Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Ricardo Capello
Novato
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Abr 2014, 13:12
Nome: Ricardo Capello
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 2 vezes

Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por Ricardo Capello »

Bom dia, povo do fórum.

Montei um único kit há mais de 30 anos, e por caminhos da vida o modelismo voltou a aparecer para mim.

Estou com alguns kits doados por um amigo meu, já começados, e com eles quero experimentar novamente a montar modelos. Basicamente, aviões na escala 1:72.

Pretendo usar, de início, tinta acrílica Acrilex no pincel. O primeiro desafio será um P51 Mustang, um avião pequeno.

|Primeira pergunta: Devo aplicar primer nas peças? E se sim, pode ser primer da própria Acrilex?

Segunda: Como diluir a tinta? Água "torneiral", água destilada/desmineralizada, vidrex? Vejo muitas postagens da diluição com Vidrex, mas são antigas e não sei o que se apresenta como bom caminho atualmente. Também vi sugestões de diluir com cera Brilho Fácil.

Terceira: Pincéis... pensei neste kit para começar: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... s-polycard

Quarta:É bom ter um kit de lixas automotivas, como esse? : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... s-polycard

Quinta: Após a pintura, e aplicação de decalques, vem o verniz final. Pode ser de lata, tipo Colorgin? Fosco ou brilhante?

Sabendo como seguir na compra do material de pintura, vou abrir uma postagem com a montagem do kit.

Agradeço desde já a disposição. Já percebi o clima de camaradagem que existe por aqui.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por NightRider »

Olá, Ricardo !

Vamos ver se consigo te ajudar com base na minha experiência pessoal, que não é tão extensa mas da para compartilhar. Vamos lá:

Primeira pergunta: Devo aplicar primer nas peças? E se sim, pode ser primer da própria Acrilex?

Considerando que o primer tem dupla função (aqjudar na ancoragem da tinta e revelar imperfeições), entendo que é recomendável, ainda mais por ser tinta acrílica. O primer da Acrilex pode ser usado sim, ele adere muito bem ao plástico (e também em outras superfícies).

Segunda: Como diluir a tinta? Água "torneiral", água destilada/desmineralizada, vidrex? Vejo muitas postagens da diluição com Vidrex, mas são antigas e não sei o que se apresenta como bom caminho atualmente. Também vi sugestões de diluir com cera Brilho Fácil.

Eu já usei bastante Acrilex, atualmente uso tinta automotiva e as da Acrilex ficaram mais para detalhes. Eu sempre usei diluição com Vidrex. Com água não me acertei e nunca experimentei Brilho Fácil.

Terceira: Pincéis... pensei neste kit para começar: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... s-polycard

Uso aerógrafo, então faz um bom tempo que não compro pinceis, exceto para detalhes e nesse caso, uso os comuns de artesanato e me atendem muito bem. Para áreas maiores, não vou saber te dizer, mas tem que ser bem cuidado a aplicação para não marcar as cerdas do pincel na pintura.

Quarta: É bom ter um kit de lixas automotivas, como esse? : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... s-polycard

Lixa você sempre vai usar, tanto para tirar imperfeições como, se for usar, para alisar a pintura antes de aplicar verniz brilhante (no caso de autos se usa muito, até mesmo para polimento). Em tese, você deve usar as de gramatura mais baixa para as imperfeições e as mais altas para polir.

Quinta: Após a pintura, e aplicação de decalques, vem o verniz final. Pode ser de lata, tipo Colorgin? Fosco ou brilhante?

Para se aplicar os decalques, o ideal é uma pintura lisa e o verniz brilhante ajuda bastante. Os vernizes em lata, tipo Acrilex funcionam, mas no caso dessa marca, o brilhante não é brilhante. Nunca usei os da Colorgim para te dizer.

Espero que a minha experiência possa te ajudar. Se precisar de algo é só gritar: sempre tem alguém disposto a, pelo menos, tentar ajudar.

