Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Diluição de Primer Corfix

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
LRICARD0
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Ago 2022, 23:18
Nome: Luiz Ricardo Menegaz Gomes
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Diluição de Primer Corfix

Mensagem por LRICARD0 »

Boa noite a todos!
Me chamoo Luiz Ricardo e, a algum tempo, entrei no hobby de pinturas de miniaturas.
Pintava apenas com pincel, só que recentemente adquiri um aerógrafo Steula BC61 0.3 e um compressor Microjet C-Jet pra curtir mais o hobby. Desde então venho tendo dificuldades, principalmente em relação à diluição, mais especificamente do primer.
Sempre usei primer spray da Tekbond, mas resolvi comprar o primer da Corfix para metal, pet e vidro.
Eis meus resultados:
Imagem

Imagem

Imagem

No aerógrafo uso, mais ou menos, 25psi. A diluição já tentei mais primer, mais água, mas o resultado é sempre o mesmo.
Lavei as miniaturas com água, desengordurante e detergente neutro, mas essa situação insiste em acontecer.
Gostaria de dicas de como diluir esse primer. Preciso saber o que estou fazendo de errado pois isso já está me incomodando a ponto de eu pensar em vender meus acessórios e deixar o hobby pra lá.

Agradeço toda e qualquer ajuda!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Diluição de Primer Corfix

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá Luiz!

Já usei primer da Acrilex e dilui bastante pra conseguir um resultado regular com o aerógrafo.

Mas realmente não gostei mesmo depois de várias tentativas.

Creio que 25 psi seja uma pressão muito alta, em especial se a tinta estiver bem diluída.

As opções de primer próprio pro hobby são mais caras, mas tenho mais facilidade pro uso.

Mas muita gente usa esses primer mais “de uso geral”! Logo logo alguém com mais experiência que eu chega pra lhe dar um help aqui!

Abraço!

Ps: quem tiver crítica ao que falei, comentem, por favor, pois também gostaria de aprender melhor os primer de uso geral.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Diluição de Primer Corfix

Mensagem por pgplasti »

Olha achonque a questão aí está na aderência dele no material
Vc mesmo disse que ele é p metal e vidro
Além e claro de estar muito diluído o que também afeta a aderência
Eu não te recomendo no uso dele. Alguns primers do hobby mais em conta tão lhe dar resultado muito superior e não vão afetar os detalhes das figuras.
Tem o da Tom Colors e o da Dryco.
É p ser divertido naonda p causar estresse, então investe um pouco que tu vaibter o retorno da diversão.
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Diluição de Primer Corfix

Mensagem por NightRider »

Eu nunca usei o primer da Corfix, mas sim o da Acrilex que é para os mesmos materiais (metal, vidro e plástico) e a diluição foi feita um pouco na base do "olhômetro", mas ele tem que estar bem diluido e em demãos finas. Atualmente uso o primer do Adriano (Dryco) que é automotivo, já vem diluído e nunca tive maiores problemas.

Espero ter ajudado.

Um abraço !
Avatar do usuário
LRICARD0
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Ago 2022, 23:18
Nome: Luiz Ricardo Menegaz Gomes
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Diluição de Primer Corfix

Mensagem por LRICARD0 »

Obrigado à todos pelas respostas.

C-A-F-Lobao
Realmente, com o primer da Acrilex eu tive um resultado ligeiramente "menos pior" hahahahah mas ainda não é o que eu estou buscando.
Eu usava esses primers de "uso geral", aqueles em spray, especificamente o da Tekbond. Só que, dependendo do dia, ele acabava ficando muito grosso. Semana passada fui retirar a tinta de algumas miniaturas com Pinho Sol e esse primer de uso geral só me deu dor de cabeça. Ficou uma gosma estranha. Até hoje tento retirar, mas tá difícil.

pgplasti
Esse primer da Corfix também serve para peças plásticas e resinas.
A única maneira que não testei foi ele sem diluição nenhuma. Só que ele é bastante grosso, parecido com a tinta Acrilex. Acho que amanhã eu vou tentar fazer com ele sem diluição pra ver o que dá.
Sobre as marcas que você indicou, encontrei apenas da Tom Colors. Da Dryco não achei muitas informações, mas vou continuar pesquisando.

NightRider
Vou pesquisar esse da Dryco. Como disse acima, achei poucas informações.
Como sou novo nesse hobby, pergunto: miniaturas de boardgames e plastimodelismo são feitos do mesmo material? Tenho vários boardgames perfeitos para pintar e, se não me engano, a maioria das peças são de plástico. Acho que dá pra usar as tintas Tom Colors e Dryco nessas peças, né?
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Diluição de Primer Corfix

Mensagem por pgplasti »

Vou te passar o contato do Adriano da Dryco
Fala com ele por WhatsApp ele demora p responder
011. 986190378
Espero que ainda seja esse
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Diluição de Primer Corfix

Mensagem por NightRider »

LRICARD0 escreveu: 24 Ago 2022, 17:12 Obrigado à todos pelas respostas.

C-A-F-Lobao
Realmente, com o primer da Acrilex eu tive um resultado ligeiramente "menos pior" hahahahah mas ainda não é o que eu estou buscando.
Eu usava esses primers de "uso geral", aqueles em spray, especificamente o da Tekbond. Só que, dependendo do dia, ele acabava ficando muito grosso. Semana passada fui retirar a tinta de algumas miniaturas com Pinho Sol e esse primer de uso geral só me deu dor de cabeça. Ficou uma gosma estranha. Até hoje tento retirar, mas tá difícil.

pgplasti
Esse primer da Corfix também serve para peças plásticas e resinas.
A única maneira que não testei foi ele sem diluição nenhuma. Só que ele é bastante grosso, parecido com a tinta Acrilex. Acho que amanhã eu vou tentar fazer com ele sem diluição pra ver o que dá.
Sobre as marcas que você indicou, encontrei apenas da Tom Colors. Da Dryco não achei muitas informações, mas vou continuar pesquisando.

NightRider
Vou pesquisar esse da Dryco. Como disse acima, achei poucas informações.
Como sou novo nesse hobby, pergunto: miniaturas de boardgames e plastimodelismo são feitos do mesmo material? Tenho vários boardgames perfeitos para pintar e, se não me engano, a maioria das peças são de plástico. Acho que dá pra usar as tintas Tom Colors e Dryco nessas peças, né?
O contato dele e esse mesmo que o pgplasti passou. Realmente ele demora um pouco para responder, mas é gente boa. Quanto ao material ser o mesmo para boardgames e plastimodelismo não sei dizer, mas se você aplicar primer que irá isolar a peça, acredito que dá para usar automotiva sem problema ("achômetro meu").
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Diluição de Primer Corfix

Mensagem por TioDrakul »

O seu resultado pelas fotos parece ter sido a mesma coisa que aconteceu comigo quando eu fui diluir com água, e para mim também nunca funcionou assim. O que funcionou para mim para essas tintas baseadas em água é diluir elas com Vidrex (limpa-vidros) ou cera líquida incolor como a Brilho fácil e a Bravo

P.S: E note que se você for experimentar com Vidrex ou cera líquida não esqueça de usar máscara de proteção para pinturas e fazer a pintura em um lugar bem arejado
Responder

Voltar para “Dúvidas”