Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Saudações à Todos!

Um amigo de nacionalidade Russa recentemente me presenteou com dois kits na 1/72, sendo um deles este MiG-29 SMT da marca Ucraniana de nome “CONDOR” ...

Imagem
Kit injetado “Condor” código 72008 na escala 1/72...

Para ser sincero, eu nem conhecia essa marca. O kit aparenta ser de uma fôrma bem antiga e é “modesto” se comparado aos recentes (e caros) Trumpeter e Zvezda atualmente no mercado, onde o fator “preço” e detalhes mais apurado os distanciam em qualidade deste kit.
Li alguns relatos na WEB e acabei achando avaliações deste kit que me deixaram animado para montá-lo (claro, do meu jeito), pois ele não ganhou uma nota completamente negativa... pelo contrário, foi taxado com “bom” e destinado a plastimodelistas experientes, não pela sua complexidade, mas sim pelo “desafio” e possibilidade de se melhorar o resultado final.

AVALIAÇÃO DO KIT:

Primeiro vamos entender o que é um o MiG-29: é uma aeronave de caça de quarta geração (Hoje estão saindo os da 6ª geração). O primeiro protótipo da versão de projeto "9-12" voou pela primeira vez em 10 de outubro de 1977. A versão de desenvolvimento "9-13" foi produzida de 1986 a 1991 e quase não foi exportada naquela época. Apenas a Coréia do Norte recebeu algumas máquinas e licença de produção. Entretanto, esta versão é usada quase em todo o mundo como resultado das vendas pelos estados sucessores da URSS. No total, mais de 1200 MiG-29 de todas as versões foram produzidos...

Imagem

O MiG-29SMT (versão de desenvolvimento "9-17") nasceu no final dos anos 90 como uma versão avançada para a Força Aérea Russa. Assim, as máquinas das versões "9-12" e "9-13" foram modernizadas para esse padrão. Foi baseado no design do MiG-29M. Basicamente foi introduzida uma ampliação da parte traseira da fuselagem com tanques de combustível adicionais elevando o dorso da aeronave. Além disso, o cockpit foi amplamente modernizado e, dentre outras coisas, um novo radar foi introduzido. O SMT também atualizou os motores a jato RD-33 com um desempenho mais aprimorado. Com tais avanços o MiG-29SMT pode ser considerado um caça da 4ª geração “plus” (“4+”) ...

Imagem

Agora que entendemos o que é o SMT, vamos ao Kit: A Condor é uma antiga empresa de kits da Ucrânia que já disponibilizava o MiG-29 na escala 1/72. Esse kit do SMT é baseado no mesmo kit básico já conhecido da marca (o mesmo que já foi distribuído pela Kopro em meados de 2005). Porém, algumas novas peças foram adicionadas em 2011 para disponibilizar a versão SMT. São três sprues moldados por injeção na cor cinza claro com 93 peças, dez peças transparentes, uma pequena folha de decalque e as instruções de montagem na prática caixa telescópica.

O kit apresenta linhas finas em alto relevo e algumas poucas em baixo relevo, dando uma impressão geral positiva na visualização das peças...

Imagem

Imagem

Um ponto positivo no kit é que todas as empenagens têm bordas traseiras afinadas (pois são moldadas em uma peça só) e as entradas de ar podem ser fechadas para simular o modelo em pouso (coisa que já vemos nos kits 1/72 mais modernos do MiG-29).

Um dos pontos negativos do kit é que algumas peças moldadas por injeção têm muitas rebarbas e precisam de aparagem para limpeza antes da montagem...

Imagem

Outro ponto negativo é o cockpit que é bastante simples e inicialmente consiste em três partes: a banheira, uma coluna de controle e um assento ejetor (não muito fiel ao modelo K-36DM que o MiG-29 usa). Esse conjunto montado é então adicionado ao kit por baixo e em seguida o painel de instrumentos é então adicionado por cima. Infelizmente o painel não tem estrutura detalhada (provavelmente para receber um decalque demasiado simples que representa os instrumentos).

A carlinga é dividida em duas partes e, alternativamente, pode ser colada aberta. No entanto, você deve se empenhar no detalhamento mais apurado da cabine, caso opte por deixar a carlinga aberta...

Imagem

Neste mesmo sprue de peças transparentes podemos ver os 3 faróis de pouso, luzes de navegação e a lente frontal do equipamento de sensor IR característico de alguns aviões russos...

