HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Imagem

Saudações amigos.
fazia tmepo que eu queria montar esse avião. ele ficará perto do meu Xavante. Sei que tenho GTs inscritos, mas não posso perder esse. hehehe

Alemão, se me permite, usarei a mesma imagem que você para apresentar o kit.
Imagem

Senhores, infelizmente neste momento estou sem câmera fotográfica, então não posso mostrar as imagens dele, mas vou providenciar o mais breve possível.

Um abraço para todos e que começe a montagem. :thumbup:
Avatar do usuário
cesar2b
Super Membro
Mensagens: 2311
Registrado em: 29 Nov 2012, 08:47
Nome: Cesar Vieceli
Localização: Porto Alegre RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por cesar2b »

Vou estar de olho
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

cesar2b escreveu:Vou estar de olho
Opa, obrigado.

Nesse momento ele está na bancada, as partes estão lixadas, míssil e tanques de combustivel colados (infelizmente sem fotos :( )
Gostei do míssil AIM9, 5 peças para montar. geralmente eles vêm montados. :thumbup:
Avatar do usuário
Della Coletta
Membro
Mensagens: 980
Registrado em: 11 Jun 2012, 11:05
Nome: Gustavo Coletta
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por Della Coletta »

sou fã dessa máquina!

Grande abraço,
Gustavo COLETTA
INICIANTE antigo no hobby!!! :rolando:
Avatar do usuário
hviana
Membro
Mensagens: 279
Registrado em: 24 Ago 2012, 19:07
Nome: Henrique Silviano Almeida Viana
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por hviana »

Quero muito comprar um destes na 1/48.. estou acompanhando por aqui!
Henrique Viana.
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Obrigado pessoal, quero dar um pega nele sábado, quero ver se consigo uma câmera para fotografar.
já encomendei uma e está vindo da Tailândia, uma Canon, mas vai demorar um pouco. heheh
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Salve! (aff, me lembrei agora do Pedro Bial, apresentando o BBB, não pensem que gosto daquilo :x )


FAzia tempo que eu não atualizava meu tópico, mas nem por isso parei de montar.
Enfrentei alguns contratempos como a falta de câmera para fotografar e a falta de computador para acompanhar, mas eis que volto para mostrar o que foi feito até agora.

Bem, vamos a uma introdução do modelo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS (Northrop F-5E/F Tiger II)

Motor: Dois turbojatos GE J85-21A com pós-queimador, de 5.000lb de empuxo
Envergadura: 8,13m
Comprimento: (E) 14,68m, (F) 15,72m
Altura: 4,06m
Superfície alar: 17,3m2
Peso:
(E) 4.346Kg, (F) 4.793Kg (vazio)
(E) 11.193Kg, (F) 11.442Kg (máximo)
Velocidade: (E) 1.734Km/h, Mach 1,63, (F) 1.011Km/h, Mach 1,53 (máxima a 11.000m)
Razão de ascensão: (E) 10.516m/min, (F) 10.025m/min
Teto de serviço: 15.790m
Alcance: 3.175Km (máximo)
Tripulação: um
Armamento:
(E) Dois canhões Pontiac M-39A2 de 20mm, (F) um canhão M-39A2 de 20mm; dois mísseis ar-ar nas pontas das asas; até 3.175Kg de bombas, mísseis ou tanques de combustível em cabides subalares e ventral.

No início da década de 70, o Brasil pretendia equipar a FAB com os F-5 da Northrop, mas os americanos não estavam querendo liberar a compra dos F-5, nesse meio tmepo a FAB adquiriu alguns Mirage III para equipar sua frota. (essa história eu detalharei na montagem de um mirage III C)

Em outubro de 1974, durante o governo Geisel, a FAB recebeu o sinal verde do Governo Americano e encomendou à Northrop 42 caças Northrop F-5 (36 do modelo E, Tiger II e 6 do modelo B), ao preço na época de 72 milhões de dólares.

