HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Fórum dedicado a apresentação dos mais novos membros do Plasti*Brasil e para registrar sua História no Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Novatos

Cauan
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Jan 2024, 22:12
Nome: Cauan Zelazowski
Agradeceu: 6 vezes
Curtiram: 3 vezes

Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por Cauan »

Olá a todos, me chamo Cauan, estou querendo começar no hobby já que um dos meus gostos são blindados, queria saber um pouco sobre, eu já vi alguns tópicos aqui no fórum, sobre materiais para iniciar, onde comprar etc...

Eu já comprei alicate de corte, pinceis já tenho, tintas ainda não e ainda tem algumas coisas que vou comprar quando iniciar, mas eu queria saber mais sobre onde comprar, eu vi algumas lojas nacionais online, mas os preços não parecem tão bons assim, vi uma ou duas lojas que recomendaram no ebay/internacional e achei os preços um pouco mais convidativos, mas estava preferindo comprar primeiro no nacional que chega rápido, tem garantia etc... não peguei bem a média de preços

Oque mais eu precisaria saber?
Escalas? vi que a menor escala recomendada é 1/72 porque menor que isso já demanda mais detalhamento.
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 485
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 100 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por RicardoScouts »

Olá Cauan, seja bem vindo!

A principal escala para militaria é 1/35, quando passamos para 1/48 e 1/72 os detalhes diminuem e o trabalho fica um pouco menos complexo. Então quanto maior a escala mais detalhamento pode ser feito, e aí podem entrar partes de resina e fotogravuras (photoetched) para esses detalhamentos, sem falar que vc também pode improvisar com placas de plástico, fios de eletricidade, papel alumínio e por aí vai...

Pense em adquirir um aerógrafo mais pra frente, vc verá uma diferença enorme na qualidade dos seus trabalhos.

Quanto as tintas isso vai muito do gosto pessoal de cada um e cada modelista terá uma opinião, sendo assim vou te falar como eu faço e provavelmente outros entrarão aqui para colocar a experiência deles. Eu já usei tintas da Tamiya, Revell, Hobbycores (nacional, fechou), Vallejo, AK e hoje estou na Ammo By Mig. Estou pensando em testar a Talento (nacional) mas ainda não deu certo pois meu estoque de tintas está ok. A Ammo tem loja no Brasil https://www.ammobrasil.com.br/ mas o frete pra mim fica muito caro então acabo pedindo na Ammo da Espanha (matriz). Tem muita gente que usa Acrilex e se dá super bem, porém como não é própria para o hobby vc tem que fazer as misturas de cores. Veja a Talento também o preço é mais convidativo que da Ammo e foi adaptada para o hobby, entretanto como ainda não usei não posso opinar.

Eu compro minhas ferramentas e kits no Aliexpress, mesmo com a taxação dá pra encontrar muita coisa boa e em conta. Pra mim que estou no interior do Tocantins demora uns 20 dias para chegar, já vc aí no PR deve ser mais rápido.

Quanto as referências a internet taí para nos ajudar.

Comece que kits mais simples e depois com a experiência vc pega os mais complexos. Você encontrar kits da Tamiya no Aliexpress a partir de R$ 50 como o Panzer II ou R$ 78 em um Panzer IV ausf. D. São kits antigos mas montam fácil com boas instruções.

Espero tem ajudado mais do que confundido.
Cauan
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Jan 2024, 22:12
Nome: Cauan Zelazowski
Agradeceu: 6 vezes
Curtiram: 3 vezes

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por Cauan »

Obrigado pela resposta, ajudou sim, vou procurar no Aliexpress, quanto a cola, tem alguma especifica?, as tintas eu escolho, os modelos dizem quais voce precisa, como funciona?
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Boa noite Cauan!
Seja bem vindo ao fórum.
Sou de Curitiba e moro em Rio Negro, PR. Em qual cidade você mora?
O Ricardo já deu as direções gerais sobre o hobby acima.
O que eu recomendo, quanto a escala, é montar todos os blindados na mesma escala. Já que você gosta de blindados é legal montar kits na escala 1/35. São mais detalhados e é uma escala consagrada nesta categoria do hobby, aumentando as opções de escolha de kits. Outra vantagem é que padronizar todos os kits numa escala, você tem uma ideia de diferenças de tamanho entre um blindado e outro. Outra vantagem, é que você pode aproveitar sobras de uns kits para outros, como ferramentas, armas, figuras etc.
Qualquer dúvida é só falar.

