Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5061
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 121 vezes

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por Chicabum »

Rapaz, que velocidade está essa montagem hein?
E ficando muito bonito!
Que chato esses decais da Eduard. Quando não imaginamos que podemos ter problemas, afinal o kit é novo, aparece uma dessas...
:thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:

Mas daqui a pouco chegam os novos e vc vai conseguir resolver. Aí é aquela coisa que falamos na live, escaneamos os decais antes de usar: Se der problemas, conseguimos imprimir novos decais.

Seu Albatros está muito bacana!
:clap: :clap: :clap:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Chicabum escreveu:Rapaz, que velocidade está essa montagem hein?
E ficando muito bonito!
Que chato esses decais da Eduard. Quando não imaginamos que podemos ter problemas, afinal o kit é novo, aparece uma dessas...
:thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:

Mas daqui a pouco chegam os novos e vc vai conseguir resolver. Aí é aquela coisa que falamos na live, escaneamos os decais antes de usar: Se der problemas, conseguimos imprimir novos decais.

Seu Albatros está muito bacana!
:clap: :clap: :clap:
Fala Érico!

Obrigado por acompanhar!

Agora vou triplicar os cuidados com os decais nos próximos kits!

Chegaram os decais! Esse fds atualizo aqui a montagem.

Abração


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá, rapaziada!

Voltando a montagem do Albatros!

Enquanto eu esperava a chegada dos decais das cruzes, que perdi, tinha decidido não usar mais decal nenhum que veio no kit!

Mas a tentação foi maior e resolvi encarar os decais com as “stripes” que ficam na parte de baixo das asas.

Tive muita dificuldade também com esses decais. O tamanho não é adequado, tem q cortar pra caber direito e são muito quebradiços.

Fui ver na internet, e realmente, parece que houve uma mudança nos decais da Eduard, de 2020 pra cá.

Eles eram da Cartograph e agora são produzidos pela própria empresa Eduard.

Além disso, eles vem com um filme “Extra” que pode ser removido após a aplicação.

Em tese, esse filme pode ser tirado ou não. Se tirar fica só a tinta do decal, e o resultado final seria bem melhor.

Mas parece q a Eduard resolveu não orientar essa remoção no manual. Pra não ter a responsabilidade, já que é um processo mais chato de fazer.

Vi no YouTube dois tutoriais pra tirar esse filme: um com fita pra máscara outro com aguarrás. Dei uma tentada com a fita…

Imagem


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As fotos acima são de fases do processo de aplicação das stripes. Difícil hehehehe

Tentei uma marcação temporária com lápis pra não perder a distância entre elas, pois tive dificuldade com isso nas asas inferiores.

O tal filme do decal ficou grosseiro em alguns pontos, em especial próximo as bordas. Fiz tentativa de tirar eles a seguir.

Imagem
Imagem

Fiz tentativa com duas fitas, Tamiya e U-Star. A U-star, com menor poder de cola, não tirou do tal filme, a Tamiya arrancou o decal kkkkk

Resultado… deixei quieto e bola pra frente! Imagem Fiz uns retoques com tinta onde eles estavam com o filme muito evidentes.

Por fim, chegaram os decais da FCM que pedi. Um deles enrugou mais quando usei o Mr Marker Softer, alisei de leve com cotonete, mas no final, tudo certo!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A seguir, selei os decais com Brilho Facil. Aplico ela sem diluir, com pincel, em umas 5-6 demão.

Depois preparei pro wash.

Dei uma pesquisada e tem um produto da Ammo pra wash em tons de vermelho. É um marrom não muito escuro. Usei o Marrom Van Dick a óleo da Acrilex, diluído em aguarrás da Acrilex, pro wash.

Depois de umas seis horas, tirei o excesso com águarras Acrilex, usando cotonete e pincel umedecido em aguarrás.

Fiz o wash leve. Primeiro porque é difícil preservar muito do baixo relevo do kit pintando com pincel, em especial com Acrilex, que é uma tinta mais espessa. Depois porque não quero o avião sujo, pretendo usar o wash mais pra tentar efeito de sombra e profundidade.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tem uma parte em cima da asa superior que eu queria dar mais destaque. No manual da WnW ele é prateado, em outras referências, é preto.

Optei por wash de óleo Acrilex preto, bem carregado, e depois Drybrush com Alumínio acrílica Acrilex.

Imagem
Imagem
Imagem

Nesse meio tempo, fui pintando uma escada pra usar no diorama final desse projeto.

No final, passei um amarelo Clear, como o amigo Valente sugeriu e cortei a escada um pouco pra ficar do tamanho certo pro Albatros.

Usei uma escada feita pela Factory e usei a técnica de imitar madeira que usei na hélice.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois disso foi aplicar o verniz semibrilho acrilex no spray. Abaixo as fotos até esta fase da montagem.

