos (legendados) que formam um documentário, muito interessante para pesquisa histórica:
http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=49&t=764


Seguindo...

No fim da II Guerra Mundial, a Força Aérea dos EUA era a campeã absoluta dos céus. Tudo mudou durante a Guerra da Coreia, quando as forças soviéticas apresentaram o Mikoyan-Gurevich MiG-15 (em russo: Микоян и Гуревич МиГ-15), um esperto avião interceptador que viria a desencadear décadas de batalhas aéreas.

O primeiríssimo caça a jato a sair da União Soviética foi o MiG-9. Ele foi desenvolvido por Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich e voou pela primeira vez em 1946. Entretanto, seu motor, fruto de engenharia reversa de um BMW 003 alemão, não produzia muito mais do que 1130 kg de empuxo. O motor de baixo desempenho, junto das frágeis asas retas, fizeram o MiG-9 realmente instável em velocidade. Então, Mikoyan e Gurevich voltaram às pranchetas.

Eles descartaram as asas retas em prol de umas que apontavam para trás num ângulo de 35º, acrescentaram asas na cauda, um cockpit pressurizado e um assento ejetável (ambos os primeiros em uma aeronave soviética), e remanejaram a turbina para o final do avião. Todas essas modificações ajudaram a melhorar a estabilidade do caça, agora chamado I-310, mas nada remediou a fraqueza do motor. Felizmente, o governo trabalhista britânico da época estava mais do que contente em vender aos soviéticos um pouco da sua tecnologia melhor.

Mikoyan e Gurevich ficaram impressionados com o turbojato britânico “Nene”, da Rolls-Royce, por algum tempo, mas estar em lados opostos da Cortina de Ferro tornou a manutenção da tecnologia bastante improvável. Diz-se que o próprio Stalin falou, “Que tolo nos venderia seus segredos?” Aparentemente o tolo em questão era o Ministro do Comércio, Sir Stafford Cripps. Com a bênção do partido trabalhista, o Ministro do Comércio licenciou aos soviéticos os esquemas do Nene. Esse material foi imediatamente submetido a engenharia reversa para criar um motor quase idêntico com 2170 kg de empuxo, chamado RD-45, que foi instalado no I-310 para criar o MiG-15.

Com o motor atualizado, o MiG-15 se tornou um interceptador de um assento só ágil, medindo 10 metros de comprimento e outros 10m de envergadura de asas. Ele foi, afinal, feito para caçar o B-29 Super Fortress e o B-52 Bomber, mas apesar do seu turbojato, o MiG-15 era incapaz de atingir a velocidade supersônica. Ele podia mergulhar a velocidade supersônica, é verdade, mas a cauda do avião gerava instabilidades horríveis na medida em que ele se aproximava de Mach 1. Na realidade, o avião foi feito para usar automaticamente freios a ar quando atingisse Mach .92. Não bastasse isso, os modelos do primeiro lote tinham grandes variações em sua montagem que fazia os aviões virar à esquerda ou direita mais vagarosamente no ar. Tripulações terrestres tinham que instalar e calibrar aparadores aerodinâmicos para corrigir as falhas. Esses problemas foram corrigidos cerca de um ano depois da estreia do MiG-15 em 1949 com a criação do MiG-15 bis.

Como o MiG-15 foi construído como um caçador de bombardeiros, ele não carregava mísseis ar-ar. Em vez disso, o avião era carregado com um par de canhões de 23mm e um outro de 37mm. Eles tinha um bom poder de fogo mas com alcance limitado, o que fez deles ótimas opções para derrubar grandes aviões como o B-29, mas não contra seu arqui-rival, o F-86 Sabre. O MiG-15 tinha a vantagem de ter um teto operacional mais alto que o F-86, o que permitia aos pilotos soviéticos darem a volta em seus oponentes.

Apesar da deficiência supersônica do MiG-15, ele operou extensivamente durante a Guerra da Coreia contra forças das Nações Unidas, em geral com sucesso. O design de suas asas provou-se uma das maiores melhorias e permitiu que os soviéticos dominassem os aviões inimigos com asas retas durante o dia.

Embora o design do MiG-15 tenha evoluído posteriormente para o MiG-17, o primeiro caça supersônico soviético, o modelo 15 em si ainda é o caça mais produzido de todos os tempos. Cerca de 12 mil unidades foram produzidas na URSS, e outras 18 mil, estima-se, foram fabricadas nos estados satélites da União Soviética, como a Checoslováquia.

Operadores:
Imagem


Perfil da aeronave:
Imagem

Imagem


Definições técnicas:
Descrição
Fabricante: Mikoyan-Gurevich
Entrada em serviço: 1949
Missão Caça
Tripulação: 1 piloto

Dimensões
Comprimento: 10.11 m
Envergadura: 10.8 m
Altura: 3.7 m
Área (asas): 20.6 m²

Peso
Tara: 3 580 kg
Peso total: 4 960 kg
Peso bruto máximo: 6 105 kg
Propulsão
Motores: 1× Klimov VK-1 turbojet

Performance
Velocidade máxima: 1075 km/h
Alcance: 1 200 km
Teto máximo: 15 500 m
Relação de subida: 50 m/min

Armamento
Metralhadoras: 2 canhões Nudelman-Rikhter NR-23KM e 1 Canhão de 37 mm NL-37D
Mísseis/Bombas: 2 x 100 Kg de bombas, tanques suplementares ou foguetes não guiados.


Senhores, à noite postarei as fotos do já tenho montado, estou no serviço agora e não as possuo aqui, bem como o Photobucket é bloqueado.

Espero que gostem da montagem, críticas, sugestões e conversa fiada ( :mrgreen: :rir_muito: ) serão bem-vindas.
essa montagem será rápida, pois o kit não requer muita coisa para montar, é uma espécie de Easy kit. :thumbup:

um abraço a todos e até mais! :tchau:
Avatar do usuário
NACHTJÄGER
Membro
Mensagens: 452
Registrado em: 28 Nov 2012, 13:06
Nome: Helerson Maciel
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por NACHTJÄGER »

:espantado:

Que aula.

:thumbup:

Vou acompanhar pq sou MIG maníaco :agitado:


:tchau:



[]s!
"A aquisição de kits cresce em PG enquanto que, os kits finalizados, cresce em PA."
Avatar do usuário
Kyosanin
Super Membro
Mensagens: 4577
Registrado em: 02 Jun 2012, 21:54
Nome: Tanderson Morales
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48
 

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por Kyosanin »

Que modelo legal Philip.. Ansioso pra ver esse bicho prateado!
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Também de olho aqui, menino-phil !! ;) ;)
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por Fernando »

Que melhoria incrível no molde do Mig-15 da Airfix, eu já montei o antigo, e é bem mais simples que esse.

Acompanhando :thumbup:
Avatar do usuário
Gregovit
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Out 2012, 09:47
Nome: Flavio Paim
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por Gregovit »

Montei esse kit e ele é muito

melhor que o da KP, mas não sei em relação ao Dragon. Vale a pena destacar os decais, que são excelentes!!!

Abração!
Le Diable Marche Avec Nous
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por philip »

NACHTJÄGER escreveu::espantado:
Que aula.
:thumbup:
Vou acompanhar pq sou MIG maníaco :agitado:

:tchau:
[]s!
NACHTJÄGER, Beleza, eu também gosto me MiGs, se você tiver um tempo, aconselho a assistir aquele documentário que postei o link, são vários videos, inclusive tem videos da restauração de um MiG-15, mostra o funcionamento do motor e tudo, vale a pena! obrigado por acompanhar.
Kyosanin escreveu:Que modelo legal Philip.. Ansioso pra ver esse bicho prateado!
Kyosanin, obrigado por acompanhar, também estou ansioso para ver esse "alimal" pronto. isso se meu aerógrafo deixar... :thumbdown:
Andre L B Ferro escreveu:Também de olho aqui, menino-phil !! ;) ;)
Salve meu amigo inoxidável! :mrgreen: obrigado por acompanhar. pretendo fazer um trabalho bom e rápido ao mesmo tempo, pois sei que os dias que estão por vir não são tão fáceis... :mrgreen: tenho ainda um naval inscrito e outro (surpresa) para inscrever... :roll:

