Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Blankenese
Novato
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Abr 2022, 21:22
Nome: M.K.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Mensagem por Blankenese »

^ meu caro, nada falei que vc me ignorou, havia escrito esta mensagem viewtopic.php?p=441965#p441965no pedido do Rogério, e ele ou nada viu ou passou desapercebido. Pode ser para mim que tenho as 24 h do dia livre, metade dormindo e a outra metade em laptop, que tenha sido a meu ver 1 dia muito tempo e a vcs que tem afazeres, outro parâmetro, assim peco desculpas pelo mal entendido, a sua agressividade foi desnecessária, pq em momento algum fui agressivo ou estressado, e deixa prá lá o pedido. Depois dessa, é claro que nunca irei comprar o kit. Foi uma vontade, mas acho que tenho que me virar mesmo com o que tem de diecast pronto no mercado. Assim por favor, esquecamos o assunto, deixa o cara montar e eu ver resultado. Bem, se nada gostou de meus SUGERIMENTOS, nada foram críticas, mas Sugerimentos.... Deixa prá lá mesmo, Nada vou tentar aqui 40 anos de História, de ex pai investidor da Bovespa, esposa também advogada de estudo, eu da Engenharia Mecânica da USP, passagens em Honeywell, GMB, VWB, BMW, Audi, HansaYachts, Bombardier, Jungheinrich etc. de Indústrias e inúmeros projetos em CAD, observâncias náuticas e aéreas destrinchar aqui, esquece ! Afff Maria, eu hein ! Acho que vc está precisando de férias, mas sim no Facebook de Korcula tem inúmeras fotos dele com fardas e no exército e a mensagem escrita nada foi respondida.... mas encerro. Tire umas férias, viaje de navio de cruzeiro como muito fizemos, que verá que esparecer é bacana ! Fique em Resorts em UAE
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: EE3 > Intuito Participativo !!!

Mensagem por Rogerio Kocuka »

LRFOGA escreveu: 10 Jul 2022, 20:10

Primeiramente peço desculpas pela demora em responder, pois este e-mail, toda vez que eu acesso, não tem mensagens, pois é uma conta nova para atendimento de pedidos de kits.

Observo ainda, que a vossa mensagem foi recebida somente há um dia, ou seja, no dia 09/07/2022, sendo que eu acessei essa conta na última sexta-feira (dia 08/07/2022) e não tinha mensagens novas. Portanto, NÃO É VERDADE QUE EU SIMPLESMENTE TE IGNOREI.

A propósito, meu amigo, você enviou seu e-mail há um dia e por eu não ter respondido no mesmo dia (um sábado!) não é motivo para sair dizendo publicamente no Fórum Plastibrasil que eu te ignorei, pois além de ser mentira, é injusto e de indiscutível má fé. Lamentável essa postura agressiva sua, logo no primeiro contato para comigo, que nem te conheço.

Aproveito para ressaltar que não gostei da vossa postura ao escrever que “este me ignorou. penso que o cara seja combatente do exército ou algo assim". Ora, quanta maldade em vossa mensagem! Quer dizer que se eu não respondo (no mesmo dia em que recebo seu email) eu estou te ignorando e ainda, sou considerado um "combatente do exército" cuja definição, no teor da vossa afirmação, sugere algo desabonador ao termo combatente do exército? Meu amigo, acho que você dever ter sérios problemas. Desculpe a sinceridade.

Não sou do exército (embora respeito muito essa honrada profissão), sou Advogado, Tecnólogo em Construção Naval, Maquetista Profissional e Plastimodelista há mais de 25 anos.

Sobre o meu projeto, esclareço que foi totalmente desenvolvido por mim, por ter formação técnica nessa área de projetos navais e, portanto, estou usando meus conhecimentos e ferramentas para contribuir com o plastimodelismo brasileiro, para contar um pouco da história da indústria bélica brasileira, o que era um desejo antigo não apenas meu, mas também, de muitos amigos plastimodelistas. Não se trata de uma cópia disponível na internet (até porque, não existe até agora), e somente a parte de desenvolvimento do projeto demorou meses para ser concluída. Estou esclarecendo isso porque vossa senhoria, logo que viu o projeto, já apontou erros sem tomar conhecimento do assunto. Essa versão com arma anti carro somente existe no Chipre. E ela está sim, sendo desenvolvida aqui. No momento, tenho 3 versões diversas do EE-3 Jararaca para venda, cada uma com modificações peculiares que não podem ser usadas na versão do Chipre, pois esta é bem diferente.

Também estou trabalhando na versão QBN, que deverá ficar pronta nos próximos meses, sem contar com outros projetos em andamento, como o VBTP Guarani, o EE-11 Urutu, entre outros, esclarecendo que todos eles, antes da fase de projeto, passam por extenso estudo técnico e pesquisa histórica, portanto, antes de criticar o projeto, se informe primeiro.

Isso porque, a imagem sugerida por você, de um EE-3 Jararaca, é um trabalho artesanal, o qual respeito, mas limitado demais e sem comparação com o nível de detalhamento que eu procuro colocar no meu trabalho. Inclusive essa versão usada na imagem é uma peça de ficção, pois nunca, nunca o EB usou um EE-3 com canhão anti carro como esse aí. Peças de ficção eu não faço em militaria. Respeito o trabalho de todo mundo, mas não concordo com comparações estapafúrdias.

Quanto à vossa observação de que o usuário Kocuka ganhou 2 kits de presente meu para montar, e você se “aproveitar” dessa informação para pedir um kit para você também (montado e pintado, inclusive!), lamento, mas isso não será possível.

Primeiro porque, todo investimento depende de recursos, e eu presenteei o estimado amigo Kocuka porque ele é meu amigo de longa data. Segundo porque, aceitar seu pedido, depois das ofensas gratuitas suas, não é para mim. E terceiro porque, não monto nem pinto kits que eu produzo, pois deixo a cargo do plastimodelista fazer isso ou contratar alguém que o faça.

Somente nesta semana vendi 3 kits desses, sendo que um deles me pediu para montar e pintar, porém, declinei, pois não tenho tempo para isso e indiquei quem poderia fazê-lo. O interessado comprou o kit, recebeu, avaliou-o positivamente e já está em contato com quem monta e pinta.

Sendo assim, e respondendo ao vosso pedido, não tenho condições de presenteá-lo com um kit desses, pelos motivos retro salientados, mas posso vendê-lo caso seja do vosso interesse, tal como faço com todos os demais, conhecidos ou desconhecidos.

Por fim, considerando que vossa senhoria, indignado por não ter sido respondido num email enviado há apenas um dia, decidiu publicar vossa mensagem no fórum plastibrasil com nítido propósito de agressão gratuita e sem sentido, estou fazendo o mesmo, ante o que dispõe o princípio da reciprocidade, ou seja, estou respondendo tanto aqui, quanto publicando lá (no fórum plastibrasil).

Forte abraço, fique com Deus, e seja menos estressado quando tentar contato com pessoas desconhecidas, pois nem sempre elas são maldosas como você aparentemente as vê, ok?

Atenciosamente,

Luiz Renato Fogagnolo
FKB
Saudações!
Novamente reitero aqui a qualidade do kit do Foga.
Acompanhei o trabalho de desenvolvimento do kit e posso garantir que o Foga se dedicou muito em nos trazer um kit do Jararaca bem detalhado e feito com material de alta qualidade.
Parabéns pelo trabalho no kit e muito obrigado pela iniciativa em trazer aos plastimodelistas que gostam de fazer kits de viaturas fabricadas em nosso querido País a opção de fazer uma viatura blindada Made in Brazil.
PS.: estou gostando muito de montar este kit.

Um abração!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Blankenese escreveu: 10 Jul 2022, 21:01 ^ meu caro, nada falei que vc me ignorou, havia escrito esta mensagem viewtopic.php?p=441965#p441965no pedido do Rogério, e ele ou nada viu ou passou desapercebido. Pode ser para mim que tenho as 24 h do dia livre, metade dormindo e a outra metade em laptop, que tenha sido a meu ver 1 dia muito tempo e a vcs que tem afazeres, outro parâmetro, assim peco desculpas pelo mal entendido, a sua agressividade foi desnecessária, pq em momento algum fui agressivo ou estressado, e deixa prá lá o pedido. Depois dessa, é claro que nunca irei comprar o kit. Foi uma vontade, mas acho que tenho que me virar mesmo com o que tem de diecast pronto no mercado. Assim por favor, esquecamos o assunto, deixa o cara montar e eu ver resultado. Bem, se nada gostou de meus SUGERIMENTOS, nada foram críticas, mas Sugerimentos.... Deixa prá lá mesmo, Nada vou tentar aqui 40 anos de História, de ex pai investidor da Bovespa, esposa também advogada de estudo, eu da Engenharia Mecânica da USP, passagens em Honeywell, GMB, VWB, BMW, Audi, HansaYachts, Bombardier, Jungheinrich etc. de Indústrias e inúmeros projetos em CAD, observâncias náuticas e aéreas destrinchar aqui, esquece ! Afff Maria, eu hein ! Acho que vc está precisando de férias, mas sim no Facebook de Korcula tem inúmeras fotos dele com fardas e no exército e a mensagem escrita nada foi respondida.... mas encerro. Tire umas férias, viaje de navio de cruzeiro como muito fizemos, que verá que esparecer é bacana ! Fique em Resorts em UAE
Saudações!
Vamos procurar focar na montagem do kit.
Não é necessário ter uma discussão por aqui.
Qualquer sugestão ou crítica construtiva serão bem vindas.

Um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Continuando com a montagem, tampei um orifício que não será usado para colar peça nesta versão.

Imagem


Fiz um dry fit e na sequência colei os componentes da transmissão e suspensão do Jararaca.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Um detalhe sobre a suspensão, conforme orientado no manual é colocar as molas voltadas para a frente. Antes separei cada item e coloquei perto de suas devidas posições.
Antes de colar fiz um dry fit para testar a posição de cada roda. O próprio manual orienta para ter esse cuidado e lixar a base da mola para que as rodas fiquem bem alinhadas.

