Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Fórum dedicado aos modelos de Ficção Científica e Espaço que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Ficção Científica

Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

INTRODUÇÃO:

Ando meio sumido em apresentar minhas montagens... “Pandemia”, saúde, família, trabalho e outros pontos que nos afastam do hobby são minhas desculpas a todos que tinham o hábito de acompanhar minhas montagens e ficaram “na saudade”.

Nos últimos 10 anos, a impressão 3D vem ganhando força e popularização no mundo e (finalmente) no Brasil se tornou realidade. Já acompanhei vários trabalhos “gringos” cujo plastimodelista se transforma em “desenhista” e desenha peças de um modelo 3D (que geralmente não tem no mercado de kits), imprime, monta e na pintura o transforma num trabalho épico e precioso que encanta a muitos e nos remete a pensar se a impressão 3D seria o “Futuro” do plastimodelismo...

Imagem
Lindo trabalho de um dragão impresso em 3D feito por um modelista...

Bem no início de 2019, fui presenteado por um amigo com a impressão de um modelo 3D (impresso em partes) do não muito famoso “Imperial Probe Droid” que teve sua estreia no filme “O império Contra-Ataca” da série “Star Wars” e pensei: “É uma boa chance de experimentar esse novo mundo do modelismo...”.

Imagem

A montagem foi relativamente rápida (uns 3 meses) e pude ver que a impressão 3D não é “O Futuro” do plastimodelismo, mas sim uma ferramenta muito útil para agregar detalhes aos modelos de plástico injetado (claro, opinião minha ao sentir as dificuldades de manipulação de um projeto 3D).

A impressão das peças feita na época foi a de “Filamento” que consiste em um bico aquecido na impressora que derrete um plástico em formato de fio, vindo de um rolo (daí o nome “Filamento”) e vai moldando a peça em camadas que vão sendo resfriadas à medida em que novas camadas são acrescentadas...

Imagem
Filamento PLA... Um dos muitos tipos existentes de filamento para impressões 3D ...

A cor de filamento usada foi a branca e minha primeira dificuldade como “Marinheiro de primeira viagem” foi conseguir lixar as peças que ficam bem marcadas pelas camadas de impressão a quente e o danado do plástico usado (se não me engano o filamento usado foi do tipo “PLA”) é duro igual pedra e bem difícil de lixar...

Imagem
Resultado da impressão 3D por filamento PLA... Notem as marcas deixadas pela impressão feitas em camadas...

A impressão deste modelo é composta da “cabeça”, corpo e cinco membros mecânicos, tudo impresso à parte com encaixes destinados a uso de cola para junção...

Imagem

A visão geral do modelo colada seria como na simulação abaixo...

Imagem
Simulação de como ficaria o modelo 3D com todas as peças coladas...

Como todo bom plastimodelista, a pesquisa para retratação do modelo é essencial de ser feita. Nas pesquisas, me deparei com um modelo deste mesmo Droid vendido já pronto na escala 1/6, onde achei interessantes as funcionalidades do modelo “Die Cast”:

- Antenas móveis;
- Luz frontal;
- Membros posicionáveis;
- Base de exposição;
- Emissão do som característico deste Droid.

Imagem

Pensei: “Consigo fazer os membros ficarem móveis e posso fazer uma base para exposição... E porque não fazer as demais funcionalidades listadas acima para aplicar no meu modelo? ”.

O desafio estava lançado!

Decidi serrar as junções para incorporar eixos metálicos (usando arame). Essa ação visa possibilitar movimento aos membros, podendo posicioná-los de várias formas...

Imagem

O modelo em si não possuía detalhes finos vistos nas imagens do androide do filme, por isso fui desenhando peças complementares no COREL DRAW 11© para corte em plastcard, visando o uso da técnica do scratchbuilding para “enriquecer” o modelo com detalhes...

Imagem

Alguns detalhes são complexos, por isso o uso do computador para ajudar no desenho e assim facilitar a composição do modelo...

Imagem

Aos poucos, as peças 3D impressas foram recebendo os novos detalhes...

Imagem

Imagem

Alguns furos (usando brocas de metal) adicionaram os detalhes dos rebites (eu me virava com o que tinha) ...

Imagem

Em paralelo, fui incorporando os cinco membros (já com a função de mobilidade) no corpo do modelo...

Imagem

Reparem a mobilidade das peças em relação as fotos...

Imagem

Mas nem tudo são flores... tinha peças que em scratch seriam muito trabalhosas e meu amigo detentor da impressora 3D me convenceu a fazer o desenho delas em 3D para impressão em filamento. Apanhei um pouco, mas consegui desenhar as peças (afinal, sou da área de T.I.) ...

