SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por geancarlo »

Pensem numa raiva que passei ontem a noite. :raiva:
Comecei a colar os decais e já fui logo naqueles grandes da cauda, o primeiro até que foi, mas quando fui colar o segundo começou o desastre. Eu não conseguia fazer as linhas se encaixarem, quando dava certo de um lado do outro não dava, depois de um tempo o decal começou a rasgar e tive que deixar daquele jeito mesmo. Ficou oh, uma M*. O pior é que a cabeça quer uma coisa e as mãos outra. :palavrao:
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por Chicabum »

Muita calma Geancarlo... isso já aconteceu com muitos de nós, acredite!!!
Esfria a cabeça relaxa e toca em frente. Tudo é um grande aprendizado.
Depois de alguns kits você olhará para esse e verá o quanto evoluiu.
Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por Thunderbolt »

Relaxa Geancarlo.
Para evitar esse tipo de problema nunca faço a mesma parte da decalcagem do avião (lados esquerdo e direito), pois se você colar os decais do lado direito da cauda por exemplo e logo em seguida já for colar os decais da cauda do lado esquerdo, obrigatoriamente você terá que tocar nos decais que você acabou de colar no lado oposto e aí com certeza vai dar m*rd@.
Tem que dar um tempo para que o decal de um lado seque bem para manuseá-lo para que você possa mexer no outro lado com segurança.
Então colo um numa lateral, outro numa asa, outro na cauda e assim vou diversificando à medida do possível para não precisar tocar nos decais recém aplicados.
Com a prática você encontra o jeito que você se adequa melhor e esse tipo de acidente passa a acontecer cada vez menos.
Vai firme aí.

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por geancarlo »

Chicabum escreveu:Muita calma Geancarlo... isso já aconteceu com muitos de nós, acredite!!!
Esfria a cabeça relaxa e toca em frente. Tudo é um grande aprendizado.
Depois de alguns kits você olhará para esse e verá o quanto evoluiu.
Abraço!!!
Aff, Érico, já relaxei. Vai seguir assim mesmo, mas que dá raiva dá. Né não? Depois bato uma foto pra mostrar o estrago.
Thunderbolt escreveu:Relaxa Geancarlo.
Para evitar esse tipo de problema nunca faço a mesma parte da decalcagem do avião (lados esquerdo e direito), pois se você colar os decais do lado direito da cauda por exemplo e logo em seguida já for colar os decais da cauda do lado esquerdo, obrigatoriamente você terá que tocar nos decais que você acabou de colar no lado oposto e aí com certeza vai dar m*rd@.
Tem que dar um tempo para que o decal de um lado seque bem para manuseá-lo para que você possa mexer no outro lado com segurança.
Então colo um numa lateral, outro numa asa, outro na cauda e assim vou diversificando à medida do possível para não precisar tocar nos decais recém aplicados.
Com a prática você encontra o jeito que você se adequa melhor e esse tipo de acidente passa a acontecer cada vez menos.
Vai firme aí.
Pois então Guilherme, eu caí na besteira de começar logo por aqueles decais, já relaxei, vou ter que conviver com isso, rsrsrs. Vivendo e aprendendo.
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por geancarlo »

Vou mostrar minha vergonha aqui, seguem as fotos do resultado. Ainda não estou pronto pra decais grandes, espero amanhã estar, rsrsrs.

Lado de cima até que foi, mas ainda teve bolhas, preciso entender melhor esses decais. Próximo da antena dá pra ver o decal rasgado. :cry:
Imagem

Aqui está o desastre! Sem chance de fazer coincidir as listras! :raiva:

Imagem

Vou tentar amenizar com outros recursos!
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por Thunderbolt »

Fala Geancarlo.
Esses decais de faixas de invasão são bem chatos de alinhar mesmo.
Por isso eu sempre opto por pintá-las.
Além de ficarem melhores não se corre o risco de estragar.
Mas uma vez que você optou por usar os decalques, dá para tentar dar uma acertada nisso com tinta. Só para tirar esse desalinhamento.
Isso aí não está tão difícil de resolver.
Capricha aí que dá pra dar uma boa melhorada nessa parte de baixo.
Sigo acompanhando.

Um abraço!
Avatar do usuário
geancarlo
Membro
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jul 2020, 23:56
Nome: Gean Nascimento
Localização: Camboriú/SC
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por geancarlo »

Boa noite pessoal, segue atualização do meu desastre aéreo! Além de ter dado uma desanimada pela falta de habilidade em aplicar os decais, que ficaram desalinhados e com bolhas (não sei se dá pra chamar aquilo de bolhas, talvez ecossistemas seria melhor), ainda tive um caso de Covid na família que me deixou bem preocupado, então se cuidem.
Não vou mais postar fotos de perto, não quero passar vergonha, rsrsrs. Ainda estou apanhando dos decais, mas acho que estou aprendendo... Eu acho.
Imagem

Imagem

Aqui segue um detalhe. Eu apanhei muito da tinta verde, não sei porque. Ela ficou bem grossa, na próxima montagem vou diluir mais e ser mais paciente, assim como fiz com a cinza.
Imagem
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por Thunderbolt »

É, faixas de invasão não são nada fáceis de se lidar.
Mas a prática leva a perfeição.
Uma dica para pelo menos diminuir a quantidade de bolhas é usar pincel de silicone para tirá-las.
Vi no YouTube e achei bem legal, o cara usava como se fosse um rodo puxando água.
Comprei um jogo de pincéis de silicone e achei bem legal de usar.
O único cuidado é não rasgar o decal enquanto tira as bolhas.

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Avatar do usuário
C-A-F-Lobao
Super Membro
Mensagens: 1082
Registrado em: 15 Jun 2020, 12:23
Nome: Carlos Augusto Ferreira Lobão
Agradeceu: 0
Curtiram: 55 vezes

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por C-A-F-Lobao »

Segue firme que tá indo!
Nas fotos q vc mandou está bacana


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: Spitfire MK IX - Italeri - 1:48

Mensagem por Chicabum »

Olá Geancarlo!
Decais grandes sempre dão trabalho e a dica que o Thunder deu é bem legal. Eu costumo deixar bem úmida a parte que receberá o decal e com cuidado eu rolo um cotonete para tirar a agua que fica embaixo. Agora vou procurar esse pincel de silicone.
Mas se mesmo assim um bolha insiste em permanecer, pego a ponta do estilete e faço um discreto furo. Já vi gente fazer com a ponta de um alfinete ou agulha de costura. Mas tem que ser feito com cuidado para furar e não rasgar o decal.

Não achei ruim não. Depois que passar o verniz fosco ele disfarça mais. E sempre dá pra carregar um pouco mais no wash e sujar onde não ficou do jeito que queria. Isso também ajuda a disfarçar. Manda bala que tá no final!!!!

Abraço!!!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Responder

Voltar para “GT 40 - Royal Air Force (RAF)”