Um abraço !
Ricardo Capello
Novato
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Abr 2014, 13:12
Nome: Ricardo Capello
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por Ricardo Capello »

NightRider escreveu: 24 Ago 2022, 12:03 Olá, Ricardo !


O primer da Acrilex pode ser usado sim, ele adere muito bem ao plástico (e também em outras superfícies).

Eu já usei bastante Acrilex, atualmente uso tinta automotiva e as da Acrilex ficaram mais para detalhes. Eu sempre usei diluição com Vidrex. Com água não me acertei e nunca experimentei Brilho Fácil.

Para se aplicar os decalques, o ideal é uma pintura lisa e o verniz brilhante ajuda bastante. Os vernizes em lata, tipo Acrilex funcionam, mas no caso dessa marca, o brilhante não é brilhante. Nunca usei os da Colorgim para te dizer.

Espero que a minha experiência possa te ajudar. Se precisar de algo é só gritar: sempre tem alguém disposto a, pelo menos, tentar ajudar.

Um abraço !
Sua experiência ajuda muito. Sua boa vontade, mais ainda.

Para diluir tinta acrílica, qual Vidrex usar? Vi em postagens daqui Vidrex azul e transparente. E em qual proporção, mais ou menos?

O Primer deve ser diluído? Se sim, como?

Para decalques, minha primeira vontade é usar a sequência BF - DECALQUE - BF, e depois de bem sequinho, usar spray de verniz

Deveras agradecido.
Avatar do usuário
ShermanTankBR
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 30 Set 2020, 09:21
Nome: Renan Barros
Localização: Rolândia - PR
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 5 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por ShermanTankBR »

bom, vou dar meu grão de areia aqui apenas para dizer que os pincéis e as lixas que você encontrou são ótimas opções. Inclusive, o preço está muito bom.

Também posso dizer que o primeiro kit que montei, finalizei com verniz fosco da acrilex. https://acrilex.com.br/produto/linha-be ... ico-fosco/

Como finalizei com ele, nada foi feito após isso. por isso ficou bom, completamente incolor, fosco após seco e não fica com marcas do pincél.

Mas tive a infelicidade (em outra montagem) de usar essa mesma versão, só que brilhante, com a finalidade de deixar a pintura bem lisa para aplicar os decais e fazer o wash. Acontece que o verniz reagiu com a aguarrás do wash e esbranguiçou um pouco a pintura. Erro básico, mas foi aprendizado.

Meu primeiro kit foi um F-5 escala 1:48, que considero grande. ele já foi finalizado e depois repintado umas duas vezes, até que numa mudança acabei danificando-o. Inclusive, 20 e poucos anos atras, a pintura inicial nele foi com tinta suvinil esmalte (!!!), por sugestão da própria loja que me vendeu, e o resultado foi muito bom, até porque pelo preço foi fácil conseguir misturar minhas próprias cores sem medo de desperdício.

Desde então uso esse F-5 como local de teste para qualquer coisa e posso dizer que é a "ferramenta" mais importante que tenho. Foi com ele que aprendi a diluir as tintas ao meu gosto.

Hoje peguei gosto pelo hobby e comprando os acessórios aos poucos formei um bom inventário de tintas e produtos da tamiya, vallejo e ammo que são mto mais fáceis de usar.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por NightRider »

Ricardo Capello escreveu: 24 Ago 2022, 19:21
NightRider escreveu: 24 Ago 2022, 12:03 Olá, Ricardo !

O primer da Acrilex pode ser usado sim, ele adere muito bem ao plástico (e também em outras superfícies).

Eu já usei bastante Acrilex, atualmente uso tinta automotiva e as da Acrilex ficaram mais para detalhes. Eu sempre usei diluição com Vidrex. Com água não me acertei e nunca experimentei Brilho Fácil.

Para se aplicar os decalques, o ideal é uma pintura lisa e o verniz brilhante ajuda bastante. Os vernizes em lata, tipo Acrilex funcionam, mas no caso dessa marca, o brilhante não é brilhante. Nunca usei os da Colorgim para te dizer.

Espero que a minha experiência possa te ajudar. Se precisar de algo é só gritar: sempre tem alguém disposto a, pelo menos, tentar ajudar.

Um abraço !
Sua experiência ajuda muito. Sua boa vontade, mais ainda.

Para diluir tinta acrílica, qual Vidrex usar? Vi em postagens daqui Vidrex azul e transparente. E em qual proporção, mais ou menos?

Eu usava o incolor, até porque era o que tinha em casa. A proporção em regra era 2:1 ou até 3:1 (diluente:tinta)

O Primer deve ser diluído? Se sim, como?

Sim, sem diluição é muito grosso. Como eu usava no aerógrafo e o primer era mais grosso que a tinta (na minha opinião), diluía mais do que a tinta, só não me lembro mais a proporção.

Para decalques, minha primeira vontade é usar a sequência BF - DECALQUE - BF, e depois de bem sequinho, usar spray de verniz

Nunca experimentei usar assim, então não sei opinar(diluente:tinta)

Deveras agradecido.

Disponha.(diluente:tinta)
Ricardo Capello
Novato
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Abr 2014, 13:12
Nome: Ricardo Capello
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por Ricardo Capello »

ShermanTankBR escreveu: 24 Ago 2022, 20:46 bom, vou dar meu grão de areia aqui apenas para dizer que os pincéis e as lixas que você encontrou são ótimas opções. Inclusive, o preço está muito bom.

Também posso dizer que o primeiro kit que montei, finalizei com verniz fosco da acrilex. https://acrilex.com.br/produto/linha-be ... ico-fosco/

Como finalizei com ele, nada foi feito após isso. por isso ficou bom, completamente incolor, fosco após seco e não fica com marcas do pincél.
Legal. Na próxima semana devo fechar a compra dos pincéis, lixas, alguma tinta e primer.

A teoria vai se mostrar na prática. Vou treinar um tanto em algum plástico qualquer antes de atacar o pobre modelinho.
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3276
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por Tiago Reis »

O que posso dizer é: plastimodelismo é que nem receita de strogonoff, cada um faz do seu jeito :rir_muito:

Vou tentar ajudar com o pouco que conheço:

1- Como já disseram, o primer serve tanto para evidenciar alguma imperfeição como promover uma melhor ancoragem da tinta, seja o da Acrilex ou qualquer outro, eu recomendo que sempre use algum primer.

2- Aí que começa a história da receita do strogonoff :lol:
Diluição da Acrilex é meio que ao gosto do freguês, você consegue fazer de diversas maneiras, pode ser só com água, com água e uma gota de detergente, com Vidrex, Brilho Fácil, etc. A proporção de tinta e diluente é meio no olhômetro. É realmente fazer um teste para ver a qual você se adapta melhor.

3- Pincel eu só uso para alguns detalhes. Esses aí não conheço, mas se for para fazer detalhes creio que sirva sim, mas para pintura de carroceria e fuselagem talvez não sirva, eu recomendaria que fosse algum com cerdas bem macias de pelo de marta e tomaria muito cuidado com a diluição da tinta para esse tipo de pintura, pois se não for bem diluída, a chance de ficar aparecendo marca das cerdas do pincel é bem grande.

4- Para qualquer seguimento que for, seja automotivo, aviação, militaria, etc, você sempre vai usar. Lixas com gramaturas muito altas, como 2000 ou mais, acho que só para automóveis faria sentido ter. No meu caso que monto basicamente só automóveis, eu tenho aqui lixas d'água quue vão da 600 a 3000

5- Para decalques, mesmo que o modelo pronto for fosco, antes de aplicar o decal é importante que a pintura esteja bem lisa, você pode passar verniz brilhante ou cera. No meu caso nunca usei cera para essa etapa, sempre usei verniz brilhante. Após passar o verniz, eu espero de 2 a 3 dias e aí aplico os decalques e depois espero mais um 1 dia e após esse prazo aplico o verniz brilhante ou o fosco, dependendo do resultado que quero.
Já usei esse de lata da Colorgin, a única recomendação que dou é que diferente de um aerógrafo, spray de lata não dá pra controlar a pressão com que ele sai, e varia muito de marca para marca, cor, etc. Como esses spray de latas são bem forte, eu começaria a primeira demão meio longe do kit para poder acostumar com essa pressão e ir aproximando nas próximas demãos conforme julgar necessário.

