Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Vou começar apresentando um pouco da história deste modelo.

Pra começar, esse blindado não existe! :)

Pra mim foi meio constrangedor quando descobri isso. Mas enfim, trauma superado, vou começar de novo:

Tenho pouquíssimo conhecimento militar, escolhi comprar esse kit porque achei a arte da capa bonita, porque tinha vários PEs e um canhão de metal bem bacana e porque queria um modelo bem detalhado na 1/72 e vi que os modelos da Modelcollect têm essa característica.

Desta forma, só depois de ter comprado o kit que fui pesquisar um pouco na internet pra fazer esse histórico e me surpreendi com as informações que encontrei, o que foi muito bacana!


Imagem


Uma (muito breve) revisão das forças armadas alemãs na Segunda Guerra

As forças armadas alemãs na Segunda Guerra eram compostas pela Waffen SS e pela Wehrmacht. A Waffen SS era o ramo militar da Schutzstaffel (SS) do partido nazista e a Wehrmacht foi o nome das forças armadas da Alemanha nazista de 1935 a 1945. Este termo substituiu o nome Reichwehr e foi a manifestação dos esforços nazistas para rearmar a Alemanha em maior medida que o permitido pelo Tratado de Versalhes. A Wehrmacht era composta pelo Heer (exército), Kriegsmarine (marinha de guerra) e a Luftwaffe (força aérea).

Panzer é a abreviação de Panzerkampfwagen, substantivo na língua alemã que pode ser traduzido como “veículo blindado de combate”. É usada a sigla PzKpfw para a sua denominação. Nos EUA e na Inglaterra este tipo de blindado é chamado de tanque. Os Panzers foram utilizados nos ramos terrestres das forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra.

Houve vários modelos de Panzers que foram se sucedendo durante a Segunda Guerra, com variações individuais, blindagens adicionais, armamentos diferentes, tipos de monitorizações e etc.


Imagem
Panzerkampfwagen I

Imagem
Tiger II


A Classe-E

No final da Segunda Guerra, houve uma tentativa da Alemanha em padronizar o design da sua produção de blindados. Esta série foi chamada de Série-E, da palavra alemã Entwicklung, que significa desenvolvimento.

O objetivo da Série-E seria mudar a tendência prévia do design de tanques extremamente complexos com taxas de produção baixas e que teria, em tese, maior segurança mecânica.

A idéia era padronizar ao máximo os componentes utilizados na confecção desses blindados que seriam mais baratos e mais simples de serem produzidos. O design da Série-E seria mais simples, mais barato e mais eficiente. Todavia ofereceriam poucas vantagens na armadura e no poder de fogo dos blindados que eles substituiriam.

A Série-E teria 5 classes de blindados: E-10, E-25, E-50, E-75 e E-100. E a partir dessas classes, seriam desenvolvidas variantes especializadas. Como esses blindados não saíram dos projetos, ficaram conhecidos como Paper Panzers.


Imagem
Entwicklung series

Em 1945, o Standardpanzer E-75 foi idealizado para ser o tanque pesado padrão da Panzerwaffe. Ele substituiria o Tiger II e o Jagdtiger.

O PzKpfw E-75 dividiria vários componentes com o PzKpfw E-50, para facilitar sua produção. O PzKpfw E-75 teria uma armadura mais grossa e como o nome indica, pesaria em torno de 75 toneladas, o que diminuiria sua velocidade para em torno de 40 km/h.

De acordo com algumas fontes, tanto o PzKpfw E-50 como o PzKpfw E-75 seriam equipadas com a mesma torre e canhão de 88mm L/71 ou L/100.


Imagem
PzKpfw E-75


O canhão anti-tanque de 128mm PaK 44 L/55

PaK é uma abreviação da palavra alemã panzerabwehrkanonen, que significa canhão anti-tanque.

O canhão de 128mm Pak 44 L/55 foi um canhão anti-tanque utilizado pela Alemanha nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Foi desenvolvido a partir da experiência dos alemães no fronte oriental ao se depararem com os poderosos canhões russos de 122mm. A Alemanha logo percebeu a necessidade de desenvolver uma arma com poder de fogo semelhante.