A aquisição dos F-5 permitiu à FAB equipar somente três dos seus Esquadrões de Caça. O 1º/4º GAV, como um dos quatro esquadrões de caça equipados com jatos nos anos 50 / 60, foi reequipado com o AT-26 Xavante (outros esquadrões, entre já existentes e novos, tanto da aviação de ataque como da de reconhecimento, também foram equipados com o Xavante e, posteriormente, com o A-1).

Em março de 1975 chegaram os 3 primeiros F-5 ao Brasil, do modelo B, biplace de treinamento, na Base Aérea do Galeão. Em outubro de 1975 chegaram à Base Aérea de Santa Cruz os 6 primeiros F-5E, que já estavam no Brasil, mas em Anápolis, aguardando o término das obras na pista da BASC.

Imagem
A FAB comprou inicialmente 6 F-5B para treinamento, porque o F-5F ainda não existia. O F-5B não tinha as mesmas características de voo do F-5E, por isso acabou sendo desativado para dar lugar aos F-5F adquiridos da USAF

e a versão que eu irei pintar será parecida com essa:
Imagem

Senhores, como estou em falta de uma câmera fotográfica, usei um celular velho (CDMA) que tinha guardado no fundo de uma gaveta, então desculpem a má qualidade das fotos:

Vamos ao KIT:
Caixa:
Imagem

Sprues:
Imagem

Uma coisa que eu gostei muito foi o fato de ter um esquema de pintura em cores, impresso em excelente qualidade. estou acostumado a ver esquemas de puntura em preto e branco, o que fica um pouco difícil de diferenciar.
Imagem

decais, pena que são simples.
Imagem


Dry-fit:
Imagem

montagem do armamento e dos tanques de combustivel:
Imagem

montagem do cockpit:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Modelo fechado:
Imagem

como o eixo do trem de pouso fica depois do ponto central do avião, não houve a necessidade de colocar peso no nariz.

versão da pintura:
Imagem

o pitot do F-5 é muito ruim, então resolvi fazer um usando agulhas de injeção e um alfinete.
a parte central de le é com uma agulha 0,7mm, a base 0,9 e a ponta, com o alfinete de uma joaninha. a agulha mais grossa, coloquei na dremel como se fosse uma broca, entçao limei a ponta na transversal para ir afunilando e juntar-se à outra agulha.
Imagem

Imagem

fiz um esquema de amostra de tintas, assim fica mais fácil de saber as que usar:
Imagem
Essas são Academy Enamel, um set para aviação muito bom.

Agora escutem só a :palavrao: que eu fiz...

primeiramente pintei o porão de rodas, fiz bonitinho com decorfix preto brilhante, depois usei uma tinta que comprei a algum tempo no mercado livre, uma Easy colors cromo. muito boa, já vem diluída. fiz tudo e ficou uma maravilha, mas infelizmente eu não havia pensado em como isolar ela para pintar a parte inferior do F-5, então usei massinha de modelar escolar, isolei bem e pintei tudo, fiz pre shadding, ficou uma maravilha, mas depois não consegui retirar a massinha, ela grudou toda no porão, comecei a retirar com palito de dente e ela não saia muito bem, então usei uma escova de dentes para retirar o excesso, e a coisa piorou, ficou uma verdadeira caca. escureceu todo o porão de rodas, então eu tive que tirar toda a tinta, minha sorte é que era acrílica. Pinguei algumas gotas de Vidrex e deixei agira, deposi de um tempo foi só usar a escova novamente.
olhem o resultado:
Imagem
não consegui retirar toda a tinta e ainda as bordas acabaram descascando. :palavrao: :palavrao: :palavrao:

Então fiz um pre shadding e pintei novamente. jão que eu não havia feito isso antes. :mrgreen:


pintura da parte inferior:
Imagem

Imagem

pintura realizada com MA-34 Vietnan Gray, Pre-Shadding com MA-31 Light Ghost Gray.

Feito isso, isolei cuidadosamente todo o redor do F-5 com fita crepe, depois mais fita crepe com papel.
Imagem

dalhe preto brilhante decorfix:
Imagem

Imagem

logo que secou, vai Easy Colors Cromo (aconselho essa tinta, muito boa, só não sei se o cara ainda vende).
Imagem

Imagem

nesse meio tempo, pintei as portas e porinholas e toda a bagulherada da parte inferior.

