Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Tiger 1 - diferenças entre versões early, mid e late para referencia

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Avatar do usuário
ShermanTankBR
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 30 Set 2020, 09:21
Nome: Renan Barros
Localização: Rolândia - PR
Agradeceu: 30 vezes
Curtiram: 5 vezes

Tiger 1 - diferenças entre versões early, mid e late para referencia

Mensagem por ShermanTankBR »

Prezados, sou novo e esta é meu primeiro tópico criado. Então perdão a qualquer erro e tropeços.

Iniciei a montagem de um Tiger 1 da Italeri com a intenção de deixá-lo adequado a algum período histórico, tanto na montagem quanto na pintura. Então comecei a pesquisa e descobri que a montagem fiel à realidade seria muito mais difícil do que imaginava. A quantidade de informação na internet é farta, porém desorganizada. Não encontrei nenhum site que reúne de forma, digamos, ditática as informações para facilitar a vida dos modelistas e historiadores.

Pois então fiz aqui um compilado das principais diferenças que se encontram nos tigers fabricado no começo, no meio e no fim da guerra. Meu intuito é contribuir e criar um local com referência a esse tanque.

Elenquei os detalhes mais notórios, pois em minúcias daria pra ver muita coisa. Tomara que com o tempo eu vá editando e especificando a lista.



Early
Principais características: escotilha do comandante; 24 rodas com aro em borracha; luzes frontais duplas ao lado das escotilhas do driver e do gunner; filtro de ar (“Feifel air cleaner system”); formato do suporte dos ganchos de reboque frontal.

A escotilha do comandante é mais alta, em formato tubo.
Imagem

Abaixo foto do Tiger “131”, que provavelmente é o Tiger mais famoso por ser o único funcionando no mundo, ilustra bem as duas características da escotilha do comandante em sua produção inicial:

Imagem


A imagem acima ilustra a porta com abertura vertical quase em pé em peça única, bem como a doma em formato de torre.


Imagem

A foto abaixo ilustra bem a posição dos faróis, filtro de ar e escotilha:
Imagem
Imagem

“Feifel Air Filters”

Desenho da parte onde se conectam os ganchos de reboque sofreu alterações:


Imagem


*notar que a parte de baixo é sempre totalmente horizontal, pois é onde o famigerado macaco alemão era apoiado para levantar o tanque para manutenção dos tracks.

Quanto aos modelos disponíveis, a Tamiya tem uma fidelidade incrível na reprodução de detalhes com fundamento histórico. Aqui um bom exemplo com tudo nos conformes:

Imagem

Já a Italeri, infelizmente, peca grosseiramente ao mesclar sem critério algum as características em todas as variadas opções no repertório deles.

PS: os faróis são muito comuns de serem encontrados nas mais diversas posições em todas os anos de produção. Segundo David Fletcher, isso ocorre porque eles representavam muito incomodo pra pouca utilidade e por isso as unidades mudavam o posicionamento já no field, normalmente quando recebiam a pintura, a gosto.

Mid:
Os Tiger produzidos no período intermediário têm a doma da escotilha do comandante (“cupola”) aprimorada, um pouco menor (mais baixa), com o sistema de girar para o lado a tampa superior, em vez de abrir uma escotilha comum.

Imagem

Além disso, ainda possuem as roadwheels com aro de borracha.

Imagem

Abaixo, uma foto do projeto de restauração do “131” (que possui uma série de artigos na pagina do Tank Museum e merece leitura dos aficionados). Fica bem evidente o aro de borracha nas rodas. Já tive a oportunidade de “cutucar com a unha” essas rodas e são extremamente rígidas, demorou pra eu me convencer que elas eram realmente de borracha.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais detalhes da porta do comandante num late model:

Imagem



Imagem

Aqui uma visão interna da escotilha do comandante. A manivela que tinha que ser girada, dezenas de vezes, para a porta subir ou descer e na sequência deve ser empurrado o cabo para abrir ou fechar. Pouco prático e mostra por que raramente a escotilha do Tiger ficava completamente fechada, pois naquela típica situação de “the tank is on fire” seria muito lento abandoná-lo. Em geral, a escotilha ficava entreaberta, ou seja, sobre o comandante porém não abaixada, o que dava uma excelente visão e proteção comparado a quase qualquer outro tipo de escotilha; por outro lado, ao se evadir do tanque a porta não ficaria aberta na horizontal que daria proteção para a fuga. Alguns vídeos no youtube ilustram isso.

Late:
A principal característica que os identifica são as rodas de ferro, mais robustas (sem o aro de borracha).

Imagem


Imagem

Imagem

Ao lado do canhão, o binóculo foi substituído por monóculo em janeiro de 44:

Imagem




Tracks
É muito comum que se vejam fotos de Tiger I com tracks bem distintos. Deve ser reparado a distância que as rodas possuem em relação à borda dos tracks. Apesar disso, os Tiger 1 usaram o mesmo tipo de combat tracks durante toda a guerra. Isso ocorre porque usavam tracks de tamanho reduzido, mais estreitos, que eram calçados para facilitar o transporte por trem ao diminuir a largura do veículo. Quase sempre que se vê tracks mais estreitos as “saias” laterais igualmente estão ausentes.


Imagem

Imagem


Além da largura, os transport tracks também se diferenciam do combat track visualmente.

