SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5061
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 121 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Chicabum »

alvarenga escreveu: 04 Out 2022, 23:16 :clap: :clap: :clap: :clap:
Vai ficar muito bonito esse diorama Chicabum.
Quanto ao avião, sem palavras :espantado:
Abraços
Valeu Alvarenga! :thumbup:
O avião está praticamente finalizado. Já o diorama ainda tem muito trabalho!
Mas logo mais retomo a bancada e agilizo isso!!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chicabum escreveu: 20 Set 2022, 12:47 Imagem
Show de bola, Érico!
O cais ficou no caprichos, assim como os barcos e os pneus.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5061
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 121 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Chicabum »

Valeu Rogério!
Quero ver se hoje eu consigo sujar tudo e no fds aplicar a massa DAS.
Já estou agoniado de ver esse diorama não sair do ponto que está
:lol: :lol: :lol:

Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Gaspar
Conselheiro
Mensagens: 1687
Registrado em: 17 Mai 2013, 13:54
Nome: Gaspar Ferrari
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 14 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Convés de voo SGM - Fujimi - 1/700 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: BF-109 Emil - Revell - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Yakovlev Yak 3 - HobbyBoss - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Jagdpanzer 38(t) Hetzer - Italeri - 1/72 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: T-34/85 Medium Tank - Airfix - 1/76 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.16 Acidentado - Revell/Matchbox - 1/72 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed A-12 - ACE - 1/288 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars AT-AT Imperial Walker - AMT/ERTL - 1/165 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mecha Scratch 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: SR-71 Black Bird Egg Plane Hasegawa GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M4A3E8 Sherman - Tamiya 1/35 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Da Vinci - Flying Machine - Sem Escala GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Figura Observador Russo - Hasegawa - 35mm
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: X-Wing Star Fighter - Bandai 1/72 (2018) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: ME 262 B-1a/U1 - Revell - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Contatos Imediatos - Impressão 3D - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: P-47D Thunderbolt - Senta Pua - Academy 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: hubble Space Telescope - Skilcraft - 1/72
 

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Gaspar »

Chicabum escreveu: 07 Out 2022, 17:29 Valeu Rogério!
Quero ver se hoje eu consigo sujar tudo e no fds aplicar a massa DAS.
Já estou agoniado de ver esse diorama não sair do ponto que está
:lol: :lol: :lol:

Abraço!
Cuidado pra não pender pro lado das minhas montagens :rir_muito:
Relação de Kits montados: Clique aqui

Ativo na Bancada:
Imagem
No canto da bancada:
Imagem
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5061
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 121 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Chicabum »

Gaspar escreveu: 13 Out 2022, 15:05
Chicabum escreveu: 07 Out 2022, 17:29 Valeu Rogério!
Quero ver se hoje eu consigo sujar tudo e no fds aplicar a massa DAS.
Já estou agoniado de ver esse diorama não sair do ponto que está
:lol: :lol: :lol:

Abraço!
Cuidado pra não pender pro lado das minhas montagens :rir_muito:
:rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:

Esse risco eu não corro Gaspar! Apesar de não atualizar o tópico há algum tempo, não parei. Estou apanhando para fazer as hélices reproduzirem o movimento de giro em 2 dos 4 motores, mas como são hélices contra-rotativas, o desafio é dobrado. E nessa escala fica mais difícil.

Mas estou fazendo um passo-a-passo para mostrar como fiz. E para mostrar para quem nunca fez que não sou gênio e achar que eu sento na bancada e em meia hora tá pronto e perfeito... Já me falaram em outras montagem por MP ou no WhatsApp que eu faço tudo muito fácilmente. Não sabem o quanto eu testo e bato cabeça antes. Então estou querendo mostrar o que achava que todos pensavam que acontecia, o que deu errado antes de dar certo. Assim ninguém acha que todos nós somos modelistas de outro mundo e podem ver que nem sempre as coisas são como parecem.

Já consegui resolver alguns dos problemas, em breve devo resolver os demais. Assim que tiver tudo pronto, posto aqui!
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Grande abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5061
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 121 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Chicabum »

Olá Pessoal!
Vamos lá para uma atualização.
Começando pelo cais:
Sujei um pouco com betume da judéia. A minha intençào é fazer sujão mesmo. Falta um verniz fosco.

Imagem
Imagem

Completei a montagem do avião. Nesta foto está faltando o verniz fosco de uma parte da pintura anti-reflexo . A fita da máscara para fazer curvas não ficou na posição e não reparei na hora. Já retoquei mas ainda não fiz a foto. Aliás vou fazer uma sequência de fotos do avião pronto.

Imagem

Agora a razão de tanta demora para postar atualização. Como fazer hélices com a impressão de estarem em funcionamento?
Primeiro eu li com atenção o tópico que o Alexandre Rezende fez aqui no fórum ensinando como ele fez. viewtopic.php?t=10406

Então eu estava vendo no instagram do fórum, @plastibrasiloficial, uma postagem do @Vidal.scale.modeller onde ele montou um diorama do S-2A Tracker da Marinha do Brasil que ele fez o efeito de hélices girando achei que tinha ficado ótimo. Falei com ele e ele me deu umas dicas valiosas. Vale a pena seguir a conta dele, monta muito bem e é muito bacana.
Com o tutorial de um e as dicas do outro, comecei a fazer uns testes... Muitos testes...

