HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Fórum dedicado a apresentação dos mais novos membros do Plasti*Brasil e para registrar sua História no Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Novatos

Avatar do usuário
SpitfireSP
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Jan 2021, 17:26
Nome: Felipe Armando Podolano
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por SpitfireSP »

Boa tarde, amigos Plastimodelistas!

Moro em São Paulo, SP, e depois de longos 40 anos, estou de volta ao Hobby! E com muito orgulho!
:D

Antigamente, na minha adolescência, o que restava era montarmos kits da Revell brasileira (Arno Kikoler) e usar aquelas tintas bem pesadas que vinham com os kits ou eram compradas à parte, com cores muito básicas.
Tudo no pincel...aerógrafo nem pensar...estamos falando de 1978-1982.
Naquela época, devo ter montado uns 30-40 kits, maioria aviões, com alguns navios "correndo por fora" (USS Yorktown e USS Enterprise moderno, além do Bismarck).

Fiquei impressionado com o avanço do hobby ao longo destes anos e do alcance do PlastiBrasil!
Nos últimos dias, tenho lido dezenas de posts aqui pra aprender com vcs as dicas, truques e macetes do hobby, depois de todos estas avanços.

Mesmo não sendo praticante do hobby por estes anos, andei comprando alguns kits da Airfix, Heller, Hasegawa (todos na maioria aviões de 2a Guerra Mundial em 1/48, exceto 1 Heller que é um tanque Tiger 1/76) e ainda tenho, pasmem, alguns da Revell antigos, que ficaram no armário por cerca de 40 anos! Me-110 Nightfighter e Spitfire MkV, ambos 1/48. :shock:

Bem, ensaiando a volta ao hobby agora, algumas dúvidas surgiram e mesmo depois de ter lido muitos e muitos posts, de ter virado assinante da Airfix Model World, e de ter xeretado aqui e ali, gostaria muito da ajuda de vcs com algumas perguntas básicas:

1. Os kits antigos podem ser "salvos" de alguma maneira? Imagino que vou ter que usar e fazer muitas correções neles antes de ficarem no prumo, certo? Vale à pena? Talvez usá-los para treino?
2. Alguns kits da Airfix já vem com tintas Enamel ou Acrílicas da Humbrol. Preciso diluir estas tintas se eu usar pincel? Que proporção? E qual diluente devo usar para cada tipo?
3. Estou pensando em usar as tintas acrílicas (que tem menos cheiro) da Tamiya ou Vallejo ou Model Master. Qual vcs recomendam?
4. No caso das tintas acima, qual diluente usar pra pincel e em qual proporção? Eu tenho aqui o X-20 da Tamiya, que comprei no ano passado. Serve para as 3 marcas?

Bom, por enquanto é só e agradeço desde já a atenção e dedicação de vcs em manter e contribuir para este forum sensacional!

Abraços plastimodelistas!

:saudacao:

Felipe
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por pgplasti »

Fala amigo
Seja bem vindonde volta.
Vou tentar contribuir contigo com algumas vivências.
Eu monto militaria e comecei com o uso de tintas acrílicas da tamiya algumas enamel da revell pndetalhes principalmente.
No início somente pincel ...
O diluente sempre foi o próprio da marca que vc tem ai pois na tamyia a vantagem é de poder recolocar a tinta de volta monpote se não usar tudo qdo optou por usar em um recipiente diferente. Eu sempre utilizei direto do pote, usando a tampa como apoio, eu botava o x20 em um copinhonpequeno molhava o pincel na tinta e no thinner. No olho mesmo. A diluição eu ia sentindo conforme queria a cobertura. O ideal é pintar pequenas partes cada vez e depois dar uma camada bem fina p equilibrar e homogeneizar no final. Quanto as outras marcas que citou nunca utilizei. Mas sendo acrílicas puras funcionam bem com agua ou álcool isopropilico, mas cuidado que qdo usar esse a secagem e quase imediata. Faça um teste p ver em um pedaço de plástico, alguns usam vidrex p diluir também.
Tintas enamel use aguaras da acrílex que é menos agressivo e pouco cheiro mas de maneira geral qualquer tinner serve.
Se os seus kits empenaram por alguma razão e difícil recolocar no lugar pois depende da qualidade do plástico. Mas pode tentar aquecer o mesmo com um secador e colocar um peso, depende da peça.
Se for só o tempo estou montando um com mais de 30 anos e consegui desempenar ele e o plástico estava um pouco ressecado mas não vai comprometer o resultado.
Aproveite esse mais antigos para pegar o jeito de novo e também p passar por problemas de correções de ajustes de painéis e treinar a pintura
Qualquer coisa mais alguns darão seu parecer e de precisar estou a disposição
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8438
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 31 vezes

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por NightRider »

Seja bem-vindo, Felipe !

