SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal! Vou dar uma atualizada na montagem.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


O kit vem com tintas da Humbrol, mas essas acima são as tintas que escolhi pra montagem. Fui fazendo uma associação das cores com as que eu tenho.

Para as partes metálicas, primeiro pintei de preto brilhante pra depois aplicar a cor metálica.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para o efeito madeira, utilizei tintas óleo em cima das acrílicas previamente aplicadas.

Abaixo mando a seleção das cores de tintas óleo que usei.

É recomendado tirar a tinta óleo da bisnaga e deixar um tempo em cima de uma papelão ou papel cartão, pra tirar um pouco do óleo que vem nela.

Talvez da próxima vez eu deixe mais tempo pra ver se elas secam mais rápido.

Não usei Thinner pra óleo, apliquei elas misturadas com secante de cobalto pra acelerar a secagem. Mesmo assim, demora bastante, dias…



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abaixo segue umas etapas de pintura do motor. Pra fazer os cabos usei linha de pesca.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abaixo segue a pintura dos pilotos.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A tinta óleo está demorando MUITO pra secar totalmente! Até apliquei novamente uma camada do secante de cobalto, com aerógrafo.

Algumas partes secaram mais rápido mesmo, mas as regiões com mais densidade de tinta, ainda não secaram totalmente.

Vi uns tutoriais no YouTube pra aplicar logo o verniz acrílico sobre a óleo, mas estou temoroso e esperando secar mais.



Imagem

Imagem

Imagem

Acima estão alguns produtos que usei pra pintura dos pilotos. Whashes e retarder pra tinta acrílica. Gosto de usar essas técnicas em figuras pequenas, fica mais fácil de eu conseguir ter um resultado que eu goste mais.

Bem… estou esperando a tinta óleo secar

Kkkkkk :)

Depois mando novidades!
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3442
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por Henricão »

Fala, Carlos!!!
Achei que ficou bem legal os tons de madeira que conseguiu, :thumbup:
Dá um pouquinho de trabalho, mas fica legal, :thumbup:
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu, Henricão!

Já adiantei mais a pintura.

Logo mando novidades aqui.

Abraço!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Bem, sobre o efeito madeira, vou resumir. Esperei duas semanas pra tinta óleo secar. Nesse período dei duas aplicações de secante de cobalto com aerografo, em dias diferentes. Foi visível que ele acelerou a secagem. Mas as partes mais, mais densas com tinta, não secaram 100%.

De qualquer forma, segui pra aplicação de Tamiya Clear amarela e depois verniz brilhoso. A seguir, fiz alguns washes e depois o verniz fosco.

Depois fechei o cockpit.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


As próximas imagens são após o verniz brilante e a sequência que segui depois dele:



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esses foram os produtos que usei pro wash e os vernizes. Depois as fotos finais desta fase da montagem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Precisei fazer uns ajustes de funilaria. Algumas partes do com cola CA, algumas com Putty e algumas só com o primer grosso da Mr. hobby.

Também precisei avivar algumas linhas de painel (poucas), e um bocado de lixa.

Um dos PE quebraram, mas consegui fazer uma gambiarra e arrumar mais ou menos :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Estou montando e pintando os motores separadamente, pra depois juntar tudo. Espero que funcione!


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois dessa parte, parti pra aplicação do primer na fuselagem. Usei o primer cinza da Ammo.

Fico por aqui, amigos, abraços e até a próxima!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Dei uma boa andada na montagem. Vou atualizar aqui 👍🏻


Imagem

Dei uma bela mascarada e comecei a pintar o efeito madeira na fuselagem do RAF BE2c.

Imagem

Imagem

Pintei o silver em algumas partes do Fokker.


Imagem

Imagem

Imagem

Fiz um preshading com Mr Gunze preto.
Ainda estou tentando aprender esse troço.
Com certeza, com a tinta laca foi mais fácil que minhas tentativas anteriores com acrilica.
Estou com medo que a acrilica saia depois. Por isso estou planejando doses cavalares de verniz :))

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Aqui comecei a tentativa de marmorização. Coisa que também ainda estou tentando aprender. Fiz com acrilica mesmo. Primeiro os riscos, depois camadas mais uniformes com a tinta mais diluída.
O medo de dar tudo errado é enorme nesta fase kkkkkk

Imagem

Acima o início do efeito madeira no RAF BE2c

Imagem

Acima o Fokker com a cor base.

