HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Processo após pintura com tinta acrílica

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por GPMendes »

Olá pessoal! Tudo bem?

Cheguei a dar uma boa lida nos tópicos de ajuda e acompanhei alguns tópicos de bancada pra ver o processo de pintura, selagem e acabamento dos nossos amigos aqui, mas como são muuuuuuitas as técnicas e alternativas, fiquei um pouco confuso na hora de botar em prática no modelo que estou montando, por isso achei que fosse uma boa abir este post, com umas 6 dúvidas meio básicas kkkk :)
Como sou novato aqui e entrei no fórum estando já na metade do meu DHC-6 Twin Otter, vou dar uma breve resumida na situação:

Erros de montagem e de funilaria a parte... Estou pintando ele basicamente com tintas acrílicas Aqua Color da Revell (amarelo e vermelho "puros", preto Anthracite e cinza Light) diluindo elas com um mistura de diluente Aqua Color Mix, também da própria Revell e literalmente apenas algumas gotas de Brilho Fácil e água morna, pra facilitar a aplicação com o aerógrafo.

Imagem

Depois de ter apanhado MUITO com o amarelo acabei acertando nas doses, demãos e retoques, ficando com o avião pronto pra começar o preparo pros decalques e vernizes. Vi que é bem "polêmica" essa parte :lol: :lol: Mas no final, pretendo deixar o avião com acabamento acetinado.
Para o acabamento portanto, tenho aqui comigo essa lista: BF incolor, Vidrex, Verniz Vitral Acrilex, Verniz Acetinado Sintético (Tom Colors) e Mark Fit (normal) Tamiya para aplicar os decalques.

Dúvida 1: Como base para os decalques, o ideal seria passar quantas demãos mais ou menos de BF, no aerógrafo, tanto antes quanto depois de aplicar eles? É a 1ª vez que estou fazendo esse processo, mas creio que seja um número de demãos em que a superfície fique visivelmente lisa pra não dar silvering kkkkkkk
Obs: até cheguei a fazer um teste numa peça descartada do kit, porém, mesmo com umas 4 demãos dadas com aerógrafo (6h a 12h entre demãos), a superfície ainda ficou meio áspera ao toque. Enquanto isso nas hélices, onde usei tinta preta e BF, aplicados ambos com pincel, ficou uma cobertura mais lisinha que bunda de bebê já na 1ª demão, no fim, dei mais 2 pra selar bem e elas estão praticamente prontas pra serem encaixadas no avião... Aí fiquei com dúvida se é isso mesmo ou se estou fazendo algo de errado ou incompleto ao aplicar BF no aerógrafo.

Imagem

Dúvida 2: Aplicar BF com pincel na totalidade do modelo, ao invés do aerógrafo, pode ser uma boa opção ou tem riscos das pinceladas ficarem marcadas?

Dúvida 3: É possível usar verniz vitral acrilex bem diluído (talvez, caso seja possível, também misturar com BF), para dar a base para os decalques e depois selá-los?

Dúvida 4: É seguro, depois que terminar de selar os decalques com BF (ou verniz vitral) com o verniz acetinado sintético sem medo de agir em tudo e estragar o acabamento?

Dúvida 5: Como é a primeira vez que uso o Mark Fit normal da Tamiya, por não ter encontrado nem os strongs pra vender (site da Tamiya pede 30 a 90 dias pra entrega), nem os Microscales tão bem falados :chorando: ... Tem uma melhor maneira de aplicar ele? Vi lugares que dizem que é bom aplicar um pouco do produto antes do decalque além de aplicar depois, como também já vi lugares dizendo que só aplica depois, em várias demãos dependendo do caso.

Valeu gente! :saudacao:
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por pgplasti »

Só posso te falar de parte das dúvidas e por experiência.
Como ointo com acrílica o helicóptero que fiz antes de aplicar BF passei um filtro de café para ligar a pintura. Ele é minimamente abrasivo e fez um efeito show na textura da pintura.
Apliquei BF no pincel e não ficou marca pois foram bem leves e pequenas partes por vez.
Talvez sua aplicação com o aerografo esteja com muita pressão e assim fica uma textura áspera.
Não acho necessário usar o Mark antes no local de aplicação somente depois por cima, pelo menos para mim da certo.
Abcs
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por GPMendes »

Putz, e eu usei filtro de café pra polir o primer e não tinha me dado conta de usar ele na pintura kkkkk Valeu Flavio! Ah, vou dar uma testada no aerógrafo com uma pressão menor
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por pgplasti »

Mas nonprimer também pode usar caso ele não fique liso
Tá certo tb
Abcs
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá Mendes!

Vamos ver se eu ajudo um pouco:

1- nunca usei BF no aerógrafo. Mas devem ser várias demão, bem diluídas, eu diria 6 demão. As vezes a tinta fica áspera e não consegue q fique muito
Muito liso mesmo… lixar a pintura ajuda como o Flávio falou. Filtro café ou camisa de malha ( essa última nunca usei)

-> até queria saber a diluição do BF pra usar no aerógrafo! Se alguém souber, manda aí… ou usa ele sem diluir? Diluindo, seria água???

2- usei muito BF no pincel e fica bem bom. Não precisa diluir. Várias demão 4-6. O intervalo entre as demão não precisa ser de muitas horas. Tenho anotado esse tempo q usava, em algum lugar… talvez até numa das minhas primeiras montagens aqui no fórum.

