SemperFi

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Fórum dedicado aos Reviews

Moderador: Moderadores Boteco

Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por Flying Pancake »

Fala galera,

Comecei no Plastimodelismo no final de 2018, mas só ouvi falar do aerógrafo Gatti no começo deste ano. Me falaram extremamente bem desses aerógrafos, com alguns me dizendo que possuíam esse modelo a mais de 30 anos sem nenhum problema.

Resumo da história: achei pouquíssimo material sobre essas aerógrafos na internet, e o próprio fabricante não possui um site funcional, Facebook ou Instagram. Após alguns meses sem comprar nenhum kit e guardando o troco do pão, comprei o meu Gatti e a primeira impressão superou muito minhas expectativas.

Faço aqui uma apresentação do aerógrafo e um pequeno review. Espero poder ajudar os modelistas que assim como eu, não conhecem / conheciam esse aerógrafo, que já adianto ser uma excelente opção nacional.



Aerógrafo Gatti AG-3

A Gatti está no mercado há mais de 30 anos produzindo aerógrafos próprios e acessórios para aerografia. Possuem uma loja própria no Jabaquara, aqui em São Paulo, onde é possível retirar o aerógrafo pessoalmente, porém estão fechados neste momento devido ao Corona, mas seguem as vendas com entrega via Sedex.

Uma característica que chama bastante a atenção é o L em metal na parte de baixo do aerógrafo, que na verdade é a passagem de ar da válvula até o bico.

Imagem


Bom, chega de papo, vamos lá:

O Aerógrafo que comprei, modelo AG-3 ambidestro, de dupla ação por gravidade e copo lateral removível, possui entradas para o copo no lado esquerdo e direito, possibilitando o uso por destros e canhotos. Também inclui no pedido um copo menor de 3ml. A agulha é 0,3mm.

Muito importante destacar que esse aerógrafo NÃO possui Orings, podendo ser usado qualquer thinner sem preocupação.

O aerógrafo vem em uma bela caixinha de MDF com espuma e veludo por dentro, protegendo totalmente seu aerógrafo.

Imagem

Imagem

Imagem



Ele vem com o encaixe para mangueira direto, mas está incluído o adaptador para mangueira de rosca ou engate rápido. Também veio com duas tampinhas de plástico para tampar o encaixe do copo.

Imagem

Imagem



O acabamento cromado é de primeiríssima qualidade, muito bonito e impecável.

Imagem



O bico dele me chamou a atenção, pois é bem maior do que os bicos de aerógrafos chineses que eu estou acostumado. A usinagem é ótima e também parece muito resistente. Mas não vem incluso chave para retirar o bico caso seja necessário, e como o bico é grande, a chave dos aerógrafos chineses não cabe. Teríamos ai que buscar uma alternativa para retirar o bico, se necessário.

A coroa é cortada nas laterais, o que ajuda bastante no uso para não acumular tinta, mas também dificulta um pouco para fazer a retro lavagem.

Ele possui duas saídas de ar localizadas logo abaixo do bico.

Uma coisa que eu gostei ao "explorar" o aerógrafo é que todas as peças vieram muito bem apertadas, sem a necessidade de ajustar ou apertar nada antes do uso.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Recebi um copo de 15ml com tampa e um copo de 3ml sem tampa.

Ambos possuem um ótimo acabamento geral e um aspecto artesanal que gostei muito. O copo de 15ml inclusive possui o que eu acredito ser um número de série ou lote dentro.

Passando o dedo por dentro do copo percebe-se um acabamento muito liso e bem feito.

Não há rosca para colocar o copo no aerógrafo, é necessário encaixá-lo, fazer uma leve pressão e girar um pouquinho para que fique firme. Fui alertado por diversas pessoas que o copo pode cair caso não seja colocado direito. Nos testes que eu fiz me pareceu super firme, acho que acertei logo de primeira :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Aqui podemos ver que eu seguro o aerógrafo pelo copo e ele não solta

Imagem


Pegada

Apesar do L na parte de baixo do aerógrafo, a pegada dele é super confortável e macia. O equipamento é muito leve, inclusive mais leve do que meu xing ling 3ml.

O gatilho é MUITO macio e preciso, realmente foi uma delícia usar esse aerógrafo nos testes. Mal posso esperar para usá-lo em alguma montagem.


Imagem

Imagem



Aqui um teste rápido que eu fiz usando Dry Colors direto do pote, sem adição de thinner.

Mesmo com a coroa no lugar, consegui traços muito finos e um mottling super preciso e controlável. Também não tive tinta seca aderindo à agulha, o que para mim comprova que o acabamento e usinagem da agulha é realmente muito bom.

O que me chamou a atenção é a precisão do aerógrafo mesmo a distâncias consideráveis. Não precisei deixar o aerógrafo quase encostado na folha para conseguir traços finos, lembrando que o AG-3 é 0,3mm.

Após a utilização do aerógrafo, foi extremamente fácil a lavagem interna, mostrando mais uma vez a qualidade de acabamento. O copo removível também facilita muito a limpeza.

