Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Concluído]  Alpha Jet - Revell - 1:72

Moderador: Moderadores GT

Avatar do usuário
Nerum
Super Membro
Mensagens: 10286
Registrado em: 05 Jun 2013, 12:44
Nome: Nerum Mortagua
Localização: Curitiba, Pr
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por Nerum »

Opa chegando para acompanhar ... :thumbup:
Essa assimetria, você resolve de boa ... :thumbup:
Imagem
Avatar do usuário
almeidasss
Membro
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jun 2017, 20:36
Nome: Roger Almeida
Localização: SP-Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por almeidasss »

5-Cockpit

Olá pessoal, boas vindas a todos!

Iniciando a montagem propriamente dita, comecei pelo cockpit, sem muita novidade em relação às técnicas tradicionais. Primer preto, cinza médio/claro na cockpit e cinza claro nos assentos.

Pensei em fazer uns cintos de segurança, mas pelo tamanho acabei desistindo.

Cheguei a fazer as alças dos assentos ejetores pintando de preto e depois de amarelo um araminho de pão; mas dado o detalhe da escala e o fato de eu não ter passado primer, descascou uma boa parte e acabei desistindo.

Apliquei os decais conforme indicado no manual e o resultado, após alguns retoques, ficou bom para o meu gosto. O manche do instrutor veio com um pedacinho quebrado, tentei arrumar com um araminho, mas não deu certo. Sem stress, pq quando fechar o pastel e cobrir com a transparência, alguns detalhes não ficam muito visíveis.

Próximo passo: trem de pouso.
ImagemImagemImagem
Se voa e eu gosto, eu monto!
Avatar do usuário
almeidasss
Membro
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jun 2017, 20:36
Nome: Roger Almeida
Localização: SP-Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por almeidasss »

6-Trem de pouso

Eu tradicionalmente prefiro deixar o tem de pouso para o final da montagem.

Porém, na instrução do kit, o trem de pouso vem no começo, devendo ser montado no terço inferior da fuselagem antes de fechá-la totalmente.

Sempre desconfio das instruções, mas achei prudente fazer um teste; o resultado é que não dá para deixar para o fim: ao montar o porão do trem na parte inferior da fuselagem e encaixá-la seu lugar, fica inviável inserir as peças depois. Paciência, o trem vai antes (ao menos o essencial).

Imagem

Fiz uns ajustes de relevo tentando simular os encaixes das articulações e criei luzes de pouso em scratch; tentei fazer a pintura seguindo as referências, mas não gostei do tom final obtido. Fiz uns furinhos nos pneus do trem principal tentando simular os 8 parafusos de fixação das rodas.

Imagem

Fiz um wash com guache preto e o resultado até que ficou interessante.

Pintei os pneus também, mas retoques serão necessários.

Na hora de finalizar todo trem, vou tentar fazer as linhas hidráulicas

Imagem
Se voa e eu gosto, eu monto!
Avatar do usuário
almeidasss
Membro
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jun 2017, 20:36
Nome: Roger Almeida
Localização: SP-Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por almeidasss »

7-Montagem do corpo principal

Ufa, deu trabalho finalizar a fuselagem e as asas: encontrei uns abacaxis (ou seriam goiabas?) no caminho, inventei algumas modas mas, graças a umas boas dicas que consegui, cheguei a um resultado final que me satisfez.

Comecei dando um primer preto na parte interior dos 3 terços da fuselagem pq achei o plástico branco um pouco translúcido demais para o meu gosto. Passei máscara líquida nas bordas para depois não ter trabalho de tirar a tinta na hora de colar.

Imagem

Imagem

Imagem

Corrigi o probleminha na parte posterior do cockpit nos terços superiores da fuselagem e colei sem maiores problemas.

Montei o trem de pouso no terço inferior, e na hora de colar o 1/3 com os 2/3 a má engenharia do kit deu as suas caras. A impressão que me passou é que quiseram fazer um encaixe por demais sofisticado para as condições de tecnologia do molde (lembrando que a embalagem do kit é Revell, mas o corpo Heller).

Imagem

Montei as asas e cismei de fazer uns baixos relevos na fuselagem, principalmente pq em várias fotos são muitos nítidos os contornos do freio aerodinâmico. Usando um scriber básico, fiz várias ranhuras no leme e na fuselagem; dessa vez quase não usei uma fita guia: para cada traço fui devagarzinho acompanhando os altos relevos do kit e aos poucos aumentando a força até ter cavocado razoavelmente. Inventei uma forma mais sistematizada de fazer, começando só com o peso da ferramenta, na direção em que o seu lado mais fino avança, em só um sentido e gradativamente aumentando a força; convencionei que fazer isso 50 vezes para cada linha seria suficiente e na maioria das vezes deu certo. Os contornos dos freios na fuselagem deram um trabalhinho, mas até que ficou bom. Não correspondem ao desenho real do avião representado, mas ao menos estão lá. Quando eu estava quase acabando de riscar todas as linha que eu queria, "descobri" que umas gotinhas de água ajudam o scriber a deslizar melhor, minimizando as chances daquelas escorregadas que arranham o plástico do jeito que você NÃO queria.

Após ter colado as asas, é chegada a hora de tapar os gaps, inclusive o do canopy na fuselagem, que um trabalho extra desnecessário pq só fui me importar com ele APÓS ter fechado o pastel com o cockpit montadinho e bonitinho. Que burrada! Todos os procedimentos de "põe putty, lixa, ajusta, repete" deram uma desgastada em algumas partes do interior e no final tive que fazer vários retoques. Ter feito os ajustes ANTES de fechar o pastel em definitivo com o cockpit dentro trariam melhores resultados.