Imagem


Mais um dry fit com as rodas encaixadas. Após ver que estavam ok, colei os amortecedores e molas em suas devidas posições.

Imagem

Imagem


Com a suspensão devidamente colada, parti para os detalhes do Jararaca.

Suporte de ferramentas de sapa, saídas de ar dos exaustores, sirenes e outros detalhes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Encaixei, sem colar, a torreta do comandante do carro.

Imagem

Imagem


Aqui uma prévia de como deve ficar o Jararaca com peças coladas e outras apenas encaixadas para verificar sua posição. Algumas destas serão coladas após a pintura do kit.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Blankenese
Novato
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Abr 2022, 21:22
Nome: M.K.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Diria que já está pronto kkk, 😊

Mensagem por Blankenese »

Ambos ficaram muito Bacanas, se fossem cinza, nem pintura precisaria, foi rápido, fácil a vocês, aparentemente, gostei. Parabéns pelo bom resultado
Me parece até um Veículo grande, pelas fotos parece ter uns 30 cm. Imagino que agora vem a pintura, embora nada esteja no kit, poria umas antenas de metal, ou até fio de borracha flexível. Aquele com Bandeirolas de minas e produtos químicos, pela rapidez, poderia os incrementar em detalhes !
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Diria que já está pronto kkk, 😊

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Blankenese escreveu: 11 Jul 2022, 11:34 Ambos ficaram muito Bacanas, se fossem cinza, nem pintura precisaria, foi rápido, fácil a vocês, aparentemente, gostei. Parabéns pelo bom resultado
Me parece até um Veículo grande, pelas fotos parece ter uns 30 cm. Imagino que agora vem a pintura, embora nada esteja no kit, poria umas antenas de metal, ou até fio de borracha flexível. Aquele com Bandeirolas de minas e produtos químicos, pela rapidez, poderia os incrementar em detalhes !
Muito obrigado! :thumbup:
O kit é bem trabalhado e de excelente qualidade, o que facilita muito a montagem.
Ainda tem um bom trabalho pela frente ainda.

Um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Mensagem por Rogerio Kocuka »

:thumbup:
Avatar do usuário
Blankenese
Novato
Mensagens: 48
Registrado em: 26 Abr 2022, 21:22
Nome: M.K.
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Mensagem por Blankenese »

Eu sei, na nossa infância, montamos muito, como já expliquei em outros threads, de navios tipo ss Brasil, a aeronaves tipo F4, B727 TransBrasil etc. Sei como é duro o trabalho 'Knockarbeiten', paciência e lugar que nada tenho mais há décadas... Assim fico só nas imagens digitais mesmo, me especializei nisto e me restingi muito, mas estou feliz. Mesmo aqui já tem tanto Diecast, que nem mais tenho muito aonde enfiar nada... Vá em frente com o que gosta :star:
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Blankenese escreveu: 11 Jul 2022, 12:03 Eu sei, na nossa infância, montamos muito, como já expliquei em outros threads, de navios tipo ss Brasil, a aeronaves tipo F4, B727 TransBrasil etc. Sei como é duro o trabalho 'Knockarbeiten', paciência e lugar que nada tenho mais há décadas... Assim fico só nas imagens digitais mesmo, me especializei nisto e me restingi muito, mas estou feliz. Mesmo aqui já tem tanto Diecast, que nem mais tenho muito aonde enfiar nada... Vá em frente com o que gosta :star:
Muito obrigado.
Em breve devo trazer mais uma atualização.

um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: <t>EE-3 Jararaca, FKB (Fogagnolo Kits do Brasil), Vers??o CI Bld, EB, escala 1/35</t>

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Estive conversando com meus amigos de nosso hobby e me deram a ideia de fazer o antiderrapante na blindagem frontal do blindado. O Adel, grande amigo e plastimodelista me ensinou uma técnica para fazer efeito, que compartilharei aqui. Também estou aprendendo.


Em primeiro lugar peguei uma foto de referência das linhas do antiderrapante.

Imagem


Então fiz o mascaramento da área onde ficará o antiderrapante.

Imagem

Imagem


Dei uma lixada de leve dentro área do antiderrapante para fixar melhor a massa putty.

Imagem

Imagem


Então apliquei massa putty na superfície a ser colocado o antiderrapante. Em seguida passei cola extra fina...

Imagem


...com um pincel chato. Após cobrir toda a área marquei as rugosidades com um pincel. Para finalizar as rugosidades usei um pedacinho de esponja.

Imagem


Depois deixar o antiderrapante secar.

Imagem

Imagem


Trabalho em dobro e paralelo nos Jararacas.

Imagem



Após secar bem a massa putty retirei as máscaras.

Imagem

Imagem


Ao final fiz uma limpeza com água e detergente no kit, visando o trabalho de pintura.

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “GT 72 - Blindados Militares sobre Rodas”