HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Imagem
Fonte: https://br.super-hobby.com/products/Mes ... E-210.html


O Messerschmitt Me 210 foi um caça pesado e aeronave de apoio terrestre alemã da Segunda Guerra Mundial. Esta aeronave foi desenvolvida para substituir o Bf 110 no papel de caça pesado; o desenvolvimento do próprio iniciou-se por volta de 1937. Os primeiros exemplares estavam prontos já em 1939, porém provaram estar pouco aptos para serem aeronaves devido a falhas na aerodinâmica, construção e maquinaria. Houve tentativas ao longo da guerra de corrigir os defeitos deste caça pesado, porém foram em vão. Quando finalmente começou a entrar em serviço com alguns exemplares, começou a ser substituído pelo Messerschmitt Me 410, uma versão mais avançada. A falha no desenvolvimento do Me 210 fez com que a Luftwaffe continuasse a usar o Bf 110, o que fazia com que se somassem perdas de aeronaves e pilotos.
Foram três os países que fizeram uso desta aeronave: a Alemanha, a Hungria, e o Japão.
Foram construídas 90 exemplares, havendo ainda 320 parcialmente construídos na Alemanha e 272 na Hungria.


Imagem
Fonte: https://www.magnum-x.pl/artykul/messers ... h-bojowych


Histórico

Os projetistas da Messerschmitt começaram a trabalhar em uma atualização do Bf 110 em 1937, antes mesmo de a versão de produção do Bf 110 ter voado. No final de 1938, o Bf 110 estava entrando em serviço e o RLM começou a aguardar sua eventual substituição. A Messerschmitt enviou seu projeto modificado do Bf 110 como Me 210, e a Arado respondeu com seu novo Ar 240.

O Me 210 foi um afastamento considerável do 110, mas usou muitas das mesmas peças. As principais diferenças eram uma área do nariz modificada que era muito mais curta e localizada acima do centro de gravidade, um compartimento de bombas interno, uma asa totalmente nova projetada para velocidades de cruzeiro mais altas e um sistema de armamento defensivo de controle remoto altamente avançado que dava ao artilheiro uma vantagem. campo de tiro muito mais amplo. No papel, o desempenho do Me 210 foi impressionante: ele poderia atingir 620 km/h (390 mph) em dois motores Daimler-Benz DB 601F de 1.350 cv (1.330 cv, 990 kW), atingindo cerca de 80 km/h (50 mph) mais rápido que o Bf 110 e quase tão rápido quanto os caças monomotores daquela época.

O trem de pouso principal do Me 210 seguiu algumas das filosofias de projeto que resultaram da principal mudança no projeto do trem de pouso principal do Ju 88 anterior, onde cada trem principal tinha um único suporte que girava 90° durante a retração, para trazer o principal roda dentada apoiada no topo da extremidade inferior do suporte principal quando retraída para trás na asa. Ao contrário do Ju 88, entretanto, as rodas dentadas principais do Me 210 ficavam dentro dos suportes da engrenagem principal quando totalmente estendidas, enquanto as do Ju 88 ficavam fora dos suportes.

O Bf 110 carregava seu material bélico externamente, abaixo das asas e da fuselagem, mas isso criava arrasto; o Me 210 evitou esse problema alojando as bombas em um compartimento de bombas fechado, no nariz da aeronave. O Me 210 poderia transportar até duas bombas de 500 kg (1.100 lb). O Me 210 tinha freios de mergulho instalados no topo das asas e uma mira de bomba Stuvi 5B ("Stuvi"-Sturzkampfvisier, mira de bombardeio de mergulho) no nariz, para bombardeio de mergulho em ângulo raso. Na função de caça, o compartimento de bombas foi equipado com quatro canhões de 20 mm.


Imagem
Fonte: https://aviadejavu.ru/Site/Crafts/Craft20251.htm



Histórico operacional

As entregas às unidades da linha de frente começaram em abril de 1942 e o avião provou ser ainda menos popular entre os pilotos. A produção foi interrompida no final do mês, quando apenas 90 unidades haviam sido entregues. Outras 320 fuselagens parcialmente concluídas foram armazenadas. Em seu lugar, o Bf 110 voltou à produção. Embora o Bf 110 estivesse agora equipado com os motores DB 605B mais recentes e maior poder de fogo, ainda era um design desatualizado.

A Luftwaffe começou a receber seus aviões construídos na Hungria em abril de 1943, e os húngaros em 1944; quando entraram em serviço, ficaram mais do que satisfeitos com eles. A produção terminou em março de 1944, quando a fábrica passou a produzir o Bf 109G. Naquela época, um total de 267 Me 210C haviam sido construídos, 108 dos quais foram entregues à Luftwaffe. Eles operaram principalmente na Tunísia e na Sardenha e foram rapidamente substituídos pelo Me 410.

O Bf 110 carregava seu material bélico externamente, abaixo das asas e da fuselagem, mas isso criava arrasto; o Me 210 evitou esse problema alojando as bombas em um compartimento de bombas fechado, no nariz da aeronave. O Me 210 poderia transportar até duas bombas de 500 kg (1.100 lb). O Me 210 tinha freios de mergulho instalados no topo das asas e uma mira de bomba Stuvi 5B ("Stuvi"-Sturzkampfvisier, mira de bombardeio de mergulho) no nariz, para bombardeio de mergulho em ângulo raso. Na função de caça, o compartimento de bombas foi equipado com quatro canhões de 20 mm.

Para defesa, o artilheiro traseiro do Me 210 estava armado com duas metralhadoras MG 131 de 13 mm (0,51 pol.). Cada um deles foi instalado em torres Ferngerichtete Drehringseitenlafette FDSL 131/1B em formato de meia lágrima montadas em cada lado da aeronave e era controlado remotamente a partir da posição do artilheiro na parte traseira da área envidraçada da cabine com uma configuração exclusiva de mira do canhão. Esta unidade tinha um punho giratório tipo pistola, gatilho e mira em seu centro, para mirar as armas verticalmente - com ambas as torres elevando-se e deprimindo juntas quando operadas - e horizontalmente, girando cada arma separadamente, para fora do lado da fuselagem quando apontada para um lado ou para outro. A parte traseira dos painéis de vidro laterais inferiores da cabine do piloto foram salientes para permitir que o artilheiro visse em quase qualquer direção voltada para trás. Os canhões eram disparados eletricamente e um disjuntor de contato elétrico atuava como uma forma de "interruptor", usado em muitas formas de aeronaves multimotores e armadas com torre da Segunda Guerra Mundial, evitando que o artilheiro atirasse na cauda do Me 210.


Imagem
Fonte: https://unbound.com/books/hushkit/updat ... itt-me-210



Um pedido de 1.000 Me 210 foi feito antes do protótipo voar. Com o tempo, isso se revelaria um grande erro. O primeiro protótipo voou com motores DB 601B em setembro de 1939 e foi considerado inseguro pelos pilotos de teste. A estabilidade era ruim nas curvas e tendia a oscilar, mesmo voando nivelado. No início, os projetistas concentraram-se no arranjo de leme duplo retirado do 110 e substituíram-no por um novo e muito maior estabilizador vertical único. Isso quase não teve efeito e o avião continuou a "serpentear". O Me 210 também sofreu travamentos terríveis. Com o nariz levantado ou em curva, os estol giravam quando as ripas automáticas da borda de ataque se abriam. O segundo protótipo, Me 210 V2, foi perdido desta forma em setembro de 1940, quando o piloto não conseguiu sair do giro resultante e teve que abandonar a aeronave. O piloto-chefe de testes comentou que o Me 210 tinha "todos os atributos menos desejáveis que um avião poderia possuir".

Imagem
Fonte: https://www.weltkrieg2.de/me-210/


Foram necessários 16 protótipos e 94 exemplos de pré-produção para tentar resolver os muitos problemas. No entanto, o RLM estava desesperado para substituir os Bf 110 atualmente em serviço e encomendou a produção total no início de 1941. O tipo exibia características de manuseio totalmente inadequadas e, como resultado, vários elementos da fuselagem foram redesenhados, incluindo o alongamento da seção traseira do a fuselagem em 92 cm (36-1/4 polegadas), designada como lang ("longa"). O Me 210C foi construído com motores DB 605, além de incorporar as alterações na fuselagem. As autoridades húngaras ficaram satisfeitas com o Me 210C no seu estado atual e adquiriram uma licença de produção para o tipo, para preencher o papel do Varga RMI-1 X/H, designado Me 210Ca (a = ausländisch ou 'estrangeiro') como bem como para seus motores DB 605. Também foram adquiridas várias fuselagens, para serem concluídas nas fábricas húngaras para prática durante a montagem das linhas de montagem. A produção começou em Dunai Repülőgépgyár Rt. (Fábrica de Aeronaves do Danúbio) como o Me 210Ca com motor DB 605B, sob um acordo onde a Luftwaffe recebia dois de cada três produzidos.

O Me 210 acabou sendo desenvolvido no Messerschmitt Me 410, com motores DB 603.


Variantes

• Me 210 A-0 Versão de pre-produção
• Me 210 A-1 Versão monoposto caça-bombardeiro e caça pesado
• Me 210 A-2 Versão monoposto bombardeiro de mergulho e caça pesado
• Me 210C Versão de fuselagem improvisada com motores Daimler-Bens 605
• Me 210 Ca-1 Versão húngara do Me 210C

Imagem
Fonte: https://br.pinterest.com

• Me 410 Conversão de atualização do modelo



Performance:

Descrição
Tipo / Missão Caça pesado, bombardeiro de mergulho, caça-bombardeiro

País de origem Alemanha

Fabricante Messerschmitt

Período de produção 1939-1945

Quantidade produzida Na Alemanha 90 finalizados, 320 parcialmente.
Na Hungria 272

Desenvolvido de Messerschmitt Bf 110

Primeiro voo em 2 de setembro de 1939 (84 anos)

Introduzido em 1943

Aposentado em 1945

Variantes Messerschmitt Me 410

Tripulação
2 - piloto e artilheiro
Especificações (Modelo: Me 210 - fuselagem original)
Dimensões
Comprimento 11,2 m (36,7 ft)

Envergadura
16,34 m (53,6 ft)

Altura 3,7 m (12,1 ft)

Área das asas 36,20 m² (390 ft²)

Alongamento
7.4
Peso(s)
Peso vazio 7 070 kg (15 600 lb)

Peso máx. de decolagem 9 706 kg (21 400 lb)

Propulsão
Motor(es) 2 x motores a pistão de doze cilindros em "V" refrigerado a líquido Daimler-Benz DB 601F

Potência (por motor) 1 332 hp (993 kW)

Performance
Velocidade máxima 564 km/h (305 kn)

Alcance (MTOW)
1 820 km (1 130 mi)

Teto máximo 8 900 m (29 200 ft)

Armamentos
Metralhadoras / Canhões
2 × 20 mm MG 151/20 cannons
2 × 7.92 mm (0.312 in) MG 17 machine guns
2 × 13 mm (0.512 in) MG 131 machine guns
Bombas
2x 500 kg


Imagem
Fonte: https://aviadejavu.ru/Site/Crafts/Craft20251.htm


Fontes do texto:

Messerschmitt_Me_210, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_210

Messerschmitt_Me_210, Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_210
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por alvarenga »

Acompanhando esse também.
Ótimo histórico Rogério.
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

alvarenga escreveu: 02 Nov 2023, 09:45 Acompanhando esse também.
Ótimo histórico Rogério.
Abraços
Muito obrigado e seja bem vindo, Alvarenga.
:thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por marcio bernardi »

este ja montei, de boa :thumbup:

acompanhando
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

marcio bernardi escreveu: 03 Nov 2023, 12:06 este ja montei, de boa :thumbup:

acompanhando
Muito obrigado e seja bem vindo, Márcio.
:thumbup:

Este kit da Italeri já começou bem quando vi que tem linhas de painéis rebaixadas, :agitado: :agitado: :agitado: :agitado:

Um abraço!
Estes usuários curtiram o post de Rogerio Kocuka:
marcio bernardi (03 Nov 2023, 13:44)
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Vamos a apresentação do kit, no caso o Messerschmitt Me 210 A1, da Italeri, na escala 1/72. Irei montá-lo ao mesmo tempo que o Me-410, até para aprender a diferenciá-los.

Imagem


O Kit

Caixa

Imagem

Imagem




Manual de instrução. O kit tem opção para apenas duas pinturas, ambas da Luftwaffe.

Imagem

Imagem

Imagem


Decais

Imagem


Sprues. O kit é em baixo relevo.

Imagem


Transparências.

Imagem




A montagem

Vamos iniciar a montagem então.

Inicialmente um dry fit nas asas e fuselagem.

Imagem


Montagem do cockpit.

Imagem



Pintei a cor base RLM Gray no interior do Me-210.

Imagem

Imagem

Imagem


Pastel fechado.

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Prosseguindo na montagem, colei as asas e estabilizadores horizontais na fuselagem.

Imagem

Imagem

Imagem


Na sequência comecei a funilaria.

Imagem


Aproveitando a pintura no P-47, me adiantei e pintei os spinners de vermelho.

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Hora de retomar os trabalhos no Me-210.

Motores em seus lugares.

Imagem

Imagem


Bombas e tanques externos montados.

Imagem


Partes transparentes em seus lugares na fuselagem.

Imagem

Imagem


Começando a se parecer com um Me-210.

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
O ano virou e vamos dar continuidade ao Me-210, agora iniciando os trabalhos na pintura.

Primeiro as máscaras.

Imagem

Imagem

Imagem


Primer na ave.

Imagem

Imagem

Imagem


Na sequência fiz o pre shading.

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 210 A 1, ITALERI, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Vamos a pintura propriamente dita então.
Usei a cor XF-19 Sky Grey da Tamiya. Pelo menos era o mais próximo que encontrei nas referências para o RLM-76.

Imagem

Imagem

Imagem


Na parte lateral e superior pintei com RLM75 Gray Violet. Fiz o motling com auxílio de uma template de metal.

Imagem

Imagem


Após secar e curar o Violet Grey, mascarei essas partes.

Imagem

Imagem


Na sequência pintei com RLM 74 Grey Green.

Imagem

Imagem


Retirei a maioria das máscaras.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”