SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Imagem
Fonte: https://www.hyperscale.com/images/revel ... ewjh_1.jpg


Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.


Imagem
Fonte: https://www.britmodeller.com/forums/ind ... htfighter/

Histórico

O Me 262 ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser mais temido que o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores Junkers Jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato". Desenvolvia uma velocidade superior a 850 km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam na fase de aterragem, tal como os outros jatos alemães ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang norte-americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30 mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.


Histórico da versão de caça noturno do Me 262

Derivado do Messerschmitt Me 262 A, a versão B-1a/U1 foi desenvolvida para produzir um caça a jato noturno destinado a conter os numerosos ataques aéreos de bombardeiros aliados nos céus da Alemanha na última fase da Segunda Guerra Mundial. Equipado com os característicos mastros de antena do sistema Neptun em seu nariz era caracterizado por uma fuselagem para dois homens que abrigava o piloto e o operador de radar. Como a versão monoposto do Me 262 A, era movido por dois motores de propulsão a jato Junker Jumo 004-B que o levava a uma velocidade recorde, para a década de 1940, de 870 Km/h a 6.000 metros de altitude, perfazendo cerca de 150 Km/h mais rápido do que qualquer outro bombardeiro de motor a pistão aliado. Fortemente armado com 4 canhões MK 108 de 30mm, chegou às unidades operacionais tarde demais e com poucos modelos, mas rapidamente obteve um bom número de vitórias sobre os aviões aliados.

Imagem
Fonte: https://forum.warthunder.com/index.php? ... -progress/


Algumas aeronaves da variante Me 262B-1a, de instrução de dois lugares foram adaptadas através da fábrica Umrüst-Bausatz com packs de equipamento como caças noturnos, com um radar FuG 218 Neptun de banda alta VHF, usando antenas Hirschgeweih ("chifres de veado") no nariz da aeronave. Estes poucos aviões foram responsáveis pela maior parte dos 13 DeHaviland DH-98 Mosquito perdidos na área de Berlin, nos primeiros três meses de 1945.


Imagem
Fonte: https://www.warhistoryonline.com/milita ... l?chrome=1

A possibilidade de usar o Me 262 como interceptador noturno foi demonstrada em uma série de testes realizados em Rechlin em outubro de 1944 pelo Coronel Hajo German e o Tenente Behrens em um Me 262A-la (V056) com antenas "chifres de veado" do Liechtenstein localizador "SN-2 (FuG 220). Após testes bem-sucedidos, decidiu-se converter o Me 262B-la em um caça noturno temporário, diferindo apenas na instalação do localizador FuG 218 Neptune e do localizador de direção FuG 350 ZC Naxos. Mesmo antes do aparecimento do Me 262B-la / Ul, uma unidade experimental de caças noturnos foi formada com base no Me 262 sob o comando do Major Gerhard Stamp. Esta unidade usava táticas de "Javalis", usando Me 262A- convencional la. Era originalmente conhecido como "Team Stamp". Todos os pilotos da "equipe" eram caçadores noturnos experientes, e um deles, o tenente Kurt Welter, que teve um grande número de vitórias, mais tarde se tornou seu comandante, e parte foi renomeado como "equipe Welter". Durante fevereiro-março de 1945 , a "equipe" recebeu os dois primeiros duplos Me 262B-1a / U1, que foram utilizados para cobrir Berlim. Em abril, a unidade foi redesignada como 10./NJG 11. Permaneceu como a única unidade de caça noturna armada com o Me 262, recebendo cerca de uma dúzia de Me 262B-la/U1s.


Imagem
Fonte: https://forum.warthunder.com/index.php? ... -progress/

A tática de usar caças noturnos de dois lugares previa o direcionamento de aeronaves para a formação de bombardeiros, após o que a tripulação deveria procurar alvos individuais por conta própria usando o radar de bordo.
A alta velocidade do Me-262, graças à qual Welter abateu três caças Mosquito em janeiro de 1945, era desnecessária ao atacar bombardeiros quadrimotores. Para um caça monoposto que ataca um alvo sob o feixe de holofotes, a alta velocidade se tornou mais uma desvantagem do que uma vantagem. Mesmo o Me-262 de dois lugares, no qual a velocidade foi reduzida em quase 60 km / h devido à antena de radar de Liechtenstein instalada no nariz, um lapso de tempo fazia mesmo um bombardeiro carregado de bombas, que o piloto não tivesse tempo de fazer pontaria e abrir fogo.
No entanto, as tripulações do Me-262 desenvolveram táticas próprias, correspondendo às peculiaridades de seus caças: lançavam um ataque por baixo e extinguiam o excesso de velocidade durante a subida nos últimos segundos antes de abrir fogo.
Devido sua grande velocidade os alvos prioritários do Me 262 Nightfighter eram os velozes caças bimotores Mosquitos, empregados como precurssores dos bombardeiros quadrimotores da RAF.

