SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Fórum dedicado a apresentação dos mais novos membros do Plasti*Brasil e para registrar sua História no Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Novatos

FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por FabioRJ »

Olá!

Sou Fabio, moro Rio de Janeiro, tenho 56 anos, meio nerd e sempre gostei de assuntos militares, aviação etc...

Sempre gostei de "modelos Revell". Montei eventualmente quando bem criança e ultimamente, graças a "desgraça" que é hoje a internet e o Youtube, para os hobistas e entusiastas de qualquer coisa, o plastimodelismo é uma loucura e cá estou me registrando para tirar dúvidas e trocar idéias, até mesmo surpreso por achar que "foruns" estão meio fora de moda, depois do advento das redes sociais.

Para passar o tempo e curtir, comprei um Revel Bismarck 1/1200, para montar e a escolha caiu muito no requisito " Ter onde guardar depois..." numa prateleira de livros ou o que seja.

Fiz até (olha a nerdice) um video para deixar de lembrança no Youtube: https://youtu.be/PNdl3iHG-yo

Como vão ver no vídeo, é um trabalho muito simples e com pouquissimo investimento em insumos e ferramentas, fora a inabilidade do modelista pra pintar...

Aí que chego com minha primeira questão para opinião dos colegas:

Não sou um "modelista" e muito menos contumaz e realmente queria investir o mínimo possível e ainda por cima moro em apartamento.

Minha pergunta é sobre aerografia: Não tenho espaço e queria gastar quase nada... (incompatível com o hobby kkkk) Mas pensei em duas coisas:

1 - Investir num aerografo portátil. Tem vários vídeos no Youtube demonstrando.
2 - Usar apenas uma caixa de papelão grande, como cabine de pintura, onde eu colaria umas luminárias de pilha daquelas de armário e faria a pintura com as mão bem para dentro desta caixa... Isso daria certo? Meu medo é empestiar o quarto com os vapores e tintas e meu desejo, como não sou um modelista contumaz, seria o de jogar fora esta caixa de papelão depois do trabalho concluído e não ficar ocupando espaço ou sujando o quarto. Depois se fosse montar outro modelo, arrumava outra caixa, de custo insignificante. O objetivo principal seria pintar modelos 1/144 que eu teria mais facilidade de guardar..

Obrigado, um abraço a todos e parabéns aos artistas e abnegados que curtem esse hobby tão legal.
Editado pela última vez por FabioRJ em 13 Set 2022, 10:08, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por NightRider »

Seja bem-vindo, Fabio !

Você já começou bem quando disse que comprou o Bismarck para passar o tempo e curtir. A idéia é essa: é um hobby, deve te trazer diversão e satisfação.

Quanto ao aerógrafo, é possível usar um básico, com um compressor que não seja barulhento, já que mora em apartamento. E claro que existem aerógrafos melhores e outros piores, assim como compressores, inclusive quanto ao barulho (o que usa motor de geladeira é o mais silencioso), mas, acredito que você pode conseguir bons resultados ainda que seu equipamento não seja "de ponta". Figurativamente podemos comparar uma Ferrari e uma Fusca, a primeira é mais sofisticada, mas o Fusca pode te levar nos mesmos lugares. A boa utilização do equipamento depende, em grande parte do "piloto".

Quanto a caixa de papelão como cabine de pintura/estufa, isso é possível. Não te dará talvez a mesma qualidade em termos de evitar resíduos (pelos, etc...), mas com um pouco de cuidado e paciência, dá para utilizar bem e se você achar necessidade, assim como no caso do aerógrafo, pode evoluir.

Espero que estas minhas considerações básicas lhe ajudem e se precisar de mais alguma coisa é só gritar.

Um abraço !
Estes usuários curtiram o post de NightRider:
FabioRJ (15 Set 2022, 10:07)
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por FabioRJ »

Valeu!

"Quanto a caixa de papelão como cabine de pintura/estufa, isso é possível. Não te dará talvez a mesma qualidade em termos de evitar resíduos (pelos, etc...), mas com um pouco de cuidado e paciência, dá para utilizar bem e se você achar necessidade, assim como no caso do aerógrafo, pode evoluir."

Pois então...mas e os vapores? Dá para usar o aerógrafo sem sujar o resto do ambiente com esses vapores, numa caixa sem exaustor? Se a esposa ver a mesa do escritório e as paredes do quarto irem "escurecendo" com os resíduos de tinta já viu...
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por Sekiji »

Bem vindo Fabio!
Muito legal sua historia, eu tenho um bismarck 1/350 aqui pra montar mas estou criando coragem ainda... rsrs
Sobre a dúvida o aerógrafo, morei até meses atrás em apartamento, sempre pintei meus kits com aerografo e tinta acrilica, nunca usei cabine de pintura, apenas janela aberta e ventilada, e me resolvia bem. Os vapores são muito poucos e não "sujam" o ambiente, a não ser que vc aponte teu aerógrafo para o chão e resolva fazer um laminado ou porcelanato camuflado hahahaha.
Estes usuários curtiram o post de Sekiji:
FabioRJ (15 Set 2022, 10:07)
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por FabioRJ »

Legal.

