SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  KING TIGER, DRAGON, 1/35

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

KING TIGER, DRAGON, 1/35

Imagem
Fonte: https://www.wallpaperflare.com/the-wehr ... aper-grfli


O Sd.Kfz. 182 Panzerkampfwagen VI Tiger II, ou Königstiger, literalmente "Tigre Rei" em alemão, significando Tigre-de-bengala, foi um dos mais poderosos carros de combate (CC) participantes da Segunda Guerra Mundial em questão de blindagem. Há diversas controvérsias sobre seu verdadeiro nome, sendo inicialmente chamado de "Tiger II" e apelidado de "King Tiger" pelos britânicos e americanos.
Até o final da guerra, os Aliados não introduziram nada que pudesse efetivamente combatê-lo. O Tiger II combinava uma arma poderosa e eficaz com uma blindagem que era virtualmente impenetrável a qualquer CC ou arma anti-carro dos Aliados.

Imagem
Fonte: https://padresteve.files.wordpress.com/ ... -bulge.jpg


Desenvolvimento

A necessidade da sua construção, decorreu das análises feitas pelos alemães dos CC soviéticos depois do início do conflito em 1941. No caso dos carros médios (como o T-34) optou-se por produzir o CC Panther, mas no caso dos blindados mais pesados, continuava a existir a possibilidade de os soviéticos conseguirem superar os CC alemães, como o Tiger I que foi concebido no final da década de 1930, não incluindo por exemplo laterais inclinadas.
Os primeiros King Tigers produzidos, de janeiro a setembro de 1944, foram revestidos com pasta anti-magnética Zimmerit para minas, exceto os três protótipos. Alguns veículos produzidos antes de junho também foram equipados com equipamento de vadeamento profundo, mas isso foi principalmente para fins de teste. No geral, durante a produção, inúmeras modificações foram feitas nos veículos, incluindo: substituição de juntas e vedações, tipo de lagartas, instalação de soquetes, instalação de patins de lagartas adicionais, etc. Nenhuma das modificações alterou significativamente a aparência ou o desempenho do CC.

Imagem
Fonte: https://steamcommunity.com/sharedfiles/ ... =316394331

Os primeiros 50 King Tigers (incluindo os três protótipos) foram equipados com torres projetadas pela Krupp para o VK4502 (P) da Porsche - comumente conhecido como torre Porsche. Modelos posteriores foram equipados com torres projetadas pela Krupp para Henschel - conhecidas como torres de produção Krupp ou Henschel. Ambas as torres foram montadas no meio do blindado. A torre Porsche foi originalmente desenvolvida para o carro de combate VK4502 (P), que era baseado no chassi VK4501 (P). Este projeto foi rejeitado, mas o design da torre foi aceito e adaptado para o Tiger II da Henschel (porque a torre da Henschel ainda não estava pronta). A torre da Porsche montava um canhão de 88 mm de uma peça, enquanto a torre de Henschel montava um canhão de 88 mm de duas peças (de maio de 1944). O Tiger II com torre Porsche carregava 80 cartuchos de munição, enquanto a versão de produção com torre Henschel carregava 86 cartuchos. Setenta e cinco por cento da munição foram armazenados ao longo das laterais do casco, e os 25% restantes foram armazenados na parte traseira da torre. Além disso, um total de 5.850 cartuchos de 7,92 mm foram carregados para três metralhadoras MG 34 / MG 42 para defesa local e aérea.

A torre Porsche tinha um escudo curvo e a cúpula do comandante estava deslocada para a esquerda. O escudo curvo criou uma armadilha de tiro abaixo deste e, em dezembro de 1943, a Henschel foi encarregada de projetar uma nova torre para ser usada como padrão em modelos futuros. A Krupp projetou a torre, que apresentava uma cúpula plana, em vez de abaulada, e um escudo “saukopf”. A torre Henschel também era conhecida como torre de Krupp (produção), ou Torre Serien (torre em série). O King Tiger com a torre Porsche pesava 68.500 kg, enquanto com a torre Henschel pesava 69.800 kg. A Krupp produziu as duas torres. A torre pode ser girada a 360 graus em 19 a 77 segundos, dependendo da rotação do motor; já que o motor acionava a transmissão hidráulica da torre (a 2.000 rpm - 19 segundos). Também pode ser percorrido manualmente, usando o volante operado pelo atirador.

Imagem
Fonte: https://www.reddit.com/r/GermanWW2photo ... _tiger_ii/

O Tiger II era movido por um motor Maybach HL 230 P30 de 12 cilindros que produzia 700cv (como o usado no Panther) com uma caixa de câmbio Maybach OLVAR EG 40 12 16 B de 8 velocidades (8 à frente e 4 à ré). Ele também apresentava um novo mecanismo de direção L 801 da Henschel. Essa combinação permitiu que o tanque pesado girasse no local. A suspensão do King Tiger era composta por nove conjuntos de rodas de aço de 800 mm (almofadas de borracha) sobrepostas de cada lado, em braços oscilantes suspensos em barras de torção. Das nove rodas, cinco eram externas e quatro internas. A sobreposição do arranjo das rodas da estrada resolveu o problema encontrado no arranjo intercalado usado no Tiger I, que fazia com que lama, gelo e pedras travassem o mecanismo da lagarta e imobilizassem o blindado. Este sistema foi uma melhoria, mas não resolveu todos os problemas, pois a disposição sobreposta reduz a vida útil das lagartas devido à pressão. O Tiger II foi equipado com dois tipos de lagartas: estreitas de 660 mm (usadas para transporte) e de combate mais largas de 800 mm. O Tiger II sofria de falta de mobilidade devido ao seu alto peso e alto consumo de combustível (relação potência / peso - 10,1 cv / tonelada). A velocidade máxima na estrada era de 35-38 km / h (22-24 mph) e o através campo era de 17 km / h (10 mph). O consumo de combustível era um problema sério, já que um único Tiger II consumia 500 litros por 100km (2 galões por milha), enquanto o combustível era escasso. O Tiger transportava 860 litros (227 galões) de combustível em 7 tanques, dando-lhe um alcance máximo de 110-120 km (68-75 milhas) na estrada e 80 km (50 milhas) através campo. O King Tiger também precisava de manutenção constante para mantê-lo operacional.


O Tiger II estava armado com o muito preciso canhão KwK 43 L71 de 88 mm. Este canhão de 88 mm, 71 calibres de comprimento (6,3 m ou 21 pés), tinha um alcance efetivo máximo de 10 km (6,2 milhas). O Tiger II foi inicialmente equipado com uma luneta binocular Turmzielfernrohr (TZF) 9b / 1 e mais tarde com a luneta monocular TZF 9d. A arma pode ser elevada a um máximo de 17 graus e baixada a um máximo de 8 graus. As munições do canhão de 88 mm pesavam quase 20 kg (44 libras) cada, o que resultou em uma taxa de tiro relativamente lenta. O poderoso canhão de 88 mm foi capaz de abater os CC Sherman, Cromwell e T-34/85 a um alcance de 3.500 metros (2,2 milhas), muito além do alcance dos canhões inimigos. Além disso, o Tiger II foi equipado com a Nahverteidigungswaffe montada na torre (arma de defesa aproximada de 90 mm NbK 39). A guarnição estava protegida por uma espessa blindagem inclinada que o tornava um alvo difícil, e apenas algumas armas foram realmente capazes de destruí-lo de perto. Não há registros ou fotografias para provar que a blindagem frontal do Tiger II alguma vez foi penetrada em combate. Sua blindagem lateral era mais fácil de ser penetrada pelos blindados Aliados existentes (por exemplo, Sherman Firefly, T-34/85, JS-II).


Imagem
Fonte: https://i.pinimg.com/originals/41/da/6d ... 24848d.jpg


Uma guarnição de cinco homens, composta por comandante, atirador, auxiliar do atirador, motorista e operador de rádio / atirador da metralhadora frontal, operava o King Tiger. Todos estavam conectados por um sistema telefônico interno, com exceção do auxiliar do atirador. A viatura foi equipada principalmente com um rádio FuG5, e alguns tinham um rádio FuG2.

