SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá, pessoal!

Como já disse antes, sou um grande fã da história das Guerras Mundiais, apesar de meu pouco conhecimento militar. Assim, cada kit que monto é uma oportunidade que tenho e tento aprender mais sobre esse assunto.

Comprei esse kit sem saber nada da história ou importância do Sherman. Como logo descobri que ele é um blindado bastante famoso, vou focar em um breve histórico neste modelo específico do kit da Unimodel, que é o Sherman V armado com foguete de 60lb.

Imagem

Espero que gostem dessa pequena apresentação!

O Sherman foi o principal tanque projetado e produzido pelos EUA para os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Seu nome real é o M4 e, seguindo a tradição britânica de apelidar os tanques americanos com nomes de generais famosos, recebeu a alcunha de Sherman, que se popularizou ao redor do mundo.

Imagem

O Sherman não foi um blindado de excepcional destaque no campo de batalha, inclusive sua blindagem era deficiente e ele sofria explosões com facilidade. Porém tinha características importantes, como a sua manobrabilidade e um projeto confiável que permitiu que fosse produzido em quantidade extraordinária.

Imagem

Foram os canadenses que, em novembro de 1944, inicialmente tiveram a ideia de adaptar lançadores de foguetes na torre de um carro blindado Staghound para aumentar seu poder de fogo. Escolheram foguetes de 60 lb. que eram usados por aviões como o Hawker Typhoon e o Hurricane, e fizeram esta adaptação nos blindados, que foi usada apenas de forma experimental no Staghound e nunca em campo de batalha.

Imagem

Coube aos ingleses da tropa de elite da infantaria britânica, a Coldstream Guards, após ter notícia da tentativa canadense, já em março de 1945, a fazer a adaptação de trilhos lançadores de foguetes na torre dos Shermans. O foguete escolhido foi o usado nos aviões Typhoon da RAF, de 60 lb., e como sua ogiva se parecia com uma flor tulipa, receberam este apelido. Desta forma, esses Sherman ficaram conhecidos como Sherman Tulip

Imagem

Imagem

Todavia, esses foguetes não tinham a mesma acurácia que tinham quando eram lançados de um avião em movimento e quando eram atirados de uma plataforma parada, como um tanque.

Imagem

Imagem

Imagem

Esses foguetes eram extremamente pouco precisos, porém tinham um poder de fogo devastador e faziam uma explosão enorme. Estas características foram exploradas pelo 1º Batalhão de Blindados da Coldstream Guards britânica quando de sua travessia do Rio Reno, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua principal função foi diminuir a moral e causar pavor nos inimigos e, certamente, seu poder de destruição quando conseguiam atingir o alvo (geralmente alvos parados como barricadas).

Imagem

Imagem

O kit da Unimodel é legal. Muitas peças, poucas rebarbas. Tem bastantes detalhes e vem com algumas peças de resina e photoetches. Tem apenas duas opções de marcações nos decalques (até porque existiram poucos desse modelo adapatado mesmo). Adquiri, ainda, alguns extras como o canhão e a metralhadora de metal. Tenho alguns equipamentos como caixas de madeira, armas, sacolas e mochilas na escala 1/72 que pretendo usar. Também tenho algumas figuras de capitães de tanque americanos. Vou usar o tanque em uma pequena vinheta que quero fazer.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já avancei um pouco na montagem, na próxima postagem mando as fotos e atualizações.

Por enquanto é isso!

Abraço a todos!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!
Parabéns pelo histórico do Sherman e apresentação do kit.
:thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Vamos lá pra mais esse.

Valeu Rogério!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Começando a postar essa montagem.

O início da montagem foi tranquilo. Já sabia que um dos maiores desafios do kit seria a suspensão e as lagartas.

Imagem
Imagem

Tive que fazer uns ajustes com Drill para alargar os orifícios.

Imagem
Imagem
Imagem

Mas no final correu tudo bem.

Imagem
Imagem
Imagem

O canhão de metal é menor do que o veio no kit. Mas tudo bem. Vou usar de qq forma.

