Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cleane

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cleane

Mensagem por Flying Pancake »

Fala galera, um tempo atrás peguei a dica aqui no fórum mesmo de que a Solução Preparadora Tigre pode ser utilizada como a cola Extra Thin.

Eu venho utilizando o produto na montagem do meu Mustang, aqui viewtopic.php?f=203&t=13762&hilit=Curdes e posso afirmar que a consistência, cheiro, reação no plástico e comportamento da Solução Preparadora Tigre são idênticos ao Mr Cement S, cola líquida de Plastimodelismo que utilizo.

Com o preço do dólar, o Cement S e a Extra Thin estão com preço de ouro, e como eu acabo utilizando muita cola por conta dos scratchs, principalmente para limpar as peças, tive que realmente buscar uma alternativa.

Paguei 25 reais na Solução Tigre, na embalagem com 200ml.

Fiz alguns testes para mostrar que a Solução Preparadora Tigre é realmente idêntica à Cement S ou Extra Thin Tamiya, seguem abaixo. Espero ajudar :thumbup:

Nas fotos, a Cement S sempre estará a esquerda, enquanto a Tigre estará a direita. Coloquei a solução Tigre em um potinho vazio de Cement S sem rótulo, pois já tem pincel e facilita muito nossa vida.

Imagem

Imagem


Utilização: a Tigre é líquida, e deve ser aplicada da mesma forma que a Cement S ou Extra Thin, com o pincel, nas junções das peças. Ela também age por capilaridade e derrete o plástico, fazendo a junção permanente das peças.

Imagem


Tanto no plástico do kit quanto no plasticard que utilizo nos scratchs, o resultado é o mesmo e não há diferença entre a Cement S e a alternativa da Tigre


Imagem


Teste de resistência: colei o plasticard deitado e após 15 minutos tentei separar as peças.

Veja que nos dois casos, Cement S e Tigre soldaram as peças, e e o plástico quebrou ao invés de soltar o pedaço que eu havia colado.

Mais uma vez, resultados idênticos

Imagem



Uma coisa que eu faço bastante é rebaixar as linhas do kit.

Aqui rebaixei o kit e lixei, deixando o "pó" do plástico nos recessos.

O procedimento padrão aqui é pegar o pincel com Cement S e limpar as linhas. A cola derrete completamente o pó de plástico e temos um resultado excepcional.

Novamente, ambos produtos tiveram resultados idênticos


Imagem

Imagem

Imagem



Solução Preparadora Tigre como alternativa ao Airbrush Cleaner Tamiya: já tinha ouvido falar em algumas ocasiões que o Airbrush Cleaner e a Extra Thin são a mesma coisa, vendidas em embalagens diferentes.

Não tenho o Airbrush Cleaner para testar, porém utilizei o produto Tigre para limpar meu aerógrafo e ele simplesmente limpou tudo, derreteu todos os restinhos de tinta e deixou meu aerógrafo como novo.

Então é possível sim utilizar a Solução Preparadora Tigre para uma limpeza profunda no aerógrafo.

Bom, é isso. Adotei a Solução Preparadora Tigre como minha cola padrão.

Espero ter ajudado :thumbup:

Abraço!
Avatar do usuário
Valter Jr
Membro
Mensagens: 468
Registrado em: 05 Jun 2015, 21:21
Nome: Valter Jr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por Valter Jr »

Excelente conclusão Yuri vou começar a usar também a solução trigre, obrigado por compartilhar com a gente a sua experiência! Boas colagens!!!!

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por rmozeto »

Fantástico Yuri!
Deu aula de review, excelentes testes.
Agora pode comprar (e economizar) sem medo!
Valeu!!!
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
Avatar do usuário
Sekiji
Conselheiro
Mensagens: 6898
Registrado em: 02 Jun 2012, 20:08
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D) GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: Red Arrows Hawk T1A - Italeri - 1/48
 

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por Sekiji »

excelente review Yuri! Já estou procurando essa solução Tigre ae :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por marcio bernardi »

excelente review, só faltou dizer uma coisa, e o cheiro?
jet também é excelente como cola mas o cheiro é horroroso. :thumbup:
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por LHC »

beleza de review, de novo, Yuri!

Que medo de tacar essa "cola" no aerógrafo.... :o :o Vai puro mesmo, direto da embalagem para o aerógrafo?
E depois, tem que passar mais alguma coisa ou é só usar de novo?

Valeu pelas dicas!
LHC
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por Flying Pancake »

rmozeto escreveu:Fantástico Yuri!
Deu aula de review, excelentes testes.
Agora pode comprar (e economizar) sem medo!
Valeu!!!
Valter Jr escreveu:Excelente conclusão Yuri vou começar a usar também a solução trigre, obrigado por compartilhar com a gente a sua experiência! Boas colagens!!!!

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
Sekiji escreveu:excelente review Yuri! Já estou procurando essa solução Tigre ae :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Valeu pessoal! Fico feliz em poder ajudar :thumbup: :thumbup:
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por Flying Pancake »

marcio bernardi escreveu:excelente review, só faltou dizer uma coisa, e o cheiro?
jet também é excelente como cola mas o cheiro é horroroso. :thumbup:
Valeu Marcio :thumbup:

Lá no comecinho do tópico eu comentei do cheiro, mas pode comprar sem medo.

O cheiro dele pra mim é igual a qualquer cola de plasti, liquida ou tradicional. Durante a utilização do produto você sente o cheiro mas não é algo que incomoda a não ser que você coloque o vidrinho direto no nariz :lol: :lol:
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Parabéns

Muito bom!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Parabéns

Muito bom!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”