Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Dando continuidade á montagem, fui montado separadamente, umas coisas pra colocar sobre o blindado que vieram com o kit: caixas de madeira, ferramenta, etc. Escolhi fazer a versão da capa da caixa e ela vai com uns pedaços das lagartas sobre a parte superior do blindado.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Usei a tinta Old Wood da Vallejo pra caixas de madeira e fiz uns efeitos com washes. Antes do wash, apliquei Verniz brilhante pra proteção e pra facilitar a aplicação por capilaridade do wash.

Esse kit tem diversos "adicionais", realmente, é uma ótima opção pra se montar direto da caixa!

Apesar disso, faz tempo que quero usar esse balde de resina heheheheh Vou ver como faço pra achar um lugar bacana pra ele sobre o blindado.

A seguir uma prévia, mais ou menos, de como o Panzer III ficará:


Imagem

Imagem

Imagem

A pintura básica do Panzer III nessa versão que escolhi é com Panzer Grey. Escolhi a cor German Grey da Vallejo e comecei a pintura da parte principal, com pincel.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Passei para a aplicação dos poucos decais da versão que escolhi. Tenho tentado aplicar os decais na militaria sem aplicar o verniz brilhoso em todo o kit, pois costumam ser poucos. Desta vez tentei usar apenas o Humbrol DecalFix. Supostamente, ele pode ser usado em superfície fosca, mas ele acabou reagindo com a tinta e tive que fazer uns retoques de pintura.

Da outra vez que usei o Humbrol DecalFix, apliquei Brlho Fácil diluída na área do decalque e não tive esse problema. Preciso rever isso no futuro. Porém, em relação á fixação dos decais e adequação deles á superfície ( que era bastante irregular), o Humbrol Decalfix foi excelente!


Imagem

Imagem

Imagem


Fiz a pintura dos escapamentos com tinta Revell Aqua cor Rust. Depois pretendo fazer mais efeitos de oxidação aqui.


Imagem


A seguir, usei Verniz acrílico Tom Colors Brilhoso no kit todo, com pincel.


Imagem

Imagem

Nos pontos mais planos do kit, o Verniz não ficou bacana. Acho que o problema foi que ele realçou defeitos da pintura no pincel. Não tenho certeza se foi isso, mas pra tentar diminuir esse defeitos fiz várias passagens de demãos do verniz. Assim, aliviou um pouco esse problema.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Fiquei em dúvida em qual cor fazer o wash. Optei por começar com o wash pra cor Panzer Grey da MIG, ele é um azul-esverdeado.
Depois fiz uns retoques em alguns pontos com Pannel Line Accent Color Black da Tamya, pra dar mais profundidade em alguns pontos.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A seguir, tentei fazer um "dot filtering" com Oléo Acrilex na cor Burnt Sienna e com um Oilbrusher da Ammo cor Buff. Esse Oilbrusher não me convence muito, mas essa cor é bem bacana. É a melhor forma que encontrei pra mimetizar efeito de poeira até agora. Também usei o Odorless Thinner da AK pra aplicação de alguns desses efeitos. Esse thinner é bem legal pra misturar tintas óleo. Não sei se consigo explicar, mas ele é mais "fluido" que a Aguarrás da Acrilex que costumo usar com mais frequência.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Também aproveitei e fui fazer umas marcas de Streakings com essas cores:

Imagem

Imagem

Imagem


Tentei clarear mais o blindado e usei um Pannel Linner da AK esbranquiçado, pra camuflagens pretas e escuras:


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Nesse momento fiquei preocupado de o blindado estar pareço aquelas calças jeans antigas: azul escuro com costuras brancas aparecendo! :P
Daí fui tentando diminuir o branco com uns outros efeitos. Usei o Olibrusher cor Buff, em especial nas rodas e polias, e um Wash cor Rust (Vallejo acrílico) em pontos específicos e em pequena quantidade pra não reagir com o verniz também acrílico que usei. Também fiz mais alguns Streakings com essas cores.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Ainda estou pensando em fazer uns chippings, mas como não senti segurança em que cor usar (quem tiver dica, manda ai!), retoquei uns pontos e superfícies de maior proeminência com lápis. Até que deu uma aparência meio de chipping, meio de Drybrush... um pouco heheheh


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E no final, parei nesta fase:



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Bem, rapaziada, vou ficando por aqui. Essa parte da montagem é muito bacana!

Com certeza tenho que aprender um monte, talvez algumas escolhas de cores e efeitos poderiam ter sido melhores e talvez não estejam muito "fidedignos", mas tá divertido a beça kkkkk

Pelo menos a quantidade enorme de verniz que usei está segurando a onda desse weathering.

Os próximos passos devem ser:

- Definir se faço chipping
- Pastel e pigmentos nas lagartas, rodas e polias
- Pastel e pigmentos de oxidação nos escapamentos
- Pastel e pigmentos pra efeito poeira sobre o blindado
- Sujar ainda mais o bruto (será?) :)

O Natal vem ai! E tudo indica que Papai Noel vai trazer meu aerógrafo! Eba!

Vamos ver se os meus próximos modelos já vão ser aerografados! Quero ver se consigo um acabamento mais delicado. Estou animado com isso.

Abraço a todos e até a próxima.
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

Optei por não fazer chipping com esponja, como tinha pensado em fazer inicialmente.

Fiz um Dry Brush com marrom (Rust) da Revell Aqua em alguns pontos.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


A seguir, comecei a aplicar os pigmentos e pastel seco no escapamento. Fixei eles com Aguarrás e foi tranquilo. Alguns pontos ficou excessivo, mas dá pra ir arrumando aos poucos os locais em que acumula mais pigmento.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Depois foi o momento de aplicar os pigmentos e pastel seco sobre o blindado e nas rodas e polias. Ainda tenho dificuldade nesta etapa. Tentei vários métodos de fixação, mas ainda não me adequei a nenhum de forma que eu gostasse. Parece que Aguarrás é o que melhor funciona, de forma geral.

Tenho tentado simular poeira, mas após a aplicação do Verniz Fosco, grande parte dos pigmentos saem. Usei o verniz spray Acrilex direto da lata, pode ser isso.

Pra fixar os pigmentos em áreas em que fiquem mais carregados, é mais fácil. O efeito mais leve de poeira, não tenho conseguido. Se aplicar o pigmentos e deixar sem verniz, ok, mas depois de fixar com verniz, a maior parte sai. Me parece que as cores mais claras saem com mais facilidade.

Quem tiver dica, manda ai, por favor


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Fiz um pequeno scratch pra simular uma corda segurando o balde com água. Usei cola de CA pra simular a água dentro do balde.



Imagem

Imagem

Imagem


Como disse antes, depois dos pigmentos, apliquei o verniz fosco Acrilex spray, direto da lata. No meio da aplicação, acabou uma de minhas latas de verniz e troquei por outra. Essa segunda lata estava espirrando verniz em gotas mais grossas e tive pontos em que afetou o blindado! Tentei melhorar com pincel pra tirar as "gotas"grandes de verniz acumulados... mas prejudicou o resultado de qualquer forma.

Depois do verniz seco, apliquei um pouco mais de pigmentos nas áreas que ficaram mais feias. Alguns pontos, consegui melhor com lixa bem fina.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Depois de ajustes e mais ajustes seguem as fotos de como ficou após o verniz fosco:



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Depois do verniz fosco, pintei de cromado os faróis dianteiros e sobre essa pintura colei as transparências com cola branca. Também pintei de vermelho os faróis traseiros e apliquei uma gota de verniz brilhoso na transparência (anterior) e uma gota de tinta clear transparente no farol traseiro, sem transparência.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E por fim, seguem as fotos do modelo finalizado




Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Amigos, é isso!

Tenho planos de fazer uma vinheta pra esse Panzer III, mas pretendo abrir um tópico no GT Cenas e Impressões pra discutirmos essa montagem lá.

Um forte abraço e até o próximo kit!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Excelente trabalho, Carlos!
O Panzer III ficou muito legal.
Parabéns pela demonstração de cada fase do trabalho. Está bem explicativo.
Gostei muito weathering que você aplicou no blindado.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Um abraço!

AÇO!!!!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu por acompanhar, Rogério!

Um abraço pra você!
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3442
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por Henricão »

Fala, Carlos!!!
Gostei demais do trabalho, amigo!
Parabéns pelo belo modelito! :clap: :clap: :clap:
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu pelo Feedback, Henricão!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 493
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 104 vezes
Curtiram: 44 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por RicardoScouts »

Parabéns pelo trabalho Carlos, ficou show!
:clap: :clap: :clap: :clap:
Merece sim um diorama ou vinheta.
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu Ricardo!

Vou postar a vinheta no GT CENAS E IMPRESSÕES


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por pgplasti »

Ficou muito bom Parabéns
Excelente trabalho
Essa prateleira deve estar fivmcando muito bonita de se ver
Abcs
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Pz.Kpfw. III Ausf. D/B - Miniart - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Obrigado, Flávio!

Sua ajuda é sempre muito importante!




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 90 - Blindados sobre lagartas”