HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Obrigado por acompanhar, Rogério.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

Vamos continuar essa montagem!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tenho usado esse DecalFix da Humbrol na militaria. Ele faz o papel de amaciante e setter de decal bem.

Em tese, não precisa verniz brilhoso antes dos decais, poderia aplicar o decal direto na tinta fosca com ele.

Tem funcionado bem pra mim. Mas só tive coragem de usar em decais e áreas menores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois de 24h dos decais aplicados, apliquei o verniz acrílico brilhoso da Tom Colors.

Funciona muito bem no pincel. Duas demão com intervalo de meia hora. Segura bem os washs que tenho usado.

Após o verniz secar 24h, comecei os washses. Em geral, estou esperando 1-2 dias pra cada wash secar. Estou tentando aumentar o tempo de cura entre os washes , pra ver se melhora o resultado final. Vamos ver…

Escolhi usar o wash Dark da Mig pra fazer o pin wash, o Wash for Wood da Ammo pra madeira (tenho gostado muito desse!) e o Track wash da Ammo pras esteiras e rodas e polias e parte inferior do casco.

Também usei o wash cinza claro acrílico da Vallejo pra dar uma sujada geral. Ele faz um efeito meio de marcas de chuva que acho bacana. Talvez até como que um filtro.

O odorless Thinner vai bem pra trabalhar as partes mais delicadas do wash. Pro trabalho pesado, aguarrás mesmo. Pra trabalhar o wash acrílico foi agua mesmo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As fotos acima foram no meio do pin wash. Limpei ele depois de umas 6 horas com odorless Thinner pra modular o efeito e com cotonete seco em algumas partes.

Imagem
Imagem

Acima tem um momento que achei que carreguei muito no Wash for Wood na madeira.

Era minha intenção deixar a madeira mais escura mesmo. Mas não gostei do resultado e depois tirei um tanto do wash, até chegar no ponto que gostei.

As fotos abaixo são desse trabalho de tirar o excesso do wash da madeira.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abaixo são fotos do uso do wash acrílico da Vallejo em algumas áreas.

Imagem
Imagem


Depois passei pro wash nas lagartas. Também usei o mesmo wash na parte de baixo do casco. Gostei do resultado.

Pra Nutelar ainda mais Imagem Usei essa esponja de maquiagem pra tirar o excesso do wash quando tava seco, umas 4-5h depois de aplicado.

E foi muito bacana o uso dessa esponja pra uma área grande! Ao invés de cotonete ou papel toalha. Devo usar mais vezes isso!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Usei o Oilbrusher da Ammo pra fazer uns Streakings. Achei q ficou legal e vou esperar secar mais pra fazer em mais superfícies verticais do StuG depois.

Imagem
Imagem

Usei um lápis aquarelável cinza, nacional mesmo, acho que Faber castel, pra fazer umas tentativas de chpping em alguns pontos. Ficou legal e deixei.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fiz umas tentativas com pastel seco e pigmentos pra continuar o weathering.

Sinceramente, não gostei dos resultados em geral. Tirei a maioria deles, mas vou deixar registrado aqui. Vou mostrar as partes ruins da montagem também, né?! Imagem

Minha idéia é deixar o StuG mais empoeirado do que sujo, mas estou tendo dificuldade pro efeito de poeira.

Quem tiver dica, manda aí, por favor.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abaixo deixo as fotos do ponto que parei a montagem por enquanto. Depois dos ajustes das coisas que não gostei.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por enquanto vou ficando por aqui, rapaziada!

Andei um bocado também nas figuras e na base pro StuG. Tenho o processo registrado, mas vou separar as fotos e postar aqui depois.

Esse é meu processo de aprendizado e experimentação.

Desculpem os mais experientes, mas como não tenho todas as técnicas bem definidas em mente, vou testando muitas delas.

Fico no aguardo de suas críticas e sugestões!

Espero que esses testes sejam úteis pra quem está começando também. Estou no hobby há um ano, e cada vez gostando mais!

Um forte abraço a todos!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Henricão
Super Membro
Mensagens: 3442
Registrado em: 13 Jan 2013, 11:13
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Localização: Telêmaco Borba - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 47 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por Henricão »

Fala, Carlos!!!
Está ficando muito legal, amigo!
Parabéns pelo belo trabalho até agora, :clap: :clap: :clap:
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por pgplasti »

Ascores ficaram bem.legais.
Para poeira uso um giz pastel seco, (fazer castell)raspo ele num pedaço de lixa e vou esfumaçado aplicando com pincel
Tem também uns pigmentos finos da revell mas ele é mais escuro fica muito pra cor preta então não uso ele para poeira
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Henricão escreveu:Fala, Carlos!!!
Está ficando muito legal, amigo!
Parabéns pelo belo trabalho até agora, :clap: :clap: :clap:
Obrigado por acompanhar, Henricão!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

pgplasti escreveu:Ascores ficaram bem.legais.
Para poeira uso um giz pastel seco, (fazer castell)raspo ele num pedaço de lixa e vou esfumaçado aplicando com pincel
Tem também uns pigmentos finos da revell mas ele é mais escuro fica muito pra cor preta então não uso ele para poeira
Valeu pelas dicas, Flavio!

Já tô trabalhando na sujeira e usando suas sugestões! Depois mando fotos.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
MVTB
Super Membro
Mensagens: 4570
Registrado em: 27 Jul 2012, 00:57
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por MVTB »

Feliz com o trabalho Carlos,parabéns!
Buscar a Deus,sempre...
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

Vou continuar a apresentação do projeto mostrando a criação da base do StuG III.

Tenho já as fotos das figuras, mas ainda não separei direito.

Vou esperar terminar de passar o verniz fosco nelas e posto tudo junto no próximo.

Usei massa DAS, dica do pessoal aqui do fórum. Também usei um rolinho da Factory pra fazer o padrão de calçada.

Até agora, só tenho conseguido fazer o padrão da calçada da largura do rolinho, depois colo as partes com cola branca.

Se alguém tiver dica de como usar melhor esses rolinhos, manda aí!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois da massa seca, passei primer branco e pintei com cinza da Corfix, como cor base.

Depois fiz um wash preto com a receita de wash caseiro do canal de YouTube Pintando Miniaturas.

Tenho preferido washes acrílicos pras bases e vinhetas. Se tiverem outra experiência, me falem por favor.

A seguir pintei uns tons de cinza mais claro e de cor terra, em Dry brush, pra dar uma variação de tons.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A seguir, usei cola branca diluída com água (meio a meio) e apliquei um cascalho marrom.

Comprei o cascalho no ML, mas é cascalho comum mesmo.

Imagem
Imagem

Depois foi a vez da grama artificial. Não usei aplicador, foi na peneira e cola branca.

Vou providenciar um aplicador de grama estática desse. Tentei fazer um homemade, mas não tenho as manhas…

Imagem
Imagem

Seguindo com a montagem, apliquei pigmento cor areia. Escolhi esse pigmento porque era o tom que queria usar no weathering do StuG. Queria fazer ele mais empoeirado.

Usei um fixador de pigmentos da Parabellum. É legal! O pigmento também dessa empresa.

Imagem

Imagem
Imagem

A última foto é depois de uns ajustes de tons. Esses ajustes foram vários! Até o término do processo ueheheheh e sempre fico com a sensação de querer fazer mais Imagem

Depois coloquei uns arbustos pequenos e o verniz fosco em tudo. Foi verniz fosco spray Acrilex.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Sempre tive vontade de fazer uma caixa pras essas bases. Uma que eu mesmo fizesse.

Não tenho talento em marcenaria. A forma que idealizei foi com madeira balsa. Que o uso me pareceu mais fácil com as ferramentas que tenho do modelismo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Arrumei uma mancha bem chata com a cola CA! Tentei tirar de várias formas e não consegui. Até tentei pintar a base com tinta enamel, achando que pudesse disfarçar mais, mas ela não saiu. Também apliquei um wash escuro, mas não sai a tal da mancha!

Já no final, lembrei que poderia tentar o Debonder, mas aí já tinha feito a pintura e tudo. Fica a tentativa pra próxima.

Estou visualizando esconder ela fazendo uma plaquinha com plasticard. Vamos ver se funciona.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O resultado final seria mais ou menos assim:

Imagem

Agora estou esperando pra envernizar a caixa e fazer a plaquinha. Depois mando os finalmentes.

Se tiverem críticas e sugestões, postem aí!

Abraço a todos!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
MVTB
Super Membro
Mensagens: 4570
Registrado em: 27 Jul 2012, 00:57
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: Sturmgeschütz III Ausf.G "Finnish Army" - Tamiya - 1:35

Mensagem por MVTB »

Muito bacana Carlos,gostei!
Buscar a Deus,sempre...
Responder

Voltar para “GT 89 - Países Nórdicos”