O pessoal que é mordido pelo bichinho do plástico vai e volta, não tem jeito (nem cura - :lol: ).

Quanto às suas perguntas, minha opinião é:

1. Vale sim a pena. Existe a questão saudosismo, também o fato de alguns modelos só existirem em versões antigas que nunca foram reeditadas ou lançados novos kits. Com certeza kit´s antigos darão mais trabalho, até pela engenharia de produção da época, que às vezes tinha soluções muito estranhas, mas são um ótimo aprendizado, pois é na dificuldade que nos desafiamos a fazer mais e melhor;
2. O melhor diluente é sempre o do próprio fabricante, mas existem alternativas. As colocações feitas antes de mim são bem próximas do que penso;
3. A melhor tinta é aquela a que você melhor se adapta. As Tamiyas são boas, pessoalmente gosto delas, mas estão muito caras e difíceis de achar, as outras duas marcas nunca experimentei. Existe uma boa opção nacional que são as tintas do Dryco (Adriano - tem banner no forum). Ele só fazia tintas com base poliester, mas lançou recentemente uma linha base água e quem testou, pelo que vi, gostou do resultado; e
4. Só uso as tintas da Tamiya no pincel apenas para pequenos detalhes, então, na maioria das vezes nem diluo. Para as demais marcas, não sei te informar.

Se precisar de ajuda, é só gritar, que sempre aparece alguém disposto a ajudar. Bom divertimento.

Um abraço !
Avatar do usuário
SpitfireSP
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Jan 2021, 17:26
Nome: Felipe Armando Podolano
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por SpitfireSP »

Prezados pgplasti e NightRider,

Obrigado pelas dicas valiosíssimas e pela rapidez nas respostas!
Com certeza serão muito úteis.

Tenho pesquisado preços de tintas acrílicas em vários sites brasileiros e no momento, achei os melhores preços na Mais Modelismo, apesar de que as Tamiya estão mais baratas, R$ 28 e R$ 33 cada pote das acrílicas, no site da Tamiya Brasil mesmo.

Uma outra dúvida que surgiu, lendo alguns posts aqui e matérias da revista Airfix Model World:
- Quando, e em qual ordem, devo usar Primer, Pintura, Verniz e aqueles fixadores de Decals, levando em conta que, por enquanto, vou usar pincel (aerógrafo tá guardado mas ainda não me sinto motivado a aprender a usar a criatura).

Confesso que fiquei bem perdido depois de ler tanta coisa a respeito. Vi gente dizendo de tudo e não cheguei a uma conclusão quando e se vale realmente usar tudo isso (saudades das tintas KiKoler da defunta Revell brasileira, que era só aquilo e pronto! Kkkkkkk....).

Abraços a vcs e grandes montagens!!

Felipe
********
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por pgplasti »

Bom Felipe vamos por partes e mais alguns pitacos. Se vc se inscrever no site da tamyia as vezes fica sabendo de promoções, todas 4 feiras eles estavam fazendo promoções teve uma que vc comprava um valor e ganhava um kit. Já teve outras de 30 por cento de desconto. Se não tiver pressa da uma olhada no ebay p ver se o valor pode valer a pena mas demora a entrega.
P uso a pincel sou fã da tamyia achonque e a melhor. No aerografo tb e muito boa e fácil de aplicar por naonser acrílica pura não escorre com facilidade e adere bem. Qto a esse brinquedo se vc tem compressor comece a usar o aerografo, não é tão difícil quanto dizem e fazem crer. Va treinando em pedaços de plástico até ficar confiante. Tenhontinyas da tamyia que comprei a mais de 2 anos e tudo ok. Outra marca legal ea da AK e da MIG essas são acrílicas puras. Eu só usei no aerografo achei o pincel com pouca cobertura tendonde passar mais de uma vez.
Qto a sequência que falou vou ser sincero tem kits que não usei primer e não fez diferença ao contrario p que monta aviação um primer a oincelnpode cobrir as linha de relevo. A função do primer é facilitar a aderência da tinta, com um pouco de paciência e calma vc consegue aplicar a tinta sem ele principalmente se for tamyia. Ou seja se for usar ele vem primeiro. Depois a tinta. Depois da tinta antes dos decais o ideal é passar um verniz brilhante p que os mesmos fixem melhor e não de o efeito de silvering que acaba por destacar a parte transparente do decal. Esse verniz pode ser substituído por cera Brilho fácil p madeira incolor. Nesse caso se vc pretende fazer algum efeito de tempo que chamam de wash tem de aplicar mais de uma demao.
Depois de seco aplica o decal, pode usar em cima dele o fixador depois disso vem o verniz fosco p selar a pintura.
No meu início meus kits não tinham verniz e aplicava ondecal assim mesmo, claro que não está perfeito mas deu certo e na época eu curti
Na verdade e isso mesmo a essência do negócio, vc montar para vc e não p os outros
Se gostou e o que importa
Te aconselho a ver alguns vídeos de montagem e pintura
Da uma futricada aqui mesmo no fórum em algumas montagens mais detalhadas que vc vaibidentificar passos e maetes como passar filtro de café na tinta p alisar antes de aplicar o verniz ou BF
Compre tintas aos poucos eu monto a 5 anos e ainda compro conf os modelos que vou adquirindo e montando
Se.precisar tão junto.
Eu sou de Porto Alegre
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por Thunderbolt »

Fala SpitfireSP, blz?
Seja bem vindo ao fórum, tenho certeza que você vai gostar daqui.
O pessoal aqui é muito gente boa e todo mundo compartilha suas técnicas, erros e acertos.
Com isso podemos aprender uma coisa nova à cada dia.
Como li em algum lugar, "ninguém sabe tão pouco à ponto de não poder ensinar nada nem sabe tanto à ponto de não poder aprender alguma coisa".

Vou dar meus "pitacos" também.
Primeiramente em relação aquele "bichinho" chamado aerógrafo.
Se você já tem não crie resistência à usá-lo.

Se você começar a montar seus kits fazendo a pintura deles com pincel e aí lá na frente você começa a usar o aerógrafo corre-se o risco de você querer refazer todos os kits que você montou anteriormente. Tamanha a diferença de qualidade e possibilidades de uso de técnicas de pintura que o aerógrafo lhe oferece.

Técnicas como pré shading, pós shading, marmorização, highlights, efeitos de metal queimado, camuflagens cuja borda não tem contornos sólidos são exemplos de técnicas que são extremamente difíceis de se conseguir de forma satisfatória usando-se pincel.

Se não se sentir à vontade para começar a sair pintando tudo com aerógrafo faça treinos antes.
Pinte garrafas pets ou mesmo folhas de papel. Só até você acertar a tão "difícil" diluição chamada no ponto de leite.

Essa diluição consiste em você misturar tinta e seu diluente numa proporção em que você coloque um pouquinho da mistura na lateral do copo e ela fique na cor da tinta e ao escorrer fique na mesma cor só que transparante (como leite escorrendo na lateral de um copo).

Se ao escorrer a tinta descer tudo sem sujar o copo a mistura está fina (falta tinta), se ao escorrer pintar a lateral do copo numa cor sólida está grossa (falta diluente).
Se pegar o jeito é só alegria.
E cada tinta e fabricante tem a sua proporção de tinta/diluente (o segredo é achar o tal ponto de leite).

À respeito das tintas, a boa é aquela que você consegue trabalhar melhor.
Já usei tintas acrílicas mas hoje em dia me dou melhor com as enamel (diluição com thinner) utilizando as acrílicas só de vez em quando.
Mas existem muitas opções no mercado. Cabe a você encontrar aquela que você se adapte melhor (e principalmente consiga encontrar).
Minhas preferidas sempre foram as Testors/Model Master enamel mas estão cada vez mais difíceis de se achar. Com isso estou migrando para as da Revell e Humbrol enamel que também são muito boas e mais fáceis de encontrar.

Quanto aos diluentes claro que os do fabricante da tinta são os melhores, porém são extremamente caros e muitas vezes difíceis de se achar.
Eu consigo me virar muito bem com o thinner Anjo Ecoeficiente (com cheiro mais fraco), com o Luksnova 236 (com cheiro forte) para a diluição das tintas enamel, com o PU 454 para verniz e primer automotivos, aguarrás para vernizes enamel da Acrilex e Gato Preto e um diluente da Acrilex que se chama "Diluente" que uso para verniz vitral (tintas transparentes) e tintas da Mr. Color que os outros thinners não diluem.

Quanto ao procedimento de montagem.
Uma vez que o kit esteja pronto para pintura (montado, lixado, com funilaria feita e limpo) e você tenha optado pelo uso de primer (imprescindível no caso de pintura acrílica na minha opinião devido a sua falta de aderência no plástico) você começará pelo primer.

Primer seco e lixado com lixa fina para que fique bem liso é a hora da pintura.
Pinta-se o kit todo não importando a quantidade de cores e mascaramentos necessários para concluir a pintura e nem o tipo de tinta que usará.

Uma vez seca a tinta é hora do verniz.
Começa com o verniz brilhante. Aplica-se camadas finas (para não se perder os relevos do kit) até que brilhe. Deixando sempre o verniz curar entre uma demão e outra.

Uma vez que o kit esteja brilhante é a hora de decalcá-lo.
Nessa hora é que se utiliza os assentadores e amaciantes de decalques (produtos que melhoram a aderência e conformidade dos decalques aos contornos e relevos do kit).

Uma vez decalcado o kit é hora de selar os decalques com verniz brilhante novamente.
O verniz brilhante promove uma proteção mais eficiente aos decalques do que o vetniz fosco que é proporcionalmente menos aderente (essa informação eu vi na internet, não sei dizer se é verdadeira) e prepara o kit para a próxima etapa que é o wash.

Uma vez que o verniz brilhante esteja completamente seco é hora do wash.
O wash pode ser feito de muitas formas utilizando-se desde tinta a óleo usada em pintura de quadros até guache escolar passando pelas próprias tintas do hobby e washes enamel industrializados.
O importante é que o verniz e o wash sejam de bases diferentes.
Ou seja, se usou verniz acrílico o wash tem que ser com tinta diluída em thinner e vice versa.
Caso contrário, ao se limpar o excesso de tinta do wash o verniz e talvez até mesmo a pintura vai embora junto.
Pessoalmente eu me adaptei melhor utilizando verniz enamel e wash acrílico.
Mas isso é uma questão de gosto.

Wash feito é hora de selar tudo.
Nessa hora vai outra camada de verniz (seja fosco, acetinado).
Então o kit estará pronto para o weathering e o chipping (caso vá fazê-lo).

Weathering e chipping são as marcas de desgastes no veículo seja feito pelo uso ou pelo clima (fuligem, escorridos, descascados, ferrugem, etc.).
Tem gente que prefere o modelo com "experiência", bem judiado, outros preferem a militaria de concessionária, "zero quilômetro", todo limpinho como num museu.
Aí é uma questão de gosto.

Eu costumo depois do weathering e do chipping dar mais uma selada com uma demão de verniz fosco e aí então considero o kit finalizado.

Lembrando que o que escrevi aqui não é uma regra e nem o jeito "certo" de se fazer a coisa, é tão somente o jeito que eu faço.
Para mim tem funcipnado bem.

Espero ter ajudado com meus "pitacos".
Como já disseram anteriormente, qualquer coisa é só gritar que sempre aparece alguém para ajudar.

No mais é só começar a colar e pintar plástico :lol:
Bora pra bancada :thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
SpitfireSP
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Jan 2021, 17:26
Nome: Felipe Armando Podolano
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por SpitfireSP »

[quote="pgplasti"]Bom Felipe vamos por partes e mais alguns pitacos. Se vc se inscrever no site da tamyia as vezes fica sabendo de promoções, todas 4 feiras eles estavam fazendo promoções teve uma que vc comprava um valor e ganhava um kit. Já teve outras de 30 por cento de desconto. Se não tiver pressa da uma olhada no ebay p ver se o valor pode valer a pena mas demora a entrega.
P uso a pincel sou fã da tamyia achonque e a melhor. No aerografo tb e muito boa e fácil de aplicar por naonser acrílica pura não escorre com facilidade e adere bem. Qto a esse brinquedo se vc tem compressor comece a usar o aerografo, não é tão difícil quanto dizem e fazem crer. Va treinando em pedaços de plástico até ficar confiante. Tenhontinyas da tamyia que comprei a mais de 2 anos e tudo ok. Outra marca legal ea da AK e da MIG essas são acrílicas puras. Eu só usei no aerografo achei o pincel com pouca cobertura tendonde passar mais de uma vez.
Qto a sequência que falou vou ser sincero tem kits que não usei primer e não fez diferença ao contrario p que monta aviação um primer a oincelnpode cobrir as linha de relevo. A função do primer é facilitar a aderência da tinta, com um pouco de paciência e calma vc consegue aplicar a tinta sem ele principalmente se for tamyia. Ou seja se for usar ele vem primeiro. Depois a tinta. Depois da tinta antes dos decais o ideal é passar um verniz brilhante p que os mesmos fixem melhor e não de o efeito de silvering que acaba por destacar a parte transparente do decal. Esse verniz pode ser substituído por cera Brilho fácil p madeira incolor. Nesse caso se vc pretende fazer algum efeito de tempo que chamam de wash tem de aplicar mais de uma demao.


