Master-Model

Próximos Eventos Programados:

27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

Alternativa para Future

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Avatar do usuário
Crisguto
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Mai 2020, 20:04
Nome: CRISTIANO AUGUSTO PIVA DA CRUZ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Alternativa para Future

Mensagem por Crisguto »

Boa noite.

Sou novo aqui no fórum, mas véio de guerra no Hobby. Comecei com aviões na minha infância (sempre bem amador), e qdo cheguei na época das "baladas" abandonei o hobby, para só retornar 10 anos depois. Desde então levei mais a sério o hobby, e me tornei mais "pró" no assunto, baseando minha coleção e montagens somente em carros 1/24. Agora, depois de quase 30 anos, me coçou a mão pra voltar a montar uns aviões (e de quebra uns mechas). Mas percebi que sou leigo demais em se tratando de pintura e montagem nesta categoria. Como estou meio q "engatinhando" na pintura e weathering em aviões, decidi me educar assistindo vídeos de montagens. E apareceram de repente zilhões de dúvidas nos processos. Uma delas é esta de aplicação de future em cima da pintura básica, antes de aplicar os decais, para dar uma superfície mais brilhante para os mesmos se apegarem melhor. Em carros sempre usei o verniz automotivo PU 2K para fazer este papel, mas por mais q afine ele, em kits de aviões 1/72 vou acabar perdendo todos os detalhes. E como sei q tem uma novela mitológica por trás do uso da tal cera future (alto custo devido a inexistir importação oficial do produto no BR), queria pedir a opinião dos "universitários" deste fórum sobre alternativas viáveis e mais em conta ao uso da future. Num dos vídeos q vi de montagens, o modelista (espanhol) usou uma cera que parece ser um produto vendido no mercado espanhol (vide foto), mas ele não mostrou o nome. Por aqui existe algo do tipo ??? Desde já agradeço.
Imagem
pgplasti
Super Membro
Mensagens: 1060
Registrado em: 05 Mar 2019, 23:24
Nome: Flavio Berghahn
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 0
Curtiram: 40 vezes

Re: Alternativa para Future

Mensagem por pgplasti »

Fala guri
Olha so também ando nessa busca kkkk
Monto militaria e em breve vou me arriscar em algumas “aves”
Pesquisando encontrei algumas referências p o uso do brilho fácil aplicado com aerógrafo e também uma cera chamada inglesa
https://www.spmodelismo.com.br/tips/cera.php
Ainda não testei mas pretendo se vc fizer o teste e aprovar me avisa por favor
Que seja justo e perfeito
Avatar do usuário
Crisguto
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Mai 2020, 20:04
Nome: CRISTIANO AUGUSTO PIVA DA CRUZ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alternativa para Future

Mensagem por Crisguto »

pgplasti escreveu:Fala guri
Olha so também ando nessa busca kkkk
Monto militaria e em breve vou me arriscar em algumas “aves”
Pesquisando encontrei algumas referências p o uso do brilho fácil aplicado com aerógrafo e também uma cera chamada inglesa
https://www.spmodelismo.com.br/tips/cera.php
Ainda não testei mas pretendo se vc fizer o teste e aprovar me avisa por favor
Obrigado pela dica ... não conhecia este site ... boas informações ... :aeee:
Já fui fazer uma busca rápida, e acabei achando uma outra opção também, da Johnson, que é a mesma fabricante da Future ... uma tal de Bravo ... não sei se por ser da mesma fabricante pode não ser melhor também ...


Imagem

Vou ver se testo alguma delas ... mas vou fazer em alguma sucatinha primeiro, pra ver se ela vai reagir com a tinta q vou usar ... eu geralmente uso tinta poliéster automotiva, da DRYCOLOR ou TOM's Colors ... precisa ver se elas reagem com estas ceras ... se não reagirem, já mata minha outra dúvida, que é quando for jogar verniz fosco ou semi fosco por cima, já q uso verniz automotivo pronto pra uso para selar as pinturas ...
Avatar do usuário
Metz
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 07 Fev 2013, 12:54
Nome: Luciano
Localização: Estrela - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alternativa para Future

Mensagem por Metz »

Em todas minhas montagens sempre usei a cera Brilho Fácil. Não precisa nem diluir, coloca direto no copinho do aerógrafo e manda bala!
Lembrando que uso somente isso como verniz brilhante para aplicação de decalques, isso impede que o decalque fique com aquele aspecto reflexivo e esbranquiçado ao colocar contra a luz, isso se chama "silvering" e não queremos isso hahaha
Também ajuda a poder molhar os locais de aplicação de decalques sem que danifique a pintura (que no meu caso é acrílica, e isso seria um problema se aplicasse os decalques direto na pintura). depois de aplicar todos decalques passo mais umas demãos da cera pra emparelhar os decalques com o resto da pintura, e quando finalizo o kit com o verniz fosco nem percebe-se as bordas adicionais transparentes que os decalques tem.
Eu não recomento usar a cera como verniz de acabamento final pois ela tende a amarelar com o tempo se exposta diretamente ao ambiente. Sempre selar o kit com verniz.
Boa sorte da montagem de aviação!
Avatar do usuário
Crisguto
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Mai 2020, 20:04
Nome: CRISTIANO AUGUSTO PIVA DA CRUZ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alternativa para Future

Mensagem por Crisguto »

Metz escreveu:Em todas minhas montagens sempre usei a cera Brilho Fácil. Não precisa nem diluir, coloca direto no copinho do aerógrafo e manda bala!
Lembrando que uso somente isso como verniz brilhante para aplicação de decalques, isso impede que o decalque fique com aquele aspecto reflexivo e esbranquiçado ao colocar contra a luz, isso se chama "silvering" e não queremos isso hahaha
Também ajuda a poder molhar os locais de aplicação de decalques sem que danifique a pintura (que no meu caso é acrílica, e isso seria um problema se aplicasse os decalques direto na pintura). depois de aplicar todos decalques passo mais umas demãos da cera pra emparelhar os decalques com o resto da pintura, e quando finalizo o kit com o verniz fosco nem percebe-se as bordas adicionais transparentes que os decalques tem.
Eu não recomento usar a cera como verniz de acabamento final pois ela tende a amarelar com o tempo se exposta diretamente ao ambiente. Sempre selar o kit com verniz.
Boa sorte da montagem de aviação!
Silvering tbem é problema pra quem monta carro, já q a tinta q geralmente usamos de base (poliéster automotivo) tbem tem acabamento entre fosco e semi-brilho ...então sempre apliquei uma mão de verniz brilhante para aplicação de decais ... principalmente se for carro de competição, q tem uma caralhada de decais para aplicar (às vezes até gigantescos, ocupando toda a carroceria do carro) ...

Quanto a última camada de proteção com certeza não usarei a cera líquida, pois ela é a camada q vai selar todo o trabalho de pintura/weathering/washing/decalque ... então tem q ser verniz mesmo, para proteger tudo ... só não sei ainda se uso algum fosco ou semi-gloss de modelismo (tipo da AK, Ammo, Mig ou Vallejo), ou se aplico o da Drycolor que é um acrílico automotivo pronto pra uso (sem necessidade de catalisação) ... teve algumas pinturas em carros q experimentei o verniz acrílico fosco da Tamiya, e me dei mal, com esbranquecimento das peças ... já o acrílico automotivo sempre q usei me trouxe bons resultados ... vou ver com o Drico que formula eles pra tirar esta dúvida ...