"Um dia, um tanque Tiger Royal chegou a 150 metros do meu tanque e me nocauteou. Cinco de nossos tanques abriram fogo contra ele em alcances de 200 a 600 metros e acertaram cinco ou seis tiros na frente do Tiger. Todos eles apenas ricochetearam e o Tiger recuou e fugiu. Se tivéssemos um tanque como o Tiger, estaríamos todos em casa hoje. " - Relatório do comandante do carro de combate, Sargento Clyde D. Brunson, da 2ª Divisão Blindada, 1945.


Os King Tigers foram enviados para os schwere Panzer Abteilungen (batalhões de carros de combate pesados) da Wehrmacht e da Waffen SS. A maioria foi para unidades da Wehrmacht, enquanto cerca de 150 foram designados para as Waffen SS. Os primeiros CC Tigers II alcançaram a Schwere Panzer Abteilungen da Wehrmacht e Waffen SS já em fevereiro de 1944. Os primeiros cinco King Tigers de produção foram enviados para a Divisão Panzer Lehr (Panzer Kompanie Funklenk 316), mas não foram usados em combate. A primeira vez que o Tiger II entrou em ação foi em maio de 1944 perto de Minsk, seguido por outra ação (do schwere Panzer Abteilung 501 comandado por Oberstleutnant von Legat) em julho de 1944 em Sandomierz na Polônia. Apenas duas companhias do schwere Panzer Abteilung 503 comandadas por Hauptmann Fromme, equipadas com CC Tiger II (com torres Porsche), foram empenhadas na luta na Normandia, onde seus problemas mecânicos e caças-bombardeiros aliados, bem como tiros navais se mostraram fatais e, por no final de agosto de 1944, todos estavam perdidos. Os CC Tiger II do schwere Panzer Abteilung 506 comandados pelo Major Lange, entraram em combate durante a operação "Market Garden" na Holanda em setembro de 1944. O King Tiger também participou da Ofensiva das Ardenas, servindo com o schwere SS Panzer Abteilung 501 (Kampfgruppe Peiper) . Na Frente Oriental, os CC Tiger II participaram dos combates na Hungria e na Polônia central em 1944 e 1945. O Tiger II lutou nas Frentes Ocidental e Oriental, onde provou ser uma arma excelente e um oponente valioso quando operado por uma guarnição experiente e devidamente manutenida. Um pequeno número de King Tigers também defendeu Berlim em abril e maio de 1945. Um Tiger II do schwere Panzer Abteilung 503 também foi o último tanque alemão a ser destruído na guerra. Foi explodido por sua tripulação na Áustria em 10 de maio de 1945.

Imagem
Fonte: http://www.elgrancapitan.org/foro/viewt ... start=8490



Nas Ardenas

A chegada do inverno de 1944 era o tempo que os Aliados precisavam para recuperar-se das batalhas contínuas que vinham travando desde a Normandia e estes acreditavam ser apenas uma questão de tempo para bater os alemães. Entretanto, as Divisões Panzer estavam preparando-se para lançar uma grande ofensiva na Bélgica com a intenção de tomar o porto de Antuérpia, que tinha uma importância vital no abastecimento das tropas aliadas.
Em 16 de dezembro de 1944 a Wemacht lançou a "Operação Vigília sobre o Reno" (Unternehmen Wacht am Rhein) que foi conduzido pelo 6º Exército Panzer SS e pegou os Aliados totalmente de surpresa. O Alto Comando Aliado não acreditava que o Exército Alemão ainda teria condições de realizar uma operação de grande envergadura, em especial no rigoroso inverno europeu. O ataque principal ocorreu na Floresta das Ardenas, na Bélgica, e atingiu muitas unidades do Exército Norte-Americano que recém tinham chegado ao teatro de operações. Muitos norte-americanos caíram prisioneiros dos alemães nas fases iniciais da operação. Outro fator que facilitou o desempenho dos alemães foi o de contar com muitos veteranos da campanha na Rússia e que já haviam lutado em condições climáticas piores daquelas encontradas nas Ardenas.
Nas fases inicias da operação, elementos de forças especiais das Waffen SS de Otto Skorzeny, utilizando uniformes norte-americanos e muitos deles fluentes em inglês, se infiltraram nas posições aliadas para espalhar o máximo de confusão ao trocarem as direções de placas de estradas, montar falsos postos de controle de tráfego e direcionar tropas aliadas para lugares errados. Entre as viaturas usadas, este grupo utilizou-se de carros de combate norte-americanos M4 Sherman capturados e Panther com chapas blindadas soldadas na couraça e torre para se parecerem com destruidores de carros M-10, como os usados pelo Exército Norte-Americano. Esta tropa contava com cerca de oitenta homens, mas causaram tanta confusão entre os Aliados que até mesmo militares norte-americanos, entre eles o General Bruce Clarke, comandante das defesas em St Vith, foram presos por soldados de seu próprio país, confundido com os alemães. Os Aliados acreditaram que havia bem mais de 250 comandos alemães atuando com uniformes americanos, o que causou pânico nas tropas, a ponto do General Omar Bradley ser parado em vários postos de controle e o general Dwight David "Ike" Eisenhower ter que trocar seu posto de comando por sugestão de seu estado-maior, temendo por uma tentativa deste ser atacado pelos comandos de Skorzeny.

