Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Meu primeiro kit: deem dicas

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Avatar do usuário
Oneguy
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2021, 08:10
Nome: Binho
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Meu primeiro kit: deem dicas

Mensagem por Oneguy »

Olá amigos!

Esse é meu primeiro tópico e gostaria de dizer que de vez em quando eu pinto iscas artificiais. Por esse motivo, lendo sobre fundo, tintas etc, o fórum aparece na busca do google. Há alguns dias estou vendo alguns videos de plastimodelismo já alguns dias. Mas quanto mais vê, mais dúvida aparece kkkkk...

Resolvi arriscar a montar um kit(eu já tenho algumas ferramentas, por isso o custo inicial para mim não é tão grande) e escolhi o fusca 68 1/24 da Revell. Não sei se foi boa escolha em questão de dificuldade, mas gostei dele. Não recebi o kit ainda, assim posso dizer que nunca vi um kit de plastimodelismo ao vivo.

Gostaria de dizer o que já tenho que acho relevante para vocês saberem.

Aerógrafo (steula BC61 0.3mm) e compressor 25l.
Tintas sólidas: azul,verde,vermelho,amarelo,branco e preto brilhante Tom colors(eu já tinha comprado por causa das iscas).
Primer branco Tom Colors
Primer PU 3500 Wada.
Verniz PU Lazzudur 8937
Tinta Metalik cromado que retirei da lata em garrafa
Tinta alumínio de lata (a cor é espécie de um chumbo mais brilhante), penso que dá para fazer algumas coisas no motor.

Eu tenho umas ideias e dúvidas, gostaria que os mais experientes esclarecesse por favor.

Vou usar para a lataria a cor azul, lembrando que se trata de uma tinta poliéster, sendo que vou finalizar no verniz pu.

a) O primer PU wada creio que não vale a pena pelo alto poder de preenchimento (mesmo diluindo), sendo o ideal o usar o primer Tom Colors. Ou melhor usar um prime universal?

b)Interior como bancos etc. Motor de um modo geral como o bloco, assoalho do carro, estou querendo usar acrilex(sim, sei da fama entre vocês kkkkk), mas qual usar, tanto a tinta como o verniz, fosco ou brilhante?

Penso que banco, assoalho brilhando deve ficar esquisito. Vou montar carro novo, não sujo ou enferrujado ainda, porém um assoalho totalmente brilhante acho que deve não ficar bonito. É uma concepção errada minha?

C) Em carros ou precisamente nesse kit, devo fazer wash em algum lugar, tipo linhas dos bancos, sei lá?

Desde já, agradeço aos amigos pela ajuda.
Marco Tullio
Membro
Mensagens: 692
Registrado em: 10 Jul 2013, 10:32
Nome: .
Localização: Br
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Meu primeiro kit: deem dicas

Mensagem por Marco Tullio »

Oi.

Na tua lista falta o thinner; tanto para diluir a tinta ou verniz e também para limpar o aeeografo. Pode ser o Sherwin 454.

Acabamento brilhante ou fosco é dado pelo verniz e não pela tinta.

Eu não gosto da Acrilex. Mas, quando uso, é a brilhante porque acho a cobertura melhor.

E, em carros, eu gosto de wash no motor e nas portas e tampa da mala para destacar.

Valeu
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Meu primeiro kit: deem dicas

Mensagem por eloy »

Oneguy escreveu:Olá amigos!

Esse é meu primeiro tópico e gostaria de dizer que de vez em quando eu pinto iscas artificiais. Por esse motivo, lendo sobre fundo, tintas etc, o fórum aparece na busca do google. Há alguns dias estou vendo alguns videos de plastimodelismo já alguns dias. Mas quanto mais vê, mais dúvida aparece kkkkk...

Resolvi arriscar a montar um kit(eu já tenho algumas ferramentas, por isso o custo inicial para mim não é tão grande) e escolhi o fusca 68 1/24 da Revell. Não sei se foi boa escolha em questão de dificuldade, mas gostei dele. Não recebi o kit ainda, assim posso dizer que nunca vi um kit de plastimodelismo ao vivo.

