SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
João Pedro
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Ago 2012, 21:03
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por João Pedro »

Uso do Liquid Decal Film da Microscale - por scartezini em Dom 28 Jun 2009, 19:22

Pessoal,

Comprei, com indicação de vários motadores os produtos da Microscale
- Micro Set (adesivo de decais)
- Micro Sol (amolecedor de decais)
- Liquid Decal Fil (recuperador de decais velhas)

O Liquid Decal Film, assunto deste tópico, é pra ser utilizado em decais velhas, trincadas.
Ele cria uma nova película de filme sobre a decal.
Segundo intruções que constam no próprio frasco, deve ser aplicado com um pincel bem fino sobre a superfície da decal antes de colocar na água (ainda na folha de decal), deixar secar por 15 minutos e usar normalmente.

Usei ontem pela primeira vez o Liquid Decal Film Decal e realmente funciona muito bem. As decais trincadas se comportaram como novas, mas tem alguns detalhes:

1º - Depois de aplicado, quando se coloca a decal na água e desliza ela do papel para o kit, ela tem grande tendência a grudar no dedo, e daí você não consegue tirar (ela rasga) CUIDADDOOOOO!!!

2º - Quando você aplica o líquido, ele cria uma nova película de filme sobre a decal o que exige que você corte ela bem rente.
Se você for aplicar sobre uma parte transparente (parabriza) o filme aparece demais (embora seja transparente) inviabilizando o uso se a decal for pequena ou tiver muitas curvas.
Não tentei aplicar sobre partes pintadas, mas acho que não vai ter problema se você envernizar depois.
Não tentei aplicar verniz sobre a decal recuperada com o Decal Film.

3º - No vidro, eles dizem que ela recupera decais amareladas ( na realidade eles dizem que recupera decias antigas, dando uma aparência de nova. Não diz que tira o amarelado).
Experimentei passar sobre uma folha de decais de uma BMW muito bonita e que está bem amarelada.
Não melhorou em nada o amarelado!!!

4º - Cuidado quando for aplicar sobre a decal.
Quando você aplica, depois de seco o filme, a decal fica toda fosca (normal) só que se ficar alguma camada mais grossa no momento de espalhar com o pincel, nesse lugar ela vai ficar brilhante, nada problemático caso você vá envernizar depois!
Pra evitar isso, acho que o ideal seria passar o Liquid Film com aerógrafo sobre a folha inteira, o que daria uma aplicação uniforme, mas aí haja Liquid Film. O vidro é bem pequeno e não custa muito barato, não. (+- US$ 3,00 + corrreio).

5º - Nunca tente aplicar uma segunda demão do líquido depois de seco sobre a decal ou depois da decal aplicada!!!!
ELA SIMPLESMENTE SE DESFAZ INTEIRA!

Bem pessoal, de ualquer forma, é uma excelente remédio para decais em estado terminal.

Um abraço,
Scartezini
Editado pela última vez por João Pedro em 09 Jan 2013, 21:36, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
kleverton
Super Membro
Mensagens: 2559
Registrado em: 04 Jun 2012, 08:58
Nome: Kleverton Moises
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por kleverton »

João.

Grato por compartilhar. :thumbup:

Eu tive problemas com decalques velhos em um dos kits, acabei desistindo de aplicá-lo.
Pode ser que com este produto, eu teria conseguido melhor resultado:

Imagem
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Avatar do usuário
João Pedro
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Ago 2012, 21:03
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por João Pedro »

Olá Kleverton!

Pois é, eu havia postado no tópico do TOYOTA CELICA RALLY esse recurso do veniz geral acrilex como sendo uma solução para decais trincados ou quebradiços. Sendo sincero, eu apliquei o verniz com aerógrafo "sem dó", ou seja, banhei a cartela de verniz. Como a cartela era "caso perdido" nem me preocupei muito em testar esse recurso. Pode ser que essa camada que eu apliquei tenha ficado mais grossa, só vou saber realmente quando for colocar os decais na carroceria. Os que eu usei foram os do painel do carro, estes, pequenos, não quebraram na aplicação.

Achei esse artigo do Scartezini em outro forum e resolvi compartilhar aqui para o pessoal que estava com dúvidas sobre o produto. Espero que ajude!

Bem, se eu tiver mais informações a respeito vou completando o tópico.

Forte braço!
Avatar do usuário
Hartmann
Super Membro
Mensagens: 6841
Registrado em: 26 Jul 2012, 23:07
Nome: Alexandre Fontoura
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por Hartmann »

João Pedro escreveu:Uso do Liquid Decal Film da Microscale - por scartezini em Dom 28 Jun 2009, 19:22

Pessoal,

Comprei, com indicação de vários motadores os produtos da Microscale
- Micro Set (adesivo de decais)
- Micro Sol (amolecedor de decais)
- Liquid Decal Fil (recuperador de decais velhas)

O Liquid Decal Film, assunto deste tópico, é pra ser utilizado em decais velhas, trincadas.
Ele cria uma nova película de filme sobre a decal.
Segundo intruções que constam no próprio frasco, deve ser aplicado com um pincel bem fino sobre a superfície da decal antes de colocar na água (ainda na folha de decal), deixar secar por 15 minutos e usar normalmente.

Usei ontem pela primeira vez o Liquid Decal Film Decal e realmente funciona muito bem. As decais trincadas se comportaram como novas, mas tem alguns detalhes:

1º - Depois de aplicado, quando se coloca a decal na água e desliza ela do papel para o kit, ela tem grande tendência a grudar no dedo, e daí você não consegue tirar (ela rasga) CUIDADDOOOOO!!!