A arma foi inicialmente utilizada como um canhão da campo. Foi chamado de Kanonen K 44. O calibre de 128mm foi escolhido porque a Alemanha já dispunha do equipamento necessário para sua produção, pois este calibre era utilizado em outros armamentos alemães, como canhões navais.


Imagem
Canhão de 128mm PaK 44 L/55


O canhão de 128mm era poderoso o suficiente para destruir qualquer dos veículos blindados de combate dos aliados quando do seu lançamento, alguns até mesmo a distâncias superiores a 3.500m.


Imagem
Projetil do canhão de 128mm PaK 44 L/55


Foram montadas aproximadamente 50 peças do canhão de 128mm PaK 44 em plataformas já existentes. Contudo, com um peso total de 11 toneladas, observou-se que a arma era impraticável de ser utilizada de forma eficiente em muitas circunstâncias, devido a dificuldade extrema de seu transporte. O projeto seria abandonado brevemente, mesmo logo após a entrega de seus primeiros protótipos na segunda metade de 1944.

Ainda em 1943, foi iniciado um projeto para se empregar o canhão de 128mm PaK 44 nos Jagdtigers (Tigre caçador). O Jagdtiger foi um caça-tanques também utilizado pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Foram produzidas 88 unidades durante o próximo do fim da guerra. Foi um dos carros de combate mais pesados desenvolvidos na história. Foi feito na base do Tiger II, utilizando o canhão anti-tanque PaK 44 de 128mm.


Imagem
Jagdtiger

O canhão PaK 44 de 128mm também foi planejado para ter sido utilizado como o armamento principal de futuros tanques super-pesados alemães que estavam sendo desenvolvidos no final da Segunda Guerra. Ele teria sido empregado inicialmente nos tanques super-pesados “Maus” e no PzKpfw E-100, o tanque super-pesado que seria produzido na Série-E.

Em julho de 1944, Adolf Hittler teria ordenado a suspensão do desenvolvimento dos tanques super-pesados. O protótipo do PzKpfw E-100 foi encontrado incompleto pelos aliados e apenas dois protótipos do Maus foram produzidos.


Imagem
Panzer VIII Maus


Imagem
Chassis do protótipo do PzKpfw E-100


E-75 canhão auto-propulsado 128/L55

Este modelo da Modelcollect que vamos montar, como foi apenas um protótipo, é um veículo hipotético, um Paper Panzer. Ele representa um canhão de 128mm montado no chassis de um blindado PzKpfw E-75.

Pelo que pude pesquisar na internet, esta composição pode ser vista em jogos de videogame como no jogo World of Tanks. Neste jogo o PzKpfw E-75 pode ser equipado com o canhão de 128mm PaK 44 L55 e pode-se jogar com ele.


Imagem
Jogo World of Tanks


Bem, pessoal, é isso.

Quem tiver mais informações pra acrescentar, manda aí.

Também peço desculpas se citei algo errado, realmente estou aprendendo agora com o plastimodelismo todas essas coisas.

A maioria desses informações podem ser encontradas na wikipedia e em pesquisa em navegadores na internet. Este conteúdo tem interesse de compartilhar o plastimodelismo como hobby e seu valor histórico, sem apologia política ou apoio a qualquer regime.

Pra mim foi muito proveitosa essa breve pesquisa, espero que tenha sido pra vocês também.

Abraço a todos!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!
Gostei do histórico dos Paper Panzer.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Um abraço!
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por pgplasti »

Ótima abertura de tópico
Excelente o histórico
Vou acompanhar de perto com certeza
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Histórico sensacional.
Acompanhando com certeza :thumbup:
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu por acompanhar Rogério, Flavio, Thunder.

Logo atualizo o início da montagem.

Valeu


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Fala pessoal!

Aí vai uma apresentação do kit.

Imagem

A caixa é bonita e bem feita. Como é um modelo hipotético, traz uma cor na capa que é diferente da proposta no manual.


Imagem

Tem vários Sprues, mas percebi que sobram várias peças. São bem feitos, muito poucas rebarbas e plástico de qualidade legal!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O Manuel é bonito, papel de qualidade boa.
Ele é sucinto, mas parece ser bem objetivo.

Imagem

Pelo que vi, não vai usar todos esses PEs. Vem uma quantidade até que grande pra um kit 1/72! O canhão é muito bacana! Um ponto alto do kit, acho.

Imagem

Tem vários decais, mas pelo manual, vão usar poucos pra essa versão. Vamos ver se me animo e ponho mais heheheh

Imagem
Imagem

Aqui já começo o início da montagem da torre.

Imagem
Imagem

Não tenho a menor ideia como quebrou e perdi esse gancho! Certamente o monstro-comedor-de-plástico que mora embaixo da minha base de corte engoliu ele! :)

Fiz um scratch meia boca com arames.

Imagem
Imagem

Comecei a colar os PEs. Usei super cola e esse acelerador aí em baixo.

Estou preocupado em como pintar esses PEs com o pincel e acrílicas. Vou pintar com pincel e ainda não tenho experiência.

Se precisarei de Primer ou não, se a tinta vai sair, etc

Vamos ver :)

Imagem
Imagem
Imagem

Comecei a preparar as rodas e polias e o casco. Até aqui tudo certo.

Depois continuo. Abraço a todos!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por pgplasti »

Uma boa sugestão achobeu e tentar esconder a parte do cano com algum apetrecho tipo uma lona, caixa de munição
Outra coisa já pintei PEs com pincel mas e bem ruim, pode dar uma mão de primer bem fininho p tinta aderir melhor.
Lembre-se várias demais finas dão melhor resultado
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Excelente apresentação do kit.
Me pareceu ser de ótima qualidade.
Realmente, tinta e PE's não costumam falar a mesma língua.
Se fosse você não abriria mão de um primer antes de pintar.
Segue firme que tenho certeza que ficará muito legal.
Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Valeu Flavio! Valeu Thunder bolt!

Obrigado pelas sugestões!

Tentei um meio termo. Vou mandar na atualização da montagem.

Daqui a pouco mando!

Abraços!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: GT 90 - E-75 Canhão auto-propulsado 128/L55 - Modelcollect - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Vou continuar apresentando a montagem do Canhão autopropulsado 128mm E-75.


Imagem
Imagem
Imagem

O kit trás umas partes bem detalhadas. Em especial, gostei bastante de como monta a parte posterior dele e dos detalhes superiores.

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Como estava receoso em como pintar os PEs com pincel. Fiz a opção em iniciar a pintura em metade do casco com primer bem diluído antes da tinta e metade direto com a tinta bem diluída na paleta úmida.

Utilizei o primer da Vallejo branco e o Dunkelb da Vallejo como cor base. O manual indica cores da Mig. Usei as mesmas cores, porém de diversas marcas.

Conforme fui fazendo as demão de tinta, fui vendo que o resultado era igual. Perdi detalhes das grades dos PEs das duas formas. Assim, optei por continuar a pintura sem primer, apenas com várias demão da tinta bem diluída em paleta úmida.

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A pintura da lagarta foi com Acrilex Grafite, uma cor que gosto bastante, depois dry brush com Eisen Revell Aqua, wash Vallejo acrílico Rust, depois de novo outro dry brush com cor Eisen da Revell Aqua.

Deu MUITO trabalho a montagem da lagarta! Não fiquei satisfeito com o resultado e vou melhorar isso mais pra frente na montagem.

Também fui pintando uns detalhes de ganchos com a cor Eisen e o Reseda Green (Mig). Apliquei um wash pesado preto no local dos periscópios pra dar sensação de profundidade.

Este Canhão é o único modelo que tenho nessa cor até agora. Minha filha disse: “ Finalmente! Um tanque que não é verde!” :) Eu também estou gostando um bocado dessa cor hehehehhe

E por hoje é isso aí! Começou a ficar com cara de Blindado. Ainda tem ajustes pra fazer e tal, mas estou curtindo o resultado!

Abraços e até a próxima!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 90 - Blindados sobre lagartas”