Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Bancada]  T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Fórum dedicado aos modelos de Militaria que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Militaria

Avatar do usuário
ES1
Membro
Mensagens: 884
Registrado em: 19 Jun 2012, 15:34
Nome: Frederico
Localização: Vitória/Vila Velha - ES
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por ES1 »

Ei, pessoal!
Vamos lá, começar 1 projeto engavetado há anos.
Imagem
O kit 7259 é de 2005, sendo originado do T-34 Mod.1940, com a troca de algumas peças que retratam a modernização acumulada em um ano de operações, notadamente a adoção do canhão F-34, em detrimento do L-11(ambos com o mesmo calibre 76,2mm - 3pol).
A quebra das árvores segue no link On the Way:
https://www.onthewaymodels.com/reviews/ ... review.htm
Um review textual segue(do site Hyper Scale, por Cookie Sewell), traduzido para português:
https://translate.google.com/translate? ... ewcs_1.htm

Uma lenda...

Como já há MUITO material falando sobre a história e desenvolvimento dos BTs até chegar ao A-20(que originaria o T-34 posteriormente), resolvi focar exclusivamente no Modelo 1941.
Com o início da Operação Barbarossa, começa um dos maiores problemas de entendimento sobre o T-34, causada pela própria Wehrmacht, que encontrou, na forma do T-34 e do KV-1, um salto à frente do que eles tinham(e poderiam ter no curto prazo). A Panzerwaffe, que não tinha veículos revolucionários, mas sim táticas absurdamente avançadas(além da cooperação entre forças), encontrou seu segundo choque - e talvez o mais profundo - durante os avanços para o leste.

Imagem
T-34/76 Mod.41 em Aberdeen

Muito antes da "Febre-do-Tigre" causada nos Aliados pelo Pz.Kpfw.VI especialmente na Normandia, surgiu a "T-34-fobia". Notadamente atribuída a Heinz Guderian(e corroborada por Hitler), dizia que a derrota na Rússia "deveu-se ao T-34".

Imagem
T-34/76 com camuflagem de inverno durante o inverno de 1941

Embora exagerado, é fácil de se entender, quando pensamos que os alemães fizeram um trabalho razoavelmente fraco de inteligência(sim, eles acertaram em alguns pontos, mas errariam no que tange a diversos equipamentos, moral das forças e, principalmente, resiliência). Muitos reportes indicavam a aparição de inúmeros "T-34 pesados"(sim, isso apareceu até no diário de Franz Halder) que era uma confusão entre os T-34 de verdade e os KVs(que foram os realmente encontrados). Até relatos de tiros de longa distância eliminando os Panzer alemães foram creditados ao T-34, quando, na verdade, foram dados por canhões 52-K de 85mm(semelhante ao que se fazia com as Flak de 88mm).

Um blindado

Vamos esquecer aquela análise de super-trunfo e tentar algo mais realista: o motor V-2 soviético raramente chegava aos 500cv e nem às 2050rpm prometidas no papel, ficando em 450cv e 1750rpm(à vezes, só dava pra debitar uns 300cv...). Se isso dava uma potência menor que o esperado, era mais que suficiente para marcha e combate. Sabidamente problemático, o conjunto de força era suscetível a superaquecer em todos os T-34 até o Modelo de 1943 surgir, sanando o problema de vez. Fisicamente demandante, o tanque percorria até 200km antes de ser necessário o reabastecimento, ainda que isso na prática nunca fosse usado, uma vez que a logística e o suporte de infantaria não conseguiam dar conta de prover apoio em penetrações grandes assim.
Ao contrário de muitos desenhos contemporâneos, o T-34 dispunha de motor e transmissão na traseira, dando mais espaço ao motorista e artilheiro da metralhadora DT no casco, mas tirando a proteção que teriam se a transmissão fosse dianteira. Compromissos de engenharia...
Vamos ver como era a vida no interior do T-34 Mod.41. Eram 4 tripulantes: motorista, metralhador, recarregador e artilheiro/comandante. Todos sofriam com a falta de ergonomia e o barulho do motor V-2 quase sem isolamento termo-acústico entre os compartimentos da tripulação e do trem de força.

Imagem
Vista lateral dos T-34/76 Mod.41. Pouca coisa mudaria até o surgimento do T-34/85 na disposição interna.

Imagem
Notem que boa parte da lateral do blindado é tomada pelos tanques de combustível(4 de cada lado, fora os de viagem, carregados externamente). Notem que, entre as rodas 2 e 3 é possível acertar a caixa de munições, dependendo das condições.

Os primeiros T34/76 com a nova arma F-34(substituindo o canhão L-11) surgiram já em março de 1941. Embora o calibre fosse mantido, a arma era muito mais robusta, confiável e precisa.

A vida do motorista era muito dura(não tanto quanto a dos condutores de KV). Ter ótima formação física era necessário, por conta dos comandos das alavancas(que eram o "volante" do blindado). A visibilidade externa era obtida através da abertura da escotilha frontal ou dos 3 periscópios(reduzidos a 2 já em 1941 para os blindados com torre moldada). Os comandos de pedal eram convencionais(acelerador, freio e embreagem), alavanca de 5 velocidades para frente e uma à ré. Pra ligar o blindado, há um motor de arranque elétrico pra condições normais e um reservatório de ar comprimido para virar o motor com tempo frio.

Imagem
Na frente, o blindado tem um arranjo bem limpo. A falta de qualidade das soldas entre as chapas blindadas superior e inferior tornava o queixo do T-34 razoavelmente vulnerável. Na melhor das hipóteses, o tiro mataria o condutor. Na pior, vazaria direto nas munições

Imagem
Da traseira, nota-se a massiva transmissão, logo atrás, a ventoinha, o motor V-2(que é V12) e os radiadores flanqueando o motor.

O metralhador da carroceria tem apenas essa função(já que o rádio era apenas usado no veículo do comandante). À frente dele, uma metralhadora DT e mais uns 10 tambores com recarga para ela. Em caso de emergência, poderia desencaixar a DT e usar como arma de defesa pessoal se houvesse necessidade de desmontar da viatura. Para sair, compartilhava a escotilha com o condutor.
No caso do artilheiro/comandante, ele sentava do lado esquerdo do canhão(olhando de trás pra frente). Ele possuía 2 miras(uma com campo de visão mais aberta para detecção de alvo e uma com ampliação maior para fechar a mira efetiva sobre o alvo). A torre possuía um motor elétrico(1 giro completo em 10 segundos) e os comandos do canhão eram bem simples e intuitivos: um manche para controle da elevação da arma e um gatilho pra disparo. Se a viatura fosse de comando de pelotão, haveria um receptorde rádio para o comandante. Se fosse um carro de comando de batalhão, haveria um conjunto de recepção/transmissão.

Imagem
O arranjo dos órgãos internos e da tripulação do T-34/76 Visto de cima.

Já o remuniciador ficava sentado à esquerda da arma. Todas as granadas eram armazenadas em estojos no chão do blindado. Se ele fosse canhoto, teria uma vida deveras mais "fácil".

Imagem
Zoom da torre

Combate

Ainda que um bom tanque, o T-34 teve problemas sérios na prática, às vezes por conta do design(notadamente a ergonomia e baruho), pela metodologia de uso(pouco treino das tripulações, falta de conjuntos completos de rádio em todos os blindados, ausência de peças de reposição) e má qualidade, especialmente da aparelhagem ótica(fora a falta crônica de munição). Somando esses fatores, os T-34 acabaram tendo menos impacto do que poderiam no início da Barbarossa.

Imagem
T-34/76 Mod.41 fora de combate após receber um tiro na lateral da torre. O leiaute compacto da tripulação na torre de tiro era um calcanhar de Aquiles dos T-34 pois um disparo bem dado era o suficiente para eliminar metade da tripulação.

Pra piorar, com a mudança das fábricas soviéticas pros Urais e a pressão de repôr as perdas, até a chegada do T-34/85, a qualidade construtiva dos T-34 caiu ainda mais(não só do veículo, mas também das munições). Se o veículo passava por diversos aperfeiçoamentos antes do dia 22/6/41, ele passou por um ciclo de simplificações logo após, perdurando até 1944, com a chegada dos T-34 com armas de 85mm(D-5-T e S-53).

Imagem
O que faz a falta de um rádio: 3 T-34/76 colidem no transcorrer de uma carga de ataque. Notem a porta de fuga na posição do artilheiro da metralhadora.

Na prática, os T-34 tinham um poder de fogo muito bom, mas, conforme dio antes, os óticos eram sofríveis(um artilheiro soviético tinha um campo de visão 3 vezes menor que o de um Pz.III e metade do alcance do encontrado nos alemães).

Imagem
O efeito da detonação das munições.

