Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por luisfelipecd »

Olá! Sou novo por aqui e no meio plasti, mas tenho lido bastante coisa sobre o assunto.
Com relação as tintas mais claras, já li algo de que realmente a cobertura delas é mais complicada.

A questão aqui é especificamente em relação as cores branco e amarelo acrílicas, visto que são as que mais tenho tido dificuldades em trabalhar.
Tenho algumas tintas Acrilex, Corfix (achei as Corfix bem melhores que as Acrilex) e algumas Italeri, que tenho gostado muito.

Só pinto com pincel e sempre lavo os kits e passo primer, mas tenho achado difícil cobrir satisfatoriamente com a branca e amarela (ambas Acrilex).

Minha dúvida é se essas cores são difíceis de se trabalhar independentemente da marca da tinta,ou se em algumas marcas a coisa é mais tranquila?

Além disso, pergunto aos entendidos, se poderia pintar um kit todo com uma tinta acrílica, e fazer a pintura apenas do motor (no caso de um ME 109 por exemplo) em amarelo de uma tinta esmalte?

Muito obrigado!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Enviado via sinal de fumaça.
Avatar do usuário
LHC
Membro
Mensagens: 703
Registrado em: 11 Jul 2019, 13:47
Nome: Luis Henrique
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 24 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por LHC »

Fala, xará!
Que sua aventura no plasti seja longa e proveitosa.
Vou contribuir com meus 50 centavos: acredito que o amarelo é unanimidade entre os modelistas e afins como difícil mesmo de trabalhar.
Embora há muito tempo eu não use pincel como método principal de pintura, acho que o 'segredo' maior continua sendo a diluição ideal, que lhe permitirá aplicar camadas mais finas e uniformes, com cuidado para não cobrir detalhes.
Quanto ao branco, não me lembro de essa ou aquela marca serem mais difíceis para se trabalhar; Acrilex e Corfix realmente secam muito rápido e adicionar algumas gotas de retardante ajuda bem.
Por último, não vejo problema em pintar uma parte do kit com acrílica e outras com enamel, duco, PU, poliéster, etc, aliás isso é bem comum.
Ao sobrepor camadas de tintas diferentes, porém, o cuidado é aguardar a cura (secagem) completa da camada inferior, para não reagir com a tinta aplicada em cima.
Se falei alguma bobagem, peço aos amigos que me corrijam.
LHC
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por luisfelipecd »

Opa! Meu Luis é com S, mas sempre erram meu nome! E o teu?

Bem, eu só pinto no pincel porque ainda não tive coragem e grana pra dar o pulo de investimento em um aerógrafo e compressor, então ando passando um pouco de trabalho, já que o máximo se experiência com pincéis que eu tinha era Pintar com as famosas temperas e guaches na época de escola!

Eu li em algum lugar que algumas tintas esmalte são melhores em cobertura, por isso pensei em optar por esse tipo para essas cores que ando apanhando. Na verdade só tenho usado branco em alguns modelos da Luftwaffe com pintura Trop, e em pequenos detalhes, e o amarelo nas carenagens se motores dos ME 109, IAR 80 e no Macchi MC200. O problema é que esse esses detalhes amarelos são fundamentais e chamam muita atenção, então não bastasse o formato redondo que já me dá um trabalho pra pintar, ainda mais em amarelo...

Te agradeço as informações! Já tava pensando em gastar um dinheiro pra comprar uma tinta amarela cara achando que ia ser a solução dos meus problemas !

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Enviado via sinal de fumaça.
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Fala Luís!

Bem vindo!

Essas cores são chatas de pintar mesmo.

Também só uso pincel por enquanto.

Tentei usar as esmalte achando que conseguiria melhor cobertura, mas não mudou muito em relação as acrílicas ( no pincel ).

Uma opção que fiz, foi comprar tintas em spray pra essas cores mais claras. A cobertura fica melhor.

No pincel, o melhor que eu consegui é aquele lance das várias camadas diluídas.

Mas realmente tenho perdido detalhes de relevo, mesmo diluindo a tinta e tenho mais dificuldade em demarcar linhas de painel quando passo várias camadas.

Boa sorte!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Marco Tullio
Membro
Mensagens: 692
Registrado em: 10 Jul 2013, 10:32
Nome: .
Localização: Br
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por Marco Tullio »

C-A-F-Lobao escreveu:Fala Luís!

Bem vindo!

Essas cores são chatas de pintar mesmo.

Também só uso pincel por enquanto.

Tentei usar as esmalte achando que conseguiria melhor cobertura, mas não mudou muito em relação as acrílicas ( no pincel ).

Uma opção que fiz, foi comprar tintas em spray pra essas cores mais claras. A cobertura fica melhor.

No pincel, o melhor que eu consegui é aquele lance das várias camadas diluídas.

Mas realmente tenho perdido detalhes de relevo, mesmo diluindo a tinta e tenho mais dificuldade em demarcar linhas de painel quando passo várias camadas.

Boa sorte!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Dica excelente!
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por pgplasti »

Fala LuiS..
Olha faz tempo que não uso pincel mas sempre utilizei prioritariamente as acrílicas, e não tem problemas vc usar em partes a enamel.
Faça um teste e treino de como e melhor p vc aplicar a cor amarelo em várias demaos bem diluídas aguardando a secagem de cada uma ou 1 aplicação com a tinta mais grossa aplicando em pequenas pequenas partes
As tintas da tamyia nessa cor tem boa cobertura e são fáceis de aplicar e menos densas do que as corfix
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por luisfelipecd »

Obrigado!!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Enviado via sinal de fumaça.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por vistuba »

luisfelipecd, sobre o amarelo, experimente primeiro pintar de branco, ou um off white, e só depois pintar o amarelo por cima.
Minha praia é figuras de fantasia, então, no geral, a superfície a ser pintada é menor, e dificilmente é plana. Isso ajuda na hora da cobertura da tinta.
O que eu faço quando quero pintar branco sobre uma cor escura, é primeiro passar uma camada fina de cinza claro, depois um off white, e só então o branco.
Não sei explicar o porquê, mas usando verniz brilhante pra diluir o branco ajuda a controlar melhor a pincelada.
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por luisfelipecd »

vistuba escreveu:luisfelipecd, sobre o amarelo, experimente primeiro pintar de branco, ou um off white, e só depois pintar o amarelo por cima.
Minha praia é figuras de fantasia, então, no geral, a superfície a ser pintada é menor, e dificilmente é plana. Isso ajuda na hora da cobertura da tinta.
O que eu faço quando quero pintar branco sobre uma cor escura, é primeiro passar uma camada fina de cinza claro, depois um off white, e só então o branco.
Não sei explicar o porquê, mas usando verniz brilhante pra diluir o branco ajuda a controlar melhor a pincelada.
Muito obrigado! Eu hoje comprei uma lata de primer cinza em spray e fiz um teste em um pedaço de sucata. Amanhã quando estiver bem seco, vou experimentar pintar o branco por cima.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Enviado via sinal de fumaça.
vistuba
Membro
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Dez 2018, 12:52
Nome: Alexander Vistuba
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: RE: Re: Dúvidas sobre cobertura de tintas claras

Mensagem por vistuba »

luisfelipecd escreveu:Muito obrigado! Eu hoje comprei uma lata de primer cinza em spray e fiz um teste em um pedaço de sucata. Amanhã quando estiver bem seco, vou experimentar pintar o branco por cima.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
E então? Fez o teste?
Responder

Voltar para “Dúvidas”