Pessoal:
Comecei a fazer meu primeiro kit de carro e tirei fotos do processo.
Gostaria de compartilhar o que eu fiz na fase de polimento e que deu um resultado bem legal. Não é nenhuma novidade mas talvez ajude o pessoal.
Alguns já devem ter visto no Facebook mas lá as coisas se perdem rapidamente.
INÃCIO
Após a aplicação de primer (Surfacer 1500) e tinta automotiva poliester (Vermelho Tornado), eu apliquei três demãos de verniz rápido Lazzadur (aquele monocomponente mesmo). O resultado no final desta etapa foi o da foto abaixo.
Não tá péssimo mas apresenta brilho desigual e uma leve textura de casca de laranja.
MATERIAL UTILIZADO
Lixa d嫇gua 1200 e 1500
Kit de polimento Vanguard; marca: Lincoln (três frascos custaram R$130,00)
Algodão de polimento (R$ 3 ou 4):
Flanela de microfibra (cortada em quatro pedaços) (R$ 15,00):
LIXAR A SUPERFÃCIE:
Independente da superfície apresentar casca de laranja ou outros defeitos, você deve lixar todas as superfícies com lixa 1200 e depois com a 1500.
Os cantos e curvas acentuados devem ser evitados - a lixa vai arrancar a tinta nesses pontos.
Eu terminei essa fase assim:
Dica: tem que lixar mais do que isso aí. É para ficar bem homogêneo. Deixando assim eu tive mais trabalho na fase seguinte.
POLIMENTO PESADO:
Nota: fiz todo o polimento na mão. No próximo usarei a politriz.
Nessa fase eu apliquei o polidor de corte com ALGODÃO. Fiz movimentos circulares com leve força.
Você pode acompanhar o progresso limpando com um dos pedaços da flanela.
Dica: reserve esse pedaço só para limpeza do polidor de corte.
Ficou assim:
Tem marquinhas na pintura mas a superfície tá lisa.
POLIMENTO DE REFINO:
O composto foi aplicado com ALGODÃO também. Nessa fase ainda pode ser usada a politriz.
A aplicação foi igual à fase anterior. E tenho um pedaço da flanela para esta etapa.
BRILHO:
A última fase é a de lustrar.
Utilize apenas o PANO DE MICROFIBRA (o terceiro pedaço) e faça tudo à mão. Não utilize politriz nessa etapa.
LIMPEZA:
Como quarto pedaço, dê um trato geral. Use essa pedaço da toalha para limpeza quando terminar a montagem inteira.
O resultado foi esse:
Não tá 100% (longe disso) mas tá bem aceitável.
CONCLUSÃO:
Espero que ajude quem tá começando ou aqueles que queiram substituir os produtos de polimento tradicionais do hobby (Tamiya etc).
Abraço
Marco
Próximos Eventos Programados:
Tutorial de Polimento de Pintura
-
- Membro
- Nome: .
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 2 vezes
Tutorial de Polimento de Pintura
- Estes usuários curtiram o post de Marco Tullio:
- Marcelo_Facchini (17 Out 2023, 12:57)
-
- Novato
- Nome: Felipe Trigueiro
- Curtiram: 4 vezes
Re: Tutorial de Polimento de Pintura
vi uma tecnica interessante ontem, onde vc coloca uma fita de mascaramento (da menor que tiver, 5mm) nos lugares que tem vinco, pra nao tirar a tinta no lixamento. achei top
- NightRider
- Conselheiro
- Nome: Luis
- Agradeceu: 1 vez
- Curtiram: 47 vezes
Muito boa a iniciativa, Marco ! Você foi bem claro e simples na explicação, com certeza irá ajudar bastante outros modelistas que tenham dúvidas nesse processo. Parabéns !
Um abraço !
Um abraço !
-
- Membro
- Nome: .
- Curtiram: 2 vezes
Valeu! Essa foi a intenção.NightRider escreveu:Muito boa a iniciativa, Marco ! Você foi bem claro e simples na explicação, com certeza irá ajudar bastante outros modelistas que tenham dúvidas nesse processo. Parabéns !
Um abraço !
No próximo kit, registrarei melhor as etapas da pintura. Pintar carro é bem diferente do que pintar aviões.