Gostaria de dizer o que já tenho que acho relevante para vocês saberem.

Aerógrafo (steula BC61 0.3mm) e compressor 25l.
Tintas sólidas: azul,verde,vermelho,amarelo,branco e preto brilhante Tom colors(eu já tinha comprado por causa das iscas).
Primer branco Tom Colors
Primer PU 3500 Wada.
Verniz PU Lazzudur 8937
Tinta Metalik cromado que retirei da lata em garrafa
Tinta alumínio de lata (a cor é espécie de um chumbo mais brilhante), penso que dá para fazer algumas coisas no motor.

Eu tenho umas ideias e dúvidas, gostaria que os mais experientes esclarecesse por favor.

Vou usar para a lataria a cor azul, lembrando que se trata de uma tinta poliéster, sendo que vou finalizar no verniz pu.

a) O primer PU wada creio que não vale a pena pelo alto poder de preenchimento (mesmo diluindo), sendo o ideal o usar o primer Tom Colors. Ou melhor usar um prime universal?

b)Interior como bancos etc. Motor de um modo geral como o bloco, assoalho do carro, estou querendo usar acrilex(sim, sei da fama entre vocês kkkkk), mas qual usar, tanto a tinta como o verniz, fosco ou brilhante?

Penso que banco, assoalho brilhando deve ficar esquisito. Vou montar carro novo, não sujo ou enferrujado ainda, porém um assoalho totalmente brilhante acho que deve não ficar bonito. É uma concepção errada minha?

C) Em carros ou precisamente nesse kit, devo fazer wash em algum lugar, tipo linhas dos bancos, sei lá?

Desde já, agradeço aos amigos pela ajuda.

Legal amigo!!
Não sei que material é a isca que vc pinta e como o amigo ja citou faltou o tinner, o ideal pra pintura em plástico é o 454
Em relação a pintura verniz brilhante somente na lataria de resto uso o fosco(quando uso acrilex) ou quando faço em poliéster nem verniz uso tanto interior como assoalho

Wash sim principalmente nos baixo relevos da carroceria
Como vc ja tem experiência com os materiais que vc tem ai vc tira de letra com esse fusca