Imagem
Fonte: https://www.wallpaperflare.com/green-an ... paper-rrls



O peso da ofensiva alemã coube aos pesados Tiger, King Tiger e Panther nas pontas de lança da ofensiva. O mau tempo ajudou os panzer quanto a dificuldade dos Aliados oporem um eficiente apoio aéreo, entretanto as estradas cobertas de neve também afetaram o deslocamento desses carros. Porém em 23 de dezembro as condições climáticas melhoraram e os caças aliados voltaram a atacar as unidades blindadas alemãs e a aviação de transporte a lançar suprimentos para tropas que estavam cercadas. Um dia depois o ataque alemão foi detido no rio Mosa. Nos dias seguintes, o 3º Exército de Patton então lançou-se contra os alemães em Bastogne e liberou unidades paraquedistas norte-americanas que estavam cercadas pelos alemães. A melhora nas condições climáticas, a reação dos aliados e agora a falta de combustível fez com que os alemães cancelassem a operação e iniciassem um retraimento, que apesar de tudo foi realizado ordenadamente e manteve uma defesa coesa. Entretanto muitos carros de combate tiveram que ser abandonados e destruídos por suas guarnições devido à falta de gasolina.



Especificações:

Tipo Carro de combate pesado

Local de origem Alemanha

História operacional
Guerras Segunda Guerra Mundial (1944-1945)

Histórico de produção
Fabricante Henschel & Son / Krupp (torre)
Quantidade
produzida 492
Variantes PzKpfw VI Ausf B (com torre da Porsche)[nota 1]
PzKpfw VI Ausf B (com torre da Henschel)[nota 1]
Befehlspanzer[nota 2]
Jagdtiger B (com canhão de 128mm)[nota 1]

Especificações
Peso 151 014 lb (68 500 kg)

Comprimento 21 ft (6 400 mm)

Largura 12,4 ft (3 780 mm)

Altura 10,2 ft (3 110 mm)

Tripulação 5: comandante, atirador, auxiliar do atirador, metralhador/rádio-operador e motorista.
Calibre
88 mm (8,80 cm)

Blindagem do veículo 1 in (25,4 mm)
a 7 in (178 mm)

Armamento
primário Um Canhão Krupp 8,8 cm KwK 43 L/71
Armamento
secundário Uma Metralhadora MG34 de 0,3 in (7,62 mm)

Motor Maybach HL 230 P30 V12
700PS (690hp, 515kW)
Transmissão Maybach OLVAR EG 40 12 16 B (8 à frente e 4 à ré)
Suspensão Barra de torção

Capacidade de combustível 190 galão imperial (860 Litros)

Alcance
Operacional 110 mi (177 km), estrada
75 mi (121 km), fora de estrada.
Velocidade 41,5 km/h



Imagem
Fonte: https://georgy-konstantinovich-zhukov.t ... ii-cutaway


Fontes do texto:

Panzerkampfwagen VI Tiger II. Wikipedia a Enciclopédia Livre. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Panzerkam ... I_Tiger_II

Panzerkampfwagen VI Tiger II. Sítio eletrônico achtungpanzer. Disponível em:
http://www.achtungpanzer.com/panzerkamp ... fz-182.htm

MACKSEY, Kenneth. Divisões Panzer - Os Punhos de Aço. ed. Renes. Rio de Janeiro, 1974.


