SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Travessia - 1/35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Travessia - 1/35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

Solicitei a abertura deste tópico pra compartilhar com vocês a confecção de uma base para o Panzer III que terminei recentemente.

A montagem do blindado está no GT Blindados sobre Lagartas aqui do fórum. Lá tem também etapas do processo de pintura das figuras.

Imagem

A idéia com esta vinheta é representar a travessia do Panzer III por uma ponte.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Idealizei a base em uma superfície irregular. Usei uma folha de isopor espessa e a cortei.

No centro, no local onde passará um córrego, escavei o isopor e depois lixei com lixa bem grossa.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Da última vez que tentei fazer um córrego, a "água" escorreu toda. Então a primeira coisa que fiz foi emoldurar o isopor.

Utilizei madeira balsa, que é um material bem fácil de manusear (principalmente pra mim que tenho proficiência em marcenaria quase zero!) e o fundo fiz com papel cartão.

Colei tudo com cola quente, o que também usei pra vedar o córrego, umas partes usei cola branca e usei uns pregos pequenos nas quinas da moldura.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Primeiro tentei fazer a textura da base e esconder as partes do isopor que ficam com aquelas bolinhas aparentes. Usei um tal Gesso Acrílico da Acrilex, mas o resultado não foi tão bacana.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Daí tentei com esse Efeito Neve da Acrilex e melhorou bem o resultado. Usei o Efeito Neve Soft e o Nevasca, este último mais rugoso pra imitar as marcas de passagens de veículos na superfície.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Pra base de sustentação da ponte, usei uma casca de graveto que encontrei na frente de casa. Passei um Verniz fosco Acrilex Spray nele e cortei em quatro pra serem os pilares de sustentação da ponte.

Também usei a madeira balsa pra fazer a ponte. Fui cortando ela com bisturi e serras e colando com cola CA.

Fiz um teste com wash escuro pra ver como ficava, mas acho que vou mudar essa cor.

No final, achei que os corrimãos da ponte ficaram desproporcionais. Então diminui eles tanto em altura como em espessura.

Atualmente a base está assim:


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Vou partir pra pintura da base e depois atualizo aqui a montagem.

Quem tiver dicas, sugestões e críticas, manda ai!

Um abraço a todos!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Alô, rapaziada!

No fim de semana dei um gás na vinheta do Panzer III.

Encontrei um guia da Vallejo, que apareceu essa semana no meu Instagram, e resolvi dar uma “colada” pra fazer mais ou menos como está sugerido nele.

Imagem


Apliquei a lama acrílica da Ammo e depois, de forma mais ou menos randômica, fui aplicando pedaços de vegetação seca, musgo, pedrinhas e areia.

Colei com cola transparente, mas depois de seca, não ficou tão bacana não. Ainda preciso achar opção melhor.

Quem tiver dica, manda aí!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
(Essa alga veio de férias que fui no Ceará kkk)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Daí começou! Minha primeira vez operando um aerógrafo! Apliquei um primer sobre tudo. Usei o primer da Vallejo, pq era o que eu tinha e uso em figuras.

Acabei o frasco todo! Kkkkk

Obviamente tenho que aprender um bocado, mas a idéia foi testar mesmo!

Imagem
Imagem
Imagem

Depois apliquei tons de marrom. Apanhando um bocado pro aerógrafo! Dúvidas sobre qual tinta, qual diluente, qual diluição, qual pressão, qual distância kkkkk

Aproveito pra agradecer o Érico e o Flávio pela primorosa acessoria via WhatsApp ImagemImagemImagemImagem

Apliquei os tons mais escuros primeiro e depois os mais claros.

Tentei dar mais ênfase na trilha deixada pela passagem dos veículos no solo.

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Também usei mais ou menos os mesmos tons de marrom na ponte.

Fiz uma máscara na parte de baixo da ponte, pra manter a aparência da madeira natural.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E o resultado que cheguei hoje foi este abaixo:


Imagem
Imagem
Imagem


Abraço, pessoal!

Vou fazer um meio-recesso do trabalho essa semana.

Vou ter tempo de fazer mais coisas na vinheta esses dias.

Estou animado! Kkkk

Valeu!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Alô pessoal!

Voltando a vinheta da Travessia, comecei a preparar pra fixar a ponte na base.

Como a ponte ficou um pouco mais alta em relação a base, queimei/cortei o isopor com um instrumento aquecido.

Mesmo assim, ficou mais alto, então fiz mais uns pedaços de madeira pra ponte, com madeira balsa, pra tirar o degrau entre a ponte e a base.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Com washes acrílicos e pigmentos fui dando uma esverdeada na vinheta.

Minha idéia inicial é que a ponte fique em uma floresta, e a paisagem estava muito árida até o momento.

Me parece que washes acrílicos são melhores de serem usados nessas vinhetas/dioramas.

Alguém tem opinião formada a respeito? Entre usar ou não os base enamel?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O próximo passo foi ir colocando a vegetação. Usei cola branca diluída meio a meio em água e apliquei grama estática.

Ainda acho que meu aplicador de grama estática não funciona direito. Não me parece que que a grama cai em pé.
Imagem
Imagem
Imagem

As fotos abaixo são após tirar o excesso de grama sintética.

Também apliquei o Puddles acrílico pra diorama da Ak Interactive, pra simular a água do córrego. Muito fácil de usar.

Fiz a primeira camada. Talvez precise de mais uma, mas vou esperar pra ver.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E apliquei um pouco mais de vegetação pra diorama que comprei no mercado livre. Arbustos e árvores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por hoje é isso.

Abraço a todos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

O próximo passo na construção da vinheta foi regularizar as bordas da caixa que construí em volta. Tenho percebido que uma das vantagens da madeira balsa é que pode-se cortá-la com facilidade, o que facilitou esta etapa.


Imagem

Imagem

Imagem


A seguir, lixei as bordas com lixa bem grossa e pintei com wash cor madeira. O wash acabou sobressaltando mais uns pontos de cola CA que tinha usado na madeira. Nos próximos vou evitar ao máximo usar cola CA.

Por isso, depois pintei de marrom Acrilex e refiz o wash.


Imagem

Imagem


Abaixo seguem algumas imagens após aplicação do "Puddles" da AK, um insumo pra mimetizar poças e agua parada. Ele é muito fácil de aplicar e tenho gostado bastante de usar! Ele não dá muito volume, é bom pra poças, não para um rio inteiro, por exemplo.

Ainda fiz uma segunda aplicação do Puddles, após a primeira ter secado, mas ele quebrou em alguns pontos. Mal dá pra ver. Nos próximos, se eu quiser mais volume, acho que tenho que aprender a usar resina mesmo, ou ficar com o efeito de empoçamento e usar o da AK, que é muito legal.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E, então, após alguns retoques de pintura aqui e ali, reposicionamento das árvores e etc, finalizei o diorama!

Seguem as imagens:


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Pessoal, fiquei muito feliz com este resultado! Dá vontade de não parar mais de fazer essas vinhetas/dioramas! kkkkkk

Tenho que aprender muita coisa! Mas é muito bacana ver o projeto se desenvolvendo e se formando!

Um grande abraço e mandem aí as criticas e sugestões!

Vamos pro próximo!
Avatar do usuário
Bohra
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 20 Mai 2015, 01:30
Nome: Janderson Bolzan Borin
Agradeceu: 16 vezes
Curtiram: 10 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: 88mm Gun Flak 36/37 - 1/35 - Tamiya GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4E Phantom II GT 10 - Figuras - Montagem: Pós Apocalíptico - Figuras Factory Modelismo Impressão 3D - 1/35 GT 10 - Figuras - Montagem: Figuras para diorama - Hobby365 - 1/35 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: AMX-30B2 - Meng 1/35 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Commando Car 1/35 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Zundapp kS 750 da Tamiya 1/35 GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: KZKT-537L Tractor - Trumpeter 1:35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: German Staff Car - RFM 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Zumbis pós apocalíptico - 1/35
 

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por Bohra »

Muito bacana amigo :clap: :clap:
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 485
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 100 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por RicardoScouts »

Bom trabalho Carlos.
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por NightRider »

Na minha modesta opinião, ficou muito bom !

Um abraço !
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu, Bohra, Ricardo, NighRider!

Abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Pacheco
Super Membro
Mensagens: 2397
Registrado em: 12 Dez 2012, 00:35
Nome: Pacheco
Agradeceu: 0
Curtiram: 50 vezes

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por Pacheco »

Que belo trabalho.
Parabéns.
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Travessia - 1/35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Obrigado Pacheco!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 91 - Cenas e Impressoes”