SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Moderadores: ricwebbr, Moderadores GT

Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por TioDrakul »

Uma sugestão: Quando você for tirar fotos com celular, não use a opção de zoom. Que eu estou vendo nas suas fotos que o zoom está borrando as bordas dos objetos fotografados e aí fica difícil ver os detalhes do que você está tentando fotografar.
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por alvarenga »

TioDrakul escreveu: 31 Ago 2023, 10:22 Uma sugestão: Quando você for tirar fotos com celular, não use a opção de zoom. Que eu estou vendo nas suas fotos que o zoom está borrando as bordas dos objetos fotografados e aí fica difícil ver os detalhes do que você está tentando fotografar.
Vlw Daniel. Vou lembrar disso nas próximas fotos. Mas acho que o que você está vendo são erros de pintura mesmo :chorando:
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por alvarenga »

E aí pessoal? Tudo tranquilo?

:arrow: Atualizando a montagem, que por sinal é uma das mais difíceis que já fiz. Muito por conta dos aftermarkets em resina, que normalmente precisam de ajustes, seja na própria peça, seja no kit, onde ela encaixa. Embora eu tenha ficado na bancada alguns dias, a montagem andou um pouco. Muitos ajustes, pinturas de muitos detalhes...
Estou com um problema no verniz fosco da Drycolor. Não é a primeira vez que ele modifica as cores, principalmente o preto. Neste caso alterou também o azul, o prata e o cinza metálico. A opção, por enquanto, é o Acrilex spray. Funciona muito bem, inclusive o brilhoso.


COCKPIT

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vai ser problemático fechar o pastel com esse cockpit. Num próximo post explico melhor.

PORÃO DO TRÊM PRINCIPAL

Imagem

Imagem

Imagem

Esse set de resina da Aires é espetacular. Muito próximo do real. Por enquanto está só no branco. Pintar isso tudo vai ser divertido, mas demorado.

PORÃO DO TRÊM DIANTEIRO

Esse porão deu trabalho, mas achei que ficou bom. Aqui tive problema com o verniz fosco. Tive que retocar muita coisa e talvez ainda mecha mais nisso pra acertar o efeito "desbotado" causada pelo verniz.

Manuais da Aires e do kit


Imagem

Imagem

Comparação

Imagem

Retirado a estrutura do kit. Não gostei da engenharia do kit, nessa parte. A Tamiya é bem melhor.

Imagem

Imagem

E uma comparação da resina e do real.

Imagem

Imagem

Furos para antenas. Alguns F-16´s não possuem essas antenas. Muita hora nessa calma :rir_muito:

Imagem

Imagem

Fechando o mini pastel. Que sufoco :palavrao:

Imagem

E mesmo com todos esses grampos, ficou brabo. Muito por conta do porão do trem dianteiro. Tirei o máximo de resina possível, ficou só uma casquinha.

Imagem

Imagem

Tive que usar micro retifica pra tentar igualar esses degraus e frestas. Muita lixa depois.

Imagem

Imagem

A icônica boca de tubarão baleia do F-16. Já pintada de branco e verniz brilho, com o aquecedor e decalque. E o segmento final do inlet da turbina. Pra alguém conseguir ver o primeiro estágio do compressor vai ter que usar uma micro câmera.

Imagem

Imagem

Imagem

SUÍTE DE ELETRÔNICOS DO SUFA

Imagem

Também deu trabalho de funilaria.

TREM DE POUSO DIANTEIRO

Imagem

Imagem

Ainda falta wash. Gostei que dá pra botar o trem no final da montagem :thumbup:

É isso pessoal. Espero que tenham gostado. Críticas e comentários serão bem-vindos.

ABRAÇOS
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Esta ficando um excelente trabalho.
Voce caprichou na funilaria e nos ajustes dos aftermarkets.
O F-16 esta ficando bem detalhado.
Parabéns pelo trabalho de pesquisa e capricho na montagem.
:clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por alvarenga »

Rogerio Kocuka escreveu: 29 Set 2023, 21:37 Esta ficando um excelente trabalho.
Voce caprichou na funilaria e nos ajustes dos aftermarkets.
O F-16 esta ficando bem detalhado.
Parabéns pelo trabalho de pesquisa e capricho na montagem.
:clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Muito obrigado Rogério
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5267
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por Rafael Guerra »

Oi Alvarenga!
O cockpit e o porão do trem de pouso ficaram ótimos! Sigo acompanhando!
Rafael Guerra
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por alvarenga »

Rafael Guerra escreveu: 30 Set 2023, 18:31 Oi Alvarenga!
O cockpit e o porão do trem de pouso ficaram ótimos! Sigo acompanhando!
Muito obrigado Rafa. Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por Chicabum »

Fala Alvarenga!

Que detalhes que esses afters em resina promovem hein? E com seu excelente trabalho, só poderia ficar show!
O verniz fosco do Dryco é um verniz poliéster convencional acrescido de pasta fosqueante. Essa pasta é que modifica a coloração a deixando mais esbranquiçada. Já vi modelistas coando o verniz com um tecido muito fino (meia calça feminina). Desta forma, diminui a quantidade da pasta e a alteração de cor. Mas também diminui o efeito de fosco. Eu faço um pouco diferente: Eu misturo o verniz alto sólidos da Lazzudur com o verniz fosco do Dryco e desta forma dilúo mais a pasta fosqueante, sem ter o trabalho de coar.

A idéia eu tirei da minha cabeça, mas falei com o Adriano Dryco que me confirmou que poderia fazer isso para ajustar o efeito que eu quisesse.
(Não sou tão corajoso assim pra fazer isso da minha cabeça, achei melhor perguntar para o pai da criança né?)

Ficando Show!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por alvarenga »

Chicabum escreveu: 02 Out 2023, 09:48 Fala Alvarenga!

Que detalhes que esses afters em resina promovem hein? E com seu excelente trabalho, só poderia ficar show!
O verniz fosco do Dryco é um verniz poliéster convencional acrescido de pasta fosqueante. Essa pasta é que modifica a coloração a deixando mais esbranquiçada. Já vi modelistas coando o verniz com um tecido muito fino (meia calça feminina). Desta forma, diminui a quantidade da pasta e a alteração de cor. Mas também diminui o efeito de fosco. Eu faço um pouco diferente: Eu misturo o verniz alto sólidos da Lazzudur com o verniz fosco do Dryco e desta forma dilúo mais a pasta fosqueante, sem ter o trabalho de coar.

A idéia eu tirei da minha cabeça, mas falei com o Adriano Dryco que me confirmou que poderia fazer isso para ajustar o efeito que eu quisesse.
(Não sou tão corajoso assim pra fazer isso da minha cabeça, achei melhor perguntar para o pai da criança né?)

Ficando Show!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Abraço!
Muito obrigado Érico.
Já tinha tido esse problema numa peça do Pave Hawk, mas achei que, como era preta, e o Adriano falou pra não usar em preto fosco, daria certo dessa vez. Acredito que esse vidro em particular, possa ter vindo com mais pasta que o normal. Nos anteriores nunca tive esse problema.
Vou procurar esse verniz alto sólidos. A proporção da mistura é 50/50?
Por enquanto vou usando o acrilex da lata, está funcionando muito bem, além de ser prático. Aliás, o brilho também funciona bem, principalmente em pequenas peças. Não tenho o trabalho de limpar o aerógrafo.
Abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: F-16I SUFA סערה - Academy - 1/32

Mensagem por Chicabum »

alvarenga escreveu: 02 Out 2023, 18:50
Chicabum escreveu: 02 Out 2023, 09:48 Fala Alvarenga!

Que detalhes que esses afters em resina promovem hein? E com seu excelente trabalho, só poderia ficar show!
O verniz fosco do Dryco é um verniz poliéster convencional acrescido de pasta fosqueante. Essa pasta é que modifica a coloração a deixando mais esbranquiçada. Já vi modelistas coando o verniz com um tecido muito fino (meia calça feminina). Desta forma, diminui a quantidade da pasta e a alteração de cor. Mas também diminui o efeito de fosco. Eu faço um pouco diferente: Eu misturo o verniz alto sólidos da Lazzudur com o verniz fosco do Dryco e desta forma dilúo mais a pasta fosqueante, sem ter o trabalho de coar.

A idéia eu tirei da minha cabeça, mas falei com o Adriano Dryco que me confirmou que poderia fazer isso para ajustar o efeito que eu quisesse.
(Não sou tão corajoso assim pra fazer isso da minha cabeça, achei melhor perguntar para o pai da criança né?)

Ficando Show!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Abraço!
Muito obrigado Érico.
Já tinha tido esse problema numa peça do Pave Hawk, mas achei que, como era preta, e o Adriano falou pra não usar em preto fosco, daria certo dessa vez. Acredito que esse vidro em particular, possa ter vindo com mais pasta que o normal. Nos anteriores nunca tive esse problema.
Vou procurar esse verniz alto sólidos. A proporção da mistura é 50/50?
Por enquanto vou usando o acrilex da lata, está funcionando muito bem, além de ser prático. Aliás, o brilho também funciona bem, principalmente em pequenas peças. Não tenho o trabalho de limpar o aerógrafo.
Abraços
Eu comecei com 50/50, depois aumentei. Varia de acordo com o efeito que quer e a quantidade de pasta contida no vidro. Infelizmente parece que tem vidro com mais pasta sim.
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Responder

Voltar para “GT 19 - Israeli Air Force - IAF”