WHITING, Charles. Skorzeny. Renes. Rio de Janeiro, 1977.
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por pgplasti »

Opa vem coisa boa por aí?
Vou acompanhar e aprender
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

pgplasti escreveu:Opa vem coisa boa por aí?
Vou acompanhar e aprender
Seja bem vindo Flávio! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Espero que venha coisa boa, :D

Um abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Flying Pancake »

Opaaa, peso pesado hein?

Acompanhando com certeza!!

Abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

YuriUB escreveu:Opaaa, peso pesado hein?

Acompanhando com certeza!!

Abraço!

Seja bem vindo Yuri!
Bota peso pesado nisso.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Apresento o kit, no caso o Sd Zfz 182 King Tiger, Henschel Turret, Battle of the Bulge, sPzAbt 501, `39 - `45 Series, da Dragon, escala 1/35.

Caixa

Imagem

Imagem



Sprues

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


O kit trás 8 figuras de paraquedistas alemães, os quais são bem detalhados.

Imagem

Imagem


Manual.

O manual é bem detalhado e tem ilustrações coloridas, inclusive no passo a passo da montagem.

Imagem

Imagem


Decais

Os decais dão a opção de fazer qualquer um dos King Tiger do schwere Panzerabteilung 501 (Batalhão de Blindados Pesados 501) na Campanha das Ardenas.


Imagem

Imagem


Entre outros itens o kit tem um canhão de metal, três munições de metal, peças em photoeteched, lagartas Magic Track, entre outros.

Imagem


Imagem
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Flying Pancake »

Caraaaaaaca, kitaço!!!

Curti demais essas figuras, os 8 paraquedistas em posições de descanso, não é fácil de encontrar figuras assim.

Quantas centenas de peças vem nesse bichão?

Abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

YuriUB escreveu:Caraaaaaaca, kitaço!!!

Curti demais essas figuras, os 8 paraquedistas em posições de descanso, não é fácil de encontrar figuras assim.

Quantas centenas de peças vem nesse bichão?

Abraço!
Muito obrigado Yuri. :thumbup:
Espero corresponder à qualidade deste kit.

A tropa embarcada vai dar um diferencial legal no blindado. Pessoalmente gosto muito das figuras da Dragon. Figuras são um desafio para mim, em especial a pintura de suas faces, mas cada montagem é um aprendizado.

Quanto à quantidade de pecas no kit:
808 peças (504 de plástico, 288 patins de lagartas Magic Track, 11 photoetched, 3 munições de latão (brass), 1 canhão de alumínio, 1 arame de aço para fazer o cabo de reboque.

Um abraço!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Saudações!
Vamos à montagem do kit.
Comecei com um dry fit na couraça do kit.

Imagem

Imagem


Comecei a montagem pelas rodas de apoia (são várias), polias motoras e tensoras.

Imagem

Imagem


Alças para reboque e redutores permanentes.

Imagem

Imagem


Braços das rodas de apoio.

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
alvarenga
Super Membro
Mensagens: 3051
Registrado em: 08 Mai 2015, 10:55
Nome: Marco Aurélio Alvarenga Garcia
Localização: Niterói - RJ
Agradeceu: 0
Curtiram: 74 vezes

Re: KING TIGER, DRAGON, 1/35

Mensagem por alvarenga »

Caramba Rogério, que kitaço. Muitos extras e esse monte de figuras. Pretende fazer um diorama? Esse camuflagem também é bem bacana.
Boa montagem e abraços
NA BANCADA
USS TICONDEROGA CV-14 1/350
viewtopic.php?t=10464

NA BANCADA
USS ARIZONA BB-39 1/200
viewtopic.php?f=227&t=14878&p=451860#p451860
Responder

Voltar para “GT 64 - Tanques de Guerra”