SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cleane

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por luisfelipecd »

Comprei a solução preparadora da Amanco. Garrafa de 200ml. Na embalagem, a descrição que consta é a igual ao produto da Tigre. Comprei esse da Amanco PPR ter no site de uma rede de ferragens que tem loja aqui na minha cidade. Comprei pela internet e retiro no local. R$10.90. Paguei. Vamos ver se é a mesma coisa.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Enviado via sinal de fumaça.
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por luisfelipecd »

Esse aíImagem

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Enviado via sinal de fumaça.
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por LHC »

Heitor escreveu:
LHC escreveu:Imagem

Consegui por encomenda aqui no depósito do bairro.
O vendedor me disse que a própria Tigre considera o produto supérfluo e 'não se preocupa com a distribuição' (palavras dele).
Agora só me falta o diluente Banzai pra sossegar.
É sério que na lata do Anjo fala "NÃO CAUSA DEPENDÊNCIA QUÍMICA"???? :o :o :o :o
Tem algum que causa???? Meu Deus, vou ficar nas acrílicas mesmo... :lol: :lol: :lol:

Abs
Nunca tinha reparado, Heitor, mas tem esse aviso e outros: "Não afeta o sistema nervoso central" e "produzido com matéria-prima de fontes renováveis".
No verso da lata, diz o seguinte: "Não contém tolueno, xileno, benzeno e outros solventes aromáticos, produtos que atacam o Sistema Nervoso Central (SNC)".

Eu achei o odor realmente bem menos agressivo do que os thinners comuns (237, 454, etc), mas ainda assim não tem como usar sem respirador para vapores químicos.
Se eu pudesse, também usaria só as Mr Color (laca acrílica), que para mim são perfeitas. Mas tem os problemas do preço e da disponibilidade...
LHC
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por NightRider »

Apenas para efeito de comparação e esclarecimento entre esses produtos, olhando a FISPQ de ambas vemos que a da Tigre diz sua composição ser Metiletilcetona (MEK) e Acetona. A da Amanco diz ser MEK e 2-Propanona. Como vocês já devem ter percebido, o primeiro ingrediente é o mesmo e, para quem não sabe propanona é a cetona mais utilizada comercialmente e conhecida como ... acetona. Para terminar as dúvidas, os números de registro CAS dos componentes são os mesmos em ambos os produto. Em resumo: são iguais.

Só para efeito de comparação no MSDS da Cola Extra Thin da Tamiya (MSDS equivale a FISPQ) diz que a sua composição é 20% de Metiletilcetona, 40% de Acetona e 40% de Acetato de Etila, sendo este último muito utilizado como solvente na industria e também na formulação de removedores de esmalte.

Lembrando que ambos são inflamáveis e podem causar danos à saúde.

Um abraço !
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por Flying Pancake »

luisfelipecd escreveu:Esse aíImagem

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Legal saber que tem da Amanco também. Vou procurar por aqui, acho que vale a pena ter os dois e comparar.
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Air

Mensagem por luisfelipecd »

YuriUB escreveu:
luisfelipecd escreveu:Esse aíImagem

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Legal saber que tem da Amanco também. Vou procurar por aqui, acho que vale a pena ter os dois e comparar.
Tem da Amanco e da Krona também. Na embalagem, a descrição é a mesma. Já os compostos químicos não sei te dizer.

Enviado via sinal de fumaça.
Enviado via sinal de fumaça.
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Review: Solução Preparadora Tigre - Uma Alternativa de Baixo Custo para Mr Cement S, Tamiya Extra Thin e Airbrush Cl

Mensagem por luisfelipecd »

Buenas! Chegou e usei. Impressões do produto da AMANCO.
- a embalagem é uma m#$&a. É tirar o lacre que a desgraça vaza pela rosca da tampa.
- tem um cheirinho meio forte. Idêntico a removedor de esmalte (aqueles líquidos cor de rosa, que são acetonas gourmetizadas).
-em pequenas quantidades, evapora quase instantaneamente.
-passei em cima de uma peça com primer. O local ficou levemente esbranquiçado. Fiz o mesmo "teste" com a Contacta Professional e essa por sua vez deixou aquela característica gosma de quando aplicamos essas colas em partes já pintadas.

Ainda tenho que pegar a mão, mas a princípio esse produto da Amanco, cola sim.

Na primeira foto, parte da asa colada com a Contacta Professional (que tava com ar no tubo de metal e cuspiu cola na borda da asa.)
A segunda foto, sessão da asa colada com o preparador AMANCO.ImagemImagem
Enviado via sinal de fumaça.
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”