3- não acho q deva ser bom usar o verniz vitral. Ele não é acrílico. Em especial se vc for usar tintas base esmalte depois pra algum weathering

4- nunca usei o verniz sintético depois da BF. Mas acho q se ela estiver com tempo de cura adequado, não tem problema

5- nunca usei o mark fit da Tamiya. Uso BF meio a meio com água antes, no loca do decal, aplico o decal, depois o amaciante.

Espero ajudar

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por marcio bernardi »

para aplicação do decal use BF, eu particularmente uso future direto do frasco com aerigrafo e aplico una vez, explico, vou aplicando e secando, aplico em cima e depois em baixo, repetindo varias vezes, nunca usei BF, o future seca muito rápido permitindo isso.

aplico o future novamente sem esperar muito, mesmo assim eu espero 1 dia pelo menos.

para o wash como uso tinta oleo (artistica) eu espero uns dias após isso para evitar reação do ecosolv.

o verniz final uso dullcote da testor após mais alguns dias, nunca tive problemas com ele.

espero ter ajudado :thumbup:
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por pgplasti »

Ah agora que vi que vc falou verniz vitral
Eu jamais usaria ele
E sintético e muito sensível
Pintei p um amigo um boneco dos cavalheiros do Zodíaco e foi um trauma lidar com ele
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por GPMendes »

C-A-F-Lobao escreveu: 15 Jul 2022, 07:14 Olá Mendes!

Vamos ver se eu ajudo um pouco:

1- nunca usei BF no aerógrafo. Mas devem ser várias demão, bem diluídas, eu diria 6 demão. As vezes a tinta fica áspera e não consegue q fique muito
Muito liso mesmo… lixar a pintura ajuda como o Flávio falou. Filtro café ou camisa de malha ( essa última nunca usei)

-> até queria saber a diluição do BF pra usar no aerógrafo! Se alguém souber, manda aí… ou usa ele sem diluir? Diluindo, seria água???

2- usei muito BF no pincel e fica bem bom. Não precisa diluir. Várias demão 4-6. O intervalo entre as demão não precisa ser de muitas horas. Tenho anotado esse tempo q usava, em algum lugar… talvez até numa das minhas primeiras montagens aqui no fórum.

3- não acho q deva ser bom usar o verniz vitral. Ele não é acrílico. Em especial se vc for usar tintas base esmalte depois pra algum weathering

4- nunca usei o verniz sintético depois da BF. Mas acho q se ela estiver com tempo de cura adequado, não tem problema

5- nunca usei o mark fit da Tamiya. Uso BF meio a meio com água antes, no loca do decal, aplico o decal, depois o amaciante.

Espero ajudar

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ajudou bastante! Muito obrigado Carlos!
Sobre o BF no aerógrafo, eu nem precisei diluir nas peças teste, foi direto do frasco pro copo do aerógrafo e não tive problemas nem na aplicação com relação à gotejamentos, cuspidas e afins, nem com limpeza depois, que foi tranquila, a única questão mesmo foi a do rendimento. Inclusive estou cogitando em avançar aplicando o BF no pincel mesmo.
marcio bernardi escreveu: 15 Jul 2022, 07:18 para aplicação do decal use BF, eu particularmente uso future direto do frasco com aerigrafo e aplico una vez, explico, vou aplicando e secando, aplico em cima e depois em baixo, repetindo varias vezes, nunca usei BF, o future seca muito rápido permitindo isso.

aplico o future novamente sem esperar muito, mesmo assim eu espero 1 dia pelo menos.

para o wash como uso tinta oleo (artistica) eu espero uns dias após isso para evitar reação do ecosolv.

o verniz final uso dullcote da testor após mais alguns dias, nunca tive problemas com ele.

espero ter ajudado :thumbup:
legal! inclusive até ia perguntar isso pra vocês, sobre wash, pois pretendo usar futuramente num kit que tenho guardado, mas já foi respondido aí mesmo kkkkk pois eu gostei da utilização do wash com tinta a óleo, porém apenas precisava confirmar sobre em que base aplicar ele. Muito obrigado!
Sobre o Verniz Vitral, é bom saber que ele é chato de usar kkkkkk vou continuar usando ele em casos bem específicos e pontuais mesmo.


Agora só uma última dúvida... Esse Verniz Brilhante da Acrilex é uma boa alternativa também? Li que dá pra diluir na água e vidrex também.

Imagem

Muito obrigado gente! Vcs me ajudaram muito!
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por pgplasti »

Esse verniz se vc errar a mão já vi modelistas reclamarem que branqueia então cuidado.
Quer uma sugestão, investe um pouco mais do que nesse aí que não vai ter erro vou te indicar um que funciona e não é caro.

Imagem
Tem o fosco tb direto no aerografo
E ouvi falarem bem do verniz do Tom Colors. Aí da devo comprar um para testar
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
GPMendes
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Jul 2022, 12:28
Nome: Glauco Pregnolatto Mendes
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: Processo após pintura com tinta acrílica

Mensagem por GPMendes »

Opa! Valeu a dica do verniz! O primer da tom colors, tenho aqui e eu gostei. O verniz pode ser uma boa pedida, vou dar uma pesquisada aqui :thumbup:
Responder

Voltar para “Dúvidas”