SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Dúvida sobre cores e Enamel

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

alferreira
Membro
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 91 vezes
Curtiram: 73 vezes

Dúvida sobre cores e Enamel

Mensagem por alferreira »

Olá a todos.

Tenho, futuramente, um modelo muito interessante para montar. Olhando o folheto de instruções, me deparei com as seguintes cores que serão necessárias:
- Humbrol 129 - Gull Grey
- Humbrol 24 - Yellow
- Humbrol 147 - Light Grey.

Essas referências da Humbrol, além de eu não encontrar no Brasil os 2 primeiros, são esmaltes (enamel). Então, necessitam de um diluente diferente da acrílica, correto (e caro)? Nunca utilizei esmalte no aerógrafo. É complicado, diferente das acrílicas, seca mais rápido, fácil de limpar o aerógrafo, resumindo, quais novidades e dificuldades posso encontrar pela frente?

E, como não encontro-as, já estou vendo por um app de equivalência de cores, as mais próximas (já achei) e acrílicas.

E, finalmente, aquele amarelo da ponta das hélices (independente da força aérea) qual a mais utilizada? Encontrei tanto da Revell (RAL1017) quanto da Tamiya (XF-3).

Obrigado.
henrikchaves
Novato
Nome: Henrik Chaves Gregorio
Agradeceu: 58 vezes
Curtiram: 15 vezes

Re: Dúvida sobre cores e Enamel

Mensagem por henrikchaves »

:P Oi Alberto!

Tintas esmalte são muito, mas MUITO mais fáceis de usar no aerógrafo do que acrílicas à base d´água. Só achar o ponto certinho de diluição (também é bem mais fácil que com acrílicas - omitirei a parte do "à base d´água" no restante da minha resposta). A limpeza também é um sossego (mas claro que não deve deixar a tinta secar...). Nas raras vezes que uso esmalte nem tiro a agulha do aerógrafo. Só passo o thinner até sair limpo e beleza.

O solvente/diluente é diferente sim. Para esmalte você usa thinner. Tem de vários fabricantes e especificações. Muita gente gosta muito do Luksnova 237. Eu gosto do Anjo Ecoeficiente 2750 (é menos tóxico e não cheira tão mal, além de outra vantagem que comentarei logo abaixo).

O único cuidado extra que você deve ter é não deixar resíduos do thinner no aerógrafo quando for usar de novo tinta acrílica. É fatal. Se colocar thinner na tinta acrílica ela talha, e se acontecer dentro do aerógrafo você vai precisar fazer um procedimento de limpeza bem delicado, demorado e chato.

Uma boa maneira de garantir é depois de limpar com thinner passar um pouco de acetona e para finalizar um pouco de álcool (pode ser o 46 GL, mesmo, que vende em supermercado). E aqui entra a outra vantagem do Anjo Ecoeficiente 2750: ele já tem algumas substâncias "mais compatíveis" com álcool e água, então pulo essa parte da acetona.

Sobre o amarelo, já , já aparece alguém bem detalhista com cores que vai explicar beeeem detalhadamente (eu sou desencanado e uso ou o XF-3 da Tamiya ou o Amarelo Piquenique da Tom Colors.... :P ).
Estes usuários curtiram o post de henrikchaves:
alferreira (30 Mai 2025, 18:16)
alferreira
Membro
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 91 vezes
Curtiram: 73 vezes

Mensagem por alferreira »

henrikchaves escreveu: 30 Mai 2025, 16:31 :P Oi Alberto!

Tintas esmalte são muito ...
Obrigado, Henrique.
Já me sinto mais encorajado a testar esmalte depois dessa sua preciosa dica.
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 140 vezes
Curtiram: 71 vezes

Mensagem por Kakadu »

Esse esmalte da humbrol/revell demora muito mais pra secar.
Outras alternativas de diliuinte, além dos citados pelo colega, thinner acrilex e óleo de banana
paulors
Novato
Nome: Paulo Roberto Silva
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por paulors »

Oi Alberto,

Usei os esmaltes Humbrol durante décadas, mas somente no pincel. Para diluir e limpar os pincéis usava o Ecosolv da Acrilex. Tinta é uma escolha pessoal e, no meu caso, acabei me fixando nas Tamiya acrílicas no aerógrafo e Vallejo Model Color ou AK no pincel. Não tenho erro com elas. Quando me deparo com instruções como as que vc mencionou, prefiro estudar as equivalências dentro dessas que eu uso.

Abs
henrikchaves
Novato
Nome: Henrik Chaves Gregorio
Agradeceu: 58 vezes
Curtiram: 15 vezes

Mensagem por henrikchaves »

Esqueci de mencionar uma coisa importante. Você provavelmente sabe, mas não custa o alerta: thinner é sempre bem tóxico. Então quando for usar, sempre em local bem ventilado, e o uso de uma máscara com filtro de carvão também é bastante aconselhado (e não, não é frescura.). Mesmo que você use o aerógrafo corretamente, sem fazer nuvem. Lembre-se: se está sentindo o cheiro, é por que está respirando a substância. ;)
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 396 vezes
Curtiram: 187 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

Imagem

barato e eficiente :thumbup:

o melhor diluente de enamel é o aguarrás, mas não tem quem aguente o cheiro.
Responder

Voltar para “Pintura”