Imagem


Para finalizar, o encarte que vem na caixinha com a visão explodida e recorte lateral do AG-3

Imagem

Imagem



Conclusão: é um aerógrafo sensacional, possui uma ótima pegada apesar do design antiquado, e possibilita um ótimo controle de pintura e traços finos. Realmente foi uma compra que valeu muito a pena. Além de ser um super produto nacional, com muito fácil acesso à assistência e peças de reposição.

O aerógrafo pode ser comprado diretamente com a Gatti ou então no único revendedor que encontrei, a Toral Comércio.

Gatti Aerógrafos
(11) 5011-9048 | (11) 5011-3276
contato@aerografosgatti.com.br
http://www.aerografosgatti.com.br/

Total Comércio
https://www.toralcomercio.com.br/

Espero ter ajudado :thumbup:

Abraço!
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por Chicabum »

Que beleza de Aerógrafo!!

Muito bom esse review! muita gente fala muito bem dos aerógrafos da Gatti. Fico curioso para usar um desses. E sendo nacional não só facilita a possível manutenção, mas estimula nossos fabricantes nacionais dando emprego e contribuindo aqui e não em outros países.

Já fiquei com vontade de comprar um pra mim! Acho que preciso frequentar mais as reuniões do CKA... :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Valeu Yuri!!!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
rmozeto
Super Membro
Mensagens: 1901
Registrado em: 23 Jun 2015, 00:35
Nome: Rafael Mozeto
Localização: São Carlos - SP
Agradeceu: 86 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:
 
Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72
 
GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72
 

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por rmozeto »

Parece muito legal esse aerógrafo, se eu não estivesse esperando um que comprei chegar com certeza ia pedir um.
Meu xing-ling 0,3 está me parecendo que precisa de um descanso, vou considerar fortemente o Gatti como um candidato.
Obrigado Yuri pelo detalhado review!
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por pgplasti »

Legal
Parabéns pela compra e tb pelo que postou
Eu havia enviado um e-mail p eles pedi do informação a cerca de 1 mês atrás
Como não me responderam (até semana passada pedindo p entrar em contato ao invés de oferecer material) acabei optando pelo Elaga S 3 que possui um valor acessível e chegou esse final de semana
Não tem o mesmo nível de acabamento desse mas parece ser tão bom qto
Pena não ter visto seu post antes tivesse insistido No Gatti
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
marcio bernardi
Super Membro
Mensagens: 1598
Registrado em: 08 Dez 2015, 09:55
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 289 vezes
Curtiram: 115 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por marcio bernardi »

assino em baixo, tenho um AG-2 e realmente é um baita aerógrafo. :thumbup:
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por Flying Pancake »

Chicabum escreveu:Que beleza de Aerógrafo!!

Muito bom esse review! muita gente fala muito bem dos aerógrafos da Gatti. Fico curioso para usar um desses. E sendo nacional não só facilita a possível manutenção, mas estimula nossos fabricantes nacionais dando emprego e contribuindo aqui e não em outros países.

Já fiquei com vontade de comprar um pra mim! Acho que preciso frequentar mais as reuniões do CKA... :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Valeu Yuri!!!!!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Valeu Érico!!

É realmente um belíssimo aerógrafo. Vale muito a pena ai ficarmos um tempo sem comprar kit e juntar um dinheirinho para esse equipamento :thumbup: :thumbup:

Abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por Flying Pancake »

rmozeto escreveu:Parece muito legal esse aerógrafo, se eu não estivesse esperando um que comprei chegar com certeza ia pedir um.
Meu xing-ling 0,3 está me parecendo que precisa de um descanso, vou considerar fortemente o Gatti como um candidato.
Obrigado Yuri pelo detalhado review!
É muito bom mesmo o Gatti, e tiver a oportunidade pode comprar, é um belo equipamento :thumbup: :thumbup:

Abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por Flying Pancake »

pgplasti escreveu:Legal
Parabéns pela compra e tb pelo que postou
Eu havia enviado um e-mail p eles pedi do informação a cerca de 1 mês atrás
Como não me responderam (até semana passada pedindo p entrar em contato ao invés de oferecer material) acabei optando pelo Elaga S 3 que possui um valor acessível e chegou esse final de semana
Não tem o mesmo nível de acabamento desse mas parece ser tão bom qto
Pena não ter visto seu post antes tivesse insistido No Gatti
Valeu Flávio!

Poxa, comigo foi super rápido o atendimento. Liguei para a Gatti, me passaram um WhatsApp e no mesmo dia fechei a compra com eles. Postaram o aerógrafo no dia seguinte.

Eu estava entre o AG-3 e o Studio 5, mas quando tentei falar com a Elaga foi o contrário, nunca me responderam...

Abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3378
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 90 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por Flying Pancake »

marcio bernardi escreveu:assino em baixo, tenho um AG-2 e realmente é um baita aerógrafo. :thumbup:
É isso ai, um baita aerógrafo :thumbup: :thumbup:

Abs
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Apresentação e Review Aerógrafo Gatti AG-3

Mensagem por Thunderbolt »

É...
Um belo aerógrafo.
Me atiçou as lombrigas.
Parabéns pela aquisição.

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “Reviews”