Um abraço!
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 485
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 100 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por RicardoScouts »

Cauan escreveu: 09 Jan 2024, 21:18 Obrigado pela resposta, ajudou sim, vou procurar no Aliexpress, quanto a cola, tem alguma especifica?, as tintas eu escolho, os modelos dizem quais voce precisa, como funciona?
A cola tem basicamente dois tipos quanto a viscosidade: as normais, mais grossas e as extrafinas. Atualmente eu uso a extrafina ou a da Tamiya ou da Ammo, a que eu achar mais em conta. Te a opção de usar JET vendida nas empresas de material dentário, mas tem um odor bem forte. Na verdade a cola ataca o plástico, derretendo-o, e fundindo as peças coladas, então pega leve na colagem... cola de mais detona o modelo.

Quanto as tintas cada manual de instrução vai falar para vc quais as cores precisa. Com o tempo seu estoque de cores vai crescendo, mas para adiantar o processo vc pode dar uma espiada no manual antes de comprar o kit. Acesse https://www.scalemates.com/ e na barra de pesquisa do site digite o nome do modelo que deseja montar. Quando encontrar e clicar no desenho da tampa da caixa vc terá todos os detalhes do modelo. Rolando a tela encontrará a seção Instructions com um botão verde para download do manual. Kits recém lançados é mais difícil, porém os a mais de 6 meses na base de dados com certeza vai ter.
Vale lembrar que você pode usar referências de outros livros/revistas que indicam as cores tbm. A teoria das cores é bem extensa e deve ter aqui no fórum algum artigo explicando as padronagens e nomenclaturas
Cauan
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Jan 2024, 22:12
Nome: Cauan Zelazowski
Agradeceu: 6 vezes
Curtiram: 3 vezes

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por Cauan »

Rogerio Kocuka escreveu: 09 Jan 2024, 21:34 Boa noite Cauan!
Seja bem vindo ao fórum.
Sou de Curitiba e moro em Rio Negro, PR. Em qual cidade você mora?
O Ricardo já deu as direções gerais sobre o hobby acima.
O que eu recomendo, quanto a escala, é montar todos os blindados na mesma escala. Já que você gosta de blindados é legal montar kits na escala 1/35. São mais detalhados e é uma escala consagrada nesta categoria do hobby, aumentando as opções de escolha de kits. Outra vantagem é que padronizar todos os kits numa escala, você tem uma ideia de diferenças de tamanho entre um blindado e outro. Outra vantagem, é que você pode aproveitar sobras de uns kits para outros, como ferramentas, armas, figuras etc.
Qualquer dúvida é só falar.

Um abraço!

Eu sou e moro em Arapoti, acho que a única dúvida era sobre onde comprar mesmo, mas aparentemente o negócio é garimpar por ai, tem algum lugar ou vendedor a recomendar?
Estes usuários curtiram o post de Cauan(total 2):
marcio bernardi (10 Jan 2024, 12:29) • Rogerio Kocuka (11 Jan 2024, 15:18)
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por marcio bernardi »

Cauan escreveu: 10 Jan 2024, 12:28
Rogerio Kocuka escreveu: 09 Jan 2024, 21:34 Boa noite Cauan!
Seja bem vindo ao fórum.
Sou de Curitiba e moro em Rio Negro, PR. Em qual cidade você mora?
O Ricardo já deu as direções gerais sobre o hobby acima.
O que eu recomendo, quanto a escala, é montar todos os blindados na mesma escala. Já que você gosta de blindados é legal montar kits na escala 1/35. São mais detalhados e é uma escala consagrada nesta categoria do hobby, aumentando as opções de escolha de kits. Outra vantagem é que padronizar todos os kits numa escala, você tem uma ideia de diferenças de tamanho entre um blindado e outro. Outra vantagem, é que você pode aproveitar sobras de uns kits para outros, como ferramentas, armas, figuras etc.
Qualquer dúvida é só falar.

Um abraço!

Eu sou e moro em Arapoti, acho que a única dúvida era sobre onde comprar mesmo, mas aparentemente o negócio é garimpar por ai, tem algum lugar ou vendedor a recomendar?
bem vindo

vou dar o meu pitaco, comece devagar, procure kits baratos e não precisa se alucinar com tintas e ferramentas caras agora, com o tempo e a pratica vai adicionando coisas melhores ao estoque.

você pode usar a própria internet para ver a qualidade de um kit em reviews, então não tem como errar nisso

com relação de onde comprar é pesquisa, não tem jeito, as compras internacionais acabam sendo mais baratas, quando não é pego pela receita, ai ja era.

escala 1/72 melhorou muito nos ultimos anos, kits muito mais detalhados, então se o problema não for visão vai por ai inicialmente, depois troca de escala.

:thumbup:
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
Cauan (15 Jan 2024, 14:54)
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por marcio bernardi »

segue uma lista de lojas nacionais de modelismo, fabricantes de tintas nacionais, fornituras e casa de arte dos meus favoritos, não estou conseguindo colocar link mas é só dar um google.

A Casa do Artista
Aeroclip Modelismo
alpha
Alemanha | Arcus paints
ammo by mig
Artcamargo - Loja de Materiais Artísticos para Desenho e Pintura - ArtCamargo
Audiotec Hobby - Aeromodelismo em Caxias do Sul
B52 Online
Big Field Hobby
:: Brasil Miniaturas - Seja Bem Vindo
Challenger Modelismo
Cloroquímica
Commerce-Center
CORDEIRO'S HOBBY SHOP
Demarti Modelismo - Sua Loja de Modelismo na Internet
Dental Curitibana- A maior e melhor Dental de Curitiba
Ferramix Máquinas e Ferramentas
FORNITURA BULKA O MELHOR PREÇO DO BRASIL
Grafitti - Materiais Para Desenho, Pintura e Artesanato
Hey Hobby - Modelismo Extraordinário
HOBBYART - Presentes LTDA - EPP.
Hobbycraft Homepage
HOBBY GERAL - Seja Bem Vindo!
Hobby Trade Center - HTC
Hobby Modelismo - A Casa do Modelista
Horiginal Modelismo
Joy Hobby e Modelismo
Kids & Kits
Mais Modelismo
MANIA DE KIT
Monalisa Artes
MTG DECAIS
PARABELLUM HOBBY & ART: Loja virtual
PAPEL E PAPEL
Passatempo HM
Plastic Kits
SemperFi Hobbies
special forces
Tom Colors
usina de kits
War Scenic
Rio Grande Modelismo
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
Cauan (13 Jan 2024, 23:07)
Cauan
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Jan 2024, 22:12
Nome: Cauan Zelazowski
Agradeceu: 6 vezes
Curtiram: 3 vezes

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por Cauan »

Obrigado pela lista, vou dar uma olhada com mais calma
Estes usuários curtiram o post de Cauan:
marcio bernardi (11 Jan 2024, 06:53)
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Olá a todos, sou iniciante, moro no PR

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Cauan escreveu: 10 Jan 2024, 12:28
Rogerio Kocuka escreveu: 09 Jan 2024, 21:34 Boa noite Cauan!
Seja bem vindo ao fórum.
Sou de Curitiba e moro em Rio Negro, PR. Em qual cidade você mora?
O Ricardo já deu as direções gerais sobre o hobby acima.
O que eu recomendo, quanto a escala, é montar todos os blindados na mesma escala. Já que você gosta de blindados é legal montar kits na escala 1/35. São mais detalhados e é uma escala consagrada nesta categoria do hobby, aumentando as opções de escolha de kits. Outra vantagem é que padronizar todos os kits numa escala, você tem uma ideia de diferenças de tamanho entre um blindado e outro. Outra vantagem, é que você pode aproveitar sobras de uns kits para outros, como ferramentas, armas, figuras etc.
Qualquer dúvida é só falar.

Um abraço!

Eu sou e moro em Arapoti, acho que a única dúvida era sobre onde comprar mesmo, mas aparentemente o negócio é garimpar por ai, tem algum lugar ou vendedor a recomendar?
Boa tarde!
Em Curitiba tinha (ou tem) 4 lojas de plastimodelismo.
Semper Fi (dá para comprar online)
Lima Hobbies (no Shopping Estação)
Passatempo Hobbies (em mudança para Antonina)
Arte & Modelismo (até onde sei essa loja fechou).

Um abraço!
Responder

Voltar para “Apresentação & Minha História”