SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá pessoal!

Este é o segundo modelo de avião que montei.

Tenho uma queda pelos biplanos, mas não tenho conhecimento ou vivência em aviação.

Comecei no hobby na quarentena e tenho me divertido bastante.

Meu objetivo é expor aqui no fórum pra ter o retorno de vocês, modelistas mais experientes.

Espero que eu esteja publicando da forma certa e no lugar certo aqui no fórum :)

Vamos lá, uma rápida mas interessante informação tirada da Wikipédia:

“O torpedeiro britânico Swordfish, foi sem dúvida um dos mais bem sucedidos aviões de ataque naval de toda Segunda Guerra Mundial. Apesar de sua aparência, e linhas antigas, ele foi responsável pela maioria das grandes vitórias da aviação naval britânica. Participou no afundamento do Couraçado Bismarck, e do ataque ao Gneisenau e Scharnhorst, além do ataque a frota italiana estacionada em Taranto. Era de fácil pilotagem e controle, sendo o preferido entre seus pilotos. Seu apelido entre seus pilotos era "Stringbag" (saco de cordas). Sua fabricação se deu até o ano de 1944.”


Gostei bastante do kit, mas ele veio sem a árvore das transparências! Então tive que improvisar as transparências, pois não queria parar a montagem.

Imagem

Comecei a montagem pelo cockpit. A pintura de todo o modelo foi feita com pincel usando tintas acrílicas, principalmente as da linha Blue Line, específicas pra pincel da Hataka, e poucas enamel.

Imagem

Imagem


Esses foram os primeiros cintos que fiz, com fita crepe. Preciso melhorar isso.

Já aqui comecei o improviso das transparências. Utilizei plástico transparente de embalagem (dica que peguei em um grupo de zap). Tirei de um aparelho de barbear e também usei transparência de retro-projetor.

Imagem

Imagem

Imagem

Tive um pouco de dificuldade no encaixe das asas e nos seus suportes. Usei Putty da Tamiya e Corretivo nas frestas menores, Mas no final, gostei do resultado.

Imagem

Imagem

Imagem

O canopy foi “enjambrado” com transparência de retro-projetor. Dobrando e cortando até chegar na forma que eu queria. A sorte é que era de forma relativamente simples.

Imagem

As transparências das luzes nas asas foram feitas com plástico de embalagem de barbeador.

Imagem

Imagem

A pintura correu com as dificuldades usuais. Não tenho aerógrafo, mas tenho ciência das limitações do pincel e particularmente gosto de usar estes.

Minha intenção era pintar a frente e escapamento de motor da cor Bronze. Usei Acrilex metálica Bronze, mas o troço ficou dourado hehehehe

Deixei assim.


Imagem

Depois, apliquei Brilho Fácil no pincel, em todo o modelo.

Tenho usado seis demão antes dos decais e seis demão depois. Intervalo de 5-10 minutos entre as demãos. Tem funcionado bem nos poucos modelos que montei, mas acho demorado e ainda procuro opções à esta forma de aplicar o “verniz brilhante”.

Os decais são bem bons, mas foi a primeira vez que tive que aplica-los em superfícies irregulares. Usei várias aplicações de Mr. Mark Softer com intervalos de 12-24h entre elas e ainda assim tive que furar, cortar e pintar alguns defeitos.

Imagem

A seguir, fiz o wash com tinta óleo da Acrilex (sépia misturado com black e raw burnt umbra).

Imagem

Ainda não estou totalmente satisfeito com meus washs. Acho que borram mais que eu gostaria.

Não sei se por causa da tinta da pintura aplicada no pincel, se pelo uso de BF e não verniz brilhante, se é porque o branco e cinza claro da pintura borram mais com wash mesmo, ou se porque estou fazendo algo bem errado hehehehe

Abaixo o resultado da montagem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No final, gostei do resultado! Ainda não tenho tanto conhecimento histórico pra reproduções tão fiéis, tampouco experiência na montagem e pintura, mas o hobby tem me agradado muito e rendido excelentes momentos de “descanso” na correria do dia a dia.

Abraço a todos!

Críticas são todas muito bem vindas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
werplotz
Membro
Mensagens: 205
Registrado em: 06 Abr 2020, 20:27
Nome: Maicon Busin Werplotz
Agradeceu: 19 vezes
Curtiram: 10 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por werplotz »

Pra segundo modelo, tá bom demais!

Sobre o wash, não sei como você aplicou, mas procure por "pin wash" no youtube, é uma técnica que dá muito mais controle na aplicação.
Imagem
Avatar do usuário
Fernando Manfio
Super Membro
Mensagens: 1237
Registrado em: 26 Fev 2016, 16:55
Nome: Fernando José Manfio
Localização: Assis - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 3 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por Fernando Manfio »

Ficou bacana, uma bela aeronave!
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

O bichinho ficou bem bacana. Continue assim, que vai evoluir bastante! :thumbup:
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

werplotz escreveu:Pra segundo modelo, tá bom demais!

Sobre o wash, não sei como você aplicou, mas procure por "pin wash" no youtube, é uma técnica que dá muito mais controle na aplicação.
Obrigado pelo comentário!

Ainda não procurei especificamente por pin wash. Vou ver agora pra usar no próximo modelo.

Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Fernando Manfio escreveu:Ficou bacana, uma bela aeronave!
Valeu pelo comentário!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Marcelo Loureiro escreveu:O bichinho ficou bem bacana. Continue assim, que vai evoluir bastante! :thumbup:
Valeu, Marcelo!

Tenho gostado muito do hobby e me dedicado a ele. Na verdade, é bem bacana esse lance de ir aprendendo e vendo a evolução né?!

Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Olá a todos!

Ainda estou me familiarizando com a dinâmica do fórum.

Queria saber se esta minha montagem, do Fairey Swordfish, gera um troféu no GT?

Obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por geancarlo »

Esse kit ficou muito lindo Lobão, parabéns!
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Fairey Swordfish Mk. 1 - Airfix - 1/72

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Opa!

Valeu!

Vamos aprendendo crescendo no hobby!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Responder

Voltar para “GT 40 - Royal Air Force (RAF)”