Master-Model

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Pergunta sobre ceras Future, brilho fácil, Bravo, etc

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Pergunta sobre ceras Future, brilho fácil, Bravo, etc

Mensagem por TioDrakul »

Pessoal, eu estava me perguntando uma coisa importante aqui e eu gostaria de saber a opinião de quem já tenha passado por essa situação:

Imagine que você usou Brilho fácil/Future/Bravo, etc como "verniz brilhante" para colocar os decais e deu tudo certo até esse ponto. Normalmente o passo seguinte seria fazer wash e então aplicar verniz fosco, mas se o modelo é para ficar brilhante no final eu precisaria aplicar verniz brilhante por cima da cera? Ou eu poderia deixar só com a cera?

EDIT: A razão para a pergunta: Eu estou terminando o B-29 e é para ele ficar brilhante no final. O resultado só com a cera até agora ficou legal (pois o resultado com ela fica bem lustroso e brilhante) para mim, mas eu não sei se só a cera seria suficiente com o passar do tempo ou se eu precisaria passar verniz brilhante por cima para proteger em definitivo a pintura.
Editado pela última vez por TioDrakul em 01 Jun 2020, 16:05, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5074
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 44 vezes
Curtiram: 130 vezes

Re: Pergunta sobre ceras Future, brilho fácil, Bravo, etc

Mensagem por Chicabum »

Também tenho essa dúvida. Tanto que no último kit eu usei tinta automotiva brilhante e não apliquei verniz e nem cera para aplicar os decais. Depois dos decais eu usei verniz brilhante pra fazer o wash e depois selei tudo com verniz fosco.
:pensando: :pensando: :pensando:

Vou aproveitar a carona no tópico aberto e lançar uma dúvida que apareceu hoje.
Tenho uma transparência gigante no Columbia para usar e nela irei fazer uma máscara para pintar uma moldura de janela. Vocês que usam Future há tempos, o que fariam?
Aplicariam a cera com aerógrafo antes da máscara?
Fariam a pintura de depois mergulhariam a peça na cera?
Fariam a pintura e aplicariam no aerógrafo?
Se for usar o aerógrafo diluem a cera? Com o quê?
Têm outra forma de trabalho?
:confuse: :confuse: :confuse: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Pergunta sobre ceras Future, brilho fácil, Bravo, etc

Mensagem por TioDrakul »

Chicabum escreveu:Também tenho essa dúvida. Tanto que no último kit eu usei tinta automotiva brilhante e não apliquei verniz e nem cera para aplicar os decais. Depois dos decais eu usei verniz brilhante pra fazer o wash e depois selei tudo com verniz fosco.
:pensando: :pensando: :pensando:

Vou aproveitar a carona no tópico aberto e lançar uma dúvida que apareceu hoje.
Tenho uma transparência gigante no Columbia para usar e nela irei fazer uma máscara para pintar uma moldura de janela. Vocês que usam Future há tempos, o que fariam?
Aplicariam a cera com aerógrafo antes da máscara?
Fariam a pintura de depois mergulhariam a peça na cera?
Fariam a pintura e aplicariam no aerógrafo?
Se for usar o aerógrafo diluem a cera? Com o quê?
Têm outra forma de trabalho?
:confuse: :confuse: :confuse: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Rapaz, boas perguntas. Eu nunca passei cera em transparência (ainda não tentei essa) então não saberia dizer, mas no caso da aplicação eu passei a cera com um pincel largo e bem macio. Dá de aplicar com aerógrafo e não precisa diluir, mas é meio complicado porque o negócio escorre feito água
Avatar do usuário
Chicabum
Conselheiro
Mensagens: 5074
Registrado em: 10 Fev 2013, 21:01
Nome: Érico de Campos
Localização: São Paulo/SP
Agradeceu: 44 vezes
Curtiram: 130 vezes

Re: Pergunta sobre ceras Future, brilho fácil, Bravo, etc

Mensagem por Chicabum »

Aí tem que baixar a pressão e fazer camadas leves... pelo menos eu penso que sim. Nunca fiz.

No livro do Mário Serelle sobre a montagem do F-14 ele fala que deixa mergulhado a transparência no Future antes de fazer as máscaras pois evita de grudar tanta cola da fita. Deixar a transparência mergulhada no Future, depois deixar secando em um pote fechado antes de colar eu já faço. Mas me chamou a atençao essa técnica, principalmente porque terei que fazer uma máscara em uma transparência bem grande.

Muitas dúvidas...
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :crazy: :crazy:
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.


Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Saturn V - viewtopic.php?t=13413

Na Estante:
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Convair R3Y-2 TRADEWIND - viewtopic.php?f=267&t=14374&p=440431#p440431
Avatar do usuário
Thunderbolt
Super Membro
Mensagens: 15596
Registrado em: 17 Jun 2013, 20:52
Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
Localização: Sorocaba-SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 11 vezes

Re: Pergunta sobre ceras Future, brilho fácil, Bravo, etc

Mensagem por Thunderbolt »

Na teoria, e só na teoria, a cera selou a tinta metálica e portanto o verniz (repito, na teoria) não tem porque atacar o efeito metálico da tinta. Acho que cabe um teste numa sucata antes.
São meus 2 cents.
Um abraço!

Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”