Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Embraer A-29B Super Tucano "90 Mil" - Duarte 1/72 [Finalizado]

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Embraer A-29B Super Tucano "90 Mil" - Duarte 1/72 [Finalizado]

Mensagem por Flying Pancake »

Sumário da Montagem

1º Página
Apresentação da Aeronave
Apresentação do Kit
Scratchbuilding dos painéis

3º Página
Cortes na fuselagem para abertura do compartimento do mortor e bagageiro, cortes nas asas para abertura do compartimento da metralhadora

4º Página
Detalhamento do bagageiro
Dry fit com piloto e case de acrílico
Confecção da arte do decalque

5º Página
Início da funilaria
Correção no estabilizador vertical
Confecção da tampa do compartimento do motor em Vaccum Form
Cortes no canopy

6º Página
Colagem das asas e estabilizadores horizontais
Correção dos porões do trem de pouso

8º Página
Correção da "barriga" do A-29
Montagem da hélice

9º Página
Confecção do trem de pouso dianteiro em scratch
Confecção de antena, luzes de navegação e GPS em scratch
Correção dos tanques de combustível externos

10º e 11º Página
Rebaixamento das linhas de painel
Detalhamento do exterior

14º Página
Detalhamento do compartimento da metralhadora em scratch

15º Página
Construção do motor em scratch

16º Página
Detalhamento no canopy

17º e 18º Página
Correção da posição do trem de pouso
Dry fit e visão geral do modelo montado

19º Página
Pre Shading

21º Pagina
Pintura do vermelho, branco, verde e amarelo (comemorativo 90 Mil)

22º Página
Pintura da Camuflagem

28º Página
Base expositora e Decalques

30º Página
Fotos finais


Imagem

Fala galera, estou abrindo o tópico para minha próxima montagem, o nosso querido Super Tucano.

Acredito que o Super Tucano dispense apresentações, então serei direto ao ponto, e com mais imagens do que texto.

O Embraer EMB 314 Super Tucano, também denominado ALX ou A-29, é uma aeronave turboélice de ataque leve brasileira projetada e construída pela Embraer como um desenvolvimento do Embraer EMB 312 Tucano. O A-29 Super Tucano carrega uma grande variedade de armas, incluindo munições guiadas com precisão , e foi projetado para ser um sistema de baixo custo operado em ambientes de baixa ameaça. Além de sua fabricação no Brasil, a Embraer montou uma linha de produção nos Estados Unidos em conjunto com a Sierra Nevada Corporation para a fabricação de A-29s para muitos clientes de exportação.

Uma das principais missões da aeronave é o patrulhamento de fronteira no âmbito do programa Sivam. Em 3 de junho de 2009, dois Super Tucanos da Força Aérea Brasileira, guiados por um Embraer E-99, interceptaram um Cessna U206G envolvido em atividades de tráfico de drogas. Vindo da Bolívia, o Cessna foi interceptado na região de Alta Floresta d'Oeste e, após esgotar todos os procedimentos, um dos Super Tucanos deu um tiro de advertência de suas metralhadoras 12.7 mm, após o que a aeronave seguiu os Super Tucanos até Cacoalaeroporto. Esse incidente foi o primeiro uso dos poderes concedidos pela Lei de Abatimento, que foi promulgada em outubro de 2004 para legislar sobre o abate de voos ilegais. Um total de 176 kg de pasta base de cocaína pura , o suficiente para produzir quase uma tonelada de cocaína, foi descoberto a bordo do Cessna; os dois ocupantes da aeronave tentaram uma fuga pelo solo antes de serem presos pela Polícia Federal em Pimenta Bueno.

O Brasil opera um total de 99 Super Tucanos, sendo 33 A-29A e 66 A-29B, incluindo as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça.

Além do Brasil, o Super Tucano opera em diversas funções no Afeganistão, Angola, Burkina, Chile, Colômbia, Republica Dominicana, Equador, Gana, Indonésia, Líbano, Mali, Mauritânia, Filipinas e Estados Unidos.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Postarei mais fotos do Super Tucano em detalhe no decorrer da montagem.

O Kit

O kit é do conhecido fabricante nacional Duarte, com todas as peças em resina, salvo trem de pouso em metal e canopi em Vacuum Form.

Não encontrei nenhum review detalhado desse kit na internet, então seguem fotos bem de perto do kit.

O kit é ótimo, se não me engano tem 70 peças em resina, super completo com diversos penduricalhos e detalhes externos.

O kit vem nessa caixa estilo de papelão bem rígida.

Imagem


Dentro temos um único bag com todas as peças, além dos decalques e manual.

Imagem

Imagem


Essa questão de todas as peças em apenas um bag me incomodou bastante, pois havia um número muito grande de peças soltas, acredito que por conta do transporte fabricante/loja/comprador.

Isso resultou em aproximadamente 01 hora e meia de separação de peças e rebarbas. Muitas vezes me confundi sem entender se era uma rebarba / sobra de resina ou realmente era uma peça. Nenhum dos sprues possuem numeração, então a identificação das peças é 100% visual.

Acabei separando tudo em vários bags para facilitar na hora da montagem.


Imagem

Imagem


A resina do kit é de ótima qualidade, bem macia e sem bolhas.

Ao redor do kit existem algumas linhas de painel "erradas", como se o scriber tivesse escapado, e sem que houvesse a correção na matriz antes da confecção das cópias.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Um ponto forte do kit são os assentos ejetáveis, muito bem detalhados e já com os cintos moldados, o que dispensa o uso de PE.

