SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Salve plastimodelistas!!
Meu primeiro trabalho neste meu retorno ao fórum é uma aeronave que dispensa introduções. Sinônimo de bombardeio de mergulho e símbolo da blitzkrieg alemã nos primeiros estágios da Segunda Guerra Mundial, o Ju-87 instaurou medo nas tropas aliadas, com sua precisão nunca antes vista e a inconfundível e apavorante sirene. Vou deixar um link sobre essa incrível máquina para maiores leituras!

O Kit
Vamos então ao que interessa, plástico!

Imagem
Neste tópico, vou trabalhar com o kit da Italeri, em escala 1/72 e começo com um breve unboxing e review:

Imagem
O kit é composto de duas árvores de plástico cinza claro, contabilizando 73 peças, com bons detalhes e paineis em baixo relevo

Imagem
As 4 peças transparentes que completam o kit possuem belos detalhes dos muitos frames do canopi, que pode ser posicionado aberto (apenas o do piloto)

Imagem
A folha de decalques possui marcações para quatro versões, 3 delas alemãs e uma italiana. Ao final, segue o manual, disponível no site Scalemates.

A Versão

A versão que escolhi para este modelo é a versão da caixa, que, segundo o manual, é um Ju-87 B2 (Minhas pesquisas apontam ser um R2. Irei investigar melhor) pertencente ao 6/StG2, situado na Líbia, em janeiro de 1942. A aeronave possui a tradicional camuflagem em RLM 65/70/71, com a parte superior recebendo uma cobertura em RLM 79 que deixava aparecer a camuflagem em alguns pontos. O elemento mais marcante desta pintura é a cobra que percorria toda a fuselagem lateral da aeronave, e que tem uma certa polêmica, que mais tarde, iremos discutir

Imagem

Por enquanto, é isso! Pretendo iniciar essa montagem ao início de março, até lá tenho alguns outros projetos para finalizar!
Obrigado a todos pela leitura até aqui!!

Anexos:
Ju-87 Stuka na wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Junkers_Ju_87
Ju-87 Stuka na wikipedia (Inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Junkers_Ju_87
Link para o kit no Scalemates: https://www.scalemates.com/pt/kits/ital ... ka--101691
Avatar do usuário
Top Gun_Foxtrot
Membro
Mensagens: 876
Registrado em: 24 Jun 2018, 16:15
Nome: Elton Fróes Carvalho Filho
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 43 vezes
Contato:

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por Top Gun_Foxtrot »

Just Another Modeller escreveu:Salve plastimodelistas!!
Meu primeiro trabalho neste meu retorno ao fórum é uma aeronave que dispensa introduções. Sinônimo de bombardeio de mergulho e símbolo da blitzkrieg alemã nos primeiros estágios da Segunda Guerra Mundial, o Ju-87 instaurou medo nas tropas aliadas, com sua precisão nunca antes vista e a inconfundível e apavorante sirene. Vou deixar um link sobre essa incrível máquina para maiores leituras!

O Kit
Vamos então ao que interessa, plástico!

Imagem
Neste tópico, vou trabalhar com o kit da Italeri, em escala 1/72 e começo com um breve unboxing e review:

Imagem
O kit é composto de duas árvores de plástico cinza claro, contabilizando 73 peças, com bons detalhes e paineis em baixo relevo

Imagem
As 4 peças transparentes que completam o kit possuem belos detalhes dos muitos frames do canopi, que pode ser posicionado aberto (apenas o do piloto)

Imagem
A folha de decalques possui marcações para quatro versões, 3 delas alemãs e uma italiana. Ao final, segue o manual, disponível no site Scalemates.

A Versão

A versão que escolhi para este modelo é a versão da caixa, que, segundo o manual, é um Ju-87 B2 (Minhas pesquisas apontam ser um R2. Irei investigar melhor) pertencente ao 6/StG2, situado na Líbia, em janeiro de 1942. A aeronave possui a tradicional camuflagem em RLM 65/70/71, com a parte superior recebendo uma cobertura em RLM 79 que deixava aparecer a camuflagem em alguns pontos. O elemento mais marcante desta pintura é a cobra que percorria toda a fuselagem lateral da aeronave, e que tem uma certa polêmica, que mais tarde, iremos discutir

Imagem

Por enquanto, é isso! Pretendo iniciar essa montagem ao início de março, até lá tenho alguns outros projetos para finalizar!
Obrigado a todos pela leitura até aqui!!

Anexos:
Ju-87 Stuka na wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Junkers_Ju_87
Ju-87 Stuka na wikipedia (Inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Junkers_Ju_87
Link para o kit no Scalemates: https://www.scalemates.com/pt/kits/ital ... ka--101691
Fala irmão!

[mention]Just Another Modeller [/mention], parabéns pela escolha pra este retorno triunfal!

Chegando na Ala para acompanhar!

By the way, you are not “Just another Modeler”, you are “The Modeller”!

ImagemImagem

Boa montagem!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Estes usuários curtiram o post de Top Gun_Foxtrot:
Just Another Modeller (12 Fev 2024, 14:30)
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por marcio bernardi »

chegando por aqui :thumbup:
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
Just Another Modeller (12 Fev 2024, 14:30)
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Obrigado pelo apoio até aqui!!

Decidi dar uma pesquisada mais profunda sobre a unidade e a aeronave utilizada. O manual diz que a aeronave pertencia ao 6./St.G.2 e é um Stuka do modelo B2, porém, outros kits e outros modelistas dizem ser um R2.

