Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Fórum dedicado aos modelos de Trens que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Trens

Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

[Expositor] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por GPMendes »

Olá pessoal, tudo bem!?

Comecei a montagem deste kit da Revell pretendendo variar a minha experiência em plastimodelismo, saindo um pouco da aviação e migrando pra outras áreas, como navios, militaria e etc... Até pra aprender a lidar com washes, photo-etched, weathering mais pesado e etc.

Enfim... É minha primeira aventura no mundo das locomotivas kkkkkk

Imagem

Um breve histórico deste pequeno "monstro" 4-8-8-4 retirado do wikipedia:

"Big Boy" é o apelido da locomotiva a vapor articulada, Classe 4000, construída pela American Locomotive Company (ALCO), entre 1941 e 1944, com arranjo de rodagem 4-8-8-4 e utilizada pela Ferrovia americana Union Pacific até 1959, utilizando carvão como combustível.

A frota de 25 dessas locomotivas foram usadas primeiramente na Divisão de Wyoming, para tracionar trens de carga através das Montanhas Wasatch, entre Green River, Wyoming e Ogden, Utah. Essas locomotivas foram as únicas com esse tipo de rodagem, 4-8-8-4, sendo que as quatro rodas dianteiras de seu truque, a guiavam nas curvas e davam estabilidade, seguido por dois conjuntos com oito rodas cada, unidos por braçagens e um outro truque com quatro rodas, sob a cabine, suportando esta e, sua grande fornalha.

Dizem que, enquanto uma delas estava sendo construída, um mecânico escreveu "Big Boy" a giz, na parte frontal dela, batizando-a assim, com seu lendário nome. Segundo um executivo da empresa, esta série de locomotivas, seria apelidada de "Wasatch". (...)

As "Big Boys" tinham grandes grelhas que permitiam queimar carvão betuminoso (hulha), proveniente de minas no Estado de Wyoming, das quais a Union Pacific eram proprietárias. A locomotiva nº 4005 foi convertida para utilização de óleo como combustível, mas ao contrário de um teste similar feito com as "Challengers", o resultado esperado não teria sido satisfatório devido ao aquecimento desigual na grande fornalha da "Big Boy".

O aumento dos custos com carvão e mão-de-obra, além da eficiência das locomotivas Diesel-elétricas da época, após a II Guerra Mundial, determinaram a curta vida que as "Big Boys" teriam, entretanto, essas locomotivas a vapor estiveram entre as últimas a serem retiradas do serviço remunerado. Mesmo no final de sua carreira, as "Big Boys" eram capazes de tracionar cargas em torno de 6.000 toneladas. Por várias vezes sua capacidade de tração foi avaliada, chegando a conduzir trens, regularmente, com quase 8.000 toneladas, através das montanhas Wasatch.

O último trem de carga remunerado, tracionado por uma "Big Boy", foi na manhã de 21 de julho de 1959. A maioria delas ficaram estacionadas até 1961 e quatro delas, em condições operacionais, em Green River, Wyoming, até o ano seguinte. Em seu lugar, foram utilizadas locomotivas Diesel-elétricas e as "Gas Turbine".


Imagem

Bom... Um breve resumo do kit:
Ele tem uma complexidade mediana. Possui um nível razoável de detalhamento, porém não tem muitas peças nem decalques, se for levar em conta o porte do kit. O nível de detalhe se volta mais pra parte mecânica do trem, com poucas colagens... Estranhei um pouco pois estou vindo do aeromodelismo, onde praticamente tudo é colado, com poucas peças móveis kkkkkkkkk no caso do trem, a parte mecânica é só encaixes. As colagens se limitam aos chassis do trem e do vagão de carga de lenha/água, em peças únicas, com os detalhes colados portanto.

E falando em peças móveis, me surpreendi com a atenção ao funcionamento do trem... Como a grande maioria das peças desse kit são apenas no encaixe, sendo portanto móveis, então é possível movimentar o trem e visualizar uma simulação dos pistões e eixos de transmissão funcionando.
Como deixarei ele estático na prateleira, isso é bom pra, depois de tudo montado, posicionar as peças da melhor forma possível :)

Enfim...

