SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Special Hobby Messerschmitt Me 163C Prototypes 1/72

Fórum dedicado aos Reviews

Moderador: Moderadores Boteco

Avatar do usuário
werplotz
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 06 Abr 2020, 20:27
Nome: Maicon Busin Werplotz
Agradeceu: 19 vezes
Curtiram: 10 vezes

Special Hobby Messerschmitt Me 163C Prototypes 1/72

Mensagem por werplotz »

Saudações a todos!

Recentemente recebi este pequeno pássaro da Special Hobby e venho aqui compartilhar com os colegas as primeiras impressões.
A tempos estava curioso e com vontade de pegar um kit desta marca, que via lançar muitos temas e opções interessantes - fora do habitual comercial - e normalmente sempre acompanhadas de alguns extras. Não pesquizei a fundo, mas parece que a Special Hobby é uma evolução, dissidente, ou algum outro relacionamento com a MPM, também da República Tcheca, o que nos exige um certo cuidado com kits de moldes mais antigos.

Sobre o modelo, eis aqui uma tradução direta via Google do prórprio texto que o manual nos traz:

"Em seus projetistas e idéias apropriadas das autoridades da Luftwaffe, os Messerschmitt Me 163B Komets deveriam parar o pesado americano
bombardeiros ofensivos graças à sua alta velocidade e armamento comparativamente pesado. Inicialmente, porém, o Komet foi projetado pelo prof. Lippisch apenas como uma aeronave de teste e pesquisa. Mais tarde, apenas com base em sua velocidade máxima atingindo 1000 km/h, a Luftwaffe exigiu modificá-lo para máquina de combate. O serviço ativo da aeronave revelou vários problemas operacionais, dos quais um dos mais graves foi o motor, sendo muitas vezes sujeito a falhas e tendo apenas um tempo de execução muito limitado. O problema também estava com a visão traseira muito restrita da cabine do piloto. Tudo desses problemas seriam eliminados na nova versão do avião que foi desenvolvida pelo dr. Waldemar Voigt sob o Me 163C Komet designação. A asa de madeira permaneceu quase inalterada, mas a fuselagem foi consideravelmente retrabalhada e um novo dossel em forma de bolha foi instalado. Tanques de combustível aumentados e novo motor HWK 109-509A-2 ligeiramente maior com câmara de combustão dupla foram instalados na fuselagem junto com o armamento originalmente carregado nas raízes das asas. O motor com dois bicos destinava-se a aumentar o tempo de voo. O adicional a câmara de combustão deveria ser usada para o cruzeiro, enquanto a câmara principal seria ligada apenas durante o combate real. Este conceito de motor de dupla câmara foi avaliado nos aviões Me 163B V-3 e V-18. Em 6 de junho de 1944, durante o teste em voo de ambas as câmaras, H.Dittmar no V-18 ultrapassou a velocidade de 1000 km/h e posteriormente perdeu o controle sobre o avião devido à perda de quase todo o leme, e conseguiu pousar o avião danificado apenas com muita sorte. No final de 1944 foram lançados os preparativos para a produção em série, mas pelo Ao final da guerra, apenas três protótipos foram finalizados e provavelmente apenas um deles decolou. As máquinas de produção em série deveriam ter um tailfin maior e sua designação deve ser alterada para Me 163C-1a. Me 163C história alternativa no Japão A documentação de produção, o quarto protótipo, dez motores HWK 109-509A-2 e direitos de licenciamento foram comprados por militares japoneses missão. O submarino japonês I-404 conseguiu se esgueirar com a carga do porto alemão de Hamburgo para Kure no Japão e a série os preparativos de produção foram imediatamente iniciados no Arsenal do Exército Aéreo de Tachikawa. A produção, comandada apenas pelo Arsenal, estava de fato ocorrendo em manufaturas subcontratadas e, graças a este fato, era muito pouco vulnerável ao bombardeio aliado. No total, 75 novas máquinas foram produzidos e o 47º Sentai, a única unidade operacional a receber as máquinas, as transportou da Base Aérea de Narimasu desde a primavera de 1946, em as missões de defesa de Tóquio. Sucesso considerável foi alcançado em combates contra os bombardeiros aliados B-32 e B-50.
Envergadura: 9,80m, Comprimento: 7,03m, Velocidade Máxima: 959km/h em 13.200m, Teto: 17.200m"

O Kit:

Imagem

A primeira coisa que se destaca é a avation art da caixa, muito bonita por sinal, um padrão que a SH está conseguindo mander em seus lançamentos. A caixa é do tipo acartonada, muito resistente, mas com bastante sobra de espaço, o que faz as peças balançarem bastante dentro da caixa. O conteúdo se apresenta embalado em um saco plástico com fechamento auto adesivo, e as partes menores embaladas individualmente dentro deste saco em outros sacos menores zip lock.

