HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Câmara de pintura e EPIs

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Guszenun
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Dez 2020, 10:35
Nome: Gustavo Rocha Zenun
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Guszenun »

Boa tarde pessoal,

Primeira vez que posto aqui, sou iniciante no hobby e queria tirar umas dúvidas quanto a pintura. Pretendo montar carros civis e observando os projetos dos colegas aqui no fórum resolvi optar pelo uso das tintas automotivas (poliester), primer e verniz da dryco colors com aerógrafo.
Gostaria de saber quais os EPIs para o uso dessas tintas (máscara e óculos?).
E gostaria de saber também a melhor forma de pintar sem uma câmara de pintura (acabei de comprar o aerógrafo com o compressor e o valor da câmara fica meio pesado agora). Li em algum tópico aqui que uma opção é colocar um ventilador por trás, jogando o ar no sentido da janela. Isso procede?
Avatar do usuário
NightRider
Conselheiro
Mensagens: 8433
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:39
Nome: Luis
Localização: São Caetano do Sul - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 29 vezes

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por NightRider »

Olá, Gustavo !

Seja bem-vindo ao fórum !

Em linhas gerais, é importante sim usar máscara com o filtro apropriado e óculos. Usa-se luvas também, para evitar engordurar o kit e também ajuda em diminuir a sujeira nas mãos - :D .

Quanto à câmara de pintura, a idéia e com ela evitar que o odor da tinta se espalhe pelo ambiente, já que, além de incomodar as pessoas, ele é tóxico. Nunca usei um ventilador por trás, mas faz sentido. O que faço, já que não tenho, até hoje, uma câmara de pintura, é sempre fazer a pintura com a janela e porta abertas, para que haja circulação de ar e o odor se dissipe rapidamente.

É interessante você também ter um lugar (pode ser uma caixa de papelão, de início), para você deixar as partes pintadas para secar, diminuindo o risco de pelos ou poeira grudar na pintura e/ou verniz.

Espero que essas informações básicas lhe ajudem. Qualquer coisa, é só gritar.

Um abraço !
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por pgplasti »

Eu tenho uma cabine de pintura dessas compradas mas observando ela vejo que vc facilmente faria uma.
O ventilador por trás pode espalhar o jato do aerografo dependendo da força dele e da direção do vento.
Já vi fazerem cabines com madeira bem fina e cooler de computador velho e lâmpadas de led p iluminar.
A cabine auxilia muito p deixar o ambiente limpo do spray de tinta.
Que seja justo e perfeito
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Flying Pancake »

Fala Guszenun!

Eu uso bastante tinta poliéster. Para pintura eu uso justamente um respirador de filtro duplo e o ventilador na janela.

Não gosto da cabine de pintura pois limita você a ficar com o modelo dentro da área da cabine, o que eu particularmente não gosto. Gosto de segurar o modelo na mão e pintar mais livremente, acho bem mais confortável.

Sobre o cheiro da tinta, depende também do modelista. Se você utilizar um pressão maior no aerógrafo e também um grande fluxo de tinta (puxar muito o gatilho para trás), você vai acabar com aquela névoa no quarto e vai empestiar a casa inteira com o fedor da tinta.

Utilizando uma combinação de uma pressão mais baixa no aerógrafo e um fluxo de tinta controlado, você consegue tranquilamente trabalhar sem a câmara de pintura, utilizando o respirador e o ventilador na janela. Só não deixe o aerógrafo muito perto do ventilador, pois como foi falado acima, pode atrapalhar o jato de tinta.
Guszenun
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Dez 2020, 10:35
Nome: Gustavo Rocha Zenun
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Guszenun »

Obrigado pelas dicas!
Vou tentar fazer como você disse Yuri, utilizando o ventilador. Vou fazer em um cômodo bem arejado então acho que não vai ter muito problema. Também achei pelas fotos o espaço das câmaras de pintura meio pequeno (ainda mais pra pessoas com cordenação motora meio falha como eu kkkkk). Vi aqui no fórum um pessoal que fez umas câmaras com aquelas caixas plásticas de guardar mantimentos, que achei mais larga. Talvez mais pra frente tente montar uma.

Abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Flying Pancake »

Guszenun escreveu:Obrigado pelas dicas!
Vou tentar fazer como você disse Yuri, utilizando o ventilador. Vou fazer em um cômodo bem arejado então acho que não vai ter muito problema. Também achei pelas fotos o espaço das câmaras de pintura meio pequeno (ainda mais pra pessoas com cordenação motora meio falha como eu kkkkk). Vi aqui no fórum um pessoal que fez umas câmaras com aquelas caixas plásticas de guardar mantimentos, que achei mais larga. Talvez mais pra frente tente montar uma.

Abraço!
Outra coisa importante que esqueci de mencionar é o Thinner. Existem diversos Thinners compatíveis com as tintas poliester, porém alguns possuem o cheio muito mais forte que outros.

Eu utilizo bastante a linha Eco da Anjo, acho o cheio dele mais suportável. Lembrando que são igualmente tóxicos, só o cheio que é mais fraco :thumbup:
Guszenun
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Dez 2020, 10:35
Nome: Gustavo Rocha Zenun
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Guszenun »

@YuriUb comprei tintas da Dryco. O Adriano disse que já vem diluida. Você já teve experiência com essas tintas? Será que tem que diluir mais para a aerografia?
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Chicabum »

Olá Gustavo!
Bem vindo ao fórum!
Vc já teve as principais informações aqui dadas pelo NightRider que monta carros e pelo Yuri que pinta bem pra caramba. Vou concordar com o Pgplast sobre a cabine de pintura. Ela ajuda bem, tudo ao redor fica limpo, mas mesmo assim vale o que o Yuri falou sobre pressão e fluxo. Se apertar demais, mesmo com cabine, a sala fica uma neblina só...

Eu ia fazer a minha cabine com uma caixa plástica e cooler de computador ou exaustor de banheiro. Aí eu fui na loja Colecionáveis e vi uma cabine que eles tinham para uso e perguntei sobre ela. No final das contas, o custo de comprar pronta era pouca coisa mais cara do que eu fazer, e sob medida.

E não se esqueça de fazer o que o NightRider falou, tenha uma caixa para guardar o kit enquanto seca. Já perdi muito tempo lixando poeira e pequenos fios de roupa em suspensão (quando meu canto era um pedaço da lavanderia :chorando: )

As tintas do Dryco são ótimas e já vem diluídas. Mas às vezes vc quer ou precisa fazer camadas mais finas, então precisa diluir. Eu uso para as automotivas o thiner PU 454, mas cheira forte. Eu uso máscara apropriada para essa tinta, que pode encontrar em loja de tintas automotivas ou na internet mesmo. O Thinner Eco da Anjo é muito usado também, mas mais difícil de encontrar.

Espero ter contribuído também!
Abra um tópico com a sua montagem que a galera daqui ajuda bastante!
abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Flying Pancake »

Guszenun escreveu:@YuriUb comprei tintas da Dryco. O Adriano disse que já vem diluida. Você já teve experiência com essas tintas? Será que tem que diluir mais para a aerografia?
Uso bastante as tintas da Dryco sim, inclusive é uma das minhas favoritas.

Ela vem pronta para o aerógrafo, porém ai depende também do modelista.

Eu particularmente ainda faço uma diluição delas antes de usar, para conseguir camadas mais finas e poder ter uma pressão mais baixa no aerógrafo :thumbup:
Guszenun
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Dez 2020, 10:35
Nome: Gustavo Rocha Zenun
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Câmara de pintura e EPIs

Mensagem por Guszenun »

Muito obrigado pelas dicas pessoal,
Vou comprar o thinner pra ir testando a diluição como vocês recomendaram.
Quanto a câmara de pintura vou dar uma estudada nos preços.
Vou abrir o tópico da montagem sim, to só esperando o primeiro kit (ford 1932 da AMT) e as tintas chegarem.
Abraço
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”