Aqui já colei umas peças de resina do kit.

Imagem

E iniciei a colagem dos PE. Esses PE são bem chatos de manusear…

Imagem
Imagem
Imagem

Acima a colocação da metralhadora de metal. Ela não vem no kit. Comprei a parte.

Imagem

Esses são os trilhos dos foguetes. São em resina. Um dos suportes veio quebrado e fiz um scratch pra refazer a peça.

Essa peça quebrada deu bastante trabalho durante a montagem e precisei re-colar várias vezes.

Imagem

E aqui em cima deixei as peças separadas pra pintura.

Como fiz no meu último blindado na 1/72, vou pintar e fazer um weathering inicial das peças das lagartas, ainda com elas presas nos sprues.

Também vou fazer o weathering inicial da parte inferior do casco antes de colar as polias.

Por enquanto é isso.

Vou mandando os avanços.

Abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Continuando com a pintura do Sherman, usei o primer preto da AK.

Imagem

Imagem


Então, comecei minha aventura no mundo das tintas laca.

Usei o set de modulação da Mr Gunze pra Olive Drab. Diluí com o Levelling Thinner da Mr Hobby e fiz a limpeza com Thinner Anjo Ecoeficiente.

Todas essas dicas foram dadas pelo pessoal do Fórum. Obrigado, pessoal!

A idéia do set de modulação é ir usando cores mais claras do Olive Drab pra enfatizar os highlights.




Imagem
Imagem
Imagem

Queria ter usado um tom mais claro do que o que vem no kit, mas não tenho laca branca. Tudo bem, vou clarear com as tintas óleo depois.

O resultado que consegui foi esse:

Imagem


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Em determinado momento, precisei aumentar a diluição das tintas porque a pintura estava ficando rugosa.

Usei um pincel velho pra “lixar” as partes mais granuladas, aumentei a diluição e consegui melhorar.

Pintei os detalhes do blindado com acrílicas, com pincel.

A seguir, apliquei o verniz brilhoso Tom Color acrílico, decais, amaciante de decal Mr Mark Softer e mais verniz brilhoso pra preparar pro weathering. Tenho esperado um dia em cada etapa dessa.

Tenho usado três de mão do verniz antes e três depois. Assim tenho conseguido proteger bem pro envelhecimento, já que, geralmente, carrego no weathering dos blindados.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fico por aqui.

Abraço a todos!

Na próxima começo a mandar as fases do weathering.

Valeu!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!!!

Primeiro foi um Brown wash da MIG. Diluído pq ele vem bem concentrado.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois usei pigmentos. Não queria lama nesse modelo, mais poeira e areia. Por isso escolhi cores mais claras: amarelo e branco/creme.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Apliquei separados essas fazes do weathering pra poder ter mais detalhes ( não sei se mudaria muito, mas tentei).

Na hora do encaixe, tive que fazer ajustes.

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem


No último modelo UM que montei, tive mais sucesso pintando as peças das lagartas ainda nos sprues e depois colando direto nas rodas e polias com cola CA.

Então, resolvi usar a mesma tática.

Imagem
Imagem

A parte interna, pintei de cinza escuro com pincel. Aproveitei o resto de uma Revell Aqua que comprei em 2020.

Ela endureceu nesse período e está fora de condições de uso. Acho que não comprarei mais essas Revell. Usei bastante.

Imagem

O envelhecimento foi igual o resto do blindado. Verniz brilho, washes e pigmentos.

Imagem
Imagem
Imagem

Porém na hora encaixes ainda assim tive problema. Para os próximos, sugiro que abram-se mais os encaixes, cortando eles. Pra facilitar na hora de colar nas polias e rodas.

Imagem
Imagem
Imagem


Mais ajustes foram necessários na hora de montar as partes do blindado.

Apesar de ter feito um dry fit, eles são dificultosos e estragam um pouco o trabalho no detalhamento da montagem nessas partes.


Imagem
Imagem
Imagem

Vou tentar esconder as falhas depois.