Estou bem satisfeito com a montagem! Dentro das minhas limitações e da proposta deste desafio, estou gostando dos resultados e tenho me divertido bastante!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Abraço grande a todos!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Valente
Super Membro
Mensagens: 3399
Registrado em: 13 Jul 2016, 12:26
Nome: Carlos Valente Junior
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ford 1930 Monogram 1/24 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Mclaren M23 Tamiya 1/12 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: FERRARI F1 87/88 1/20 FUJIMI GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Ferrari 312T 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: RED BULL RB6 1/20 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Tyrrell P34 1/12 Tamiya GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: LOLA T87/50 F-3000 MODELER´S 1/20 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Monte Carlo Nascar 2006 Revell 1/24 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: #48 NASCAR 1/24 Revell GT 42 - Carros Americanos - Montagem: NASCAR MONTE CARLO Comemorativo Olimpiada 1996 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Sopwith Camel 1/32 Academy GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 126 C2 1/12 Revell GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari F40 LM - Fujimi - 1/16 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Ferrari 250GTO 1/24 Revell GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917K GT 71 - Carros alemães - Montagem: Sauber Mercedes C9 1/24 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda CB750F 1/12 Tamiya GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Yamaha YZ250 Tamiya 1/6 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Honda Africa Twin 1/6 Tamiya GT 75 - Embarcações - Montagem: Cutty Sark REVELL 1/162 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Nissan Kure 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 1/24 Tamiya GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette Stingray 1/12 Doyusha GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: CAMINHÃO MAN F90 1/24 ITALERI GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: LAMBORGHINI LP500S 1/12 DOYUSHA
 
GTs em Andamento:
GT 42 - Carros Americanos - Montagem: Ford GT40 MKII 1/12 Trumpeter GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota GT One 1/24 Tamiya GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda RA273 1/12 Tamiya GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Supermarine Spitfire MK VIII 1/72 AZ Model
 

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por Valente »

Muito legal essa montagem Carlos, eu tive uma experiencia com decais desse tipo com pelicula extra e achei muito legal, tambem não tinha nenhuma instrução, encontrei por acaso uma pontinha minuscula solta e resolvi puxar já esperando que ia estragar tudo mas correu tudo bem e tirei todo o resto com o estilete, se quiser dar uma olhada aqui está viewtopic.php?f=149&t=11974&start=80

Abraço :thumbup:
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu, Valente, por compartilhar a experiência!
Tomara que no próximo eu, já sabendo, consiga lidar melhor com esse tipo de decal!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá, moçada!

Finalizei a montagem do Albatros!

Após utilizar o Verniz Spray Semi-brilho da Acrilex, oImagem
passo seguinte da montagem foi fazer o aparelhamento do Albatros com a passagem dos cabos.

Usei para tantos esses pequenos tubos de latão da AK e a linha Easyline.

A vantagem dessa linha é que ela estica bastante.

A idéia era usar uma técnica em que eu passasse a linha por dentro do tubo, desse um laço no ilhós e passasse novamente a linha por dentro do tubo. Para o tubo simular uma espécie de tensor usado nesses cabeamentos no avião real.

Porém o diâmetro do tubo que tenho é muito pequeno, é só deu pra passar uma vez a linha, e apertada!

Então passei só uma vez mesmo, e na volta a linha foi colada com CA. Tentei alargar com drill, mas não deu certo também. Na próxima vou tentar um tubo desse com diâmetro maior…

Imagem
Imagem
Imagem

A orientação da AK é cortar o tubo com serra. Mas não tenho. Fazendo com alicate de corte, estreita ainda mais o tubo e fica mais difícil de passar a linha.

A melhor forma que achei foi passar a linha e cortar o tubo com lâmina de bisturi, com a linha já dentro. Cortei pedaços de 1mm de tubo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Deu trabalho mais o resultado foi legal!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E abaixo as fotos finais do projeto:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Um abraço a todos e vamos pro próximo!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por mvleonardo »

Caraca que bonito!
Da pra bolar uma vinheta aí pra incrementar ele é dar uma força pra gente no GT Cenas hein?

Esse merece!
:clap: :clap: :clap:
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Lindo trabalho Carlos.
Colocar essas linhas no lugar deve ter dado muito trabalho.
Parabéns pelo capricho e técnica em cada detalhe.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

mvleonardo escreveu:Caraca que bonito!
Da pra bolar uma vinheta aí pra incrementar ele é dar uma força pra gente no GT Cenas hein?

Esse merece!
:clap: :clap: :clap:
Obrigado, Léo!

Logo volto a postar no tópico do GT Cenas e Impressões, pra usarmos esse Albatros na vinheta!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 93 - Albatros D. V - Eduard - 1:72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Rogerio Kocuka escreveu:Lindo trabalho Carlos.
Colocar essas linhas no lugar deve ter dado muito trabalho.
Parabéns pelo capricho e técnica em cada detalhe.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Valeu, Rogério!

Realmente, esse cabeamento é um capítulo à parte!

Algumas impressões:

- esses eyelets (ilhós) ajudaram muito. Fiz outros cabeamentos colando direto com CA e achei bem mais difícil. Segurar o fio e esperar secar é difícil! Mesmo drillando no local

- me ajudou muito usar lupa e pinças finas. Com instrumental mais grosseiro deve ser bem mais difícil. Também usei uma “micro”tesoura que vende no Ali Express, pra cirurgia oftalmológica Imagem

- usar a tal easyline ajuda muito a deixar o cabeamento tenso. Já tentei com fio de pesca, Sprue esticado e fio de sutura, mas com essa easyline é melhor, com certeza.

- começar a fazer primeiro a parte de cima. Facilita. Depois cola em baixo.

- fiz de pouco em pouco. Pq foi cansativo pra mim. Percebi que fazendo de devagar saia bem melhor.

- e o mais importante, os primeiros cabos são mais difíceis, depois a prática vai deixando o trabalho mais “fácil” e com resultado melhor!

Eu ia fazer essas considerações quando escrevi a postagem, mas esqueci hehehehe

Daí to aproveitando pra mandar agora, pode ser que ajude depois quem for fazer o cabeamento.

Também, se alguém tiver mais dicas, manda aí!

Abração!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex”