Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Na Caixa]  B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Moderadores: mvleonardo, Moderadores GT

Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: B-24D

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

YuriUB escreveu:Caraca, esse gerador ficou sensacional, perfeito :clap: :clap:
Ótima idéia iluminar o kit, dará para ver todo o interior através das aberturas, porém achei esse LED Azul meio deslocado no B-24... A luz dele era azul mesmo? Acredito que uma luz neutra ou então quente ficaria mais adequada ao contexto e época da aeronave :pensando:
Abraço!
Thunderbolt escreveu:Excelente idéia de iluminar o interior do B-24 Alexandre.
Porém o Yuri tocou num ponto importante. Será que lá nos anos 40 as luzes internas não seriam lâmpadas incandescentes amareladas mesmo?
Seja como for, a idéia é fantástica.
O gerador foi muito bem feito não podendo ficar melhor para a escala 1/72.
Parabéns pelo resultado alcançado.
Abraço!
Olá Pessoal,

Só explicando a situação:

Os LEDs testados no modelo são de luz branca e na foto a luz ficou azul sei lá porque.
Entretanto, eu já havia pesquisado o padrão e adicionei uma camada de clear vermelho por cima dos LEDs, mudando a luz para o padrão vermelho. Eu perdi as fotos porque meu telefone foi formatado sem antes fazer backup das fotos.

A ideia de se iluminar um kit de bombardeiro por dentro já é velha e outros modelistas já o fizeram...

Imagem

Nas pesquisas feitas, as cores das luzes seguem o padrão militar dos tons verde (para situações fora de combate) e vermelho (para situações de combate), porém, não encontrei fotos do aparelho real usando as luzes noturnas provavelmente porque o Liberator atuava de dia e também pelo fato da maioria das fotos da época estarem no padrão preto e branco.

Imagem

Imagem

Respondendo o Guilherme: sim, o padrão de lâmpadas usado na época era das lâmpadas incandescentes.

Obrigado a vocês pela observação histórica! Isso mostra que vocês estão sempre atentos para os detalhes!

[]s :tchau:
Avatar do usuário
Marcelo Loureiro
Super Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 31 Dez 2019, 12:07
Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Marcelo Loureiro »

Não tenho palavras para elogiar devidamente esse seu trabalho fantástico! Só a pesquisa já é digna dos mais altos elogios, imagine a execução! De minha parte, muito modestamente, devo reconhecer que, acompanhando seu trabalho, tenho me aventurado a tentar realizar alterações nos kits que venho montando, sempre usando de scratch. Meus parabéns!
Quanto à dúvida sobre a cor das luzes internas, gostaria de pontuar que, nas aeronaves militares é normal haver dupla coloração. Por questões de aumentar a acuidade visual noturna, pilotos militares usam iluminação vermelha à noite, pois esse tom não compromete a aclimatação do globo ocular à baixa luminosidade da noite. Essa aclimatação se dá, no caso da Marinha do Brasil, com o tripulante se mantendo no escuro por, pelo menos, 30 min antes do voo. Não deve ser diferente com os americanos. Portanto, o vermelho, seguramente, não estará errado. A luz branca, ou amarela, só é usada no solo e, normalmente, depois do voo.
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Marcelo Loureiro escreveu:Não tenho palavras para elogiar devidamente esse seu trabalho fantástico! Só a pesquisa já é digna dos mais altos elogios, imagine a execução! De minha parte, muito modestamente, devo reconhecer que, acompanhando seu trabalho, tenho me aventurado a tentar realizar alterações nos kits que venho montando, sempre usando de scratch. Meus parabéns!
Quanto à dúvida sobre a cor das luzes internas, gostaria de pontuar que, nas aeronaves militares é normal haver dupla coloração. Por questões de aumentar a acuidade visual noturna, pilotos militares usam iluminação vermelha à noite, pois esse tom não compromete a aclimatação do globo ocular à baixa luminosidade da noite. Essa aclimatação se dá, no caso da Marinha do Brasil, com o tripulante se mantendo no escuro por, pelo menos, 30 min antes do voo. Não deve ser diferente com os americanos. Portanto, o vermelho, seguramente, não estará errado. A luz branca, ou amarela, só é usada no solo e, normalmente, depois do voo.
Muito obrigado pelo elogio e pela eficaz explicação sobre as luzes, caro Marcelo!
[]s :tchau:
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Bom ,deixa eu colocar meus poucos centavos de contribuição aqui.
Como explicado pelo Marcelo sobre o procedimento na Marinha, os carros de combate possuem iluminação no interior e durante o emprego operacional noturno a luz vermelha é utilizada. A guarnição tem a opção da luz branca também, mas esta só é usada fora de situação de combate.

