Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
caioapg
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Mar 2014, 14:30
Nome: Caio Augusto Pessoa
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por caioapg »

Pessoal, sou novo no mundo do plasti e ainda estou aprendendo, não tenho dinheiro para gastar 30 reais em 15ml de tinta, então tenho tentando aprender a pintar com as tintas corfix e Acrilex, bem como seus utensílios etc.

Meu problema é o seguinte, depois de pintura pronta, verniz acrilico Acrilex aplicado vou fazer o wash usando tintas a óleo (li que devo usar bases diferentes tinta/wash), uso uma tinta da marca Daler Rowney e misturo com ecosolv da Acrilex, deixo secar bem por umas 3h, mas quando vou remover o excesso ele não sai com facilidade, então molho um cotonete com o ecosolv para isso, o problema é que parece que o ecosolv está reagindo com o verniz acrilico, vira tudo uma meleca e acaba danificando a pintura que tá lá embaixo e o pior grudando fibra do algodão, alguém sabe me dizer o que eu tô fazendo de errado?! O ecosolv realmente reage com o verniz? Que alternativa eu tenho? A esse ponto eu tô desesperado pq parece que eu estraguei meu kit basicamente...
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por marcio bernardi »

não deveria reagir

base acrilica > wash oleo

faço isso com base de future e wash com tinta oleo e nunca aconteceu

tem que deixar o verniz secar bem, não va neste papo que hrs resolvem, eu deixo dias para garantir

depois de aplicado o wash espero ate aparentemente estar seco e removo com papel toalha, não gosto de cotonete por conta dos fiapos, só uso em regiões apertadas onde o papel não entra.
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por pgplasti »

Como o Márcio disse não deveria mas ... nunca usei esse material então tenho pouco conhecimento dele
Mas vou dar uns pitacos.
Há quem ame acrilex e confie mas não gosto mesmo. Tente comprar as tintas da Dryco que são baratas e boas acrílicas.
Pode usar a Cera Brilho fácil como verniz brilhoso mas tem de dar várias camadas p selar a pintura embaixo. O verniz que está usando antes do wash é com brilho né?
Essa tinta a óleo é em pasta? O ideal é colocar ela um pouco num guardanapo e depois fazer o uso com a diluição, assim aderir menos na superfície
Não sei onde vc mora mas aqui no sul no inverno com o tempo que estamos um verniz demora uns 3 dias p curar
Faça uma experiência com aguarraz p ver se não reage.
Ou tthinner anjo que o pessoal usa nas montagens de carros.
Mas fica tranquilo aqui todos erraram muito
Faz parte do processo
Não desanime
Se.foe militaria vai tranquilo que vai parecer desgaste
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
caioapg
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Mar 2014, 14:30
Nome: Caio Augusto Pessoa
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por caioapg »

Talvez eu n tenha deixado o verniz curar bem, eu vou usar um dos modelos que eu tenho aqui como modelo de testes kkkk, assim eu fico mais seguro em fazer cagadas, como eu sou do nordeste aqui até que seca bem rápido mas eu vou tentar esperar umas 42 horas pra ver se n foi questão de cura do verniz msm ou se realmente é uma reação adversa já que pelas minhas pesquisas quase ninguém teve esses problemas usando Ecosolv.

Com relação as tintas eu já até me acostumei com a Acrilex, uso com um mini compressor chinês daqueles kits e já peguei até a manha da diluição, a mistura que deu mais certo foi fazer um 70/30 de água com álcool etílico 70°, depois 50/50 com vidrex, a cobertura é ótima, não escorre e nem talha 3 demãos e já foi, é só na parte do verniz e wash que tive problemas.

Infelizmente é um avião e em 1/144, então imagine que esse erro chama mais atenção ainda kkkk, obrigado pelas respostas pessoal.
Imagem
Bem no nariz e na calda :raiva:
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por LHC »

Também acho que tem a ver com o tempo de secagem do verniz (ou brilho fácil, future, rtc), pois, uma vez totalmente curado, ele se torna inerte, isto é, não reage com outros produtos.
É claro que se você esfregar uma bucha com acetona vai arrancar tudo, mas estamos falando de weathering, que precisa ser sutil e suave, inclusive na quantidade de solvente utilizado.
Abs
LHC
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por Sekiji »

eu acho que é tempo de secagem do verniz mesmo, Caio!
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
caioapg
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Mar 2014, 14:30
Nome: Caio Augusto Pessoa
Localização: Feira de Santana/BA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por caioapg »

Galera acho que descobri o problema, eu estava usando o verniz fosco e o brilhante acrilfix, aquele de lata, tanto o Ecosolv quanto esse verniz possuem químicos de base identica, um composto alifatico, portanto o verniz reagia pq a base de ambos os produtos é a mesma, já estou providenciando o verniz acrilico em garrafinha pra que isso não aconteça novamente, depois de fazer testes e dou um feedback.

Enfim fica o aviso, cuidado com o uso de verniz Acrilfix + Ecosolv
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por Sekiji »

ah então matou a charada, o verniz não é acrilico. Acho que com o verniz acrilico vai de boas :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por LHC »

Sacanagem um verniz chamado ACRILfix não ser acrílico.
LHC
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Meu wash óleo destrói o verniz e a pintura acrilica, preciso de ajuda!!

Mensagem por Sekiji »

LHC escreveu: 24 Jun 2022, 13:12 Sacanagem um verniz chamado ACRILfix não ser acrílico.
é praticamente um McPicanha que não é de picanha!
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Responder

Voltar para “Dúvidas”