Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Mig-27 - Academy - 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por alferreira »

Olá a todos.
Reiniciando - agora de maneira mais consciente - no plastimodelismo, irei começar com este modelo da Academy, um Mig-27, na escala 1/72 (visto que já tenho uma grande coleção de diecast nesta escala, de aeronaves militares pós-2a guerra.

Escolhi o Mig-27 para fazer par com o camarada da foto a seguir, um Mig-23:

Imagem

Este é um modelo meio diecast meio plástico, que foi vendido em bancas de jornais há alguns anos atrás, pela editora Altaya/de Agostini. Ele não se compara à plastimodelos: muitas fendas, falhas em pintura, não tem marcações reais, as vezes.

Como terei que adquirir tudo - pincéis, aerógrafo, compressor, ferramentas, etc - decidi também economizar um pouco no 1o modelo (depois passo para um B-52 em 1/32 :D ). Escolhi este modelo da Academy, pelo Mercado Livre, que saiu R$ 145,:

Imagem

Pelo que percebi, ainda sem abrir o plástico, as peças não tem muitas rebarbas, nada empenado ou quebrado (ele veio muito bem embalado). A qualidade melhorou muito desde os modelos da Revell/Kikoler brasileira da década de 1970:

Imagem

Adquiri também esses "ajudantes" aqui: aerógrafo 0.2 mm da Steula (vamos começar com um mais simples), uma alicate "bão" (nada de alicate de eletricista ou manicure) e uma luminária com lente (para ajudar a vista cansada):

Imagem

Imagem

Imagem

Na caixa, na lateral, aparece um modelo já montado. Só que achei o marrom meio "amarelo": parece que o avião é um torcedor da seleção brasileira. Mas nas instruções, vi que as cores indicadas são FS30111 (marrom), FS34079 (verde) e para o ventre FS35526 (azul). O marrom indicado não tem nada a ver com a embalagem:

Imagem

O marrom correto:

Imagem

E uma mudança que vou fazer: nada de roda prateada, pois 99% das fotos que vi do Mig-27 tem a roda pintada naquele verde russo de rodas.

Bem, virando o cartão compro todo o resto (tintas, primers, pinceis, vernizes, coisas para decalques, compressor, etc, etc, etc).
Vou mantendo - em um ritmo devagar, pois a intenção é preencher os horários vazios - aqui atualizado.
Dicas são bem vindas!
Obrigado.
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Olá Alberto,

Esse kit é legal e divertido de montar. Tem seus errinhos básicos, mas o custo/benefício dele é excelente.
Uma dica para ele é você adquirir um gerador de rebites (Trumpeter por exemplo) e aplicar nesse modelo.
Fiz no meu e ficou muito bom o realismo adicional (foi uma conversão para o MiG-23P).

Percebi que está começando e que está empolgado... por enquanto, monte OOB para ir pegando as mãnhas e com o tempo arrisque-se em fazer conversões, scratch, rebaixar painéis e outras inovações... vai ver que fica mais divertido ainda montar esses kits! (além do resultado final ficar muito mais realista).

Boa sorte nos seus trabalhos e vá sempre compartilhando aqui os avanços que as dicas virão do pessoal daqui.

Um abraço! :tchau:
Estes usuários curtiram o post de ALEXANDRE REZENDE:
alferreira (23 Abr 2024, 13:22)
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 13 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Bacana Alberto!!
Vai descobrir que esses kits da Academy na 1/72 (especialmente dos modelos da segunda guerra) são extremamente prazerosos e simples de montar, e o preço é super em conta!

Assino embaixo do mestre Alexandre, foca no OOB (Out Of the Box - Direto da Caixa, sem modificações) por hora, que, logo logo vai estar encarando mudanças e upgrades nos seus kits!!

Seguimos aqui na ala, aguardando as novidades da montagem!!

Manda bala! :bala: :bala:

PS: a titulo de curiosidade, fui olhar o manual deste kit no scalemates e ele não fala nada sobre lastro no nariz do modelo, mas é uma boa prática colocar uns pesinhos ali para que ele não fique com a traseira no chão (ninguém me falou disso nos meus primeiros kits com trem de pouso triciclo)
Estes usuários curtiram o post de Just Another Modeller:
alferreira (23 Abr 2024, 15:23)
Avatar do usuário
alferreira
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Abr 2024, 19:59
Nome: Alberto Luiz Ferreira
Agradeceu: 20 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Mig-27 - Academy - 1/72

Mensagem por alferreira »

Just Another Modeller escreveu: 23 Abr 2024, 15:03 ...

PS: a titulo de curiosidade, fui olhar o manual deste kit no scalemates e ele não fala nada sobre lastro no nariz do modelo, mas é uma boa prática colocar uns pesinhos ali para que ele não fique com a traseira no chão (ninguém me falou disso nos meus primeiros kits com trem de pouso triciclo)
Obrigado, Just Another Modeller.

Apanhei muito lá na década de 1970 com isso: era muito frustrante e também ninguém me falou nada (aliás, não tinha internet para perguntar). Vi já em outras folhas de instruções para pesos que variam de 20 a 30 gramas (e nunca misturar as colas "bonder" com chumbo, utilizar silicone por exemplo). Não vou me esquecer, obrigado.

Descobri por conta própria esse site, o Scalemates, que achei muito bom para encontrar cores semelhantes e dar um preview nas folhas de instruções de modelos "na mira" (tenho uma fila enorme...).

Acho que essas modificações que você citou é o que chamam de "scratch builder"? Sim, ainda está cedo para isso. Mas logo vi que o HUD (ou mira) na frente do cockipt ficaria meio estranho todo em preto ou cinza (deveria ser uma tela transparente ou algo assim). Vou seguir por enquanto as instruções, só mudando uma ou outra cor.
Responder

Voltar para “Aviação”