Imagem

Iniciando pelo manual, este deixa bem a desejar. Impresso em um simples papel sulfite de baixa gramatura e em baixa qualidade, nada que atrapalhe a montagem, pois o modelo em si não é complexo e apresenta poucas peças. O mais estranho é que a versão original é colorida, e já ví fotos em outros reviews que trazem o manual originalmente colorido, então este demerito foi contornado baixando o manual do Scalemates e imprimindo em colorido...

Imagem

As peças do kit se resumem a apenas um sprue contendo todas as peças, salvo as transparência e os "afters". No geral a impressão é boa, traz os detalhes esperados para a escala e não percebi nenhuma distorção visualmente aparente. As rebarbas são notáveis, algo que já se espera de um kit do leste europeu de 30 anos. Ao manusear o sprue, minha surpresa :pensando: ......o plástico é extremamente aspero, como se o molde não estivesse polido ou contaminado com algo :chorando: . Nada que uma lixa 2000 antes do primer não resolva....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A engenharia do kit trás um conceito de fuselagem interessante, com as asas fundidas na fuselagem e bipartidas pelo eixo horizontal. Isto dele evitar qualquer trabalho na junção asas/fuselagem (ponto crítico no Me-163B da Academy), mas faltaram alguns pinos guias, portanto o correto alinhamento destas duas grandes peças deve gerar dores de cabeça.

Imagem

As transparências são compostas pelo vidro a prova de balas da cabine, e o canopi, este sendo uma peça unica, impossibilitanto a montagem do canopi aberto, mas tem espessura e transparência satisfatória.

Imagem

Os decalques trazem opções para 4 versões, uma de protótipo construído e 3 "what-ifs". Não tráz a suástica completa, então teremos que apelar para folhas de decal paralelas.

Imagem

O kit ainda traz uma folha de PE, com os pedais do cockpit e cintos, além da hélice do gerador. Rodas do trem de pouso e braços do esqui são disponibilizados em resina, mas numa qualidade de moldagem duvidosa.

Imagem

Imagem

CONCLUSÃO:

Como é o unico kit disponível para este avião, não cabe aqui comparações diretas. Faço uma correlação com o Komet da Academy, porém da versão A/B. O Special Hobby ainda é um kit inferior, fruto das suas raízes MPM, sendo o academy um kit com melhor qualidade de injeção, apesar do interior mais simples. A SB se esfoça para colocar seu kit num patamar acima do que realmente é, disponibilizando na caixa mimos como PE e Resina, mas estes acompanham a qualidade geral do kit. Mesmo assim não podemos afirmar que é um kit ruim, vai exigir um pouco mais de trabalho mas tem potencial para entregar um belo kit no final. Apenas ainda não se compara aos excelentes lançamentos que estamos vendo pipocar daquela parte do mundo!
Imagem
Imagem
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Special Hobby Messerschmitt Me 163C Prototypes 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

Sempre estive de olho nesse kit, acho que só não comprei porque tenho o Academy aqui pra fazer ainda...

É isso mesmo que você disse, Special Hobby é uma evolução, os kits da MPM são sofríveis enquanto que os novos SH são lindos.

A suástica vem completa, só está dividida em duas partes :thumbup:
Avatar do usuário
werplotz
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 06 Abr 2020, 20:27
Nome: Maicon Busin Werplotz
Agradeceu: 19 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Special Hobby Messerschmitt Me 163C Prototypes 1/72

Mensagem por werplotz »

YuriUB escreveu: 16 Fev 2022, 13:23 Sempre estive de olho nesse kit, acho que só não comprei porque tenho o Academy aqui pra fazer ainda...

É isso mesmo que você disse, Special Hobby é uma evolução, os kits da MPM são sofríveis enquanto que os novos SH são lindos.

A suástica vem completa, só está dividida em duas partes :thumbup:
Verdade, agora que eu percebi o miolo escondido ali... :roll:
Imagem
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Special Hobby Messerschmitt Me 163C Prototypes 1/72

Mensagem por marcio bernardi »

ja montei o A deles, é bonzinho, tenho este kit na minha wish da hannants a anos e acabo priorizando outros, pelo preço, kits da SH são meio salgados. :thumbup:
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Special Hobby Messerschmitt Me 163C Prototypes 1/72

Mensagem por Sekiji »

Special Hobby só tem kit fod... show de review!
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Responder

Voltar para “Reviews”