Imagem

A Condor adicionou cargas / mísseis suficientes para seis pontos sob as asas, inclusive mísseis navais, e o raro míssil Vympel RVV-AE conhecido como R-77 (uma boa surpresa no kit) ...

Imagem

A pequena folha de decalques em papel branco é de boa impressão. Dois diferentes MiG-29SMT russos (um não especificado) podem ser decorados com os decalques fornecidos, embora as instruções de posicionamento dos decalques esteja bem confusa nas instruções...

Imagem

As instruções do manual são por imagens e símbolos e as instruções de pintura estão em ucraniano e russo sendo pouco detalhadas e muito confusas, mesmo para quem entende os idiomas.

Para quem interessar em mais detalhes, o link abaixo mostra um review do kit com bons comentários feitos por um americano....
https://youtu.be/bLXlKBc7q_E

Bom, as imagens das peças falam por si. Na minha visão, o kit não é tão ruim e acredito que plastimodelistas mais experientes poderão alcançar um bom resultado final investindo em correções, sejam elas com a adição de P.E. (Photo Etched), seja pelo acréscimo de itens em Scratchbuilding.

A MONTAGEM:

Para esse modelo, pretendo fazer uma montagem com ideias que tive ao avaliar as peças. Não vai ser uma montagem longa, mas não descartem as correções e as tradicionais “surpresas” que incorporo em meus kits de forma a torna-lo mais interessante.

Aguardem o início da montagem! Espero fazer um bom trabalho e entreter a todos!

Imagem
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 92 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

Primeiro da fila aqui, já estou preparando a pipoca.

Eu gosto desses kits mais desafiadores, acho que a satisfação no final ao termos o modelo pronto é maior :thumbup:

Também não conhecia a marca, e ao meu ver parece ser um kit padrão leste europeu pra cima, realmente não parece ruim.

Abraço!
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

YuriUB escreveu:Primeiro da fila aqui, já estou preparando a pipoca.

Eu gosto desses kits mais desafiadores, acho que a satisfação no final ao termos o modelo pronto é maior :thumbup:

Também não conhecia a marca, e ao meu ver parece ser um kit padrão leste europeu pra cima, realmente não parece ruim.

Abraço!
Valeu Yuri!
Já que você foi o primeiro, vou te passar uma prévia: Eu vou abrir os dutos das entradas de ar (que no kit são fechados) e usinar até a chegada da entrada dos fans... Com isso, posso fazer as turbinas em Scratch...

Aguarde que vem ideias boas por aí. :mrgreen:

Um abraço! :tchau:
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Chegando para acompanhar!
:thumbup: :thumbup: :thumbup:
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 92 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

ALEXANDRE REZENDE escreveu:
YuriUB escreveu:Primeiro da fila aqui, já estou preparando a pipoca.

Eu gosto desses kits mais desafiadores, acho que a satisfação no final ao termos o modelo pronto é maior :thumbup:

Também não conhecia a marca, e ao meu ver parece ser um kit padrão leste europeu pra cima, realmente não parece ruim.

Abraço!
Valeu Yuri!
Já que você foi o primeiro, vou te passar uma prévia: Eu vou abrir os dutos das entradas de ar (que no kit são fechados) e usinar até a chegada da entrada dos fans... Com isso, posso fazer as turbinas em Scratch...

Aguarde que vem ideias boas por aí. :mrgreen:

Um abraço! :tchau:
Show!! Vai ficar sensacional.

Me inspirando nas suas montagens eu peguei meu Tucaninho 1/72 da Duarte e já estou cortando ele inteiro para fazer motor, baia de metralhadora e munição na asa e o compartimento dos eletrônicos :lol:

Manda bala :bala:

Abraço!
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5061
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 121 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por Chicabum »

Chegando também para acompanhar o show!!!!
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Mais um aqui presente aguardando a aula.
Gostei bastante do histórico e apresentação do kit.

Um abraço!
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Obrigado Yuri, Kocuka, Érico e Guilherme!
Sejam bem vindos a essa montagem!
Aí vai a primeira etapa... espero que gostem!

INTRODUÇÃO:

O Mikoyan MiG-29 (nome OTAN: "Fulcrum") é avião de combate a jato (bimotor) projetado na União Soviética. Desenvolvido pelo bureau de projetos Mikoyan como um caça de superioridade aérea durante os anos 1970, o MiG-29, junto com o Sukhoi Su-27, foi desenvolvido para combater os novos caças americanos, como o McDonnell Douglas F-15 Eagle e o General Dynamics F-16 Fighting Falcon. O MiG-29 entrou em serviço nas Forças Aéreas Soviéticas em 1982...