Na blindagem, ainda que todas as chapas fossem mais grossas que a dos blindados alemães, a qualidade do aço e, pior ainda, da soldagem, fez com que o metal fosse 3 vezes mais fraco nas junções de chapa, tornando-as pontos fracos passíveis de penetração por munição de 37mm, ainda que, no fim das contas, a munição que mais causou baixa nos T-34 em 1941 fosse a de 50mm(quase 62% dos T-34 foram nocauteados por armas desse calibre). As torres feitas em molde(die-cast) não tinham a mesma resistência das de metal soldado, mas como tinham muito poucas áreas de solda, acabavam por contrabalançar a vulnerabilidade das torres feitas de múltiplas chapas.

E vamos à montagem! :bala:

Referêcias
Jogo Warthunder(imagens em raio X)
MICHULEC, Robert; ZIENTARZEWSKI, Miroslaw - T-34: Mythical Weapon
ZALOGA, Steven J.; AKSENOV, Andrei; KINNEAR, Jim; KOSHCHAVTSEV, Aleksandr - Soviet tanks in combat 1941-1945
HALBERSTADT, Hans - Inside the great tanks
http://www.tanks-enciclopedia.com
Visite nosso site de modelismo:

Código: Selecionar todos

www.usinadoskits.com
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Que bacana, Fred!
Muita informação legal.
Hoje mesmo eu estava procurando umas coisas sobre os tanques russos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
ES1
Membro
Mensagens: 884
Registrado em: 19 Jun 2012, 15:34
Nome: Frederico
Localização: Vitória/Vila Velha - ES
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por ES1 »

Depois de montar kits "questionáveis" e de umas reformas para lá de traumáticas(como tem sido um F-4E), é um bálsamo pôr as mãos num Dragon.
Imagem
Pouquíssimas rebarbas encontradas, uma montagem que não precisava ser tão complexa, PEs, cabo de metal para fazer o reboque e uma miríade de opções de decalques....Como não amar os kits da Dragon?
Imagem
O único upgrade aparente é a furação das rodas de tração(abaixo) e retorno(acima) que será feita com uma broca manual.
Imagem
A melhoria é bem óbvia. Está certo que o wash poderia dar aquela enganada, mas se puder furar, é recomendável. Como dica, passe cola de fusão para "suavizar" os orifícios da furação. A cola derrete os excessos de plástico, e o resultado fica muito bom. Para tanto, recomendo as colas extra finas de pincel(nada de Contacta, Italeri e afins....Tem que ser a da AK Interactive, Tamiya ou similar.
Imagem
As 8 primeiras peças já coladas. Praticamente nenhuma fresta absurda de encaixes(bastante precisos por sinal).
Estou aproveitando para testar as novas colas da AK. Até agora, bastante positiva a minha experiência.
Recomendo! :aeee:
Visite nosso site de modelismo:

Código: Selecionar todos

www.usinadoskits.com
Avatar do usuário
ES1
Membro
Mensagens: 884
Registrado em: 19 Jun 2012, 15:34
Nome: Frederico
Localização: Vitória/Vila Velha - ES
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por ES1 »

C-A-F-Lobao escreveu:Que bacana, Fred!
Muita informação legal.
Hoje mesmo eu estava procurando umas coisas sobre os tanques russos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Valeu, Lobão!
Adoro o lado soviético e alemão dos blindados.
Visite nosso site de modelismo:

Código: Selecionar todos

www.usinadoskits.com
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Acabei de usar o macete da cola no orifício da broca


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
RicardoScouts
Membro
Mensagens: 485
Registrado em: 26 Abr 2021, 12:11
Nome: Ricardo Alexandre Duarte de Souza
Localização: Guaraí / TO / Brasil
Agradeceu: 100 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 82 - Transportes e Serviços - Montagem: German Staff Car Type 82E - RFM 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Bergepanzer 2 - Takom - 1/35 [FINALIZADO] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - M3A1 Stuart - Academy - 1/35 - [Finalizado] GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: Sd.Kfz. 161/2 Ausf. J Late - Border Model - 1/35 - Finalizado GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - Leopard 1A5BR - MENG - 1/35 [FINALIZADO] GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Sd.Kfz. 165 Hummel (initial version) - Dragon 1/35
 
GTs em Andamento:
GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-47D (D4 Senta a Púa) - Academy - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju 87 G-1 Stuka - Academy - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: GT 91 - A saída é por aqui (Falaise Pocket 1944) GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: GT 72 - Sd.Kfz.234/3 Schwerer Panzerspähwagen - Dragon 1/35 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: GT 90 - AAVP-7A1 w/EAAK - HobbyBoss - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Mobelwagen 3.7cm Flak - Border - 1/35
 

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por RicardoScouts »

Acompanhando aqui!

[ ]s
Ricardo Duarte
Avatar do usuário
Gaspar
Conselheiro
Mensagens: 1687
Registrado em: 17 Mai 2013, 13:54
Nome: Gaspar Ferrari
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 14 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Convés de voo SGM - Fujimi - 1/700 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: BF-109 Emil - Revell - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Yakovlev Yak 3 - HobbyBoss - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Jagdpanzer 38(t) Hetzer - Italeri - 1/72 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: T-34/85 Medium Tank - Airfix - 1/76 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.16 Acidentado - Revell/Matchbox - 1/72 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed A-12 - ACE - 1/288 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars AT-AT Imperial Walker - AMT/ERTL - 1/165 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mecha Scratch 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: SR-71 Black Bird Egg Plane Hasegawa GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M4A3E8 Sherman - Tamiya 1/35 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Da Vinci - Flying Machine - Sem Escala GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Figura Observador Russo - Hasegawa - 35mm
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: X-Wing Star Fighter - Bandai 1/72 (2018) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: ME 262 B-1a/U1 - Revell - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Contatos Imediatos - Impressão 3D - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: P-47D Thunderbolt - Senta Pua - Academy 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: hubble Space Telescope - Skilcraft - 1/72
 

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por Gaspar »

bela apresentação, Fred.

Chegando para acompanhar.
Relação de Kits montados: Clique aqui

Ativo na Bancada:
Imagem
No canto da bancada:
Imagem
Avatar do usuário
ES1
Membro
Mensagens: 884
Registrado em: 19 Jun 2012, 15:34
Nome: Frederico
Localização: Vitória/Vila Velha - ES
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por ES1 »

Obrigado pela presença e desculpem pelo hiato na atualização...

Imagem
Após bastante pesquisa, consegui fazer boa parte dos detalhes internos da torre de tiro do T-34. Como a escotilha do modelo '41 é enorme e eu a deixarei aberta, achei que valeria o esforço. À esquerda, mecanismo de conteiramento, e sistemas elétricos auxiliares. À direita, interruptor para a iluminação interna e caixa com a munição da metralhadora DT com alguns discos de recarga.

Imagem
Fiz as laterais e as caixas de munição também para a arma principal. A pequena caixinha na parede é a caixa de primeiros socorros.

Imagem
Não estavam aí nessas fotos, mas fiz os assentos do condutor e do metralhador também. Ficarão praticamente invisíveis, mas enfim...Estão lá!

Imagem
Pus as aletas da adissão de ar. No inverno, essas venezianas eram fechadas por dentro do blindado para o motor ficar em temperatura normal de operação mais facilmente.

Imagem
O modelo vem com 2 peças para a entrada de ar: uma sólida e outra com PE(a única peça do tipo no kit). Como temos as venezianas no lugar, é a de photo-etched que vai ser usada.

Imagem
Interior da torre pintado com AK092 RAL9001 "Cremeweiss".

Na próxima, teremos a torre fechada e substituição dos ganchos de amarração(injetados) por fios de metal em "U". :tchau:
Visite nosso site de modelismo:

Código: Selecionar todos

www.usinadoskits.com
Avatar do usuário
ES1
Membro
Mensagens: 884
Registrado em: 19 Jun 2012, 15:34
Nome: Frederico
Localização: Vitória/Vila Velha - ES
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por ES1 »

C-A-F-Lobao escreveu:Acabei de usar o macete da cola no orifício da broca ImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fico feliz de ter podido ser útil. :clap:
Visite nosso site de modelismo:

Código: Selecionar todos

www.usinadoskits.com
Avatar do usuário
ES1
Membro
Mensagens: 884
Registrado em: 19 Jun 2012, 15:34
Nome: Frederico
Localização: Vitória/Vila Velha - ES
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: T-34/76 Mod.1941 Dragon 1/72

Mensagem por ES1 »

RicardoScouts escreveu:Acompanhando aqui!

[ ]s
Ricardo Duarte
Seja bem vindo, Ricardo!
Visite nosso site de modelismo:

Código: Selecionar todos

www.usinadoskits.com
Responder

Voltar para “Militaria”