Deixando o vagão de carga por último, comecei a montagem da locomotiva em 3 frentes: A mecânica, com as rodas, eixos, etc; A parte inferior do chassi, que inclui a parte interna da cabine; e a parte superior e principal do chassi, com toda os detalhes externos.

Preparo das peças com o devido lixamento e surfacer:

Imagem

Imagem

(Não aguentei e montei a base com os trilhos, já fui preparando tb kklkk)

Detalhe do painel da cabine:

Imagem

Detalhe da junção dos trilhos (eu quis aproveitar a folga que ficou no encaixe das peças e simular uma tala de junção usando fita de mascaramento):

Imagem

Após o preparo. Parti pra pintura de algumas partes...
- Como cor base, usei o Tar Black 06 da Revell (Aqua Color MUITO diluída em Aqua Color Mix e água morna, por sinal... ô tintinha grossa kkkkkk xinguei muito após entupir várias vezes o aerógrafo. Tive dificuldade mesmo usando agulha 0,5mm :chorando: )
- Para as partes metálicas das rodas e pistões, usei o Steel/Eisen 91, também Aqua Color Revell. Passei ainda um lápis nas bordas das rodas pra deixar um efeito mais metálico e brilhante, com o grafite.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Importante frisar que essas peças acima são todas móveis, com colagem apenas nas estruturas principais... kkkkkk

Agora, com relação à cabine, foi uma outra história... Eu quis reproduzir de forma um pouco mais realista do que mandava o manual, na medida do possível, visto a escala do modelo. Estas são imagens da cabine real das locomotivas "big boy".

Imagem

Imagem

Bom... Mãos à obra! Painel da cabine com pintura base em Tar Black e os registros em enamel Humbrol 100 (Matt Red). Passei Brilho Fácil para selar a pintura e dar o brilho base:

Imagem

Como os bancos originais do kit não vieram com muitos detalhes, então eu quis dar uma improvisada dobrando grampo de papel pra fazer a estrutura tubular deles.

Imagem

Imagem

Optei por continuar pintando e detalhando a cabine, preparando essa "tubulação" separadamente... Para os verdes da cabine, usei o Mr. Aqueous Hobby Color H50 (Lime Green), por ser um verde mais batido e o H17 (Cocoa Brown) para a base dos bancos. Dei uma bela de uma empoeirada fazendo wash com Tinta a Óleo Corfix 64 (Marrom Van Dyck) + Aguarrás Mineral Spirits Acrilex e weathering com os pigmentos Rust Red + Snow White, ambos da Revell. (Esse foi meu primeiro weathering, nunca tinha feito nenhum antes kkkkkkkkkk)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Todas as partes prontas até o momento da foto:

Imagem

Aqui já deu pra encaixar e colar de vez as duas metades do chassi da locomotiva, mais o painel de controle da cabine, assim como testar os encaixes gerais antes de continuar (me desculpem pela qualidade das fotos da cabine nessa etapa). Fechei todas as aberturas com fita de mascaramento e a milagrosa Pritt Multi Tack.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom... A parte da frente do trem pintei usando a Aqua Color Steel/Eisen, porém no pincel, por ser uma superfície que é mais desgastada e de difícil mascaramento. Mas aqui foi a hora que eu tomei uma decisão que, até agora não tenho certeza se foi a melhor e mais realista, mas que no fim ficou incrível kkkkkkkkk Para diferenciar a totalidade do chassi da parte inferior, optei por pintar tudo usando Mr. Metal Color 214 (Dark Iron)... Sério... Depois de deixar secar, polindo com um paninho macio, ficou com um efeito metálico maravilhoso que eu, depois dessa hora, quis preservar com o maior carinho kkkkkkkkk

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma pequena falha, que só fui perceber tarde demais... os suportes para encaixe da tubulação frontal do trem vieram quebrados no sprue. Tive que improvisar:

Imagem

Montagem da parte frontal do trem, que tem uma pequena passarela, com um guarda corpo e o farol. O farol do trem fiz passando uma camada de pintura alumínio (enamel) sobre a pintura preta e preenchendo tudo com cola branca PVA pra, depois de seco, ficar como um "vidro".

Imagem

Imagem

Colando todas as peças que faltavam, da locomotiva, assim como juntando de fato o chassi com a base e as rodas. Os trilhos já estão tb parcialmente pintados.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Hora de trabalhar no vagão de carga! :dance:

Basicamente nele fiz o mesmo esquema da locomotiva: Mr. Metal Color Dark Iron para o corpo e Tar Black/Steel Aqua Color Revell para as rodas e mecanismos... A carga de carvão deixei tb no Tar Black, fazendo um leve dry brush de Mr. Aqueous Hobby Color H54 (Navy Blue) pra tonalizar.

O único problema que encontrei foi que teve mais uma peça quebrada no sprue: uma das tubulações na parte superior traseira do vagão (não sei como se chama kkkkk), que tive que improvisar com clipe de papel cortado na medida, dobrado/curvado e colado no corpo do vagão com cola cianoacrilato. Fiz algumas correções nessa colagem com "correputty", mas não ficou perfeito pq fiquei com receio de quebrar novamente e acabar me complicando na recolagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após a finalização do vagão de carga, colocar os decalques... Foi um trabalho tranquilo. Uma camada de brilho fácil (no aerógrafo, pra não pesar a mão) nas superfícies que vão receber os decalques, a aplicação, algumas demãos de Mark Fit pra fixar bem e não esconder os relevos, mais uma camada de Brilho Fácil (no aerógrafo denovo) e uma finalização com verniz PU acetinado.

Detalhe: Na área metálica da locomotiva, apenas passei uma leve camada de Brilho Fácil pra selar e proteger a pintura metálica, mas sem perder o efeito... Essa tinta Mr Metal Color risca MUITO fácil, qualquer unhada ou dedada mais firme já é o suficiente pra marcar.

A folha de decalques vem com duas opções de numeração para a locomotiva. A locomotiva "big boy" X4006 e a 4023. Por mais que o "big boy" X4006 real se aproxima mais do que eu estava pretendendo para o acabamento (aprender weathering), com relação à conservação e manutenção, optei pelo 4023. O 4023 real é super bem conservado e é peça de museu... Mas eu quero deixar ele com a cara da época, quando era de fato utilizado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Buenas... O tempo passou e estamos na 2ª metade de janeiro...
Depois de finalizar o conjunto da locomotiva, para fazer todo o trabalho de weathering: Fiz dry brush com a Aqua Color Steel/Eisen nos relevos e quinas, apliquei os pigmentos da Revell (Rust Red + Dark Brown) com um pincel de maquiagem, nas partes mecânicas e utilizei o Mr. Aqueous Hobby Color H20 Flat Clear apenas onde apliquei os pigmentos, com aerógrafo, pra proteger o efeito.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda estou pensando no que fazer com relação à diferença de tonalidade entre o vagão de carga e a locomotiva, se tento igualar de alguma forma ou deixo assim mesmo.
No momento estou neste ponto, faltando apenas trabalhar nos trilhos de base do kit kkkkkkkkk Foi um trabalhão e um longo post... Mas espero que vocês tenham gostado :D :D :D :D
Editado pela última vez por GPMendes em 07 Mar 2023, 21:45, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por Chicabum »

Caramba GPMendes!!!!!!

Faz tempo que queria ver uma montagem dessa locomotiva. Tentei comprar várias vezes e sempre que falava, agora eu compro, estava em falta...
Curto muito trens. E navios, carros aviões... Sempre achei muito legal diversificar a montagem. Nos dá mais estímulo a aprender novas técnicas e sair da zona de conforto!