Nos meus testes o painel frontal não encaixou, está + - 1mm maior do que o interior da aeronave, o que resultaria em boa parte da tela do painel sendo cortada para que a peça encaixe corretamente.

Vale a pena refazer o painel em scratch.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Demais peças do kit são bem simples, diversos penduricalhos e barbatanas espalhados pela aeronave.

O tem de pouso em metal também tem uma ótima qualidade do molde.

Estão incluídas também peças extras para a versão do Afeganistão.

Imagem

Imagem


Ótimo canopy em Vacuum Form, e ainda vem duas unidades idênticas caso o modelista sofra algum problema com a peça e precise de reposição.

Os frames são bem nítidos e no geral há pouca distorção.


Imagem

Imagem

Imagem


Catela de decalques super completa com diversos stencils pequenos e ao que eu pude observar, uma enorme fidelidade à aeronave real.

A impressão é ótima e com muitos detalhes.


Imagem

Imagem

Imagem


Manual e esquemas de pintura

Imagem

Imagem

Imagem


Conclusão: me parece ser um kit super completo do Duarte, que resultará em um belo modelo. O kit tem alguns pequenos probleminhas de acabamento que poderiam ser corrigidos na matriz, mas parando e olhando o kit como um todo não serão incômodos.

Para quem é fiel à 1/72 e quer um Super Tucano, essa é a única opção disponível. O kit parece ser muito desafiador, exigindo bastante do modelista. Então não recomendo para quem nunca montou nada em resina. O Duarte faz também o T-27 em 1/72 e é um kit com muito menos peças e mais recomendável para primeira experiência em resina.

O fato do Duarte ter confeccionado um kit tão completo em resina e artesanalmente já é um trabalho admirável, quero me dedicar bastante a esse kit e essa será uma montagem bem longa e detalhada.

Espero começar em breve.

Abs
Editado pela última vez por Flying Pancake em 08 Mar 2021, 09:03, em um total de 14 vezes.
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Primeiro assento é meu.
Chegando para acompanhar.
Excelente trabalho de apresentação da aeronave e review do kit.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Um abraço!
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por Thunderbolt »

Opa!
Segundo!!!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por marcio bernardi »

nunca montei nenhum kit todo resina, tenho medo :lol:

engraçado que antes de ler seu comentário a primeira coisa que vi foram as linhas mal feitas, era só fazer um wash sobre a matriz que ja apareceriam os erros, bom, de qualquer forma vai ser trabalhoso. :thumbup:
Avatar do usuário
zelaorainmaker
Super Membro
Mensagens: 6389
Registrado em: 26 Jun 2012, 18:40
Nome: José Eduardo
Localização: Atibaia-SP
Agradeceu: 21 vezes
Curtiram: 31 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por zelaorainmaker »

Show Yuri!!
Eu tenho esse kit também e vou acompanhar com certeza!!!
Boa montagem!!!
Abraço
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

Rogerio Kocuka escreveu:Primeiro assento é meu.
Chegando para acompanhar.
Excelente trabalho de apresentação da aeronave e review do kit.
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Um abraço!
Chega mais Rogério!!

Não encontrei em nenhum lugar fotos desse kit no detalhe, me senti na obrigação de mostrar cada canto dele :lol:

Abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

Thunderbolt escreveu:Opa!
Segundo!!!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Seja bem vindo em mais esse Thunder!!

Abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

marcio bernardi escreveu:nunca montei nenhum kit todo resina, tenho medo :lol:

engraçado que antes de ler seu comentário a primeira coisa que vi foram as linhas mal feitas, era só fazer um wash sobre a matriz que ja apareceriam os erros, bom, de qualquer forma vai ser trabalhoso. :thumbup:
O único 100% em resina que eu montei foi o Me 329, só tinha 4 peças para fazer a fuselagem e já foi o cão deixar bem feito :lol:

Pois é, essa questão das linhas achei bem simples de poder ser resolvida na matriz, mas não é algo que atrasará a montagem como um todo :thumbup:

Abs
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

zelaorainmaker escreveu:Show Yuri!!
Eu tenho esse kit também e vou acompanhar com certeza!!!
Boa montagem!!!
Abraço
Seja bem vindo Zelão!

Essa montagem será beeem na calma. Valeu!

Abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Embraer A-29B Super Tucano - Duarte 1/72

Mensagem por Flying Pancake »

Vamos lá, começando o detalhamento e correção do kit.

Iniciei pelos painéis. O painel não encaixava dentro da fuselagem, obrigando a cortar boa parte dele, comprometendo as telas.

Além disso não há decalques para os painéis, o que complica a pintura já que o relevo é bem fraquinho e sem definição.


Imagem

Imagem



Fotos que usei de referência para fazer o detalhamento dos painéis


Imagem

Imagem



Para copiar o formato do painel eu colei uma fita em uma pedaço de plasticard e em seguida colei o painel original com CA sobre a fita.

Assim fica bem firme para recortar em volta do painel e a fita impede que a CA danifique o plasticard.


Imagem

Imagem



Aqui já com as telas e instrumentos colados. Não teve segredo, só recortar tudo com cuidado.

Utilizei o plasticard de 0,14mm Parabellum à venda pelo João Barone.


Imagem


Confeccionei mais peças do interior, botões e painéis que ficam nas laterais do cockpit.

Imagem



Um teste dos novos painéis do lugar

Imagem

Imagem



Por enquanto é isso, aos poucos vou dando sequência no Tucaninho :tchau:

ABs
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”