Imagem

Embora originalmente orientados para o combate contra qualquer aeronave inimiga, muitos MiG-29 foram fornecidos como caças multifuncionais, capazes de realizar uma série de operações diferentes e são comumente equipados para usar uma variedade de armamentos ar-superfície e munições de precisão....

Imagem

O MiG-29 foi fabricado em diversas variantes principais, incluindo o multirole Mikoyan MiG-29M e o Mikoyan MiG-29K navalizado, o membro mais avançado da família até hoje é o Mikoyan MiG-35. Durante sua evolução, os modelos mais avançados frequentemente apresentam motores aprimorados, cockpits digitais com controles de vôo compatíveis com HOTAS, radar moderno, busca e rastreamento infravermelho, sensores (IRST) e capacidade de combustível consideravelmente aumentada (algumas aeronaves também foram equipadas para reabastecimento em vôo) ...

Imagem

Após a dissolução da União Soviética, os militares de várias ex-repúblicas soviéticas continuaram a operar o MiG-29, o maior dos quais é a Força Aérea Russa. A Força Aérea Russa queria atualizar sua frota existente para a configuração MiG-29SMT modernizada, mas as dificuldades financeiras limitaram e atrasaram as entregas na época...

Imagem

O MiG-29 também é uma aeronave de exportação popular; mais de 30 nações operam ou já operaram a aeronave (na foto abaixo uma aeronave alemã) ...

Imagem

Bom, isso foi apenas uma introdução. Durante a montagem vou mostrar mais sobre essa interessante aeronave russa!

IDEIAS INICIAIS:

Como em todo projeto novo, o plastimodelista precisa se organizar e listar o que quer construir em seu kit. Nacionalidade, cores, opções de armamento são exemplos comuns que os plastimodelistas tem que decidir desde o início da sua montagem ...

Imagem

Nessa minha montagem também devem ocorrer essas decisões, mas como veterano, claro que vou incorporar algumas “novidades” no kit até então não vistas em outros kits 1/72 do MiG-29. Um exemplo que acho “TOP” nos MiG-29 são as fotos dele recolhendo o trem de pouso após decolar...

Imagem

Isso me levou a estudar o mecanismo e a decisão de colocar um trem de pouso funcional neste kit foi tomada como a primeira ideia de incremento nele...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para tal, avaliei a lateral do kit que apresenta o corte característico da caixa de rodas muito simples e destoado das fotos de referência...

Imagem

Pode até parecer complexo, mas o mecanismo de recolhimento das rodas é baseado em angulação de dois eixos, não sendo muito crítico de se representar no modelo. Assim, as rodas do kit (todas feitas para serem simplesmente coladas) foram reestruturadas via scratch para melhor atuação...

Imagem

A peça inferior da fuselagem também recebeu cortes na caixa de rodas para caber o trem de pouso do kit...

Imagem

E o resultado do mecanismo ficou incrivelmente parecido com o real usado no MiG-29...

Imagem

Num dryfit, o resultado do trem de pouso recolhido (com possibilidade de ser baixado), agora é uma realidade neste kit.

Imagem

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA... :tchau:
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

E começa o show.
Já na primeira etapa da montagem você já conseguiu me deixar boquiaberto.
Parabéns, bateu seu próprio recorde
Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Mikoyan-Guryevich MiG-29 SMT – CONDOR – 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Thunderbolt escreveu:E começa o show.
Já na primeira etapa da montagem você já conseguiu me deixar boquiaberto.
Parabéns, bateu seu próprio recorde Imagem
Um abraço!
Valeu Guilherme!

Eu monto 1/72 desde criança e quando criança "brincamos" com os kits querendo que eles tenham movimento e façam coisas que o real geralmente faz. Acho que vem daí a realização destas doideiras de movimento no kit!

As entradas do compressor deste kit vem fechadas (como também o são nos kits da Trumpeter, Revell e outros). Eu vou abrir essa "parede" para que a entrada dos compressores seja vista pela saída dos motores (veja a foto abaixo)...

Imagem

Resumindo: neste kit não vem motor, mas vou fazer turbinas para ele!

Aguarde!

[]s :tchau:
Responder

Voltar para “GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG)”