Vi atentamente seu post e gostei demais da montagem. Ficou muito legal até agora, que já está praticamente pronto.
Em relação à diferença de cores, não tenho muita sugestão. O que posso te falar é que nem sempre a cor da locomotiva é igual ao reboque de carvão. Então um wash pode te ajudar. Mas não tenho experiência para te afirmar que irá resolver ou disfarçar melhor.

Quanto aos trilhos, essa locomotiva é na escala HO, uma das mais comuns em trens elétricos. Dependendo do que quer de resultado, comprar um trilho em lojas de ferromodelismo pode ser de grande ajuda.

Mas te garanto que estarei acompanhando sua postagem e me coçando pra comprar uma pra mim!
:agitado: :agitado: :agitado: :agitado: :agitado: :agitado:

Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por pgplasti »

Bah que linda que ficou.
Tb penso nela p sair da zona de conforto.. ficou demais.
Em relação a diferença de tons eu não me preocuparia pois assim está muito bom, talvez um pouco de pigmento no vagão como poeira deixe mais próximo
Mas deixaria assim
Parabéns
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por GPMendes »

Chicabum escreveu: 27 Jan 2023, 11:33 Caramba GPMendes!!!!!!

Faz tempo que queria ver uma montagem dessa locomotiva. Tentei comprar várias vezes e sempre que falava, agora eu compro, estava em falta...
Curto muito trens. E navios, carros aviões... Sempre achei muito legal diversificar a montagem. Nos dá mais estímulo a aprender novas técnicas e sair da zona de conforto!

Vi atentamente seu post e gostei demais da montagem. Ficou muito legal até agora, que já está praticamente pronto.
Em relação à diferença de cores, não tenho muita sugestão. O que posso te falar é que nem sempre a cor da locomotiva é igual ao reboque de carvão. Então um wash pode te ajudar. Mas não tenho experiência para te afirmar que irá resolver ou disfarçar melhor.

Quanto aos trilhos, essa locomotiva é na escala HO, uma das mais comuns em trens elétricos. Dependendo do que quer de resultado, comprar um trilho em lojas de ferromodelismo pode ser de grande ajuda.

Mas te garanto que estarei acompanhando sua postagem e me coçando pra comprar uma pra mim!
:agitado: :agitado: :agitado: :agitado: :agitado: :agitado:

Abraço!
Uau! Obrigado Chicabum! Poxa, eu achei que valeu muito a pena esse kit... E aprendi mesmo bastante coisa, principalmente a lidar com detalhes pequenos e weathering (inclusive, com essa locomotiva, já estou "preparando o terreno" pra montar um kit de navio em 1:350 que é o próximo da minha lista kkkkk).

Sobre a diferença de cor do trem, creio que vou deixar dessa forma mesmo :) está bem interessante assim. Talvez fazer mesmo o que o pgplasti disse, de dar uma empoeirada com pigmento.

Agora sobre o trilho, eu até cogitei mesmo arranjar um de trem elétrico HO, mas aceito o desafio de pintar esse kkkkkk até pq encontrei uns belos tutoriais no youtube sobre pintura de dormentes e trilhos.

E muito obrigado por acompanhar! :D :D Estou caprichando bastante nesse kit
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por GPMendes »

pgplasti escreveu: 28 Jan 2023, 15:15 Bah que linda que ficou.
Tb penso nela p sair da zona de conforto.. ficou demais.
Em relação a diferença de tons eu não me preocuparia pois assim está muito bom, talvez um pouco de pigmento no vagão como poeira deixe mais próximo
Mas deixaria assim
Parabéns
Opa! Obrigado pela dica e pelos elogios tb Pgplasti! Como comentei na resposta pro Chicabum, creio que talvez usarei pigmento mesmo pra empoeirar e diminuir um pouco a diferença :thumbup:

Obrigado!

Irei postando aqui os avanços no kit
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por Chicabum »

SIM!!!!
O uso de pigmentos vai ajudar sim no seu trabalho!