Comecei cortando uma folha de acetato na medida de 28mm (diâmetro das hélices do kit). O @Sekiji fez as máscaras na medida para poder fazer a pintura da sombra das hélices
Imagem


Imagem

Usei tinta Tamiya X-18 para a sombra bem diluída. Umas 3 ou 4 passadas e achei que estava bom.
Imagem

Não estava. Ficou muito mais escuro que eu pensava e queria.
Imagem

Meu principal erro até agora nessa hélices foi mascarar 4 hélices. Se o Sekiji não tivesse me mandado umas 10 ao invés das 5 que havia pedido, tinha que pedir mais. Guardei as outras para quando estivesse testado, definido e treinado o padrão. Removi com cuidado essas máscaras e as usei para os testes.

O Vidal me falou que para fazer o efeito da hélice girar ele usou uma lixa e pressionou o acetato contra ela em um movimento circular e conseguiu o efeito. Não sei se por conta do tamanho da hélice que estava fazendo ou por falta de habilidade (provavelmente os 2) não consegui um bom resultado, mas gostei da idéia!

Outro problema que tive foi com o cortador circular. Ele vai muito bem para máscaras, mas para o acetato de 1mm ele precisava de um esforço bem maior para cortar e muitas vezes o acetato ficava irregular. Aí eu me virei do jeito que sabia. Cortei o acetato com 30 mm ao invés dos 28. Ficou torto. Alarguei o furo e montei em um mandril no motor de bancada de prótese que tenho em casa. Pode fazer do mesmo jeito com uma Dreemel
Imagem

Com uma lixa de unha eu desgastei a borda com o motor girando e cheguei nos 28mm
Imagem

Aí com a mesma lixa passei na lateral. Ficou parecido com o que queria, principalmente no centro. Da metade para fora o acetato dobrava e marcava muito menos.
Imagem

Aqui a foto engana, como tenho 3 círculos de acetato, dá a impressão que ficou bom. Quando desmonta vê que só deu uma marcação bem leve.
Imagem

Mas já consegui testar como se fosse completa. Aqui a sombra já ficou mais clara e pintei 100% da borda de amarelo (Tamiya XF-7) bem diluído.
Imagem

Mas ainda não era o que eu queria
Fiz mais material:
Imagem

Para as marcas circulares ficarem mais realistas e uniformes, montei várias em conjunto para que a deformação das bordas fosse menor e ao invés da lixa de unha, aumentei a rotação do motor e usei uma ponta de metal (de leve) para marcar. Deu certo, era o que eu queria. Aí fui atrás de calibrar a mão na pintura e definir como faria o amarelo da borda.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois desse testes e de pedir a opinião para o @YuriUB e @Sekiji que fizeram muito dos 3D pra mim (sim, terá plaquinha) e acompanham de perto o projeto, resolvi fazer deste jeito:
Imagem

Imagem

Então, depois de praticamente 1 mês testando e batendo cabeça, usarei essas 4 hélices para que 2 motores estejam em funcionamento e 2 parados, como na manobra de desembarque
Imagem

Mas aí tenho outra questão que podem me ajudar. Se for fazer exatamente como no treinamento, os motores 1 e 4 estarão funcionando. Se for fazer como na caixa, só o motor 3 estará no trabalho. Nesta configuração da caixa, posso colocar o barco na frente do flutuador e o soldado sentado. Se for usar a configuração original, não dá.
Imagem

É isso ai pessoal, em breve as fotos do avião pronto e a continuação do diorama.
Abraço a todos!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chicabum escreveu: 27 Out 2022, 17:19 Imagem
Excelente trabalho, Érico.
O Tradewind ficou muito legal.
O trabalho nas movimento das hélices girando está um show e muito bem explicado.
Manda :bala: :bala: :bala: :bala: aí!

Um abraço!
Avatar do usuário
cesar ernani
Novato
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Out 2014, 00:42
Nome: cesar ernani
Localização: Sorocaba
Agradeceu: 428 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por cesar ernani »

Parabéns pela montagem esta ficando muito bom :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
Rafael Guerra
Super Membro
Mensagens: 5271
Registrado em: 14 Abr 2013, 19:54
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 72 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Rafael Guerra »

Chicabum, trabalho impressionante nessa goiabinha. Gostei muito mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Guerra
Avatar do usuário
Tiago Reis
Super Membro
Mensagens: 3277
Registrado em: 01 Set 2016, 13:34
Nome: Tiago Reis
Localização: Amparo/SP
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: Convair R3Y-2 "TRADEWIND" - Revell - 1/166

Mensagem por Tiago Reis »

Andamento muito bom, esse cais ficou top :thumbup:
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
Responder

Voltar para “GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos”