SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Tinta descolando do Primer, o que fazer?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Tinta descolando do Primer, o que fazer?

Mensagem por rmozeto »

Madeira escreveu:Primer Mr Surface 1200, dilui com acetona para uso em aerografo ...
Acetona? Nossa, essa é nova pra mim.
A acetona não ataca o plástico do kit? Eu usei acetona para tirar os cromos e nunca para diluir nada.
Não sei se pode ser um componente que ajudou no problema. Use thinner para diluir, um SW 454 ou anjo 5900.

Sobre tirar as máscaras, eu nem costumo esperar para tirar, cabou de pintar eu já removo.
Para aplicar máscaras sobre uma pintura recém feita eu pelo menos espero uns 15-20 min, seja poliéster ou tamiya/hobby color/revell aqua.
Mas devo dizer que minha experiência com Acrilex é bem limitada.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Tinta descolando do Primer, o que fazer?

Mensagem por luisfelipecd »

Madeira escreveu:
luisfelipecd escreveu:Eu uso as tintas da Italeri, e diluo com vidrex. Mas só pinto com pincel. Nunca tive esse problema.
Costumo usar primer cinza da Tek Bond em spray, e depois pitar com as Italeri.
Inclusive, pra pincel, foram as que mais gostei. Cobrem super bem, não deixam marca de pinceladas e o valor/ml é bom.
Também uso fitas Italeri, e ainda não me aconteceu de arrancar a tinta junto.
Pois é amigão.. acho q estou sem sorte

Ontem a noite eu removi toda a tinta e primer aplicado ( pensa num trabalhão) o kit ficou zerado novamente, hoje irei começar desde o inicio o processo mas nao irei usar o Vidrex nas tintas e sim agua mesmo, vamos ver o que da..

Obrigado pela força de vcs.. :tchau:
Eu comecei "ontem" no hobby, então só vou usando as dicas que pego no caminho! Não tenho conhecimento técnico pra colaborar. Na verdade eu peguei umas peças sobressalentes de um kit que tinha montado, e testei aplicar o primer em spray e depois pintei a pincel com as Italeri. Foi tão bom, que continuei nesse método. As Italeri tem que sacudir bastante. Eu coloquei uma esfera pequena em cada tubo pra ajudar. E coloco um pouco de vidrex no godê na hora de pintar. A olho mesmo. Eu tenho o vidrex em um vidro com conta gotas, e pingo uma ou duas gotas só. E o acabamento fica ótimo. Fica tipo uma película siliconada na tinta, que mesmo rapando não sai. Depois passo verniz acrílico da Corfix. Mas uma coisa que eu faço sempre é passar a fita de mascaramento várias vezes na placa de corte pra tirar um pouco da cola.

Enviado via sinal de fumaça.
Enviado via sinal de fumaça.
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tinta descolando do Primer, o que fazer?

Mensagem por eloy »

rmozeto escreveu:
Madeira escreveu:Primer Mr Surface 1200, dilui com acetona para uso em aerografo ...
Acetona? Nossa, essa é nova pra mim.
A acetona não ataca o plástico do kit? Eu usei acetona para tirar os cromos e nunca para diluir nada.
Não sei se pode ser um componente que ajudou no problema. Use thinner para diluir, um SW 454 ou anjo 5900.

Sobre tirar as máscaras, eu nem costumo esperar para tirar, cabou de pintar eu já removo.
Para aplicar máscaras sobre uma pintura recém feita eu pelo menos espero uns 15-20 min, seja poliéster ou tamiya/hobby color/revell aqua.
Mas devo dizer que minha experiência com Acrilex é bem limitada.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Dependendo da marca da acetona sim pode atacar o plástico ( E dependendo da marca do kit)
Eu uso acetona farmax pra tirar tinta poliéster ja deixei de molho por 10 minutos e foi tranquilo!( kits AMT e Revell)
Responder

Voltar para “Dúvidas”