Estava lembrando que há um tempo atrás, coisa de uns 8 anos tinha um rapaz que tinha um site ou um blog onde ele montou uma Big Boy. Ficou linda!
Eu acompanhava as montagens dele, montava muito bem. Depois ficou um tempo sem postar nada e um belo dia tirou o site do ar. Acho que o nome dele é Juliano, mas já faz tempo...

Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por GPMendes »

Oi pessoal!

Trago mais uma atualização da montagem do kit... Já nos "finalmentes" kkkkkkk no fim optei mesmo por deixar a diferença de coloração entre a locomotiva e o vagão de carga, ficou interessante assim mesmo.

Bom... De início eu tinha apenas a base do kit contendo os trilhos pintada em preto Tar Black (Revell Aqua Color), com um alumínio PU (Aircraft Aluminium da Tom Colors) nos trilhos, propriamente ditos.

Imagem


Pra começar, andei procurando algumas referências de trilhos pra poder ter algum ponto de partida, já que é minha 1ª vez no ramo kkkkkk


Imagem

Imagem

Imagem

Não sou muito do time dos "rivet-counter" kkkkkk mas com relação às britas de lastro, não teve muito segredo... Já os dormentes, em sua maioria (pelo menos nos EUA), seguem uma tradição de serem feitos em madeira e tratados com creosoto, o que deixa as peças com uma aparência final quase preta.
Os trilhos, por sua vez, como estou seguindo uma tendência de ferrugens e afins, tem uma coloração avermelhada nas laterais enquanto que, no topo, o aço encontra-se mais "limpo".

Começei fazendo um dry-brush no lastro usando cinza claro (Aqua Color Revell Light Gray 76).

Imagem


Depois disso, o serviço foi somente com pigmentos... Uma mistura de Sand Yellow e Snow White, mais um leve wash em alguns dormentes e tb em alguns encontros de dormente/trilhos.

Imagem

Imagem

A partir daí fui aplicando pigmento Rust Red nas laterais dos trilhos e tb aplicando esse mesmo pigmento misturado com um pouquinho de água em cada uma das peças de encaixe dos trilhos nos dormentes. Pra melhorar o efeito metálico e dar um brilho interessante em toda a extensão do topo dos trilhos, passei lápis/grafite.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui tentei "estrear" um binder de pigmento que chegou a um tempinho atrás, sujando com um pouco de lama a lateral desse trecho de lastro. Mas, por receio de exagerar, acabou ficando bem fraco kkkkkk mas tá bão...

Imagem

Imagem

Imagem

E com esse último passo, dou como finalizado o kit, já aqui me preparando pro próximo (que a minha gaveta tá cheia de kits pra montar kkkkkkk)
Muito obrigado mesmo pelas dicas de vcs e pelo apoio! Espero que tenham curtido o resultado final :D :D :D :D

Pretendo até o fds tirar fotos melhores do modelo devidamente finalizado e mudar o tópico pra "expositor"
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por Chicabum »

Ficou excelente o resultado que obteve com os trilhos!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Gostei pra caramba da sua montagem!
Vou te falar que assim que abrir um espaço no armário de estoque de casa vou atrás de um kit desses pra mim.
Ter estoque regulador é fundamental para manter o vício né?
Dá uma passadinha no tópico do CKA e vai ver que não está só.

O próximo kit você abre montagem em um Grupo Temático, assim começa a colecionar troféus.

Já estou aguardando o próximo!

Abraço!
Estes usuários curtiram o post de Chicabum:
GPMendes (07 Mar 2023, 21:35)
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3442
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por Henricão »

Fala, Glauco!!!
Ficou legal demais, amigo!
O trabalho ficou excelente!
Parabéns pelo modelo e pelo resultado! :clap: :clap: :clap:
Estes usuários curtiram o post de Henricão:
GPMendes (07 Mar 2023, 21:35)
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: [Bancada] "Big Boy" Locomotive - Revell 1/87

Mensagem por marcio bernardi »

trabalho fantástico de montagem e pintura, parabéns :clap:
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
GPMendes (07 Mar 2023, 21:35)
Responder

Voltar para “Trens”