Imagem

Meu amigo gentilmente imprimiu as peças para mim...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fotografei um resultado comparativo com o simulador da peça 2D (feita em scratch – em papel). O resultado visual pode ser visto nas fotos abaixo e deixa claro que realmente é mais fácil desenhar e imprimir em 3D as peças complexas...

Imagem

Imagem
Resultado da impressão de uma peça desenhada em 3D. Realmente as nuances de profundidade da peça são atendidas com mais facilidade se comparado ao sistema scratch...

Diante dos bons resultados obtidos nos simples desenhos que fiz para complementar o projeto, animei em desenhar e imprimir em 3D a base para o modelo...

Imagem

Imagem

Animado, comecei a mudar mais o “kit” com cortes e remoção da estrutura interna, visando ganhar espaço para introdução de uma fiação elétrica para incorporar Leds no modelo...

Imagem

Imagem

A partir dos desenhos 2D, peças em alumínio foram criados para ajudar a compor mais detalhes...

Imagem

As peças em alumínio foram coladas com cianoacrilato (Bonder) ...

Imagem

Imagem

Reparem os furos feitos para simular os rebites (fica interessante o resultado) ...

Imagem

Imagem

Imagem

Adicionei dois Leds na cabeça do Droid: um branco e outro vermelho (ambos vistos no filme). O vermelho se destina a ação de ataque, quando o Droid dispara seu canhão laser ...

Imagem

Os testes com os Leds foram promissores...

Imagem

Imagem

O primeiro dryfit geral do modelo apresentou um bom resultado, mas ainda haviam mais detalhes para incorporar...

Imagem

Imagem

Os membros já fixados no modelo ficaram “pendurados” e bem frouxos quanto ao movimento. Preocupado com isso, notei nas fotos de modelos prontos e também nas cenas do filme que os membros possuem pistões hidráulicos de acionamento...

Imagem

Usando chapa de alumínio e alfinetes metálicos confeccionei os pistões que funcionaram muito bem em segurar os membros na posição desejada e atuar com expansão/contração quando necessário...

Imagem

Imagem

Agora sim os membros do modelo ficaram firmes o suficiente para serem posicionados...

Imagem

Imagem

A técnica do scratch foi mais uma vez utilizada para incorporar novos detalhes à medida em que eu ia descobrindo a existência deles...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na parte de baixo, observem que existe (bem no centro do corpo) um local aprofundado o qual usei para alojar uma bateria de 3.7 V que pode ser removida e recarregada e que vai abastecer os dois Leds instalados na cabeça do modelo...

Imagem

Para alojar a bateria desenvolvi um encaixe para a tampa inferior, escondendo assim a bateria e evitando que fios ficassem pendurados no modelo, atrapalhando o realismo final...

Imagem

Imagem

Observando melhor as fotos de modelos colhidos na internet, vemos que a cabeça possui várias lentes (vidro?), que na impressão do modelo 3D são retratadas pelo plástico da própria impressão...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Decidi remover essas partes no modelo e fazer lentes de plástico transparente para substituir...

Imagem

Imagem

Imagem

Essas lentes substitutas foram pintadas de preto por dentro. Essa técnica de pintar por dentro, além de proteger a tinta de possíveis arranhões, faz com que o brilho da parte de fora permaneça sem a necessidade de aplicar verniz e o aspecto “vítreo” das peças dá melhor realismo ao conjunto...

Imagem

“A ESCALA”:

Não sou um cara entendido em “SCI-FI” e por isso estava preocupado com o “fator escala” do modelo 3D. Como exemplo, em um avião em escala temos o real para o devido cálculo de proporção, mas e quando o modelo se trata de algo que na vida real é “fictício”?

Olhei bem as cenas dos filmes onde esse Droid aparece e percebi que ele tem a estatura próxima de um homem...

Imagem

Com isso, avaliei as medidas que foram utilizadas na impressão e percebi que estava numa escala próxima a 12 vezes menor que o dito “real”. Bom, daí está explicado como cheguei nesta escala.

Deixando as curiosidades de lado, chegou a hora de aplicar tinta no modelo. Usei a cor NATO BLACK na pintura geral do corpo e membros...

Imagem

Imagem

Imagem

Na cabeça do modelo, as antenas foram relativamente fáceis de fazer: Dois furos na parte superior e uma capa de fio emborrachada (instalado na parte interna da cabeça) com um arame fino deslizando por ela foi o suficiente para deixar as antenas retráteis e ao mesmo tempo firmes...

Imagem

Anexei as lentes usando cola própria para artesanato (que se chama “A Legítima”). Essa cola não afeta as transparências e ao secar fica imperceptível...

Imagem

Imagem

Imagem

Reparem nas próximas fotos como os detalhes finos fizeram a diferença no realismo do modelo...

Imagem

Imagem

Numa visão geral, o aspecto do modelo ficou bacana...

Imagem

Imagem

No Die-Cast que me baseei para alguns ver detalhes, observei pontos de pintura vermelha e nuances de prata para simular desgastes em metal...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No modelo, o posicionamento dos membros, bem como o efeito dos leds ficou muito legal...

Imagem

Imagem

Imagem

Faltava agora o lance do “som” no modelo. Achei no ALIEXPRESS um módulo de som MP3 bem barato e compacto. Achei na internet o som do Droid e gravei o som no formato MP3, usando a porta USB do módulo para receber o arquivo de som e executar em um pequeno alto falante...

Imagem
Nessa foto, vemos o pequeno módulo de som adquirido para o modelo ao lado da pequena bateria de 3.7 V usada para alimentar os leds incorporados ao Droid...

A ideia é deixar o módulo fora do modelo, por isso, desenhei outra base (agora oca e com alguns detalhes a mais) para colocar o módulo dentro dela (na parte de baixo) ...

Imagem

Um pequeno botão foi incorporado no lado de fora da base, visando acionar o som do modelo...

Imagem

O modelo finalizado ficou bem interessante! Ficou no nível de funcionalidades do modelo Die Cast comercializado no exterior e ficou na metade do tamanho dele.
Seguem fotos finais do modelo:

Imagem

Imagem

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Foi legal e bem diferente trabalhar num modelo 3D e fazer ele do meu jeito: com funcionalidades que o destacam dos demais modelos feitos por outros modelistas.

A montagem foi muito divertida e, como não podia deixar de ser, adicionei pontos que fogem ao tradicional de uma montagem estática e o resultado foi muito agradável! Com certeza, ainda vou fazer outro projeto semelhante, um dia.
Agradeço a todos pela paciência de ler esse tópico. Espero que tenham gostado e, de certa forma, se animado a tentar algo semelhante um dia.

NOTA: O link abaixo aponta para um vídeo que mostra este modelo pronto e o som que ele emite ao se pressionar o botão na base.

LINK NO YOUTUBE:

https://youtu.be/_j-3JDsgq_I

Quero aproveitar para agradecer o apoio e atenção do Flávio Candioto que gentilmente imprimiu para mim este modelo e as peças que precisei. Valeu Amigo!

Um abraço a todos e boas montagens!
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por alvarenga »

:clap: :clap: :clap: :clap:
Saudades das suas montagens épicas.
Espetacular como sempre esse PROBE DROID.
Compartilho da sua opinião. A impressão 3D vem pra ajudar a incorporar detalhes inexistentes nos kit de plástico.
Um grande abraço.
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Avatar do usuário
Pacheco
Super Membro
Mensagens: 2397
Registrado em: 12 Dez 2012, 00:35
Nome: Pacheco
Agradeceu: 0
Curtiram: 50 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por Pacheco »

Que trabalho maravilhoso!
Parabéns.
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por TioDrakul »

O Alexandre com acesso à uma impressora 3D?

É O FINAL DOS TEMPOS!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:





:rir_muito: Ficou muuuito legal!
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Senhores,

Obrigado pelos comentários! ;)
Foi meu primeiro trabalho 3D...

[]s
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por NightRider »

Bom vê-lo novamente por aqui Alexandre, você ficou muito tempo longe.

Um bela montagem, literalmente um modelo único. Parabéns pelo trabalho otimamente executado, como é o natural em se tratando de você.

Um abraço !
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

NightRider escreveu: 19 Abr 2023, 22:57 Bom vê-lo novamente por aqui Alexandre, você ficou muito tempo longe.

Um bela montagem, literalmente um modelo único. Parabéns pelo trabalho otimamente executado, como é o natural em se tratando de você.

Um abraço !
Obrigado Night!
Tem algumas coisas novas vindo por aí... :mrgreen:
[]s :tchau:
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3442
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por Henricão »

Fala, Alexandre!!!
Que projetinho bacana, amigo!
Achei tudo muito legal!
Parabéns mais uma vez! :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: IMPERIAL PROBE DROID – IMPRESSÃO 3D – ESCALA 1/12

Mensagem por Chicabum »

Olá Alexandre, tranquilo?

Muito legal seu projeto e execução, como não poderia deixar de ser em se tratando de montagem sua!
:saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao: :saudacao:

Se no sctatch vc já era fera, com uma impressora 3D do seu lado, já estou vendo que projetos como esse e nesse padrão irão cada vez mais aparecer por aqui!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Responder

Voltar para “Ficção Científica e Espaço”