Imagem

Aqui o final do efeito madeira.
Após a aplicação das tintas óleo com secante de cobalto. Esperei secar uma semana. Depois Tamiya Clear amarelo.

Imagem

Imagem

Acima o preshading do BE2c.

Imagem

Imagem

Imagem

Apliquei o verniz gloss e depois os decais do Fokker. Esse verniz da Mr Hobby não ficou tão brilhoso como os acrílicos que costumo usar. Achei ele ótimo pra acabamento, mas não ficou aquele aspecto de maçã do amor bacana, que acho legal pra aplicar os decais…

Imagem

Imagem

Segui a montagem do BE2c.
Já coloquei os ilhoses na parte de baixo da asa superior.
Vem um gabarito pra ajudar na montagem dos suportes da asa superior. Sinceramente, acho q não ajudou muito.

Imagem

Imagem

Imagem


Sempre surgem uns erros que preciso reparar aos poucos. O colagem das asas do biplano nunca são fáceis pra mim!

Essa parte da pintura superior, eu refiz.

Imagem

Imagem

Abaixo o término da montagem do BE2c e a aplicação dos decais. Estou usando os Mr Hobby setter e o amaciante.

[url=https://postimages.org/]Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Ainda fiz um highlights com Bege nos dois aviões.

Imagem

Comecei a pintura da plaquinha.

Depois apliquei verniz brilho e passei pros washes.

Vou deixar pra próxima postagem, pois esta já está muito longa.

Abraços!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Terminei a montagem.
Vou atualizar o tópico e depois preparar as fotos finais!


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois do verniz brilhoso, comecei os washes com tintas base esmalte.

Não gostei o verniz da Mr Hobby gloss q usei pra essa função. Prefiro aqueles vernizes q ficam com cara de “maçã do amor”. Acho q protegem mais o kit pros washes. Mas não tive nenhum problema maior… e pode ter sido amarração minha em usar o Mr Hobby.

O principal wash q usei nos dois aviões foi o PannelLiner da AK, mas também usei uns outros, o da Ammo pra madeira… etc

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pro cabeamento do Fokker, usei o Rigging da Ammo superfino.

Como sempre, fazer o cabeamento deu um trabalho doido! Os PE da Eduard ajudaram muito no processo de deram uma aparência bem legal aos cabos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tive que cortar as pernas do piloto da frente do RAF. Se alguém for montar esse kit, melhor colocar o piloto antes de colar a asa superior.

O cabeamento do RAF foi com Ez line pq acabou meu Rigging da Ammo e pq ele é mais grosso e mais fácil heheheheh eu já tava com a cabeça explodindo de tanto cabo! :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Colei as peças restantes e Fiz uns retoques finais pra finalizar depois do cabeamento. Alguns vou citar aqui:

Um pingo de verniz fosco nos PE dos ilhoses pra tirar o brilho deles. E um pingo desse verniz onde respinga aquele pingo de cola CA maldito! :) esconde bem a lambança!

Pintei com pincel as hélices, com verniz brilho. Da próxima vez vou finalizar elas com esse verniz. Achei que o fosco tira a beleza do efeito madeira.

Aqui são as últimas fotos que fiz dos modelos.

Vou preparar as fotos finais e mandar aqui depois.

Abração a todos!
Avatar do usuário
Pacheco
Super Membro
Mensagens: 2397
Registrado em: 12 Dez 2012, 00:35
Nome: Pacheco
Agradeceu: 0
Curtiram: 50 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por Pacheco »

Muito bom trabalho!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Show de bola ambos os aviões.
Que trabalheira com os cabos, mas ficaram bem esticados.
Ambos os caças ficaram bem legais, em especial na pintura e weathering.
:clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por Sekiji »

muito show Lobão! Ta ficando craque na pintura das figuras, gostei muito delas :clap: :clap:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fokker E. II e Royal Aircraft Factory B.E.2c - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoa!

Obrigado a todos!

Vou mandar as fotos e finalizar o tópico.

Abração


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “GT 51 - Primeira Guerra Mundial”