Imagem
Fonte: https://forum.warthunder.com/index.php? ... -progress/


Performance:
Velocidade máxima: Me 262B-1a: 497 mph (800km/h)
Armamento: Quatro canhões 30mm MK 108 no nariz (dois com 100 cartuchos cada e dois com 80.


Imagem
Fonte: http://asasdeferro.blogspot.com/2015/07 ... vogel.html


Fontes do texto:
Messerschmitt Me 262 B - 1a / U1, Italeri. Disponível em: https://www.italeri.com/en/product/44

Messerschmitt_Me_262, Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_262

Messerschmitt Me 262 Schwalbe Sturmvogel. Asas de Ferro Blogspot. Disponível em:
http://asasdeferro.blogspot.com/2015/07 ... vogel.html

Messerschmitt Me 262 b. Airpages. Disponível em: https://airpages.ru/eng/lw/me262b.shtml
Estes usuários curtiram o post de Rogerio Kocuka:
cesar ernani (18 Fev 2023, 15:40)
Avatar do usuário
José Maria
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 18 Fev 2020, 00:09
Nome: José Maria Reis Junior
Localização: Pedro Leopoldo MG
Agradeceu: 26 vezes
Curtiram: 7 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por José Maria »

:clap: :clap: Top demais!

Tenho esse mesmo avião aqui no estoque, para o futuro, bela escolha.

Acompanhando :clap: :clap:
Forte abraço e boas montagens! :thumbup:

[*] Na Bancada - Tamiya F-117A 1/48 viewtopic.php?t=14575
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

José Maria escreveu: 15 Jan 2023, 00:58 :clap: :clap: Top demais!

Tenho esse mesmo avião aqui no estoque, para o futuro, bela escolha.

Acompanhando :clap: :clap:
Seja bem vindo José!
Espero poder corresponder à expectativa.
:thumbup:

Um abraço!
Estes usuários curtiram o post de Rogerio Kocuka:
José Maria (15 Jan 2023, 01:06)
Avatar do usuário
José Maria
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 18 Fev 2020, 00:09
Nome: José Maria Reis Junior
Localização: Pedro Leopoldo MG
Agradeceu: 26 vezes
Curtiram: 7 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por José Maria »

Sairá um belo modelo, tenho certeza disso.

Abração.
Estes usuários curtiram o post de José Maria:
Rogerio Kocuka (15 Jan 2023, 01:42)
Forte abraço e boas montagens! :thumbup:

[*] Na Bancada - Tamiya F-117A 1/48 viewtopic.php?t=14575
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

José Maria escreveu: 15 Jan 2023, 01:07 Sairá um belo modelo, tenho certeza disso.

Abração.
Muito obrigado! :thumbup:
Estes usuários curtiram o post de Rogerio Kocuka:
José Maria (16 Jan 2023, 14:16)
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por marcio bernardi »

ja montei um deste, tem os nesmos problemas do monoplace, mas nada que não tire de letra.

acompanhando :thumbup:
Editado pela última vez por marcio bernardi em 16 Jan 2023, 07:03, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

marcio bernardi escreveu: 15 Jan 2023, 16:22 ja montei um deste, tem os nesmos peoblemas do monoplace, mas nada que não tire de letra.

acompanhando :thumbup:
Seja bem vindo Márcio!
Bom saber dessas observações!
:thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Vamos à apresentação do kit, no caso o Messerschmitt Me 262 B-1a/U1 Nightfighter, da Revell, na escala 1/72.

O Kit

Caixa

Imagem


Manual de instrução. O kit tem opção para apenas uma pintura, no caso Red 12.

Imagem

Imagem


Decais

Imagem


Sprues.

Imagem

Imagem


Transparências.

Imagem
Estes usuários curtiram o post de Rogerio Kocuka:
cesar ernani (18 Fev 2023, 15:40)
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Vamos iniciar a montagem então.

Inicialmente um dry fit nas asas e fuselagem.

Imagem


Pintei a cor base de cinza escuro (German Gray) o interior do Me-262.

Imagem

Imagem

Imagem


Pintei as partes internas das turbinas.

Imagem

Imagem


Montagem das turbinas, porão da bequilha, tanques extras e pintura inicial das rodas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Estes usuários curtiram o post de Rogerio Kocuka:
cesar ernani (18 Fev 2023, 15:41)
Avatar do usuário
Heitor
Conselheiro
Mensagens: 1266
Registrado em: 30 Mai 2013, 19:31
Nome: Heitor Antunes
Localização: Pelotas - RS
Agradeceu: 6 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: MESSERSCHMITT ME 262 B-1a/U1 NIGHTFIGHTER, REVELL, ESCALA 1/72

Mensagem por Heitor »

Tenho essa mesma versão do 262, mas da Hasegawa!!! Acompanhando o trabalho, boa sorte!!!
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”