Qualquer dúvida é só perguntar!!!
Avatar do usuário
mvleonardo
Conselheiro
Mensagens: 5402
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:18
Nome: Leo
Localização: Sorocaba - SP
Agradeceu: 13 vezes
Curtiram: 31 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: BF-109 G6 "White 1" Erich Hartmann - Academy - 1/48 GT 01 - Pole Position - Montagem: Mustang 64 Indianápolis Pace car - Monogram 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Williams FW14B - Fujimi 1/20 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4J -Jolly Rogers - Monogram 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F-4EJ "Vietnam" 1/48 Hasegawa GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ferrari Testarossa 512 TR - Revell/Estrela - 1/24 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P51-D "Petie 2nd" - Tamiya - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40N - 4064 Esquadrilha Amarela - Hasegawa - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Magnum, P.I.: "TC" Chopper 1/48 Academy GT 06 - Militaria "Buzão" - Montagem: "Fuchs" A6 ABC Revell 1/35 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Ghostbusters ECTO-1A - Amt 1/25 (2012) GT 08 - Trucks Militares - Montagem: Army Truck GAZ-66 - 1/35 - Eastern Express GT 09 - Century Series - Montagem: F-104 CF "Checkbird" Starfighter - Monogram - 1/48 GT 10 - Figuras - Montagem: U.S. Modern Army Infantry Tamiya 1/35 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Mig-3 Crash - Trumpeter - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: F-14A Tomcat "Jolly F* Rogers" - Hasegawa - 1/48 GT 13 - Pendurados no Pincel - Montagem: US Infantry & Cleric Iraq 1/35 - Verlinder GT 14 - Artilharias - Montagem: Armata P. Panc "Bofors" WZ-36 - Mirage - 1/35 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: M47 Patton "R.O.K. Marine Corps" - Academy - 1/35 GT 17 - Ficção Científica - Montagem: Millenium Falcon Weathering Version - Papercraft GT 20 - Guerra no Deserto - Montagem: Merkava 1/48 Academy GT 22 - Helicópteros - Montagem: UH-1 "Huey Hog" - Revell - 1/72 GT 27 - Aviação Civil - Montagem: 500D - CHiPs Police Helicopter 1/48 Academy GT 29 - Bombardeiros - Montagem: A-10 “Thunderbolt” - HobbyBoss 1/48 GT 34 - Spitfire - Montagem: Spitfire FR Mk.XIVe - 1/48 Academy GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Hawker Harrier - Monogram - 1/48 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Navio Pirata Bravo do Santiago dos Mares - Scratch 1/Polly GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Leia Organa 1/1 - Impresso 3D GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Sabre de Luz - Kanan Jarrus 1/1 - Impresso 3D GT 47 - Vietnam War - Montagem: Bell UH-1D “Black Ops” 1/48 - Italerii GT 50 - The Fifties - Montagem: Sabre F86-F Revell 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Acampamento Escoteiro - 1/35 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A casa de Aldebaran GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: A taça do Carpinteiro - Santo Graal do Indiana Jones 1:1 GT 57 - BF-109 Aces - Montagem: Messerschmitt Bf 109E-4 - Galland 1/32 Trumpeter GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D Sundowners - Revell 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Die Jagd - “A Caçada” 1:32 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Sundown in Suwon - 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Tributo ao Águia de Aço - 1/48: "Road of the Gypsy" GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Iceman Hammerhead 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Viva Cuba - Quadro 3D 1/48 GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Macross CATOBAR GT 91 - Cenas e Impressões - Montagem: Bóris Pousando 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Trovão Azul 1/32 - Blue Thunder - Kitesh GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F16 A - Fighting Falcon "Bad Ass Iron Eagle" 1/48 Hasegawa GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: China Doll - Tiger Shark P-40B: Monogram 1/48 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: Mig-21R “Cuban Air Force 80/90ties” - Eduard 1/48 GT 68 - Marushio Desu - Montagem: “Goose Checklist” - F4-J Monogram 1/48 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: US Navy Carrier Deck Tractor 1/48 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Super Battroid Valkyrie - Macross Hasegawa GT 97 - SemperFi Hobbies - 10 anos - Montagem: Mig-28 Top Gun: Revell F15-F 1/48
 
GTs em Andamento:
GT 68 - Marushio Desu - Montagem: Mustang 64 Wheels Pole Position - Monogram - 1/24 GT 92 - ThunderBolt (Guilherme Augusto Sorrenti) - Montagem: Jon Baker 1/48 Chip's GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F16C Fighting Falcon “Thunderbirds” 1/48 - Academy
 

Meu primeiro kit: deem dicas

Mensagem por mvleonardo »

Bem vindo, o Tom comecou aqui ha muitos anos com um Mig! Dizem que o primer dele é ótimo!

Pelo que você já demonstrou o beabá você já tem principalmente das pinturas então vou pra outro lado:

Quando você ver o kit terá uma vontade irresistível de arrancar as peças. Não faça isso, arrume um alicate de corte reto que você compra por 20 conto em loja de eletrônica.

Só tire da árvore com ele ou com um estilete novo. Por falar nisso, arrume um que você possa trocar as lâminas e tenha um monte de reserva. Se ameaçar perder o corte, troque.

Arrume um cutting mat pra ajudar no fio, você acha barato em papelarias grandes.

Os acrílicos pegam oleosidade das mãos muito rápido e são um inferno pra limpar, cuidado! Por falar em oleosidade, antes de começar a montar pegue uma escova de dentes velha e lave todas as árvores (menos os acrílicos) com detergente e deixe secar. Isso vai te evitar problemas lá na frente com a pintura!

Compre um vidro de cola Tamiya Extra thin pois ela é um coringa danado e jamais cole acrílicos com ela, use cola branca de criança!

Procure na busca a palavra Fusca pra ver como foram outras montagens, apesar de não ser o mesmo kit que o seu te dará muita, mas muita experiência acompanhando as montagens, as dúvidas e as respostas.

Este fórum sempre foi conhecido por ser uma referência em camaradagem e apoio.

Por fim, quando o kit chegar coloque o passo a passo, suas dúvidas e ideias que a gente te ajuda com toda certeza! Inscreva ele no GT00 de boas vindas!

Seja bem vindo e se prepare para um vício difícil de desistir!



Enviado do celular porque ninguém mais usa computador
Um abraço
Léo

Like that, he's gone! - Keyser Söze

Imagem
Avatar do usuário
Oneguy
Acabei de Chegar
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2021, 08:10
Nome: Binho
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Meu primeiro kit: deem dicas

Mensagem por Oneguy »

Olá amigos, obrigado pelo feedback!

O tinner pu eu já tenho, pois como disse, eu pinto iscas artificiais e já uso primer PU e verniz. Então já tenho aqui.

Com o kit eu comprei a cola extra thin. Estiletes, alicates, essas coisas eu já tenho. Eu tenho muita coisa em relação a ferramentas.

Vi alguns videos de montagem já. De avião e carrinho, justamente para pegar a ideia geral da montagem. Vi sobre a lavagem do kit, sobre cortar da árvore, sobre usar a massa nas frestas.

Em todo caso, se alguém conhecer um vídeo step by step, bem detalhado, seja nacional ou não, pode me indicar aqui.

No mais, hoje, em colheres plásticas sem fundo algum, testei a tinta acrilex fosca diluída em vidrex, BF etc. Eu creio que não vou ter problema algum e, a principio, o resultado final já vai me satisfazer. Eu vi muito relato de aerógrafo entupido, diluição, mas para mim isso não é problema, um pouquinho mais grosso ou mais fino, eu pinto do mesmo jeito. Bem como usando todos os diluentes. O único problema que percebo com essa tinta é a questão da cobertura que é fraca, mas eu tenho paciência para esperar e aplicar as demãos. Talvez por essa paciência que eu consigo usar a acrilex e chegar num resultado satisfatório (para mim). Lembrando que vou usar a acrilex mais no interior do fusca e assoalho. A lataria vai ser poliéster e verniz pu.

Eu tenho duas dúvidas:

a) a lataria toda envernizada com PU, ou seja, já finalizada, qual tipo de cola eu uso para colar as peças exteriores com maçanetas, seta, por exemplo?

b) os decalques como o friso cromado lateral, o Volkswagen na tampa traseira do motor, eu colo eles e dou mais umas duas mãos de verniz PU no carrinho todo?
Marco Tullio
Membro
Mensagens: 692
Registrado em: 10 Jul 2013, 10:32
Nome: .
Localização: Br
Agradeceu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Meu primeiro kit: deem dicas

Mensagem por Marco Tullio »

Para colar vidros, cromados e qualquer outra coisa depois do verniz eu uso Araldite. Tenho a de 5minutos e 10 minutos.

Quanto aos decais, pode colar direto na pintura poliéster e depois passar verniz. Caso cole após o verniz, você precisará de mais umas três/quatro demaos de verniz para poder lixar e polir.
Avatar do usuário
eloy
Super Membro
Mensagens: 1614
Registrado em: 16 Fev 2018, 15:24
Nome: Eloy Silva
Localização: joanopolis
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Meu primeiro kit: deem dicas

Mensagem por eloy »

Tem esse tutorial que é fantástico!!


viewtopic.php?f=26&t=13304
Responder

Voltar para “Dúvidas”