Como já tem um tempo que está parado, a recomendação que dou é não começar a montar um kit que goste muito, porque se não ficar bom você pode desanimar e acabar desistindo outra vez do hobby.

No mais acho que é isso, Precisando de algo é só gritar
:tchau:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Ricardo Capello
Novato
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Abr 2014, 13:12
Nome: Ricardo Capello
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por Ricardo Capello »

Tiago Reis escreveu: 25 Ago 2022, 21:39 O que posso dizer é: plastimodelismo é que nem receita de strogonoff, cada um faz do seu jeito :rir_muito:

Vou tentar ajudar com o pouco que conheço:

1- Como já disseram, o primer serve tanto para evidenciar alguma imperfeição como promover uma melhor ancoragem da tinta, seja o da Acrilex ou qualquer outro, eu recomendo que sempre use algum primer.

2- Aí que começa a história da receita do strogonoff :lol:
Diluição da Acrilex é meio que ao gosto do freguês, você consegue fazer de diversas maneiras, pode ser só com água, com água e uma gota de detergente, com Vidrex, Brilho Fácil, etc. A proporção de tinta e diluente é meio no olhômetro. É realmente fazer um teste para ver a qual você se adapta melhor.

3- Pincel eu só uso para alguns detalhes. Esses aí não conheço, mas se for para fazer detalhes creio que sirva sim, mas para pintura de carroceria e fuselagem talvez não sirva, eu recomendaria que fosse algum com cerdas bem macias de pelo de marta e tomaria muito cuidado com a diluição da tinta para esse tipo de pintura, pois se não for bem diluída, a chance de ficar aparecendo marca das cerdas do pincel é bem grande.

4- Para qualquer seguimento que for, seja automotivo, aviação, militaria, etc, você sempre vai usar. Lixas com gramaturas muito altas, como 2000 ou mais, acho que só para automóveis faria sentido ter. No meu caso que monto basicamente só automóveis, eu tenho aqui lixas d'água quue vão da 600 a 3000

5- Para decalques, mesmo que o modelo pronto for fosco, antes de aplicar o decal é importante que a pintura esteja bem lisa, você pode passar verniz brilhante ou cera. No meu caso nunca usei cera para essa etapa, sempre usei verniz brilhante. Após passar o verniz, eu espero de 2 a 3 dias e aí aplico os decalques e depois espero mais um 1 dia e após esse prazo aplico o verniz brilhante ou o fosco, dependendo do resultado que quero.
Já usei esse de lata da Colorgin, a única recomendação que dou é que diferente de um aerógrafo, spray de lata não dá pra controlar a pressão com que ele sai, e varia muito de marca para marca, cor, etc. Como esses spray de latas são bem forte, eu começaria a primeira demão meio longe do kit para poder acostumar com essa pressão e ir aproximando nas próximas demãos conforme julgar necessário.

Como já tem um tempo que está parado, a recomendação que dou é não começar a montar um kit que goste muito, porque se não ficar bom você pode desanimar e acabar desistindo outra vez do hobby.

No mais acho que é isso, Precisando de algo é só gritar
:tchau:
Puxa, muito obrigado. Respostas esclarecedoras. Meu strogonoff é muito bom, uma das minhas especialidades. Então, vou ser um excelente modelista :)
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Fala Ricardo!

Bem, pessoal aqui tem muita experiência e vai te ajudar muito!

Nesses assuntos “de novato”, acho posso ajudar! Tenho respostas meio “prontas” pra vc. Pois fiquei meus dois primeiros anos de hobby pintando com pincel e fui pro aerógrafo há menos de um ano.

Claro, essa é minha experiência, ok?! E, deixando claro, caso vc continue no hobby, o aerógrafo faz MUITA diferença na qualidade da pintura. Vi um monte de tutorial, testei um
Bocado com pincel, mas a realidade é que o aerógrafo muda muito o resultado final.

- não usava primer quando pintava só com pincel. Principalmente tinta Acrilex q tem aderência excelente. O primer até deixava mais marcas de pincel em baixo da camada da tinta. Mesmo diluindo bastante e etc

- use uma wet pallet. É simples! Um recipiente plástico (tipo tapauér :)) uma esponja de cozinha e papel manteiga. Põe água na esponja, papel em cima da esponja e tinta em cima do papel. Vc encontra fácil na internet como fazer. A diluição é com água mesmo.

- use pincéis chatos. Tamanhos 4,6,8,10,12

- use brilho fácil sem diluir como verniz brilhante. Várias camadas. O verniz brilhante Acrilex em lata não funcionou pra mim pra preparar pros decais e proteger pro wash

- finaliza com verniz fosco Acrilex em lata. Se for usar verniz fosco, claro. Opção fácil de achar e muito boa!

- a lixa que mais uso é a lixa d’água 600. Pra lixar as peças. Pra lixar pintura, melhor filtro de café

Faltou algo? Kkkkk

Espero ajudar

Sao minhas experiências e me fizeram bem feliz numa série relativamente grande de kits iniciais que montei!

Abração!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ricardo Capello
Novato
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Abr 2014, 13:12
Nome: Ricardo Capello
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Após mais de 30 anos, pretendo retornar. Dúvidas sobre pintura com pincel

Mensagem por Ricardo Capello »

C-A-F-Lobao escreveu: 26 Ago 2022, 06:04 Fala Ricardo!

Bem, pessoal aqui tem muita experiência e vai te ajudar muito!

Nesses assuntos “de novato”, acho posso ajudar! Tenho respostas meio “prontas” pra vc. Pois fiquei meus dois primeiros anos de hobby pintando com pincel e fui pro aerógrafo há menos de um ano.

Claro, essa é minha experiência, ok?! E, deixando claro, caso vc continue no hobby, o aerógrafo faz MUITA diferença na qualidade da pintura. Vi um monte de tutorial, testei um
Bocado com pincel, mas a realidade é que o aerógrafo muda muito o resultado final.

- não usava primer quando pintava só com pincel. Principalmente tinta Acrilex q tem aderência excelente. O primer até deixava mais marcas de pincel em baixo da camada da tinta. Mesmo diluindo bastante e etc

- use uma wet pallet. É simples! Um recipiente plástico (tipo tapauér :)) uma esponja de cozinha e papel manteiga. Põe água na esponja, papel em cima da esponja e tinta em cima do papel. Vc encontra fácil na internet como fazer. A diluição é com água mesmo.

- use pincéis chatos. Tamanhos 4,6,8,10,12

- use brilho fácil sem diluir como verniz brilhante. Várias camadas. O verniz brilhante Acrilex em lata não funcionou pra mim pra preparar pros decais e proteger pro wash

- finaliza com verniz fosco Acrilex em lata. Se for usar verniz fosco, claro. Opção fácil de achar e muito boa!

- a lixa que mais uso é a lixa d’água 600. Pra lixar as peças. Pra lixar pintura, melhor filtro de café

Faltou algo? Kkkkk

Espero ajudar

Sao minhas experiências e me fizeram bem feliz numa série relativamente grande de kits iniciais que montei!

Abração!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Caramba!! Muitas dicas, e por caminhos bem diferentes. Tá na hora de comprar o material e começar a fazer testes em alguma garrafa pet.

Muito obrigado, Lobão.
Responder

Voltar para “Pintura”