O seu trabalho no B-24 impressiona cada vez mais a cada atualização, Alexandre.
Além da montagem meticulosa no interior do B-24, sua pesquisa técnica e histórica da aeronave são espetaculares.
A ideia da iluminação no interior do bombardeiro foi excelente.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por LRFOGA »

Estimado amigo Alexandre Rezende, que trabalho espetacular nesse kit, precisão em todos os detalhes, sensacional :shock: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Imagem
Avatar do usuário
MVTB
Super Membro
Mensagens: 4570
Registrado em: 27 Jul 2012, 00:57
Nome: Marcus Vinicius Teixeira Borges
Localização: São José dos Campos/SP
Agradeceu: 46 vezes
Curtiram: 53 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por MVTB »

Muito legal Alexandre,vai ficar excelente com essas luzes!
Buscar a Deus,sempre...
Avatar do usuário
ALEXANDRE REZENDE
Super Membro
Mensagens: 1800
Registrado em: 16 Jul 2012, 14:08
Nome: Alexandre Almeida Rezende
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por ALEXANDRE REZENDE »

Rogerio Kocuka escreveu:Bom ,deixa eu colocar meus poucos centavos de contribuição aqui.
Como explicado pelo Marcelo sobre o procedimento na Marinha, os carros de combate possuem iluminação no interior e durante o emprego operacional noturno a luz vermelha é utilizada. A guarnição tem a opção da luz branca também, mas esta só é usada fora de situação de combate.

O seu trabalho no B-24 impressiona cada vez mais a cada atualização, Alexandre.
Além da montagem meticulosa no interior do B-24, sua pesquisa técnica e histórica da aeronave são espetaculares.
A ideia da iluminação no interior do bombardeiro foi excelente.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Um abraço!
Obrigado Kocuka por enriquecer-nos com mais valiosas informações!
Fico satisfeito que esteja gostando da montagem! Faço isso tentando inspirar meus amigos do Hobby!
[]s :tchau:
LRFOGA escreveu:Estimado amigo Alexandre Rezende, que trabalho espetacular nesse kit, precisão em todos os detalhes, sensacional :shock: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Muito obrigado pela presença e pelo elogio, caro amigo FOGA!
[]s :tchau:
MVTB escreveu:Muito legal Alexandre,vai ficar excelente com essas luzes!
Obrigado pelo apoio, Marcus!
Tentarei não decepcionar no resultado!
[]s :tchau:
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5059
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 41 vezes
Curtiram: 120 vezes

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por Chicabum »

Que montagem sensacional. E quando achamos que já fez tudo que poderia, chega com esse gerador e as luzes...

Cada vez mais impressionado!


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
shepard
Super Membro
Mensagens: 2745
Registrado em: 07 Jun 2012, 18:47
Nome: shepard
Localização: space - final frontier
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por shepard »

SEN SA CI O NAL !!!!!!
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Avatar do usuário
shepard
Super Membro
Mensagens: 2745
Registrado em: 07 Jun 2012, 18:47
Nome: shepard
Localização: space - final frontier
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: B-24D "Liberator" - Revell - 1/72

Mensagem por shepard »

Deu eco??? é pra dar eco..... SEN SA CI O NAL !!!!!
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Responder

Voltar para “GT 29 - Bombardeiros”