Imagem

No meio desse processo de tapar os cânions do kit, me deparei com um truquezinho que me foi muito útil: o liquid sprue (https://www.youtube.com/watch?v=Pjm7rmP-yMM). Fiz um tantinho com um resto de cola Jet e, ao menos para mim, foi miraculoso. Como eu pessoalmente tenho uma certa aversão a massa putty, a descoberta do liquid sprue foi uma bênção para mim. Acho que minha funilaria agora vai melhorar trabalhando dessa forma.

Imagem

Após ter colado, ajustado, feito a funilaria de tudo que precisava, coloquei porções generosas de máscara líquida nos trens de pouso.

Também comecei outra experiência: máscaras personalizadas para a pintura. Tive uma certa dificuldade no ínicio, mas após vários ajustes consegui obter algo decente (porém não perfeito) para o canopy e pude começar a pensar na fase de pintura.

Imagem
Se voa e eu gosto, eu monto!
Avatar do usuário
Rogerio Kocuka
Super Membro
Mensagens: 9049
Registrado em: 17 Out 2012, 01:38
Nome: Rogerio Kocuka
Agradeceu: 94 vezes
Curtiram: 222 vezes

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por Rogerio Kocuka »

Esse Alpha Jet está dando trabalho, mas você está fazendo uma bela ave.
Manda :bala: :bala: :bala: :bala: aí!

Um abraço!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 92 vezes

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por Flying Pancake »

Eita, o bichinho ta lutando contra você mas está ficando muito legal.

Manda bala ai :bala: :bala:
Avatar do usuário
almeidasss
Membro
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jun 2017, 20:36
Nome: Roger Almeida
Localização: SP-Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por almeidasss »

8a-Pintura primer

Atinginda a funilaria um estágio satisfatório, é chegada a hora de iniciar a pintura.
Antes, dei uma boa lavada com sabonete líquido para tirar toda a gordura dos dedos e a fuligem de plástico lixada e riscada para o baixo relevo.

Usei com bastante critério o primer cinza PU Tom Colors, procurando não enxarcar o kit. No dia seguinte passei com cuidado um papel de coador de café em movimentos circulares para deixar a superfície o mais lisa possível para as camadas de tinta que virão.

Imagem


8b-Pintura-Égalité (branco)

Começando das cores mais claras para as mais escuras, iniciei pelo branco, procurando cobrir o kit todo de maneira uniforme.
Algumas mãos com não muita tinta deram um boa cobertura.
Curada a tinta, de novo papel de coador de café em movimentos circulares para deixar a mão de branco o mais lisa possível.
Agora veio a parte mais difícil: como não tenho os decais específicos do kit, todas as faixas brancas e o número na cauda serão delineadas na base do mascaramento. Além disso, toda a parte superior do canopy teve que ser protegida.
Então, após o branco, foram algumas sessões para posicionar todas as máscaras.

Imagem


Imagem


8c-Pintura-Fraternité (vermelho)

A mão de vermelho foi mais fácil do que a de branco e a pintura foi tranquila.
Para proteger a camada de vermelho usei fita em alguns lugares e máscara líquida em outros.

Imagem
Usando algumas referências oficiais...

Imagem

Imagem


8d-Pintura-Liberté (azul)

A cor final, azul, é a predominante no kit.
A pintura deu um pouco mais de trabalho, principalmente no espaço compreendido entre a nacele superior do motor e a parte inferior da asa.
Finalizado o azul, tirei todas as máscaras para verificar o resultado.

Imagem

Imagem

Achei que o resultado final ficou bom, mas longe o suficiente da perfeição para eu me acomodar.
Alguns retoques terão que ser feitos para resolver satisfatoriamente a questão.
Se voa e eu gosto, eu monto!
Avatar do usuário
almeidasss
Membro
Mensagens: 173
Registrado em: 04 Jun 2017, 20:36
Nome: Roger Almeida
Localização: SP-Capital
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por almeidasss »

09-Verniz-Decal-Verniz-Wash

Finalizada a cor azul, fiz alguns retoques. Com calma e procurando ser cirúrgico, colocando nas áreas do kit necessárias. Comparada com a última montagem, tive poucos problemas e a maioria dos retoques resultou aceitável. Um ou outro lugar não deu mto certo o que eu fiz, mas não vou fazer retoques dos retoques nesse kit. Paciência.

A 1ª camada de verniz antes dos decais revelou-se umproblema, e o verniz, talvez por ser umpouco velho, não deu o brilho que eu esperava e ainda deixou muitas superfícies irregulares, estragando um pouco o trabalho de pintura. Tentei fazer polimento, mas por minha falta de habilidade, não resolveu muito. Achei melhor não piorar o que já não estava muito bom e desisti de tentar arrumar. Troquei de verniz, para um acrílico base água, e o resultado foi bem melhor, apesar de a "lisura" da superfície ter sido comprometida.

Apliquei os decais (aqueles que deu aproveitar do kit do Fouga Magister 1/72) e nova mão do verniz acrílico.

Por fim o wash, que não deu muitos problemas, mas podia ter ficado melhor.


Imagem

Imagem

Imagem
Se voa e eu gosto, eu monto!
Flying Pancake
Conselheiro
Mensagens: 3382
Registrado em: 18 Dez 2018, 11:48
Nome: Yuri
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 92 vezes

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por Flying Pancake »

Ficou linda essa pintura :clap: :clap:

Manda bala :bala:
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Alpha Jet - Revell - 1:72

Mensagem por Thunderbolt »

Muito bom mesmo.
Tremendp trabalho de pintura.
O Alpha Jet ficou uma beleza :clap:
Responder

Voltar para “GT 81 - Aeronaves de treinamento”