Primeiro de tudo, quais as diferenças entre o B2 e o R2? Externamente, os cabides de bombas nas asas foram substituídos por um cabide para drop-tanks, estendendo o alcance da aeronave. O kit fornece tanto bombas quanto tanques para as asas, mas requerem furações diferentes logo nas primeiras etapas, então resolver esse dilema é importante já antes de colar qualquer peça. Outra coisa é a pintura do cockpit, que, nos primeiros anos da guerra, eram (geralmente) pintados em RLM02 e, posteriormente, em RLM66.

Hora da pesquisa.
Infelizmente, o website luftwaffe39-45, um dos melhores sites, na minha opinião, para pesquisa sobre o assunto, saiu do ar. Descobri que o proprietário do domínio teve problemas financeiros. Uma pena.
Todavia, encontrei outro site, gringo, mas muito completo, também sobre o assunto. Nesse site, encontrei informações sobre o II Gruppe, unidade da qual o esquadrão fazia parte: entre Dezembro de 1941 e 13 de Janeiro de 1942, a unidade operou o Ju-87R2 a partir das bases de Benina e Agedabia; antes disso, entre Julho e Dezembro de 1941, a partir de Tmimi, Benghasi e Antelat. Bom, acho que ja tenho minha resposta, é um R2, com tanques e não bombas nas asas.

Sobre as bases aéreas, também encontrei informações interessantes:

Agedabia era uma base com pistas de pouso de areia batida, com alguns pontos de areia fofa
Antelat era uma base com pistas de terra, argila (clay), que foi utilizada por pouco tempo
Benghasi tinha uma pista de terra e areia compactada e firme, porem sujeita a alagamentos em dias chuvosos
Benina tinha uma pista de terra firme que amolecia em chuvas fortes
Tmimi tinha uma pista de areia natural firme

Com essas informações, é possível traçar um esboço mental do processo de weathering do modelo, com bastante areia mas alguns detalhes de terra e barro.

Sabendo que é uma aeronave posterior, eu estou mais inclinado a utilizar o RLM66 para o cockpit.

Pesquisa e anotações feitas, em breve inicio a montagem! Abraços!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!
Essa pintura do Stuka é uma das mais legais dele.
Excelente apresentação do kit e do histórico do avião. Uma boa pesquisa sempre faz a diferença ao montar um kit.
:thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Bora então iniciar os trabalhos no Stuka

A montagem inicia, como sempre, pelo cockpit, que, após a remoção de algumas marcas de injeção, é... pelado...
Imagem

Não muito dele será visível, mas, adicionei alguns detalhes com sprue esticado e pedaços de cartão bancário velho
Imagem

Aqui já pintado com RLM02 da Mig e alguns detalhes pintados com Preto Borracha da Talento. Os instrumentos receberam um pouco de preto brilhante da Acrilex.
Imagem

Fiz um wash bem leve, um pouco de chipping com lápis Prisma Color e já fechei a fuselagem
Imagem

Também as asas e o motor foram adicionados
Imagem

Os encaixes são razoáveis, mas creio que algumas das frestas que ficaram foram por falha minha...
Nessa semana pretendo cuidar destas frestas e já preparar o modelo para o primer!

Obrigado a todos pelo apoio até aqui!!
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por marcio bernardi »

o interior ficou bacana, estes nada não passam :mrgreen:

:thumbup:
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Obrigado Márcio! Realmente, interior vazio não dá mesmo!!

Prosseguindo, essa semana foi um pouco lenta...

Limpei as rebarbas de algumas partes externas e completei algumas submontagens importantes do kit, que agora aguarda para primer e pintura
Imagem

Mas antes, um pequeno desvio. Removi os flaps, já que os atuadores que vieram no kit eram deploráveis e também precisavam de um trato. Vou aproveitar e deixá-los na posição rebaixada
Imagem


Final de semana que vem tem mais!!
Avatar do usuário
Just Another Modeller
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 31 Jan 2024, 11:56
Nome: Enrique Cabelo
Localização: Morungaba - SP
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes
Contato:
 
GTs em Andamento:
GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72
 

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por Just Another Modeller »

Lá vamos de atualizações!

Pouca coisa a registrar, mas deu muito trabalho para chegar até aqui: Colei os flaps, com novos atuadores, nas asas. Deu trabalho pois a área de contato é muito pequena, e a junção ficou extremamente frágil. Além disso, a rotina e outras tarefas (entre elas tirar o atraso de 15 temporadas e quase 20 anos em Supernatural com a esposa) me deixaram com pouco tempo de bancada nessas ultimas semanas!
Consegui, entretanto, aproveitar e já aplicar o primer da Talento no Stuka, revelando algumas imperfeições que precisam ser corrigidas
Também aproveitei para aplicar o RLM70 da Mig na hélice do modelo.


Imagem

Imagem

A bateria do celular estava acabando quando eu registrei essas imagens, acredito que amanhã consigo trazer imagens mais detalhadas dos atuadores dos flaps! Por hoje, é só!

Obrigado por acompanhar até aqui!!
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 486
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 101 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: Ju-87 B2/R2 Stuka - Italeri - 1/72

Mensagem por RicardoScouts »

Eu gosto muito dos Stukas, já montei 3 na 1/72 mas documentei somente o último. Os demais foram de presente e se perderam ao longo do tempo. Penso em montar um na 1/35 para experimentar.
Se trabalho está indo bem. Me conta sobre esse primer aí da Talento, você gostou? Diluiu?
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”