Imagem

Retirada cuidadosa da fita crepe com papel:
Imagem

Imagem

logo retirei a outra camada da fita e olhem minha surpresa:
Imagem

A fita crepe acabou por arrancar partes da tinta (não esperei tempo suficiente para a tinta secar eu acho, ou a fita é muito forte. Mas o próximo será melhor, pois encomendei umas fitas Tamyia que estão por chegar... :mrgreen: )

Imagem

Imagem

o remédio foi ajeitar tudo com remendos de tinta e pincel. essas falhas serão camufladas com um possível desgaste que será feito posteriormente. :mrgreen:

o Cocpit já está isolado, coloquei os canhões feitos com agulha de injeção de 0,5mm, furei com a dremmel e ajustei, ficou assim:
Imagem


A pintura da camuflagem será feita com as tintas:
:arrow: MA-33 Vietnan Brown;
:arrow: MA-26 European Green - para o verde escuro;
:arrow: MA-27 Medium Green (com um pouquinho de MA-33) - para o verde claro.

acredito que ficará bom!

coloquei uma camada de cera Ingleza na parte inferior para dar uma proteção pré verniz.
colei a sonda de reabastecimento em voo, mas já quebrei ela. :raiva: :raiva:
eu nunca aprendo. essas antenas e firulas que ficam pendiradas, tenho que colocar por último na montagem. hehehe
deixarei ela quebrada mesmo, no final eu colo. :thumbup:

não vou colocar agora nem as rodas.

PS:
a roda dianteira, depois de pintada e envernizada, na hora de colar no trem de pouso, caiu no chão e simplesmente sumiu. revirei toda a oficina, varri todos os cantos e nada! :cry: :chorando:

estava desesperado, quando quase uma semana depois encontrei-a no corredor que dá acesso a oficina. :mrgreen:
acontece que infelizmente essa não foi a única peça que perdi. está perdido também um dos apoios do trem de pouso traseiro. esse ainda não encontrei. acredito que terei que fazer essa peça. :chorando:

um abraço e logo postarei mais.
agora começa a pancadaria. :rir_muito: podem descer a lenha!
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

Aqui de olho, Philip!!! Esse deve ser o meu próximo kit, depois dos 3 que tenho iniciados aqui!
Só não sei que versão / camuflagem montar!!! :?: :?: :?: :?: :pensando:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Avatar do usuário
philip
Conselheiro
Mensagens: 1644
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:58
Nome: Luiz Felipe Mattos
Localização: Porto Alegre - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por philip »

Andre L B Ferro escreveu:Aqui de olho, Philip!!! Esse deve ser o meu próximo kit, depois dos 3 que tenho iniciados aqui!
Só não sei que versão / camuflagem montar!!! :?: :?: :?: :?: :pensando:
Fala ANdré! uma sugestão, faz essa mesma! daí você já tem as manhas das cores! :thumbup: :mrgreen:
Avatar do usuário
Andre L B Ferro
Super Membro
Mensagens: 9781
Registrado em: 08 Jun 2012, 12:17
Nome: Andre Ferro
Localização: Santos/SP - BRASIL
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: F-5E Tiger II - Hobby Boss - 1/72

Mensagem por Andre L B Ferro »

philip escreveu:
Andre L B Ferro escreveu:Aqui de olho, Philip!!! Esse deve ser o meu próximo kit, depois dos 3 que tenho iniciados aqui!
Só não sei que versão / camuflagem montar!!! :?: :?: :?: :?: :pensando:
Fala ANdré! uma sugestão, faz essa mesma! daí você já tem as manhas das cores! :thumbup: :mrgreen:
Pois é. Tô na maior duvida.
Apesar de hoje eu ter ganho um set de decais para um F5E cinza, que achei bem legal e diferente.
Acho que vou deixar essa camuflagem pro Xavante!! :pensando: :pensando:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”