:thumbup:
Fernando escreveu:Que melhoria incrível no molde do Mig-15 da Airfix, eu já montei o antigo, e é bem mais simples que esse.

Acompanhando :thumbup:

Opa! beleza Fernando. Ainda bem que estou com o novo modelo. :lol: posta a imagem da sua montagem antiga se puder! :thumbup: Obrigado por acompanhar.

Uma braço a todos...
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por philip »

Gregovit escreveu:Montei esse kit e ele é muito

melhor que o da KP, mas não sei em relação ao Dragon. Vale a pena destacar os decais, que são excelentes!!!

Abração!

Opa, beleza Gregovit, Esqueci de falar dos decais, bem lembrado. eles são excelentes! bem desenhados e separados para 3 versões diferentes, e o melhor, a 3 versões são completas, ou seja os decais não repetem! (salvo os do cockpit e das faixas pretas nas asas).
Obrigado por acompanhar. :thumbup:
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por philip »

Senhores, finalmente postarei as fotos do que tenho até o momento.

Detálhes dos sprues.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

decais excelentes, vejam que podem ser usadas 3 versões independentes.
Imagem

vejam uma simulação de encaixe. perfeito!
Imagem

Imagem

dry fit
Imagem

Imagem

pintura dos porões dos trens de pouso.
Imagem

Cockpit
Imagem

Imagem

comparação do tamanho do Cockpit
Imagem

painel sem nenhum detalhe. absolutamente liso, mas com decais para fazer todos o detalhamento interno, tanto do painel quanto a instrumentos internos.
Imagem


cochpit montado. detalhe para as "tripas" no nariz do avião. hehe :mrgreen: usei fio de solda para fazer um peso na parte frontal...
Imagem

Imagem

estreia da cola da tamyia, muito boa! :agitado:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

por uma cagadinha tive que usar putty.
Imagem

Imagem

mas de resto, tudo certo. :thumbup:

depois de colado, dei um alixada básica e olhem como ficou.
Imagem

depois de lixado na putty
Imagem


Imagem

Imagem

colagem das asas.

Imagem

Imagem

parte inferior.
Imagem

agora é só dar uma lixada, ver o que precisa de putty mandar ver! :bala:
Avatar do usuário
Fernando
Super Membro
Mensagens: 2288
Registrado em: 14 Jun 2012, 12:34
Nome: Fernando R Camargo
Localização: São Paulo - Sampa
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: F-84 E Thunderjet - HobbyBoss - 1/72 GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: BTR-60 PA - ACE - 1/72 GT 09 - Century Series - Montagem: Lockheed F-104G Starfighter - Academy - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-15 Fagot - KP - 1/72 GT 14 - Artilharias - Montagem: Bristol Bloodhound - Airfix - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 37 - USAF - Montagem: F-15 D - Academy - 1/72
 

Re: MiG-15 bis - Airfix - 1/72

Mensagem por Fernando »

Opa, já que pediu, ae vai algumas fotos do meu Mig-15, o meu na verdade é a versão Fagot, mas não repare , montei ele há vários anos e foi meu segundo kit no aerógrafo, eu não dominava nenhuma técnica de envelhecimento nem nada :oops: :oops: :oops:

Imagem

Imagem

Imagem

O seu vai ficar muito melhor ! :thumbup: :thumbup:

Viu o kit era outro molde, alto relevo.

Abs :tchau:
Responder

Voltar para “GT 11 - Maquinas Voadoras Russas”