Assim ficou o Sherman montado:


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Próximo passo foi usar tintas óleo pr modular mais as cores. Tenho gostado de usar essa técnica. Aplico as tintas direto pouco diluídas ou direto do tubo e vou suavizando com pincel e Thinner.

Nessa hora, apliquei junto um pouco mais de pigmento diluído com Thinner.

Minha percepção é que só o Thinner não fixa bem os pigmentos. No final da aplicação deles, tenho usado o pigmento fixer da Ammo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Todas as etapas do weathingo, tenho esperado um dos dias pra secarem entrem elas.

Depois dos tons de verde e amarelo, usei tinta óleo azul e marrom pra marcar mais as sombras. Tem que ser bem pouco azul!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou ficando por aqui.

Um abraço a todos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

O Sherman está ficando muito legal.
Gostei de ver as etapas da montagem, pintura e weathering bem ilustradas.
Manda :bala: :bala: :bala: :bala: aí.

Um abraço!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Obrigado por acompanhar, Rogério!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Continuando!

Próximo passo foi o chipping. Tenho visto em canais do YouTube o pessoal usando a Revell Aqua.

Usei umas vezes, mas confesso que não gostei muito. Preciso melhorar mais os meus chippings. Talvez por essa escala ser pequena…

De qualquer forma, fiz com Revell Aqua. Mas acho q gosto mais do Green Gray e a tinta Chipping(chocolate) da Ammo.

A idéia é tentar reproduzir chipping em “3D”. Primeiro faz a cor mais clara e em cima a mais escura. Levando em consideração a cor do blindado né :)

Pincel deve ser beeeem fino. Mesmo assim, acho que os meus ainda estão grosseiros… Vamos melhorando…

Com esponja fica legal na 1/35. Na 1/72, não me acertei ainda.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A colocação das peças de resina e dos foguetes foi muito chata de fazer!

Caíram várias e várias vezes e tive que recolar várias vezes!

Sobre a cor dos foguetes, tem pouca referência. Encontrei um modelo na internet que gostei e tentei imitar.

Usei um tom de verde diferente e acrescentei uns decais: linha vermelha e um círculo amarelo.. não são do kit… só pra dar uma variação de cor no local mesmo…

Acrescentei uns equipamentos na escala 1/72 e “amarrei” eles com arame bem fino pintado de preto.

Fui acrescentando pigmento amarelo e wash escuro em algumas áreas do blindado até chegar em um tom que achei legal.

Por fim, usei o verniz Ultra Matt da Ammo. Primeira vez que uso. Legal, mas ele deu uma esbranquiçada na pintura geral. Afinal o objetivo dele é esse né?! Kkkkk



Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

A seguir seguem algumas imagens finais do Sherman:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bem, continuei montando uma pequena vinheta pro Sherman. Montei um Jeep Willys, mais uns equipamentos e figuras em resina.

Pra não prolongar muito, não vou mandar todas as etapas da confecção de tudo.

Estou terminando a base e mando as fotos finais na próxima postagem.

Abraço a todos!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sherman V with 60lb aircraft rocket - Unimodel - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Alô pessoal!

Vamos terminar essa montagem!

Preparei uns acessórios em resina e duas figuras de comandantes de tanque americanos.

Imagem
Imagem
Imagem

Também montei um Jeep Willys com as cores e fases de weathering iguais as do Sherman.

Imagem


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fiz uma base com uma pequena vinheta com o Sherman, o Jeep e demais acessórios.

São modelos de países diferentes. Mas pensei numa cena hipotética em que os exércitos britânico e americano tivesses juntos.

Talvez a travessia do Rio Reno, no final da Segunda Guerra, na Operação Plunder (Pilhagem), em 1945.

Imagem
Imagem
Imagem

E abaixo as fotos finais:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É isso aí, rapaziada!

Pra mim, cada dia é um aprendizado nesse nosso hobby!

Abraço e todos e boas montagens!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 90 - Blindados sobre lagartas”