Opa!
Muito obrigado por essas dicas, Flavio!

Também sou de Porto Alegre, nascido na cidade, mas moro em SP tem mais de 45 anos já! Continuo Gaúcho e Colorado! Rsrsrsrsrs...
:lol:

Já me inscrevi no site da Tamiya Brasil. Valeu pelo toque!
Quanto ao primer e verniz, o recomendado é que sejam da Tamiya, se eu for usar tintas da Tamiya? Vc comentou de cera Brilho incolor...o resultado final é bem parecido? Eu vi também sobre verniz da Gunze, que falaram muito bem, mas não sei se vai bem com Tamiya.

Valeu e um abraço!

Felipe
*********
Avatar do usuário
SpitfireSP
Acabei de Chegar
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Jan 2021, 17:26
Nome: Felipe Armando Podolano
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por SpitfireSP »

Guilherme Thunderbolt,

Valeu demais pela aula! Muitas dicas interessantes e que, com certeza, vão me ajudar muito a queimar etapas nas montagens.

Eu creio que logo devo começar a usar o aerógrafo, mas enquanto isso, vou de pincel mesmo. Comprei pela internet no ano passado uns conjuntos de pincéis da Humbrol e estou louco pra ver como eles vão se "comportar".

Algumas perguntas aqui depois de ler com atenção o teu post:
- O primer vc recomenda que seja da mesma marca da tinta a ser usada?
- A lixa fina seria o que? Uma 1200 ou acima?
- Verniz: também do mesmo fabricante da tinta?

Eu tenho preferência por usar produtos de pouco cheiro, pq moro em apto e um dos meus filhos tem rinite alérgica, então sabe como é...

Muito obrigado novamente e um abraço!

Felipe
********
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: RE: Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por Thunderbolt »

SpitfireSP escreveu:Guilherme Thunderbolt,

Valeu demais pela aula! Muitas dicas interessantes e que, com certeza, vão me ajudar muito a queimar etapas nas montagens.

Eu creio que logo devo começar a usar o aerógrafo, mas enquanto isso, vou de pincel mesmo. Comprei pela internet no ano passado uns conjuntos de pincéis da Humbrol e estou louco pra ver como eles vão se "comportar".

Algumas perguntas aqui depois de ler com atenção o teu post:
- O primer vc recomenda que seja da mesma marca da tinta a ser usada?
- A lixa fina seria o que? Uma 1200 ou acima?
- Verniz: também do mesmo fabricante da tinta?

Eu tenho preferência por usar produtos de pouco cheiro, pq moro em apto e um dos meus filhos tem rinite alérgica, então sabe como é...

Muito obrigado novamente e um abraço!

Felipe
********
Fala Felipe!
Olha, eu procuro não me prender a marcas.
No caso dos primers eu já usei os acrílicos da Acrilex e da Gato Preto.
Depois passei a usar o da Colorgin spray (retirado da lata e aplicado com aerógrafo).
Mas o que eu mais gostei foi o da Tom Colors.
Foi o que teve a melhor cobertura, e ficou liso depois de seco. Só passei uma lixa 2000 para desencargo de consciência. Agora só vou nesse.
Mas recomendo que não se prenda a uma só marca.
Experimente para ver aquela que se adapte melhor.

Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Voltando ao Hobby: 40 anos depois!!

Mensagem por pgplasti »

Fala colorado.. sou gremista mas aqui não tem grana.
Olha só naonprexisa de preocupar em usar verniz diferente da marca da tinta apenas se atente se e acrílico ou não e se vai fazer wash que é o efeito de envelhecimento dai vale a regra que te colocaram antes. Nunca usei o da Gunxmze mas são ótimos produtos e ouvi falar bem. Estou usando um da Dryco mais em conta e um da AK. O Brilho Fácil e muito usado pelo pessoal da aviação e vejo ótimos trabalhos. Só tem de dar mais demaos se for fazer algum wash mais pesado. Sempre deixar secar bem entre elas. O efeito vai depender do que vc quer um modelo brilhoso ou depois mais real mais fosco (daí tem de ter o verniz) tem gente que usa acrílex o da lata mas eu não gostei.
Se for lixar algo tem de ser 1200 ou mais.
Os produtos acrílicos possuem zero cheiro e são de fácil limpeza.
Que seja justo e perfeito
Responder

Voltar para “Apresentação & Minha História”