Transport, 52cm:
Imagem

Combat tracks (notar o pequeno “grampo” existente onde o sprocket encaixa – quem já montou um Tiger 1/35 da Italeri esses “grampos”, corretamente chamados de bridge, são um incômodo inesquecível), 72,4cm:
Imagem


Apesar disso, ainda há uma terceira distinção. Note a distância entre a roadwheel e a borda do track. Existe ali um espaço de dezenas de centímetros. Na precária edição que fiz abaixo isso fica mais claro:
Imagem




O motivo disso é reflexo da quantidade muito grande de rodas que o tiger tinha. Em temperaturas abaixo de zero a lama congelava a ponto de imobilizar um tiger que ficasse algum tempo parado. Isso especialmente em razão da proximidade entre as rodas.
Por isso, conforme imagem abaixo, as rodas em preto foram extintas a partir de janeiro de 1944.
Imagem


Aqui uma observação: essa é uma das principais dificuldades de se encontra um Early model fiel à história.
Ademais, a mudança tem fundamento técnico. As rodas do Early & mid models estavam tensionadas demais e reduzir a quantidade de rodas geraria ainda mais tensão, devido ao excesso de peso. Então a solução para reduzir a quantidade de rodas e enfrentar o problema da tensão era substituí-las por rodas de ferro, similares a do Tiger 2.
A partir de fevereiro de 44 foram adicionadas as rodas de ferro, no total de 16 por lado, duas em cada braço da suspensão.



Além disso, tente notar alguma diferença entre os tracks direito e esquerdo na imagem abaixo:

Imagem



Cada link da direita possui 4 formatos de “n” e cada link da esquerda possui 4 formatos “v”. Essa foto e observação são do tiger 131 do Tank Museum e é encontrada apenas num pequeno número dos mais recentes tiger 1. A partir de então apenas o padrão da esquerda, “v”, que foi adotado. O tiger que está no museu em Munster também apresenta essa distinção de esquerda e direita. Até leningrado foi usado e era comum crews de diferente tanques trocarem as esteiras entre si para ficarem ambas iguais. Apesar disso, nunca reparei num plastimodelo alguma diferença.


Pintura
Um dos conhecimentos mais difundidos é a evolução da cor amarela ao longo da guerra, a ausência de um padrão definido de fábrica de camuflagem e a instabilidade no fornecimento de matéria-prima para tinta.
Por isso, parece que não seria muito fácil errar a pintura de um tiger. Até que você se depara com isso:

Imagem
Esse é o Vimoutiers Tiger tank, motivo de muita controvérsia que foi propagada, curiosamente o mesmo acidente ocorre com o Matilda, que recebeu uma tinta azulada em vez de cinza, e serviu de base pra muita reprodução equivocada.
Não vou entrar em mais detalhes sobre a pintura pois tenho um artigo a parte, separando os tons de cores Early & mid/late, as marcas Tamiya e Ammo e os padrões de camuflagem.


Zimmerit
Nunca teve um padrão muito bem definido porque eram aplicados ora de fábrica, ora no campo, embora certos desenhos são vistos com mais frequência, quase sempre traços horizontais de 18x4cm.
Foram aplicados de 42 até setembro/outubro de 44. Ou seja, estava presente apenas nos mid e late. Vale observar que já em agosto de 44 a produção de Tiger 1 passou a ser esporádica.
Avatar do usuário
luisfelipecd
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 17 Mar 2021, 17:21
Nome: Luis Felipe
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Tiger 1 - diferenças entre versões early, mid e late para referencia

Mensagem por luisfelipecd »

Tremenda pesquisa e contribuição!! Parabéns!!

Enviado via sinal de fumaça.
Enviado via sinal de fumaça.
Avatar do usuário
Gaspar
Conselheiro
Mensagens: 1687
Registrado em: 17 Mai 2013, 13:54
Nome: Gaspar Ferrari
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 5 vezes
Curtiram: 14 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Convés de voo SGM - Fujimi - 1/700 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: BF-109 Emil - Revell - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Yakovlev Yak 3 - HobbyBoss - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Jagdpanzer 38(t) Hetzer - Italeri - 1/72 GT 33 - Pé de borracha e ou calcanhar de aço - Montagem: T-34/85 Medium Tank - Airfix - 1/76 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire Mk.16 Acidentado - Revell/Matchbox - 1/72 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: Lockheed A-12 - ACE - 1/288 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Star Wars AT-AT Imperial Walker - AMT/ERTL - 1/165 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Mecha Scratch 1/72 GT 61 - Anos 60 - Montagem: SR-71 Black Bird Egg Plane Hasegawa GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M4A3E8 Sherman - Tamiya 1/35 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Da Vinci - Flying Machine - Sem Escala GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Figura Observador Russo - Hasegawa - 35mm
 
GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: X-Wing Star Fighter - Bandai 1/72 (2018) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: ME 262 B-1a/U1 - Revell - 1/72 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Contatos Imediatos - Impressão 3D - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: Stearman Kaydet - Revell - 1/72 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: P-47D Thunderbolt - Senta Pua - Academy 1/72 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: hubble Space Telescope - Skilcraft - 1/72
 

Re: Tiger 1 - diferenças entre versões early, mid e late para referencia

Mensagem por Gaspar »

bela pesquisa. Isso que é a coisa mais legal do hobby.

Parabéns, Renan :clap: :clap: :clap:
Relação de Kits montados: Clique aqui

Ativo na Bancada:
Imagem
No canto da bancada:
Imagem
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”