SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Ajuda - os kits estão "mofando" ??

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

Avatar do usuário
Clovis
Membro
Mensagens: 517
Registrado em: 29 Mar 2013, 18:57
Nome: Clovis Bianchini
Localização: São Paulo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Ajuda - os kits estão "mofando" ??

Mensagem por Clovis »

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje quando fui dar um ajeitada nos meus kits, identifiquei que alguns estão com uma espécie de "mofo" ou 'fungo' ou 'poeira' (???).

Seguem algumas fotos. Notei que a maioria começa nas rodas e espalha pelo restante do kit.

Não são todos os kits, somente alguns (pelo menos por enquanto).

Poucos kits em pintei com Acrilex ou tinta a base de agua.

Uso muito o verniz da Acrilex.

Meus kits estão num armário de madeira. A traseira do armário não temo mofo. O armário não tem ventilação, apenas uma pequena fresta entre as portas.

Peço ajuda pra galera, caso alguém tenha passado por essa situação.

1 - O que é ? Mofo mesmo ?
2 - Limpar / lavar o kit com o que ?
3 - Como evitar depois que eu limpar ?


Agradeço antecipadamente

Abraços

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Clovis
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3442
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Ajuda - os kits estão "mofando" ??

Mensagem por Henricão »

Fala, Clovis!!!
Aqui em casa, todos os kits montados estão dentro de suas próprias caixas. Quando fui dar uma olhada como eles estavam, descobri que também tinham uma poeirinha que parecia mofo. Pelo menos tinha o cheiro característico. Dei uma limpada no que consegui com um pincel bem macio e coloquei novamente nas caixas, mas agora com aqueles antimofos que vêem nos frasquinhos de comprimidos. Daqui há algum tempo vou verificar novamente se o mofo voltou a acontecer.
Toma cuidado com os seus kits para não quebrar alguma coisa, :o
Tomara que consiga resolver da melhor maneira o problema, :thumbup:
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: Ajuda - os kits estão "mofando" ??

Mensagem por Chicabum »

Fala Clóvis!
Que chato isso hein? Mas depois de 5 meses de chuva direto aqui em São Paulo, algum prejuízo iríamos ter né?
Eu tinha esse problema quando era moleque. Meus kits ficavam em uma prateleira no subsolo da minha casa, invariavelmente aparecia algum mofo.
Eu usava uma escova de dentes macia com água para limpar. Se não fizesse isso, o mofo voltava mais rápido. O problema mesmo era que tinha que fazer isso com muito cuidado, senão quebrava alguma coisa.

Hoje eu tenho anti-mofo no expositor e no armário de kits, pra não mofar o estoque. O que o Henricão falou é silica gel e isso tem pra vender em sachês no ML. Pode colocar no expositor também e de quando em quando trocar. Outra coisa que também chupa a umidade do ar é giz de lousa, aquele que nossas queridas professoras atiravam na nossa cabeça quando estávamos bagunçando na sala de aula e eventualmente escreviam no quadro negro. Eles são de Carbonato de Cálcio, mesmo produto que vem nos anti-mofos (que tem uma membrana semi-permeável que não deixa a umidade voltar se fizer calor). Não são tão eficientes, mas já ajudam.

Se aparecer isso nos meus kits, com cuidado irei limpar com a escova de dentes ou cotonete úmido. Secaria o melhor possível (aí o aerógrafo soprando ajuda também) e colocaria de volta no expositor com esses cuidados.

Espero ter ajudado!
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Ajuda - os kits estão "mofando" ??

Mensagem por NightRider »

Já tive esse "probleminha", em alguns kits, não em todos. Curiosamente, percebi que esse "mofo" aparecia em kits onde eu havia usado o verniz acrilex fosco. Nos que eu usei verniz automotivo não apareceram. Limpei os kit´s com um pincel macio e cotonete embebido em água com vinagre. Utilizo, desde essa época, um anti-mofo dentro da cristaleira. Esse problema praticamente desapareceu, só não posso esquecer de trocar o anti-mofo senão reaparece sempre nos mesmos kit´s.

Um abraço !
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”