O que estava me pegando mesmo era esta primeira camada brilhante para fixar os decais ... porque se eu me utilizasse muito de vernizes, em muitas camadas, pode ser que eu perdesse os pequenos detalhes e relevos do kit em 1/72 ...
Avatar do usuário
Metz
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 07 Fev 2013, 12:54
Nome: Luciano
Localização: Estrela - RS
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alternativa para Future

Mensagem por Metz »

Crisguto escreveu:O que estava me pegando mesmo era esta primeira camada brilhante para fixar os decais ... porque se eu me utilizasse muito de vernizes, em muitas camadas, pode ser que eu perdesse os pequenos detalhes e relevos do kit em 1/72 ...
Entendi, realmente a cera é bem fina e no meu caso nunca perdi detalhes de relevo dos kits. Ela também facilita muito o wash, o excesso sai com facilidade.
Sobre o verniz fosco, eu uso o acrílico da Acrilex mesmo, barato e da bom resultado, nunca deixou minhas peças esbranquiçadas
Avatar do usuário
Crisguto
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Mai 2020, 20:04
Nome: CRISTIANO AUGUSTO PIVA DA CRUZ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alternativa para Future

Mensagem por Crisguto »

Metz escreveu:
Crisguto escreveu:O que estava me pegando mesmo era esta primeira camada brilhante para fixar os decais ... porque se eu me utilizasse muito de vernizes, em muitas camadas, pode ser que eu perdesse os pequenos detalhes e relevos do kit em 1/72 ...
Entendi, realmente a cera é bem fina e no meu caso nunca perdi detalhes de relevo dos kits. Ela também facilita muito o wash, o excesso sai com facilidade.
Sobre o verniz fosco, eu uso o acrílico da Acrilex mesmo, barato e da bom resultado, nunca deixou minhas peças esbranquiçadas
Valeu Metz ... obrigado pelas dicas ... vou anotando aqui, e qdo estiver com tudo em mãos vou criar um tópico com a montagem pretendida ... acho q vou começar pelo Kawanishi Shiden Type 11 (N1K1-Ja) da Tamiya em 1/72 ... queria ver se também usava a técnica de chiping nele, pra adquirir o skill desta técnica, pois queria usar num carro posteriormente ... e o modelo é perfeito, pois notei q este desgaste era muito mais evidente nos caças japoneses do q no das outras nações durante a WW2 ... não sei se era porque a tinta q eles usavam nos caças era meio ruinzinha, ou se o tom de verde das pinturas destaca mais este desgaste ... whatever ...
Avatar do usuário
TioDrakul
Super Membro
Mensagens: 3114
Registrado em: 04 Mar 2013, 14:27
Nome: Daniel Campos
Localização: Curitiba
Agradeceu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: Alternativa para Future

Mensagem por TioDrakul »

Future é um negócio bem "mítico" mesmo, eu mesmo nunca vi uma para usar. E ainda que dê de usar Brilho fácil no lugar é importante notar que as ceras nacionais são lixo comparadas com a Future (A Future é transparente e não têm precipitações, enquanto as ceras nacionais são leitosas e usualmente têm precipitações que lembram "poeira" ou "sujeira" misturadas). Então eu estava procurando algum verniz acrílico que fosse como a future (transparente e sem sólidos misturados no meio).

Uma vez eu fui procurar porque a Future não é vendida no Brasil, e até aonde eu descobri a razão é que ela custaria bem mais do que as ceras nacionais e o povão (com exceção desses modelistas malucos :mrgreen:) então nunca compraria a mesma para usar em pisos.
Avatar do usuário
Ruffuswood
Membro
Mensagens: 738
Registrado em: 03 Jan 2015, 13:37
Nome: Vinicius Marques
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: RE: Alternativa para Future

Mensagem por Ruffuswood »

Crisguto escreveu:Boa noite.

Sou novo aqui no fórum, mas véio de guerra no Hobby. Comecei com aviões na minha infância (sempre bem amador), e qdo cheguei na época das "baladas" abandonei o hobby, para só retornar 10 anos depois. Desde então levei mais a sério o hobby, e me tornei mais "pró" no assunto, baseando minha coleção e montagens somente em carros 1/24. Agora, depois de quase 30 anos, me coçou a mão pra voltar a montar uns aviões (e de quebra uns mechas). Mas percebi que sou leigo demais em se tratando de pintura e montagem nesta categoria. Como estou meio q "engatinhando" na pintura e weathering em aviões, decidi me educar assistindo vídeos de montagens. E apareceram de repente zilhões de dúvidas nos processos. Uma delas é esta de aplicação de future em cima da pintura básica, antes de aplicar os decais, para dar uma superfície mais brilhante para os mesmos se apegarem melhor. Em carros sempre usei o verniz automotivo PU 2K para fazer este papel, mas por mais q afine ele, em kits de aviões 1/72 vou acabar perdendo todos os detalhes. E como sei q tem uma novela mitológica por trás do uso da tal cera future (alto custo devido a inexistir importação oficial do produto no BR), queria pedir a opinião dos "universitários" deste fórum sobre alternativas viáveis e mais em conta ao uso da future. Num dos vídeos q vi de montagens, o modelista (espanhol) usou uma cera que parece ser um produto vendido no mercado espanhol (vide foto), mas ele não mostrou o nome. Por aqui existe algo do tipo ??? Desde já agradeço.
Imagem
Bom dia amigo, tudo bem? O melhor verniz para "tudo" atualmente é o verniz rápido automotivo (Sherwin Willians 07502 é o mais fácil de achar com resultados excelentes) ele serve perfeitamente para o que você está procurando e também para os carros que monta, com a vantagem de não precisar catalisar, poder ser diluído em thinner PU, ele fica bem fino diluído em 2 partes verniz para 1 parte thinner PU o que não vai prejudicar os detalhes, além de se você comprar uma pasta fosqueante para tintas automotivas misturando à ele terá verniz fosco, acetinado e semi brilho no nível que achar melhor. Ele gera naturalmente um pouco menos de brilho que o PU, mas caso necessite um bom polimento e cera podem resolver o problema satisfatoriamente, além de que uma lata dura uma eternidade e o preço não é alto.
Espero que seja útil.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
Avatar do usuário
Crisguto
Acabei de Chegar
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Mai 2020, 20:04
Nome: CRISTIANO AUGUSTO PIVA DA CRUZ
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Alternativa para Future

Mensagem por Crisguto »

TioDrakul escreveu:Future é um negócio bem "mítico" mesmo, eu mesmo nunca vi uma para usar. E ainda que dê de usar Brilho fácil no lugar é importante notar que as ceras nacionais são lixo comparadas com a Future (A Future é transparente e não têm precipitações, enquanto as ceras nacionais são leitosas e usualmente têm precipitações que lembram "poeira" ou "sujeira" misturadas). Então eu estava procurando algum verniz acrílico que fosse como a future (transparente e sem sólidos misturados no meio).

Uma vez eu fui procurar porque a Future não é vendida no Brasil, e até aonde eu descobri a razão é que ela custaria bem mais do que as ceras nacionais e o povão (com exceção desses modelistas malucos :mrgreen:) então nunca compraria a mesma para usar em pisos.
Então, mas como vc pode ver na foto q postei ao início, o modelista espanhol, no vídeo de onde tirei a foto, faz uso de uma cera q teoricamente pelo rótulo é vendida na Espanha (não dá pra ver nome ou marca), e ela tem este "aspecto leitoso" q vc citou. Este modelista (Ramon Oreliana) tem trabalhos premiados na Espanha, monta e detalha muito bem, e só usa produtos da Mig e Ammo. Por este motivo não acredito que numa parte tão importante do processo de pintura, ele usaria um produto de qualidade ruim. Acredito sim q tenham muitos produtos nesta linha de ceras líquidas que realmente seja de baixa qualidade, mas aee é uma questão de levantar as experiências executadas com estes produtos para verificar quais os melhores. Como citei em outra resposta acima, a Johnson, que é a mesma fabricante da Future nos EUA, vende uma chamada Bravo aqui no Brasil. Mesmo q não seja top como a Future, que eles não vendem aqui por ser uma linha muito cara, pode ser q tenha uma qualidade superior às outras. Não sei, precisaria comprar e testar . A não ser q alguém já tenha feito o teste e queira compartilhar a experiência (um dos motivos de eu ter criado este tópico).
Responder

Voltar para “Aviação”