Outra questão: É possível diluir com água? Penso que assim os vapores ficariam menos agressivos do que com thinners e solventes.

Já o verniz final não teria jeito...teria que fazer na garagem, no Play ou na Pracinha.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por Chicabum »

Olá Fábio, Bem vindo!!!

O que o NighRider falou sobre cabines de papelão é verdade. Terá dificuldades com a limpeza de resíduos que podem se depositar na pintura. o fluxo de ar do aerógrafo pode levantar algum cisco e ele cai direto na pintura. Aí tem que esperar a tinta secar, lixar e repintar... já fiz muito disso. Uma caixa plástica seria melhor, poderia limpar depois se fizesse questão de ter uma cabine.

Acho que o que o Sekiji falou é melhor para você do que a cabine. Acredite, muita gente faz como ele. Tinta acrílica com a janela aberta é a melhor opção pra você principalmente pelo tamanho dos kits que irá montar. A escala 1/144 não gera um fluxo de tinta no aerógrafo tão grande que venha a ter problemas. Já vi muita gente colocando uma folha de papel sulfite e pintando sobre ela só pra proteger a bancada e pronto. Kits menores também têm essa vantagem.

Em geral, você pode diluir sim as tintas acrílicas com água. Alguns indicam um pouquinho de detergente misturado com a água para quebrar um pouco a tensão superficial (principalmente se estiver usando Acrilex). Algumas tintas podem ser diluídas em álcool isopropílico, que também não é ruim. Aí precisaria ver se a tinta que vai usar não talha quando for diluir antes de colocar no aerógrafo.

Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, pode perguntar!

Abraço!
Estes usuários curtiram o post de Chicabum:
FabioRJ (15 Set 2022, 10:06)
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
FabioRJ
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Set 2022, 11:38
Nome: Fabio Coelho
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por FabioRJ »

Show. Obrigado.
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por pgplasti »

Olá seja bem vindo.
Como os colegas falaram a tinta acrílica não possui vapores agressivos. Qdo se usa uma pressão elevada no aerografo vc tem mais digamos escape de tinta e resíduos. Eu tb moro em apt e uso uma cabine da wimpel mas vc pode improvisar uma de papelão sim e se quiser até mesmo adotar um cooler de computador p puxar a tinta.
O verniz tb existe nas versões acrílicas.
Estes usuários curtiram o post de pgplasti:
FabioRJ (15 Set 2022, 10:06)
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
ShermanTankBR
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 30 Set 2020, 09:21
Nome: Renan Barros
Localização: Rolândia - PR
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 5 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por ShermanTankBR »

Eu me incluo na sua categoria, um hobby para relaxar nas horas vagas que dei forças durante a pandemia quando fui para teletrabalho (e ainda permaneço). Também moro em apartamento e uso tintas tamiya, que aparentemente são bem tóxicas, mas ligo um ventilador perto, minha mesa fica próxima da janela e de vez em quando uso um respirador facial.

Tenho e gosto muito desse aerógrafo aqui: https://pt.aliexpress.com/item/40012196 ... JtC0dgODmL


Não foi precisamente esse link que comprei, mas foi esse modelo, já com essa mangueira e esse compressor. Sou muito satisfeito com o uso. Fiquei com ele no carrinho observando por um bom tempo e o kit completo paguei 280 reais no total. Quando me sobrar uma grana pra investir nisso, vou manter o compressor e adquirir um aerógrafo melhor.
Estes usuários curtiram o post de ShermanTankBR:
FabioRJ (15 Set 2022, 10:06)
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Olá, Moro em apartamento, não sou "profissional"

Mensagem por pgplasti »

ShermanTankBR escreveu: 13 Set 2022, 10:01 Eu me incluo na sua categoria, um hobby para relaxar nas horas vagas que dei forças durante a pandemia quando fui para teletrabalho (e ainda permaneço). Também moro em apartamento e uso tintas tamiya, que aparentemente são bem tóxicas, mas ligo um ventilador perto, minha mesa fica próxima da janela e de vez em quando uso um respirador facial.

Tenho e gosto muito desse aerógrafo aqui: https://pt.aliexpress.com/item/40012196 ... JtC0dgODmL


Não foi precisamente esse link que comprei, mas foi esse modelo, já com essa mangueira e esse compressor. Sou muito satisfeito com o uso. Fiquei com ele no carrinho observando por um bom tempo e o kit completo paguei 280 reais no total. Quando me sobrar uma grana pra investir nisso, vou manter o compressor e adquirir um aerógrafo melhor.
Se posso te dar um conselho investe no compressor
Faz muito mais diferença
E aerografo vc pode comprar da Steula ou o Elaga nacionais acessíveis e muito bons
Estes usuários curtiram o post de pgplasti(total 2):
FabioRJ (15 Set 2022, 10:06) • ShermanTankBR (15 Set 2022, 20:49)
Que seja justo e perfeito
Responder

Voltar para “Apresentação & Minha História”