2º - Quando você aplica o líquido, ele cria uma nova película de filme sobre a decal o que exige que você corte ela bem rente.
Se você for aplicar sobre uma parte transparente (parabriza) o filme aparece demais (embora seja transparente) inviabilizando o uso se a decal for pequena ou tiver muitas curvas.
Não tentei aplicar sobre partes pintadas, mas acho que não vai ter problema se você envernizar depois.
Não tentei aplicar verniz sobre a decal recuperada com o Decal Film.

3º - No vidro, eles dizem que ela recupera decais amareladas ( na realidade eles dizem que recupera decias antigas, dando uma aparência de nova. Não diz que tira o amarelado).
Experimentei passar sobre uma folha de decais de uma BMW muito bonita e que está bem amarelada.
Não melhorou em nada o amarelado!!!

4º - Cuidado quando for aplicar sobre a decal.
Quando você aplica, depois de seco o filme, a decal fica toda fosca (normal) só que se ficar alguma camada mais grossa no momento de espalhar com o pincel, nesse lugar ela vai ficar brilhante, nada problemático caso você vá envernizar depois!
Pra evitar isso, acho que o ideal seria passar o Liquid Film com aerógrafo sobre a folha inteira, o que daria uma aplicação uniforme, mas aí haja Liquid Film. O vidro é bem pequeno e não custa muito barato, não. (+- US$ 3,00 + corrreio).

5º - Nunca tente aplicar uma segunda demão do líquido depois de seco sobre a decal ou depois da decal aplicada!!!!
ELA SIMPLESMENTE SE DESFAZ INTEIRA!

Bem pessoal, de ualquer forma, é uma excelente remédio para decais em estado terminal.

Um abraço,
Scartezini
João, uso o Liquid Film da Microscale e, de fato, ele resolve muito no caso de decais quebradiços. Mas precisa ter os cuidados que você mencionou.
Agora, para tirar o amarelado de decais velhos, a melhor dica é colocar a folha de decal num saco plastico bem fechado (se for do tipo Zip-Lock, melhor ainda) e colocar o saco plástico por dentro da janela de sua casa ou apartamento, com face impressa voltada para fora, e deixar exposto ao Sol por alguns dias, monitorando o progresso.
Fiz isso com os decais de um Me262 da Dragon, cujos decais estavam bastante amarelos (principalmente as cruzes da Luftwaffe), e a dica simplesmente salvou os decais! Ficaram como novo! Recebi a dica no FF (Falecido Fórum) e compartilho aqui... :thumbup:
Editado pela última vez por Hartmann em 10 Jan 2013, 14:45, em um total de 1 vez.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8434
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 30 vezes

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por NightRider »

Úm tópico muito útil. O problema é con seguir esse produto aqui em "terras brasilis". Mesmo no exterior, nunca tive sucesso, ora por o vendedor não ter o produto, ora por ele não fazer vendas para o Brasil (que droga de reputação temos no exterior...).

A técnica do Hartmann mais o uso do Liquid é de grande valia para os decais "muito doentes), mas o uso de verniz como o João Pedro narrou, também é uma alternativa. Aliás, para fabricar decais caseiros, os entendidos dizem que o verniz cumpre bem a função, mas que o Liquid é melhor por deixar uma camada mais fina e , portanto, mais maleável na hora da aplicação.
Avatar do usuário
João Pedro
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Ago 2012, 21:03
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por João Pedro »

Hartmann e Night, agradeço a visita!

Pois é, também sei da dificuldade em encontrar esse produto, e quando encontrado a dificuldade em conseguir que seja vendido para cá. Mas, aos felizardos detentores deste "milagroso" recuperador de decais, a dica serve para que se tenham algumas precauções. Bom saber que o tópico está sendo útil e a cada visita tem um post com alguma coisa a acrescentar.
Sobre o amarelado dos decais, a velha técnica de 'quarar" no sol é infalível. Já fiz isso em 3 kits e, se não removeu todo o amarelado, pelo menos aliviou consideravelmente! Eu faço um sanduíche de vidro com a folha de decal no meio, coloco no quintal de casa pra pegar sol o dia todo. Geralmente em 2 a 3 dias de sol intenso dá pra ter o decal utilizável.

Valeu, amigos! Vamos incrementando nossos conhecimentos!

Forte abraço!
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8434
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 30 vezes

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por NightRider »

Apenas para complementar, sei que existem outros dois produtos similares, igualmente dificeis de encontrar e cuja eficácia desconheço, mas vale como dica: Badger ModelFlex Liquid Decal Film e Monokio Liquid Decal Film.
Avatar do usuário
tdaisson
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 03 Fev 2013, 12:14
Nome: Thiago Daisson
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por tdaisson »

Como sou novo aqui no fórum, posso estar falando besteira, mas no site da microscale tem microset e microsol fácil, fácil. Realmente o frete não é barato, 10 doletas, mas pelo que vi mandam pro Brasil sem problemas. To quase comprando um kitzinho lá com um monte de coisa, 2 sol, 2 set, os vernizes dos 3 tipos, e outras coisas..... Infelizmente o que eles não mandam é o liquid decal, mas esse eu já comprei 2 no ebay com o usuário kitlady. Chegou sem problema. Se eu não me engano tbm tem microset e microsol lá.....
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8434
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 30 vezes

Re: Uso do Liquid Decal Film da Microscale

Mensagem por NightRider »

Thiago, o problema é envio do Liquid Decal Film. Segundo alguns vendendores que conversei, pelas regras de envio pelos correios esse produto não pode ser enviado, daí a dificuldade em conseguir obter aqui no Brasil, mas valeu a dica do ebay. Vou dar uma olhada...
Responder

Voltar para “Dúvidas”